Graças ao PUBG e Fortnite que chegam aos celulares, os smartphones para jogos parecem ser algo óbvio para as marcas que querem invadir o... ASUS ROG Phone é o smartphone perfeito para jogos, inclusive PUBG e Fortnite?
Ausus ROG Phone, Computex 2018

Ausus ROG Phone, Computex 2018

Graças ao PUBG e Fortnite que chegam aos celulares, os smartphones para jogos parecem ser algo óbvio para as marcas que querem invadir o mundo dos smartphones, com o Razer Phone por exemplo. A ASUS acha que pode fazer melhor. Na Computex, a empresa surpreendeu muitos ao revelar o ROG Phone, seu primeiro aparelho criado especificamente para os games em mente.

Escusado será dizer que este dispositivo de aparência agressiva é possui muita potência, mas também é embalado com muitos recursos exclusivos e pensados que visam proporcionar uma melhor experiência para jogadores. Sem mencionar o punhado de acessórios dedicados também – incluindo uma ventoinha de refrigeração externa que prende na parte de trás, além de uma dock de mão opcional que adiciona uma segunda tela ao ROG Phone (foto acima).

Tal como acontece com a maioria dos outros smartphones top de linha de 2018, o ROG Phone é equipado com o processador da Qualcomm, o Snapdragon 845, mas, neste caso, está dando um pequeno impulso à velocidade do clock da CPU – indo do padrão de 2.8GHz até 2.96GHz, que é o primeiro em celular. Outro recurso exclusivo aqui é a tela AMOLED de 660 mm com 6 polegadas, que suporta conteúdo HDR (sem falar em quais padrões ainda) e roda a 90 Hz com uma taxa de resposta de 1 ms. Mesmo que isso não seja tão rápido quanto o LCD de 120 Hz do Razer Phone, ele ainda é aparentemente a tela AMOLED mais rápida em um smartphone, sem mencionar suas vantagens em relação ao LCD em termos de gama de cores e taxa de contraste. Mas, se preferir, você pode usar a conectividade WiGig 802.11ad integrada ao smartphone para espelhar seu gameplay em uma TV próxima através do WiGig Dock da ASUS.

Ainda não há nenhuma palavra sobre espaço de armazenamento, mas a ASUS compartilhou que o dispositivo virá com 8GB de memória RAM, o que é o mínimo que você esperaria de um smartphone para jogos. Você também encontrará um par de alto-falantes frontais, as mesmas câmeras que o ZenFone 5 (frente de 8MP, 12MP/8MP ultra-wide na parte traseira) e um leitor de impressão digital traseiro. Como bônus, há um logotipo ROG prateado na parte de trás que na verdade possui uma luz de fundo RGB programável: usando o aplicativo dedicado, você pode escolher. Melhor ainda, você pode sincronizar esta configuração RGB com outros produtos ASUS Aura Sync; Você pode até sincronizar até cinco ROG Phones, o que seria muito legal em um torneio de eSports.

A característica mais surpreendente pode ser que o smartphone não vem com uma, mas três portas USB-C. Na posição retrato, há a entrada habitual na parte inferior e, além dela, duas portas conjugadas à esquerda. A ideia aqui é que você seria capaz de manter o telefone conectado a uma fonte de energia, mas sem o cabo ficar no caminho de qualquer uma das suas mãos. Quanto ao motivo pelo qual esses portos são conjuntas, eles são projetados para um punhado de acessórios.

Outra característica incomum no ROG Phone é a presença de três sensores ultrassônicos. Duas delas servem como gatilhos de ombro programáveis para jogos em paisagem (vídeo acima), o que permite que você veja mais da tela, já que os dedos indicadores estão fora do caminho.

Ao segurar o celular na posição retrato, você encontrará o terceiro sensor na parte inferior do lado esquerdo e, junto com o correspondente à direita, permite que você aperte o celular para alternar rapidamente os aplicativos.

Todo esse poder extra de processamento no ROG Phone é apoiado por sua generosa bateria de 4.000mAh. Mais importante ainda, há um “sistema de resfriamento de câmara de vapor 3D”. Isso aparentemente fornece 16 vezes mais área de dissipação de calor do que um design de resfriamento de smartphone padrão;

Mas isso (ainda!) Não é tudo, já que a ASUS também está lançando um “AeroActive Cooler” que é preso no vidro curvo do telefone – um cooler extra. O AeroActive Cooler é apenas um dos muitos acessórios bizarros feitos para o ROG Phone. O mais intrigante de tudo é o TwinView Dock , que, como você pode dizer pelo nome, é uma segunda tela. Você simplesmente conecta o telefone ao topo através das portas USB conjugadas, e então você poderá jogar o seu jogo na tela de sua escolha, deixando a outra para assistir as reações dos espectadores do seu canal do streaming. A ASUS também espera que os desenvolvedores apresentem jogos que façam uso de ambas as telas, o que efetivamente tornaria o ROG Phone um Nintendo DS.

Por último, mas não menos importante, há o Mobile Desktop Dock, que é bastante auto-explicativo, mas o que o destaca do dock similar da Samsung é que ele pode ser conectado a um PC e, com um simples clique de um botão, você pode usar o mesmo monitor, mouse e teclado para acessar o PC ou o ROG Phone.

O ROG Phone, da ASUS, está certamente se tornando o mais ambicioso smartphone para jogos desde o N-Gage da Nokia. De fato, é seguro dizer que isso até deixa o recente Razer Phone envergonhado com todos esses recursos extras. Mas existe realmente um mercado para esse tipo de produto? Veremos quando for lançado ainda este ano – lá no no terceiro trimestre.

O que vocês acharam? Comprariam?

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!