Já estava com saudades de falar sobre o Windows Phone, mas a notícia é tão boa que valeu a pena a demora. Após um... Agora é possível instalar aplicativos do Android no Windows Phone, mas a melhor parte não é isso

Bill-Gates-android

Já estava com saudades de falar sobre o Windows Phone, mas a notícia é tão boa que valeu a pena a demora. Após um atraso muito longo, a tão aguardada ferramenta de jailbreak do Windows 10 Mobile “by Rene (Heathcliff74)” já está disponível, a chamada Windows Phone Internals 2.3.

O aplicativo suporta todos os celulares Lumia (mas não de outros fabricantes), mas é claro, pode acabar com a garantia. Em teoria, ele pode ser usado para instalar ROMs Android em aparelhos celulares do Windows 10, mas isto não o que Rene está desenvolvendo. Ele está, no entanto, focando no Projeto Astoria, pois se você ir ao passado do Windows 10 Mobile, lembrará que em algumas builds para os Insiders era possível instalar APK.

Veja o vídeo abaixo para obter mais informações:

Baixe a ferramenta neste link.

Windows RT

Gustave M, que conseguiu, entre outras coisas, levar o Continuum para dispositivos não suportados, conquistou a proeza de instalar o Windows RT em um Lumia x20 graças a ferramenta acima citada.

Bacana né? Bem, sabemos que a Microsoft decretou a morte do Windows RT há um bom tempo, mas existe o Windows 10 para processadores ARM, lançado no final do ano passado. Este seria possível?

Windows 10 e Andromeda

Agora vamos para a melhor parte. Antes de tudo, vamos recordar que o Andromeda é supostamente um sistema operacional e ao mesmo tempo o codinome de um dispositivo (Surface Phone, cof cof). No vídeo acima, o Windows Central mostrou uma build antiga desse sistema em ação. Em tese, ele rodaria aplicativos do Windows Phone, e jogos e programas para PC.

Bem, vamos conseguir instalar o Windows 10 “ARM” ou o Andromeda nos Lumias atuais? Incialmente, segundo Gustave, não seria possível pois o Windows 10 “ARM” seria ARM64, enquanto os Lumias teriam processadores ARM32. Contudo, Heathcliff74 rebateu e parece que encontrou uma possibilidade:

Logo, talvez será possível instalar o Windows 10 completo ou o Andromeda no Lumia, mas por hora, se contentem com apps do Android. 😉

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!