Ao contrário dos PCs, jogos para smartphones estão em declínio – até mesmo no Brasil

pokemon-go

Os games para dispositivos móveis estão perdendo popularidade rapidamente entre jogadores, dados relatados pelo Yahoo e coletados através de sua plataforma de analytics mobile, Flurry.

Há pouco tempo atrás, acreditavam que os PCs e consoles seriam engolidos pelos smartphones também, porém, para surpresa de alguns, isso está cada vez mais difícil de acontecer.

De acordo com a empresa, a tendência de queda no número de interações com jogos móveis já estava sendo observada há algum tempo e tem relação com a maturidade do mercado de aplicativos e com mudanças na forma como usuários se engajam com os games.

Em 2016, o número de “sessões” dos jogadores com tablets e smartphones caíram 15% no mundo inteiro – de 450 bilhões de sessões para 380 bilhões. No Brasil, a queda foi um pouco menor, de 10%.

“Os desenvolvedores de jogos pavimentaram o caminho para a monetização, foram os primeiros que implementaram publicidade móvel, compras em apps”, explicou Chris Klotzbach, diretor do Flurry, ressaltando o pioneirismo do setor.

Para Klotzbach, agora o setor precisa de uma nova “graça” para conquista novamente espaço que tendem agora a perder rapidamente o interesse por títulos móveis.

O maior exemplo desse fenômeno foi Pokémon GO, game que atingiu um pico de usuários uma semana após seu lançamento e já havia perdido 79% de sua base de jogadores após dois meses. “A indústria de jogos é guiada por grandes hits, e nos últimos dois anos nós não vimos muitos novos hits“, avaliou Klotzbach.

Será que vamos ter que colocar PCs nos nossos bolso para ter jogos melhores?  Apenas uma ideia 🙂

42 comments on “Ao contrário dos PCs, jogos para smartphones estão em declínio – até mesmo no Brasil

    1. depende mano, de muita coisa, algumas interfaces de certos games são bem pensadas para ambas plataformas como Minecraft, acho que depende de qual bem pensado é o jogo para ambas plataformas. eu mesmo jogo bastante jogos no smartphone e pc, porem certos jogos prefiro jogar no pc do que no celular, como fps, no android tem muitos fps mas eu sempre acho o touch uma péssima experiencia para esse tipo de jogo..

    2. Acho que nem é tanto por desconforto, é por bateria mesmo. Processadores cada vez mais potentes e bateria pífia, ninguém joga nada. Eu mesmo adoro jogar no smartphone pra distrair no ônibus, no trabalho, numa fila de espera… Mas aí penso na bateria e desisto.

      1. Para mim é por desconforto, pois você cansa rápido demais, e sem mencionar que você força muito mais a vista olhando uma tela pequena, pois obriga seus olhos fixar o olhar que uma tela maior. E o celular também te obrigar em ficar em posições nada legais. Eu sempre aprendi muito, aprendi que, tudo que força a vista, faz mal… Igual ao oftalmologista deixa claro, assistir filme com as luzes apagadas, prejudica demais as vistas.

        1. Eu não troco um Xbox One, uma TV 55” e meu home theater para jogar no Mobile. Jogos no mobile para mim é só para passar tempo em fila de banco (isso quando vou ao banco, já que resolvemos quase tudo pela internet)

  1. Pokémon Go é um clássico maria vai com as outras. Só joga quem gosta da séria, não os “modinhas” que pararam de jogar. Pelo menos aqui na minha cidade, um pokéstop não dá motivo pra jogar. Imagina aonde não existe pokéstop, menos ainda.

  2. Geralmente algumas coisas aqui são meio que tendenciosas, mas nisso eu vou concordar. Eu simplesmente não consigo jogar mais nada em celular/tablet. Exceto Royal Revolt 2, que embora eu também jogue pelo pc, eu prefiro jogar no celular.

      1. Era um serviço da Microsoft com uma Universidade americana que vc, pelo app Microsoft Photosynth, fazia fotos em 360o (nao panorâmica) e usava o site para postar, era muito bom, ate o dia 6/03 o site ainda estava no ar para download e backup das postagens. O app ainda funciona, mas as fotos agora so podem ser visualizadas no proprio aplicativo…

  3. Será que vamos ter que colocar PCs nos nossos bolso para ter jogos melhores? Apenas uma ideia

    Ideia genial. Mal posso esperar jogar um jogo pra PC em uma tela de 6″ e touch

  4. Hoje em dias jogos dão um BOOM todos jogam poque todos estão jogando (a famosa modinha) e depois esse mesmo pessoal volta para o Instagram, Whatsapp e Facebook…

    Eu prefiro gastar (minha perdição) em jogos para console que duram anos que para celular que sempre depende de um dispositivo novo.

  5. Na verdade, os jogos de celulares atuais ficaram sem graça e irritantes, antigamente os jogos eram bem feitos e completos, tinham começo meio e fim e a imersão era maior para o jogador, hoje, os jogos são feitos para lucrar, nunca tem fim, já que os desenvolvedores estão sempre atualizando o jogo com novas fases e obrigando o jogador a gastar dinheiro dentro do game, sem contar também, que as fases são sempre curtas e o estilo dos jogos são sempre os mesmo, títulos caça money.

  6. Não consigo entender o ódio de quem escreve aqui. Só pq o Windows 10 Mobile é um fracasso e não recebe jogos, qualquer notícia ruim relacionada a smartphones parece que é uma vitória.
    Candy Crush chegou a dar mais lucro que a Nintendo. Clash of Clans e tantos outros jogos mobile rendem MUITO dinheiro.
    São públicos distintos que nunca competiram entre sí.

      1. O cholo dos usuários de Windows 10 Mobile encheria a Cantareira.
        Se não era relevante, pq sempre o cliente não oficial era destaque aqui?

    1. Vc está errado. Os jogos citados por vc são sim os que ainda tem jogadores e dá lucro. Mas essa queda se deve por 2 coisas. Tablets que estão caindo em vendas em todos os lugares e saturação de vários estilos de jogos, como infinite runner. Lembra qual saiu Angry birds? Logo depois, vieram inúmeros jogos no mesmo estilo.
      O que acontece com o mercado de jogos em celular, é que quem tem grana pra bancar uma equipe e criar um jogo, prefere sempre ficar na mesma receita de bolo, mesmo estilo de jogo, mudando apenas sprites dentre outras coisas, do que investir em criar jogos diferentes.

    2. Windows 10 Mobile é um fracasso, nossa, sempre atualizando, o Android deveria ser um fracasso como o Windows 10 Mobile, pois ai os usuários do Android poderiam ter muitas atualizações em seus aparelhos. Porém, qual o problema da matéria citar que os jogos para o mobile estão caindo o seu uso, e além do mais, eu vejo diferente, pois o que mais vejo é jogos chegando para o Windows 10 Mobile. Principalmente no formato UWP.

      1. O W10M pode não ser um fracasso pra jogos, mas não é essa maravilha que o Windows Team, por exemplo, tenta desenhar. Realmente chegam jogos para o W10M, mas é bem a conta gotas. Jogo famoso vindo do Android/iOS, como os da Square Enix, é um por semana, se muito.

        E o maior problema é a atualização, boa parte desses jogos que chegam fatalmente acabam abandonados ou recebem att muito tempo depois das versões de iOS e Android. Cito como exemplo os próprios jogos da King mesmo (Candy Crush e cia) que recebem atualização direto no pc mas não no mobile. A Gameloft é outra que lança os jogos e abandona tempos depois.

        E isso porque eu não citei o Fallout Shelter, que tem pra pc, iOS e Android, menos pra W10M.

    3. Muito dinheiro pois limitados e para jogar na maioria das vezes quem que se comprar coisas dentro dos jogos.

      Um jogo para PC você compra uma vez e pode jogar até acabar, claro que tem seus extras que são vendidos mas nunca é uma obrigação como em jogos Mobile.

  7. Problema de jogar Smartphones é por conta do touch, se não tiver um Gamepad dependendo do jogo se torna uma experiência ruim.

    Outro fator é a falta de profundidade nos jogos. Pokémon Go é um exemplo, muito limitado até pra quem é fã, não acrescenta em nada, fora o deslocamento isso é um saco.

    Prefiro jogar no PC ou Consoles por conta do conforto, celular seria legal se fosse usado como uma extensão do jogo. Você ter uma app de tal jogo com adicionais. Exemplo o iFruit (GTA V) dava pra ser uma extensão do jogo bem completa mais infelizmente não trás muito uso.

    1. Pokemon Go no inicio foi aquele alvoroço, virou até assunto de jornais da Globo. Porém depois caiu na mesmice, pois o jogo é, pegar pokemon, evoluir pokemon, pegar pokemon, evoluir pokemon, pegar um estádio e só, nada além disso. Então agora eles lançaram uma atualização com a geração 2 de pokemons, novos pokemons, porém não vejo o mesmo interesse do público.

      1. Exatamente. Upgrade fraco, nem informações dos Pokemons tem, prefiro mil vezes jogar as versões do Game Boy.
        Sabia que não iria durar muito tempo este jogo.

        Por não ter muitos atrativos além da realidade aumentada, realmente cai na mesmice muito rápido como você citou.

  8. Jorge, já pode logar com a sua conta fake no Windows Team (vulgo Marcelo Pacheco) e fazer textão falando que os jogos para smartphones morreram, Apple e Google irão à falência e Microsoft/Skynet dominará o mundo através dos apps UWP e do Windows 10 Cloud.

  9. Não entendi direito a noticia.. as pessoas estão parando de jogar e fazendo o que? jogando em outras plataformas ou usando mais redes sociais??
    Eu considero jogo de celular um passatempo pra qnd vc ta esperando algo (como no consultório, esperando alguém, no onibus, etc) não é um passatempo que vc “para” pra fazer (vou chegar em casa e pegar meu celular pra jogar esse jogo) . Eu acho que essa queda de jogadores não é só pq os jogos estão ruins, mas pq os jogadores casuais(que é a maioria dos jogadores no celular) estão passando mais tempo em redes sociais, e com as melhoria da internet tão consumindo mais mídia online ao invés de jogar (talvez até por isso que no Brasil o declínio não seja tão grande pela rede daqui ser pior que la fora)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *