Sonho de Bill Gates em transformar o Xbox em um “PC CD” está prestes em se tornar real

Bill-Gates

Hoje vamos voltar antes do lançamento do Xbox original, o início de tudo para a Microsoft no mercado dos consoles. Os planos na época, acredite, não eram muito diferentes dos atuais, mas que em virtude das limitações não se tornaram realidade.

Em uma entrevista para o IGN EUA, Ed Fries, co-criador do console, contou essa história para o mundo.

Bill Gates não aprovou a ideia de início em se afastar do Windows para lançar um console com um sistema fechado. Isso mesmos, essa era a ideia do Xbox nos anos 2000 e que vem sendo repetida até então. “Bill entra segurando nossa apresentação em Powerpoint, joga ela na mesa e diz ‘isso é um insulto a tudo o que eu fiz nessa compania’. Esse foi só o início da reunião,” contou Fries.

Enquanto a equipe tentava convencer Gates, este mal deixava que a equipe de Fries abrisse a boca, ele realmente achou absurdo se afastar do Windows.

O ex-CEO da Microsoft, Steve Ballmer, afirmou que a empresa iria perder muito dinheiro se entrasse nessa empreitada, e isso fez com que a reunião fosse ainda mais prolongada.

No final de tudo, Gates aprovou o plano do Xbox original, após a menção das palavras “É, e a Sony? Vamos deixar ela dominar na sala de estar? Eles precisavam contê-la, e por isso Gates liberou todos os recursos necessários para que o Xbox fosse lançado.

Como seria o Xbox de Gates?

xbox-app-w10

Ed Fries relembrou que “pessoas como Seamus [Blackley] e Otto [Berkes]” solicitaram a ele o projeto de desenvolver um console de videogame. Fries explicou que já que ambos eram “evangelistas da [tecnologia] DirectX” que haviam investido pesado “na parte do Windows que os games utilizam”, a ideia original deles era “fazer um console que fosse na verdade um PC”.

O pedido foi o seguinte: Vai parecer um console de games — você vai colocar um CD dentro e ele vai se instalar silenciosamente no fundo –. mas será realmente um ‘PC CD’, que vai funcionar como um console e na verdade será um PC de jogo.” E esta era justamente a ideia apoiada por Gates. O produto teria que usar Windows! Mas sabemos que isso não aconteceu.

E o Xbox de hoje?

microsoft-xbox-one-console-corner

Atualmente, o console da Microsoft já utiliza uma versão do Windows 10 customizada para jogos, e com a próxima atualização, chamada Anniversary, fará com que rode apps e jogos UWP criados para Windows 10. Ou seja, finalmente o sonho de Gates começará a ser realidade, um jogo que rodará em diversos dispositivos com Windows, uma plataforma unificada de games.

O Xbox One está cada vez mais se tornando um PC disfarçado de console. Mas isso não foi do dia para a noite, passaram-se vários anos, mas finalmente o antigo a ideia Gates começa a ver a luz e a plataforma deverá ficar  cada vez mais unificada com as futuras atualizações.

Não precisa ser um gênio para saber que a Microsoft sempre se baseou no Windows no sistema do Xbox, mas isso nunca foi unificado, o OneCore chegou com Windows 10. Essa é a primeira vez na história da empresa que conseguiu unificar os dois sistemas em um.

Bill Gates tinha razão? Ou Seguir a estratégia de sistema fechado da Sony e Nintendo seria o ideal?

Fonte: IGN

38 comments on “Sonho de Bill Gates em transformar o Xbox em um “PC CD” está prestes em se tornar real

  1. errado algumas coisas ai. todos os xbox usam windows quem entende sabe o kernel sempre foi o do windows. o primeiro xbox rodava windows na cara dura tanto que ele foi emulado com muita facilidade na epoca. ele era um pc sim processador intel e gpu de pc tb o 360 se distanciou um pouco mas ainda continuava com intel na vdd agr ta sendo divulgado que ele toda Windows mas ele sempre rodou

    1. Mas o Xbox está presta a rodar “jogo de PC”, ou melhor, jogos para Windows 10.
      Ele tem se tornado um PC disfarçado. A programação do Xbox One em 2013 foi bem criticada com suas memórias e limitações.
      Gates queria o jogos criados para Windows PC no console, que o Windows rodasse em tudo, para favorecer o ecossistema do produto.
      Você tem que criar um jogo para o sistema fechado do Xbox e outro para PC. Agora com o Windows 10 a ideia de Gates está de volta, é o Windows verdadeiramente para tudo.

    2. Pentium 3+Gforce 3 ti e depois virou Pentium 3+Ati 9800, por causa de um lance bizarro com a Nvidia. Na época havia casos de usuários trocando o processador padrão por um mais forte que era usado no PC e troca de memorias pelo método de customização pessoal ( soldando uma nova na placa mãe dele.).

    3. A ideia na verdade agora é rodar apps, jogos e tudo mais como no Windows 10 do PC, ou seja um único Windows para tudo. E só agora a Microsoft conseguiu isso, e com certeza está no caminho certo!

  2. Sonho e está bem longe! Pelo texto, a visão é bem diferente… seria um PC de mesa com a possibilidade de rodar jogos de PC e console sem necessidade de upgrades, algo bem diferente do atual Xbox, que é otimizado para jogos de console, mas não roda na mesma qualidade de hardware equivalente existente no PC Desktop. O Scorpio parece ser a resposta a isso, mas o X one sem ser o S e o S não apresenta essa solução, pois não são tão bem otimizados para conseguirem rodar um jogo de PC da mesma forma que um, sem suas APIS customizadas.

  3. A ideia do pc gente era rodar coisas q já existiam lá, mas convenhamos os .exe nem eram otimizados para isso e ficariam uma merda o uwp veio só para por ordem na casa.

  4. A única semelhança entre o Xbox One e um PC é basicamente o hardware, mas os dois tem propostas totalmente diferentes.
    No dia que o Xbox virar um PC, pode se dizer que a Microsoft está jogando a toalha. PC é PC, console é console.
    O bacana é realmente transformar o Xbox também em um serviço e ponto. E acaba por ai.
    E pra quem tem PC, não imagino a médio ou até longo prazo alguém acabar com o reinado da Steam.
    Steam é sinônimo de jogos em PCs.

    1. Tantas marcas já foram sinônimos de games e hoje perderam este status.
      Xbox One e PC possuem mais semelhanças do que o hardware, pode ter certeza disso.

      1. Analisando o mercado de games de HOJE, não imagino isso dando certo a médio ou longo prazo.
        E antes de mais nada, tenho Xbox desde 2010, se quiser, me add na Live: jailsonsp. Gears of War depois de Super Mario World é o melhor jogo que já joguei. Tenho até tatuagem de ambos no braço.
        Vamos pontuar algumas coisas:
        -Xbox One vende um pouco mais da metade do PS4 que é seu concorrente direto.
        -A Windows Store é irrelevante comparada a Steam.
        -Microsoft pensa em levar os jogos da Windows Store para a Steam. Se ela ver que vai ganhar mais na Steam, tenha CERTEZA que ela vai lançar os jogos lá.
        -Kinect foi um verdadeiro fracasso.

        Microsoft tem suas visões e seus planos, mas nem por isso devemos acreditar cegamente que o mundo vai seguir o que ela pensa. O Office para Mobile até uns anos atrás eram exclusivos do Windows RT e do Windows Phone. Ambos também foram um fracasso e a Microsoft lançou seus serviços e aplicativo para outras plataformas.

        A idéia dos jogos publicados pela Microsoft se tornarem universais é excelente. O Xbox rodar aplicativos universais é algo que provavelmente poucos vão usar. São erros e acertos.

        Agora “transformar” o Xbox em um PC, já é uma outra história… E a meia dúzia de jogos da Microsoft como exclusivos e que um dia poderão chegar na Steam talvez não vai dar o fôlego que essa ideia precisa, assim como o Office não foi o suficiente para o sucesso do Windows RT e do Windows Phone.

        1. Mano eu quero muito o app do Spotify no meu Xbox One não diga isso(não diga também que da pra usar o navegador, já sei). Existem vários apps que eu adoraria rodar no meu console. Estou ansioso pelo dia 2. A respeito do kinect é realmente não foi muito aplicado, mais adoro controlar minha tv e o console pelos comandos de voz cara é muito legal independente do que os outros digam não tem como fazer isso com outro console :p

      2. vou traduzir pra vc Jorge : meu nome é Jay Silva e eu quero ser hater pq eu estou com medo da MS mudar as coisas e me tirar da minha Zona de Conforto! pronto agr vc n precisa ler esse textao!

      1. Oi? O Scorpio foi lançado já e já tivemos tempo suficiente para ver o que vai acontecer com o One depois que ele sair?
        Ainda tem muito chão pro Scorpio ser lançado… Isso não quer dizer nada.
        E palavra da Microsoft não tem muita garantia pelo histórico dela.

          1. Vc faz uma comparação com um produto que nem foi lançado e fala isso ainda?
            Huahuahuahuahuaa. Vá se tratar.

          2. Olha só, ñ se faça de idiota que vc sabe bem do que estou falando…. E olhe de novo: É o super foda-se!!!

          3. Ele quis dizer que o Xbox Slim não venderia bem por causa do anúncio antecipado do Scorpio que mais parece um PC, mas mesmo assim o Slim está vendendo bem. pelo menos foi o que entendi!

    2. Concordo contigo nesse ponto. Porque acredito que sempre vai existir console e PC, a Microsoft sabe disso. Por isso que criaram o play anywhere, ele sabem que público de PC e de console são distintos, e hoje eles tem os dois públicos na mão, aumentando ainda mais o lucro.

    1. o cara eh simplesmente um gênio olha quanto tempo a microsoft perdeu mano tudo bem que naquele tempo era foda fazer um console unificado mais se eles tivesse esse alvo desdo o inicio mano hj o xbox seria muito mais unificado e seria talvez uma das maires revoluções na maneira de jogar

    1. Na verdade não cara. Os jogos recentes do Xbox lançados para o PC, estão com praticamente os mesmos gráficos. E sobre pagar menos, concordo, mas o preço para montar um PC para jogos, já joga isso por terra, e além do mais, você tem direito a no mínimo 48 jogos por ano oferecidos pela Live Gold, além do ea Access, onde depois de um tempo, os jogos ficam gratuitos.
      E além de tudo isso, ainda tem o fato de que o PC não compete com o console. São dois públicos totalmente diferentes.

      1. O preço dos jogos compensa o gasto com a máquina. e no PC, tem jogos de graça sim na steam. Além do mais, no PC vc joga tudo que era do One, e vários jogos que saíram apenas para PS4 e PC. PC é muito melhor que one.

        1. Sim, tem jogos de graça na Steam, mas geralmente são jogos menores ou Free To Play.
          Em quantidade de jogos, eu concordo com você, mas PC não é melhor do que console, pois ele não compete exatamente com os consoles, já que não tem o mesmo foco. Enquanto que o PC tem um foco mais no uso mais geral, os consoles são para quem quer praticidade na hora de jogar.
          E ainda, todos os jogos Xbox/PC que ainda estão para sair, vão rodar com os mesmos gráficos do One, já que serão apenas ports do Xbox One

  5. Na epoca não iria funcionar, coisas assim so funcionam a longo prazo e com cautela como ta acontecendo agr. Provavelmente o sistema seria muito instavel e super sucetivel a virus, malwares e pirataria mais que o normal. Um sistema fechado é a melhor solução pra curto prazo como tavam precisando.

  6. caramba faz sentido… o Xbox original era praticamente um PC mesmo. Tanto que tem varios hacks de gente que instalou Linux e outros SO nele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *