Experiência com o Windows 8.1 Update 1 depois de vários dias de uso

Agora que o Windows 8.1 Update 1 foi apresentado oficialmente na Build 2014, certeza que muitos de vocês querem saber se essa atualização vale a pena.

Destaque para Área de trabalho

Captura de Tela (55)

Nesta versão, o ponto de referência foi alterado. Antes o Windows 8 adotava a ideia de que a interface “Metro” seria a principal e que o desktop seria mais um aplicativo. Agora é diferente, o desktop ganhou destaque e os aplicativos giram entorno dele novamente. Mas, como é que tudo isso funciona?

Inicialização direta para o desktop

Se o Windows 8.1 Update 1 detectar que você não tem um computador com tela touch, você vai inicializar diretamente para o desktop, em vez de começar pela interface “Metro”. No meu caso, eu já estava usando para iniciar o Windows 8.1 no desktop, mas entendo que para os novos usuários esta opção ser automática ajuda na transição para o Windows 8.

As aplicações com interface modern (metro) adaptadas ao desktop

barra-tarefas-windows-8.1-update-1

Sim, os aplicativos com interface modern agora aparecem na barra de tarefas, como qualquer outra programa para desktop. Além disso, tenho visto que em aplicações multimídia, ao passar o ponteiro do mouse você visualiza um balão onde é possível pausar, reproduzir e acompanhar a mudança do aplicativo de forma idêntica com o Windows Media Player.

Também é possível fechar aplicativos “metro” pela barra de tarefas. A sensação é que os aplicativos e programas tradicionais estão mais interligados entre eles.

Barra de tarefas disponível a partir de qualquer lugar

Sem título

A barra de tarefas sempre desempenhou um papel importante no Windows e amplia a sua importância no Windows 8.1 Update 1. Já que está sempre disponível. Não que você sempre veja, mas a parte inferior do monitor permite que você visualiza a barra de tarefas sempre que quiser. Assim, mesmo se você estiver em uma aplicação modern, se passar o mouse até lá em baixo, e continuar em um movimento descendente, a barra de tarefas será exibida.

No exemplo, você pode ver como mesmo com Xbox Music aberto, eu posso acessar a barra de tarefas mudar para o aplicativo que você deseja (ambos na interface mordern).

Manuseio com o mouse

Este é outro ponto em que o Windows 8.1 Update 1 afetou. Assim, além de ser capaz de usar o mouse para acessar a barra de tarefas, como já explicamos , outros novos gestos foram implementados, gestos que já estamos acostumados a usar no desktop. Abaixo você terá mais detalhes.

Uma barra com botões para minimizar e fechar

Captura de Tela (59)

Agora, cada vez que você abre um aplicativo com interface modern verá uma barra que nos lembrar da janela do Windows 3.1, nela podemos fechar o aplicativo, minimizar ou exibir um menu com o botão direito do mouse sobre o ícone do aplicativo, e assim pode ser dividido em esquerda, direita , minimizar ou maximizar.

Para acessar essa barra ao navegar pelo aplicativo, basta levar o mouse para parte superior e para o canto. Lembre-se que antes da mudança para fechar o aplicativo você tinha que levar a ponteiro do mouse para a parte superior e arrastar a janela para baixo. Agora você pode fazer isso também, mas no desktop é mais cômodo fechar com o “X” da forma tradicional.

Gerencie o menu iniciar com o mouse

Captura de Tela (58)

Agora ficou mais fácil manipular os tiles com o mouse e novas opções surgiram para isso. Clicando com o botão direito do mouse você pode organizar o menu inicial facilmente. Podemos selecionar várias tiles pressionando CTRL enquanto seleciona com o mouse, bem como redimensionar, ativar ou desativar animações, mandar o aplicativo diretamente para a barra de tarefas, etc.

Desligue facilmente

Captura de Tela (61)

Um aspecto simples, mas que foi muito criticado no Windows 8 é que seria difícil encontrar a opção para desligar o sistema. Bem, agora o botão de pesquisa e o botão para desligar/suspender/reiniciar ficam bem amostra no canto superior direito, próximo a sua conta da Microsoft.

Esse recurso é útil tanto para o acesso touch ou para quem usa o mouse.

Conclusão

Embora eu acredite que o Windows 8.1 não tinha o manuseio complicado em um computador desktop, eu não posso negar que estas melhorias excelentes e eu tenho usado muito especialmente a utilização da barra de ferramentas, devido à sua conveniência. Além disso, isso deve convencer muitas pessoas relutantes a usarem o Windows 8.

Em termos de desempenho não tive nenhum problema. Não notei melhorias quanto a isso na atualização. O Windows 8.1 já tem um desempenho formidável se comparado com o Windows 7. O Windows 8.1 Update 1 chegou, na verdade, para melhorar o manuseio do sistema para os usuários do desktop, que pareciam esquecidos no Windows 8.

Você achou as melhorias interessantes?

3 comments on “Experiência com o Windows 8.1 Update 1 depois de vários dias de uso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *