A “quase-Nokia” volta em 2017, e nós já sabemos muito sobre seus aparelhos

nokia-microsoft1-580x435

A nossa querida e amada Nokia vai começar o próximo ano do lado das “forças inimigas“, ou quase isso. Digo quase, pois não é segredo para ninguém que a finlandesa vendeu as sua divisão mobile para a Microsoft, e com a venda, a marca “Nokia” para dumbphone e “Lumia” para smartphones também foram licenciados para a Redmond.

A Nokia, segundo seu site oficial, vai lançar aparelhos rodando o sistema Android já no primeiro semestre de 2017.

Estamos abrindo novas e extraordinárias possibilidades para bilhões de pessoas. Estamos apenas começando com a chegada de novos smartphones em 2017”, informa o novo site da Nokia. “Estamos ocupados trabalhando em smartphones Nokia que rodem Android.”

De acordo com o site CNET, a HMD Global – que vai fabricar e usar a marca da Nokia em smartphones – sugeriu recentemente que serão feitos dois dispositivos com corpo de metal, resistentes à água (não à prova à água) e com Android Nougat (a versão mais recente do sistema) instalado.

São esperados dois modelos top de linha, afinal, este é o seguimento mais lucrativo e os lucros serão repassados para a HDM Global e a Nokia (por ter entregado sua marca).

O acordo de licenciamento entre a Nokia e a HMD prevê que a segunda empresa poderá usar a marca da Nokia para lançar smartphones por pelo menos 10 anos.

Além de smartphones, também serão lançados outros aparelhos com a marca Nokia a partir do próximo ano, incluindo tablets e feature phones, estes últimos estão ainda licenciados pela Microsoft.

É quase uma tragédia para nós, fãs do sistema móvel da Microsoft, ver a Nokia lançar um aparelho com Android e renegar o seu público mais fiel que certamente está no Windows Phone. Digo quase, pois a verdadeira Nokia já saiu de cena, e só restou seu nome, grande nome por sinal.

E por incrível que pareça, também em fevereiro, é esperado que a Microsoft e HP lancem ao menos um novo aparelho intermediário com as características dos Lumias/Nokia. Vamos ver no que isso vai dar!

59 comments on “A “quase-Nokia” volta em 2017, e nós já sabemos muito sobre seus aparelhos

  1. É uma ótima notícia a nokia voltando para o ramo, espero aparelhos de qualidade com características que chamem atenção, afinal ano que vem será disputadíssimo com o lançamento de aparelhos muito importantes como galaxy s8 e a geração dos 10 anos do iphone, além da renovação de todos aqueles aparelhos prestigiados que conhecemos.
    Uma pena ela não querer investir no w10m, mas não há culpo né pq…

    1. Cara, a qualidade da Nokia residia em otima equipe de trabalho e patentes de extrema qualidade, e estas duas coisas ela não tem mais, ela esta licenciando a marca(que é absurdamente confiavel) para terceiros. Eu sinceramente espero aparelhos genericos e sem aquela confiabilidade que viamos na Nokia original. Tomara que eu esteja errado!

      1. kkkkkkkkkkk Tá sabendo legal. As patentes foram apenas licenciadas à MS. Esse é um dos ramos pelo qual a Nokia ganha dinheiro. Samsung (ainda não sei) e MS pagam uma grana pra usar essas patentes

        1. Não foram todas vendidas mas a relacionadas a smartphones da linha lumia foram, e as que não foram estão licenciadas com exclusividade para a Microsoft por 10 anos. não fique acreditando nestes sites copia e cola brasileiros, com textos porcamente traduzidos! Além disso, a maior parte das patentes adiquiridas pela microsoft ja foram vendidas!

      2. Creio que terá uma boa qualidade sim, a Foxconn não é qualquer empresa não…
        Trazendo um bom produto acho uma boa opção ao consumidor.

  2. Se eles conseguirem manter o design é qualidade dos Lumias x20 e x30 otimo , porém pelas imagens vazadas que sairam na internet me parece apenas mais um android sem nenhum atrativo.

  3. A qualidade da Nokia é inegável, tenho Nokia a anos! Mas a estratégia dorme na empresa. Demorou para se dedicar aos Smartphones, persistiu no Windows Phone sem investimentos em outras tecnologias, e agora que o mercado estagnou as vendas do Android diminuíram seu ritmo e não se apresenta mais nada novo, no momento e que seu antigo sistema de trabalho (WIndows) começou a mostra progresso e um futuro promissor vai se dedicar ao Android! Que pena!

    1. Estava pensando nisso justamente, Nokia volta com o Android, Microsoft lança o Surface, Android tem uma boa queda….bom, provelmente. Talvez não seja uma hora ruim para a Nokia voltar atrás e lançar aparelhos dual-boot pelo menos.

  4. Pra mim de agora em diante a Nokia vai ser tão desprezível quanto um celular da BLU, MEU, ou qualquer chingling da vida. Android nunca me representará.

        1. Mas os aparelhos w10 disponíveis também são um monte de genéricos com marcas Who.
          O Alcatel com w10 não tem cara de galaxy por acaso ? O HP elite não tem uns design nada original e por aí vai

          1. Meu futuro sistema? Eu por acaso vou comprar a nokia ou android? Como havia dito acima, Android nunca me representou. Só compro um sistema desse se eu precisar… E eu não preciso!

  5. Eles que tão certo em lançar celulares com android. Nem a própria MS esta ligando pro Windows 10 mobile, só fica dizendo que coisa boas vem por ai, que vai melhorar, que isso, que aquilo. O consumidor do Windows mobile esta cansado dessa promessas da MS em quanto elanão tomar posicionamento com seu sistema mobile por enquanto nem uma marca vai lançar celular com o sistema da MS. Bem vinda nokia ao mundo do android.

      1. E qual a outra opção?
        Quem adotou o Windows Phone e sobreviveu?
        Se até a Microsoft largou não de fabricar o hardware, pq alguém vai se arriscar muito?

        1. Estou falando de concorrência e sucesso nas vendas. Existem centenas de empresas fabricando aparelhos Android com apenas mais do mesmo. Quem garante que esses aparelhos “Nokia” (que não é Nokia, obviamente) vão fazer sucesso num mercado de gigantes? A menos que traga algo que se destaque totalmente dos demais, será apenas mais um “murro em ponta de faca” no mundo Android, dominado por Samsung, Lenovo, LG, Xiaomi, Sony, entre outras.

          1. O ponto é que sendo relevante ou fazendo sucesso ou não, essas empresas ainda existe.
            Já quem adotou o sistema da Microsoft NENHUMA teve NENHUM tipo de sucesso.
            Até empresas que lançaram poucos aparelhos com Windows desistiram, tipo a Samsung e a HTC por exemplo.

          2. Justamente pq apostaram em novas especificações para seus aparelhos. Mas o que temos visto no mercado nos últimos 3 anos, pelo menos? Mais do mesmo, e só conseguem se manter as empresas que já estão no topo. Acha mesmo que essa “Nokia” vai achar seu lugar nessa concorrência? Eu acho que não amigão (e nem mencionei Microsoft ou Windows, estou falando apenas de Android)

          3. Não vai MESMO. É um mercado saturado, já deu o que tinha de dar.
            Mas o fato é: Windows Phone foi um ERRO.

          4. Eu continuo usando, no caso, Windows 10 mobile. E pro meu uso, estou satisfeito. E se foi um erro, que seja, mas penso que, quanto mais sistemas tivermos, aumenta a concorrência entre as empresas, e aumentam as inovações e as tentativas de atrair a atenção do público, que não é o que está acontecendo agora com essa dominação do robozinho: Mais do mesmo, comodismo das empresas do ramo android, lançando “novos” aparelhos com as mesmas características e o preço sempre aumentando.

      2. é melhor ser “mais do mesmo” ou ser a “diferentona” que ninguém quer…? a Nokia não tem escolha não.
        tomou a decisão que a maioria também tomou, foi o mais sensato a se fazer.

        1. Foi nessa idéia de ser mais do mesmo que a Apple com Steve Jobs revolucionou os celulares para sempre, né? Ah não, desculpa, eles INOVARAM, mostraram algo novo que valia a pena. E a minha opinião é essa: a menos que esses aparelhos “Nokia” façam café, arrumem a casa (piada, obviamente) ou façam qualquer coisa diferente do que já fazem as gigantes do Android, irão simplesmente se perder nessa concorrência.

          1. Perder? Ela perderia com Android ou com Windows, tanto faz, ela perderia mais ainda se ficasse inerte vendo sua marca e seu nome sendo esquecidos.

            Sei lá, as vezes dá a impressão que tem muita gente aqui incomodada com a volta da Nokia, não digo que é seu caso mas parece dor de cotovelo da maioria.

          2. E quem disse que ela está aí pra isso? Ela está se reestruturando com o seu negócio realmente rentável: Comunicações. A única coisa da empresa Nokia nesses aparelhos é a marca, e ela vai receber um bom dinheiro ou não com somente essa marca, isso dependendo do que vender desses aparelhos. Se for pelo exemplo recente, o tablet N1 com a marca Nokia, não vai vingar muito.
            Pra finalizar minha opinião, espero muito que sim, que dê certo, porque sempre fui fã da Nokia, e já estou saturado com as mesmas opções no mercado Android, que continuam não me agradando, e quem sabe não apresentam uma coisa diferente das outras? Mas, sinceramente, olhando o panorama atual desse mercado, vendo a queda das pequenas marcas e o crescimento das grandes que continuam decepcionando, o cenário é pouco promissor.

  6. Nokia atual para Nokia antes da sua venda (divisão mobile) uma grande diferença. Felizmente muitos estão achando que ela será igual, mas não veem que patentes importantes como da Zeiss e tantas outras não estão mais com ela. O que eu espero de um smartphone com a marca NOKIA? UM MERO GALAXY DA VIDA DOS MAIS GENÉRICOS QUE CRIARAM

  7. Renego essa Nokia. Estou nessa pelo OS, não pela OEM. Que se dane a OEM, se não tem Windows, porque gastar meu dinheiro suado no dito telefone?

    1. Nokia volta com o Android, Microsoft lança o Surface, Android tem uma boa queda….provelmente. Talvez não seja uma hora ruim para a Nokia voltar atrás e lançar aparelhos dual-boot pelo menos.

  8. Fabricante que adotou o Android = ainda existem.
    Fabricante que adorou o Windows = NENHUMA teve sucessou.

    Teria novamente um Nokia com Android de boas.

    1. Tbm teria, mas a motorola tbm adotou o Android e hoje ela não existe mais, hoje ela é Lenovo. Acho que depende da administração pq a Sony quase fechou tbm.

      1. Existe. A Lenovo vai manter a linha MOTO e os Moto G da vida vendem muito bem em vários mercados.
        A Sony teve os seus erros mas existe ainda.
        Temos várias outras que estão ai e sobreviveram ao iPhone.
        Mas o Windows Phone desde 2010 não engrenou ainda. E levou a Nokia pra vala pela atitude errada de ter escolhido o sistema da Microsoft.

        1. Ok mas vc já prestou a atenção que a Motorola não existe mais? Quem existe é a linha Moto, entretanto, a mesma faliu de igualdade com a Nokia. Se a Microsoft fizesse a mesma estratégias de negócios que a Lenovo fez com a marca aquisitada, ainda teríamos muitos Nokias Lumias sendo vendidos por aí! Sem contar outras OEMs que faliram com o Android (CCE, HTC, etc…), logo não é o sistema e sim administração e planejamento de negócios.

          1. Não faliu. Foi comprada pela Google e depois pela Lenovo.
            Tudo bem, mesmo que a Motorola não esteja mais entre nós como era, e as demais? Estão em sua maioria ai ainda.
            Já a Samsung lançou um Windows Phone 7, um 8 e um 8.1 apenas. E parou. HTC também teve poucos aparelhos e desistiu do Windows. LG também chegou a ter um Windows Phone e desistiu.
            O fato é que a ÚNICA fabricante a adotar o Windows Phone totalmente faliu, a fabricante do sistema desistiu de fazer o hardware e TODAS as outras fabricantes que lançaram aparelhos não tiveram NENHUM sucesso que garantisse uma linha anual de lançamentos.
            Criticam a Xiaomi por ela não ser grande e ter adorado o Android, mas qualquer empresa que lança qualquer merda com Windows 10 Mobile é endeusada.
            Desde 2010, Android é dúvida se vai dar certo ou não. Windows Phone simplesmente foi um fracasso. Para TODOS.

          2. Mas esse sucesso todo do Android, se deve muito a Samsung quando adotou o sistema no começo da carreira contra a Apple. Pelo menos eu não lembro de existir outra marca naquela época além da Samsung com os seus galaxys 5, y, etc… Windows Phone só foi aparecer bem depois, quando já existia Galaxys tops e outras fabricantes… Agora venhamos a imaginar se a história fosse outra, digamos que o Windows Phone 8.1 fosse lançado antes do Android e as fabricantes o adotasse, eu penso que a história seria muito parecida com o do PC. Mas cai entre nós, eu gosto da GUI do Android, acho bem superior ao Windows…

          3. O Lumia 710 chegou oficialmente no Brasil em 2012, mesma época que foi um pequeno divisor de aguas no mundo Android e na Samsung, que foi o Galaxy S2.
            Lembro que na época, vi um S2 em uma loja da TIM e fiquei impressionado com a qualidade da tela, mesmo tendo uma densidade de pixels inferior a do iPhone.
            Eu tive um Lumia 710 em 2012, meu pai me presenteou com um. Gostava pra caramba, mas sempre ficava aquela coisa que faltava aplicativo. E isso se seguiu e segue até hoje.
            O grande salto do Windows Phone foi no 8.1, com os excelentes Lumias 920, 925 e 1020. Mesmo com hardware velho, eram muito bons.
            Eu já prefiro a GUI do Windows Phone 8.1. É realmente algo bem original.
            Uma pena que o sistema não deu certo. E eu acho que o fracasso foi mais pelas trapalhadas da Microsoft do que pelo mercado.
            Se tivesse copiado a fórmula da Motorola na época com uma linha enxuta de aparelhos lançados anualmente, poderia ter feito sucesso.

          4. Eu lembro que eu comprei meu primeiro Smartphone em 2010 (Um galaxy 5 da vida com Adnroid 2.2)… Lembro que na minha cidade não existia nenhum Lumia nessa época, só foi aparecer em 2013, foi quando eu vi uma pessoa com um Lumia 800. Cara que celular top (pelo menos eu achei) era muito superior aos que eu tinha. Mas infelizmente nesse ano a Samsung se preparava pra um espetacular lançamento da Linha Premium (Galaxy)

          5. Quando eu peguei um Lumia 710, curti demais o sistema. Um amigo pegou um Lumia 800 e eu ainda acho um dos celulares mais bonitos já feitos. Na época era muito foda.
            Mas dai a empresa que eu trabalhava me deu um da LG com Android 2.3 pra usar e eu fiquei com os dois. Tive um iPhone 3GS antes.
            Achava um absurdo eu ter que tirar uma foto com o Lumia que tinha câmera melhor e passar pro Android pra postar. Facebook melhor, tudo era melhor no Android.
            App da faculdade por exemplo, só para Android ou iOS. App de banco na época o Santander nem tinha pra WIndows.
            Por isso que eu falo que se o vindouro Surface Phone realmente existir, não adianta nada rodar app de desktop se não resolver os problemas de sempre. O foco de uso de um smartphone é totalmente diferente de um app desktop.
            E quanto a ambiente corporativo, atualmente tanto iOS quanto Android se integram perfeitamente as soluções da Microsoft (Exchange). Demais necessidades são supridas via aplicativos. Windows em smartphone em ambiente corporativo é algo muito inexpressivo.

          6. Verdade, acho que é um dos celulares mais bonitos lançados e eu penso seriamente em adquirir um Oneplus 3T

      1. Quem cagou a Nokia foi o Elop, que não soube administrar, e a Microsoft que não soube aproveitar a grande parceria… Nokia praticamente fazia marketing sozinha, não se via nenhum empenho da Microsoft nisso.

        1. Hoje em dia, discordo disso.
          Muitos que foram para a Nokia no começo eram fãs da Nokia e não do Windows em sí. Dai viram que as coisas estavam evoluindo melhor no Android e iOS e largaram a mão.
          Nokia tinha aparelhos premium, do mesmo nível do iPhone na época.
          O grande problema foi justamente a parceria com a exclusividade do Windows Phone.
          Se a Nokia tivesse feito um Android top de linha, ela poderia ser a Samsung hoje em dia em vendas.

  9. Não existem fãs da nokia, existem fãs do Windows Phone. A nokia que vá com deus. Não cuidou bem do Symbian, largou os features phones indestrutíveis, tentou transformar o android em algo próprio dela na série x. Quero saber de nokia mais para que?

  10. Ta mas vai ter a segurança do Windows? Vai ter o Continnum?, vai ter os Apps universais?, vai ter os programas x86 ? Vai ter ???
    NÃO!
    NÃO!
    afinal, Windows 10 Mobile é o futuro!, todo império um dia cai, digo isso pois o Symbian/Java dominou o mundo até 2006, daí morreu!

  11. só uma dúvida (por favor não entenda como crítica, realmente tenho essa dúvida):
    pq vcs ainda postam notícias sobre a Nokia aqui? a nova Nokia já não tem nada a ver (não que eu saiba) com o universo Windows

  12. Vou resumir essa merda toda aqui pra mim.

    Usei a nokia a vida toda. Inclusive estou usando um agora mesmo, mas sob a marca MICROSOFT!
    Como usurário NOKIA desde sempre posso afirmar uma coisa.

    Dessa nova Nokia, não quero mais nada.

    Nao é apenas pelo fato de ser um aparelho com android, sistema q nao consigo usar por tres dias, mas pelo fato de ser um nokia só na marca mesmo.

    Qualquer lumia sera mais NOKIA, do que isso ai que vão lançar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *