Build da morte: hackers descobrem algumas novidades da CShell e até para Scorpio

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O que foi aquilo ontem? A Microsoft lançou várias builds erradas para os dispositivos e muitas pessoas, principalmente os membros do programa Insiders, tiveram que reinstalar o sistema! Seja no PC ou no celular, este foi o problema mais grave e sem precedentes na história da Microsoft no programa Windows Insider. Contudo, neste artigo, vamos para as boas notícias.

A “build da morte”, também conhecida como build 16212 da atualização Redstone 3, caiu nas mãos dos hackers e vamos detalhar alguns dos novos códigos. A versão do Windows 10 para Internet das coisas (IoT) trouxe maior evolução para a CShell, ComposableShell, ou C Shell.

Antes de prosseguir, é importante saber que a Microsoft está convergindo todas as versões do Windows em uma só. Um único Windows para Celulares, PCs e até Xbox. A nova interface do “novo” Windows é intitulada nos códigos do sistema como CShell.

Foram encontrados novos códigos de uma parte universal, para todos os dispositivos, que vai da barra de navegação, alternador de multitarefa, possivelmente o gerenciador de tarefas, e muito mais que ainda não foram decifrados.

Também existem referências em qual tipo de dispositivo um aplicativo foi instalado, possivelmente para fazer com que o aplicativo identifique como a CShell está sendo usada e assuma a interface apropriada para cada tipo de dispositivo.

Desse modo, a CShell tá divindade em duas partes por hora, uma parte universal (para todos) e uma parte individual para os aplicativos “entenderem” em qual dispositivo estão.

teclado-logo

Algo que era individual, mas que se tornou universal foi o teclado do Windows 10 Mobile. Ele foi para a CShell e está escondido no Windows 10 desktop. Atualmente, o teclado virtual do Windows 10 na Redstone 3 continua o mesmo, mas isso pode significar que o teclado do Windows 10 Mobile será o único para todos os dispositivos com Windows 10.

A CShell poderia ser o substituto do ShellExperienceHost, um componente do sistema presente desde as primeiras versões de Windows 10 Desktop que executa diferentes componentes do sistema gráfico (interface) tais como o Central de Ações, Workspace Ink, o menu Iniciar, o pop-up do calendário, relógio etc. A ShellExperienceHost não está presente em outra dispositivos da família Windows além dos PCs.

A interface do Windows 10 para Internet das coisas, no entanto, não teve mudanças. Sabemos, porém, que está em desenvolvimento e que pode chegar com a Fall Creators (Redstone 3).

Xbox One, Xbox One S e Xbox Scorpio

project-scorpio

Para os gamers, também foram descobertos novos códigos, inclusive um que identifica se aquela máquina é um console, e qual console. Isso foi encontrado no SDK da build 16212, e é uma novidade. Muitos outros novos códigos para os consoles foram encontrados, e tudo indica que seja para a portabilidade, talvez algo do Projeto Centennial para rodar no Xbox ou o contrário, um jogo do Xbox ser transformado em UWP.

No final das contas isso pode significar que a Microsoft está transformando seus consoles em algo híbrido,  meio console, meio PC gamer.

https://twitter.com/h0x0d/status/870534422671441920

Como visto, a Microsoft continua seu processo de unificação sistemático seja no PC, celular, Xbox ou IoT. Vamos acompanhar as análise dos códigos realizada pelos hackers para entender como ficará o “único Windows“.

83 comments on “Build da morte: hackers descobrem algumas novidades da CShell e até para Scorpio

    1. Qual o sentido de usar um sistema de desktop/mobile num console? Um console precisa ser otimizado para o que faz.

      Assim como não faz sentido um desktop ter um sistema de videogame ou celular.

      Pior: pra que ter APIs e um monte de código de um sistema de jogos num aparelho celular?

      1. A unificação dos sistema vai possibilitar que os desenvolvedores possam criar um único app ou game é que rode em tudo, de os games que tem uma versão pra PC e outra pra console, com a unificação dos sistema os desenvolvedores iram criar um game e não importa onde ele será executado seja pc ou console será necessário cria apenas um game que funcionará é assim baixa muito os custos de desenvolvimento, o que por sua vez pode fazer ele ficarem mais baratos.

        1. Mas e se a pessoa não quer jogar no desktop? pq diabos teria um monte de códigos e APIs pra deixar o sistema lento e sem otimização?

          1. Maravilha, é isso aí, consumidor bom é aquele que deseja seu bem de consumo inferior por pura frescura de torcedor. Puta que pariu.

        2. “A unificação dos sistema vai possibilitar que os desenvolvedores possam criar um único app ou game é que rode em tudo”

          Eu já posso fazer isso. Basta adicionar os truques específicos da plataforma sem dores de cabeça.

      2. cara você não entendeu, o sistema “entende” o dispositivo e se adapta a ele, não é assim como está pensando não hahaha

      3. E se o hardware é capaz de rodar tudo isso pq não? E se eu quero que meu Xbox seja tbm um PC? Podendo instalar outros programas e tal. As coisas evoluem…vai aceitar até teclado e mouse.

        1. Mas então, o mundo não gira ao teu redor. O mercado está aí pra provar, basta ver os números.

          O Windows 7 ainda é o mais usado porque as pessoas não querem essa unificação.

          O iOS e watchOS (usam o mesmo kernel, mas são sistemas diferentes) são os melhores do mundo.

          Basta ver que o iOS, watchOS e tvOS são otimizados para cada dela, ou seja, com menos bateria e menos RAM tem uma autonomia e fluidez que os Androids e até mesmo o W10M.

          Ótimo, se você quer pagar por um hardware excepcional, cada burro com suas dívidas. O que não dá é para contestar os números.

          1. O Windows 07 é o mais usado pq as pessoas tem medo de mudança, em aprender o novo. Logo o numero não diz muita coisa, e o windows 10 é melhor que o 07, é mais questão de preguiça ou desinformação msm.

            E outra o Xbox não precisa vir escancarado como se fosse um desktop. Com certeza a MS faria uma Cshell de acordo se caso for pra ambas finalidade.

          2. Não é lei, fica quem quer em sistema desatualizado e inseguro. O windows 10 pode nao ser perfeito, mas melhorou muito em relação ao 8.1

          3. Melhorou em relação ao 8.1 porque o 8 piorou muito em relação ao 7. Fica elas por elas. Cara, vc tem que entender o seguinte: quem tem razão é o cliente, não a empresa. Esta existe para servir àquele, não o contrário. É por causa dessa mentalidade subserviente que brasileiro aceita pagar o triplo do valor em coisas da pior qualidade do mundo.

          4. A Microsoft é uma empresa de software, ela visa lucros sim, mas ela olha para o futuro, e com certeza o Windows 07 nao faz parte dele. O Windows 10 vai se tornar mais integrado ainda, aparelhos como hololens, Iot, enfim, quem entende de software é a empresa nao o povão. O povão quer ver apenas coisinhas bonitas na tela. O fluent design vai dar isso e muito mais.

            Ah e existe o windows insider, depois da reclamação do botão iniciar, quem nao gostar de alguma coisa reclama lá.

          5. Windows 7 ainda é a versão mais usada.
            Regra básica de TI: se algo está funcionando…
            … pelo amor de Deus programado: deixa esse código em paz!
            Há, há, há.
            Não é assim?

          6. Esse burro do @raposaodoartico:disqus ta achando que o pensamento dele vai ser o que a empresa vai fazer.

            Deveria por a foto de um jumento para justificar o perfil de retardo.

          7. Conheço gente que se sair do Windows XP se perde todinho.
            Windows 7 é o mais usado apenas por comodidade.

          8. Foda-se que vc conhece. Os números estão aí. Mas se vc acha que tua evidência anedótica tem mais valor que os números, só lamento.

          9. Posta aí os números então, seu bosta.

            “mimimimo o viznho da cunhada do porteiro que eu conheço”

          10. Ao meu ver, raposão esta correto em afirmar que as detentoras do maior marketshare no ramo de dispositivos mobile não utiliza nenhuma engenharia desse tipo, ou seja, os uwps estão ai há um longo tempo e quantos programadores aderiram à ele? Justamente, acredito que se nem a Apple onde existem os maiores engenheiros do ramo mobile consideraram unificar seu sistema, acredito que deve haver muitos problema na unificação não em termos da engenheira propriamente dita, mas em termos de como manter a performance e a fluidez dos apps dentro desse ecosistema. Possuo um lumia 1520 e eu me arrependo até hoje de ter comprado esse celular, poderia ter comprado um iphone 5S ou um galaxy note 3 com o valor que paguei nesse celular, eu acompanho o blog há muito tempo e meus caros uma coisa é certa, o nadella pode saber muito de nuvem mas de dispositivos mobile ele soh faz cagada atrás de cagada, como o raposão disse, os números estão ai ..

          11. Boa noite acho que de certa forma o rapaz tem razão, as pessoas ainda nao trocaram o 7 pelo 10 por medo de problemas com desempenho por ser um windows novo e principalmente na minha opinião por medo de nao saber mexer na nova interface, ja as empresas acho que tem ainda o fato de compatibilidade do sistema com aos programas ou serviços dessas empresas, mas de qualquer forma nao tem escapatoria aos poucos todos vão ter que ir pro 10 se quiserem continuar na plataforma da MS, isso vai demora mais uns anos.

      4. Das duas uma, ou você não é programador e está falando asneiras sobre o que não entende, ou você está precisando estudar mais. Seja como for, nos dois casos, você é burro.

        1. Verdade. A Apple também é burra em dividir seus sistemas para otimizar em cada “tela”: macOS, iOS, watchOS e tvOS.

          Esperta é a MS, querendo fazer uma coisa só… por isso que ela domina o mercado de celulares, tablets, relógios e TVs né.

          1. Claro seu idiota ideologia da Apple é atingir todas as faixas de publico.

            Se a Apple se limita você agora quer impor limitação a Microsoft.

            Animal.

        2. Bom, eu sou programador, e pergunto: pra quer ter API de xbox em celular? Tem um core central + APIs específicas pra cada plataforma, vc podendo adicionar à parte, como é feito hoje, tá mais do que ótimo.

          1. Boa noite Rafael, acredito que a MS so tera praticamente um único windows independente da plataforma que ele execute, o mesmo se adequada automaticamente a qualquer tela. E com isso o desenvolvimento do sistema sera mais simples, ao contrario de hoje que temos varios sistemas sendo desenvolvidos por causa das arquiteturas de processamento e aplicação que sao diferentes. Hoje também o desenvolvedor pode lançar qualquer app para qualquer plataforma mas o desenvolvedor tem que dizer como a interface sera em cada tela, acho que a MS deixara isso mais automatizado no desenvolvimento do app, assim o deve so mudara oque achar necessário ou qua se identifique mais com o designer que ele deseja.
            O Windows sera mais pesado mais isso a MS deixara para as fabricantes resolverem com hardware mais potentes.
            Oque vc acha?

        3. raposão é da geração antiga, a do cabresto, acha q cada device deve ter só um sistema e q um único universal é loucura.

          1. Mas ser universal não precisa carregar todas as peculiaridades de outras plataformas sem necessidade. Do jeito que está agora, com um core unificado, e com o programador escolhendo as particularidades que ele quer atender, bastando pra isso referenciar as APIs (e somente as necessárias, o extraordinário é demais, já dizia o urso Balu), é bem melhor. Melhor pro programador e melhor pro consumidor, que não apenas terá um sistema mais leve, como economizará no armazenamento.

            Vcs ficam defendendo certas coisas só por bandeirismo, sem apresentar nenhuma boa razão real. Parece o pessoal do windowsteam que tem orgasmos com o lucro da microsoft na venda de ações, quando o site deveria ser voltado para os consumidores, e não pros acionistas.

          2. Mas do jeito que ele está, ele roda. É disso que falo. Hoje está ótimo, com o core enxuto e eu podendo adicionar as bibliotecas específicas de cada plataforma, pra coisas específicas, como no caso dos WP, a barra de navegação e a barra de status no topo, que não tem no windows full nem no xbox. Ou a barra de título do desktop que não tem no mobile. Essas peculiaridades eu adiciono na maior facilidade caso eu queira que meu app atenda ambas plataformas. Basta adicionar uma referência, coisa mais simples do mundo. O consumidor não precisa ser penalisando com um sistema obeso pra isso, e eu não preciso ter por padrão à disposição todos os recursos de todas as plataformas, se eu posso adicionar apenas os que quero separadamente, mas ainda assim, num único projeto UWP pra plataformas diferentes. Mas eles vão “evoluir” pra tacar tudo no sistema, mesmo que a plataforma não tenha aquelas funções.

            Do jeito que está hoje, bastante apenas ir melhorando, como é de se esperar, está excelente. Mas enfim, pessoal quer sistema gordo. Deve ser a mesma galera que reclamava do peso do Vista.

          3. Entendo. Então por que o soundcloud não roda no Windows 10 Mobile?

            Ahh, porque o DEV não quis… ahh, tá.

          4. “porque o DEV não quis”… olha… sim. O dev escolhe qual plataforma ele quer atender, se ele não quiser escrever 15 linhas a mais de código tão somente pra otimizar o ajuste da interface, ele não escreve e deixa só no desktop mesmo, e na hora de publicar no devcenter, ele marca qual plataforma ele vai querer atender. A primeira vez que eu publiquei um UWP eu mandei pra mobile e desktop sem querer, era pra ser só mobile, depois eu fui e retirei do desktop, pois fiz a interface pensando só no mobile. É como um site, o mesmo site pode atender aos dois modelos de tela, mas vai depender unicamente do dev querer. O backend é a mesma coisa, e o frontend é quase todo a mesma coisa tb, se o cara quiser fazer uma coisa bem feita, ou ele pode fazer cagadas igual aqueles apps de android que rodam esticados em tela de tablet.

          5. Bom dia, Rafael.
            Você tocou no assunto mais importante nesse momento: a singela singularidade entre as plataformas desktop e mobile.
            Então, analisando o novo OneNote a lógica é que integrem a mobile à desktop formando uma única plataforma e consequentemente encerrarem a mobile.
            A Fluent Design 1 já integra a barra de título à barra de comando, formando visualmente um único elemento. A mobile possuía a barra de navegação separada, externa. Nesse novo OneNote a barra navegação foi integrada à barra de comando. Com essas duas alterações, não há mais estruturalmente diferenças entre um App desktop ou mobile.
            Então, consideramos que na Fluent Design 2 o SDK traga essa mudança: que a navegação passe a integrar os elementos do App. Os App passariam a ser nativamente universais encerrando a distinção desktop – mobile. Claro há algumas outras adaptações que seriam necessárias serem realizadas no SDK, unificando algumas API, mas hoje eu estou considerando que esse será o caminho que vão seguir.
            O que pensa a respeito?

          6. Sabe o que eu gostaria mesmo? que a Taskbar fosse dinâmica na exibição mobile. Assim como ela sofre uma mudança em tempo real quando vc aciona o modo tablet, olha como eu gostaria:
            quando vc estivesse visualizando a tela inicial ou área de trabalho (podendo subir as tiles como menu iniciar, semelhante ao android quando vc usa o botão ícone puxando os apps), a task bar apresentaria o botão do windows à esquerda, com a cortana no meio, o motão de visão de tarefas (multitarefas), e eventualmente algum outro.
            Quando a pessoa abrisse um aplicativo, o botão windows andaria “uma casa” pra direita e surgiria a seta pra voltar, então algum outro motão que estaria ali além dos quatro principais (voltar, windows, cortana, multitarefas) poderia ser adicionado pelo desenvolvedor, aliás, o próprio botão da cortana não precisaria aparecer quando em primeiro plano estivesse um aplicativo, podendo o usuário acrescentar seu próprio botão de buscas pra ele usar as consultas dentro do seu app, como a pesquisa de usuários do facebook, por exemplo. No app do twitter poderia ser assim, adicionando apenas mais um botão: o de postar um twite. Essa pra mim é a maneira adequada pra trocar a barra de navegação pela taskbar, deixando a escolha de botão de forma dinâmica e mantendo fixo na tela de aplicativos apenas estes: voltar, windows, multi tarefa, e o resto (mais dois, talvez) sendo adicionado pelo dev, já que p padrão hoje é telas de 5 polegadas.

            O que vc me diz?

          7. Sinceramente?
            Não tenho uma resposta finalizada!
            Agora que já passaram as três principais conferencias anuais apenas três aspectos me chamaram a atenção: .Net Standard 2.0, Xaml Standard 1.0 e iOS 11 para iPad.
            Refletindo acerca dessas três propostas a única conclusão a que cheguei foi: menos é mais.
            Pode parecer um tanto quanto infundada essa conclusão, mas é bem realista.
            Em comum essas propostas apresentam a unificação dos elementos e infraestrutura de programação. .Net do código-fonte, Xaml do código-gráfico e iOS 11 dos elementos.
            Parece, e aqui vai uma ressalva de mera percepção pessoal, que a indústria tem caminhado para a racionalização da produção, ampliar o retorno do investimento. As conferencias para Games mostrou bem essa tendência, onde outrora empresas que investiam de forma irracional na produção, racionalizaram esse investimento a apenas os games que realmente oferecem retorno e os títulos que não trazem tanto retorno, muito embora sejam tão famosos quanto, terão apenas correções e adições.
            Essa realidade economica parece ter chegado às plataformas de sistemas também. Então, daqui em diante menos (distinção de sistemas) é mais (reaproveitamento de código e ampliação e racionalização de investimento).
            O iOS 11 chutou o balde da distinção que existia entre ele e o macOS e unificou seus elementos gráficos sem qualquer pudor. O iOS passa a ter Lauchpad, Dock, Central – comandos e notificações, Gerenciador de Arquivos. Mais estrutra desktop do que essa não há. Deixou de lado a distinção e assumiu a unificação. Uma clara demonstração de racionalização de recursos.
            .Net e Xaml Standard materializam a proposta da Microsoft de unificação de sistemas que também é uma racionalização de recursos.
            Partindo dessa perspectiva, não sei se ainda há espaço para distinções e especializações de programação que acarretem aumento de custo de produção, mesmo que seja o tempo para lançamento. A tendência aponta que a proposta de códigos universais é a materialização dessa racionalização que só tende a crescer.
            No vídeo de apresentação da Fluente Design a parte final apresenta conceitos de códigos universais onde não há distinção e sequer a versão mobile é apresentada. Não sei e não sabemos o que se passa na cabeça da equipe de Design, até mesmo porque a sua apresentação foi uma das mais sem noção que assisti, passaram 50 minutos discutindo a proposta e não apresentaram nada de concreto o que demonstra que ainda não tomaram uma decisão definitiva ou se já a tomaram ainda não querem divulga-la. No fim, acho, puro empirismo de minha parte, que vão tomar a decisão mais conservadora possível: integrar os elementos de distinção entre as plataformas (barra de título – barra de navegação – barra de comandos) a um único elemento e escalar a interface para diferentes telas de tamanho e modo de uso. Menos (simplicidade na abordagem) talvez seja mais (adesão).

          8. Bem de uma coisa eu sei, empresa q ganha dinheiro significa q ta agrandando e não só isso, quem lucra pode investir oq acaba beneficiando o consumidor, então meu caro fique feliz com as ações nas alturas

          9. Verdade. A Apple também é das antigas… por isso que ela perdeu share no mobile e parou de produzir smartwatches

      5. Qual o sentido de você implicar com a mudança que a empresa quer fazer?

        Tem Linux aos montes e você pode usar a distribuição e quer e melhor pode personalizar como quer.

        Vai usar Linux seu ridículo, para de ficar de mimimimi para querer se aparecer.

        1. E qual o sentido de você implicar com meus comentários? Vira homem, seu bosta. Vê se me erra. Pare de cuidar da minha vida, pare de me seguir, pare de responder tudo o que eu posto. Se você não gosta dos meus comentários, ignore, me bloqueie. Arranja um emprego, vá estudar, sei lá.

  1. Sei que uma empresa é formada por humanos e que todos estamos sujeitos a erros. Mas desconfio muito desse tipo de erro. Uma build assim, com tantas informações passíveis de prospecção, saindo depois de um longo tempo sem ninguém saber exatamente como as coisas estavam se desenvolvendo é quase um “olha aí o que estamos fazendo”, sem um comunicado oficial. Apenas especulando…

          1. na verdade foi pra todas categorias… é só prestar mais a atenção! e sim continua sendo um fato pois estão nos códigos de mobile!

          2. Sim, ate porque IOT sao coisas moveis. Mas repetindo, a build errada era pra IOT e não smartphones.

  2. Se essas builds são do windows 10 completo e foram liberadas pros insiders, será que quer dizer que nós, atuais insideres, receberemos essas builds windows 10 completa em nossos lumias?

    1. Não, seria possível, apenas o processador Qualcomm Snapdragon 835 pode rodar o Windows 10 Desktop, nenhum outro processador ARM é capaz disso.

      1. O do HP Elite x3 rodou (a versão enterprise).. E o aparelho não possui o Snapdragon 835. Acho que, o Lumia 950/XL irá rodar, mas com ajuda dos hackers pra ter mais desempenho

      2. Acho que ja ouvi rumores de que estão testando em aparelhos ja existentes. O melhor é o hp x3, com snapdragon 820…que nem é tao melhor assim que o 810 que equipa o 950xl. De qualquer forma, algum hacker vai dar um jeito nisso e eu quero muito!

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