Em uma entrevista recente, a CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que falhou, várias vezes, por não permanecer comprometido com os consumidores que demonstraram... CEO da Microsoft admite que abandonar repetidamente os consumidores foi um erro

satya-nadella-lumia

Em uma entrevista recente, a CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que falhou, várias vezes, por não permanecer comprometido com os consumidores que demonstraram um compromisso com a Microsoft.

Embora ele não tenha mencionado o Windows Phone especificamente, Nadella claramente falhou em seu compromisso com os usuários do Windows Phone. Renegando uma promessa de criar smartphones com Windows mesmo se nenhuma fabricantes fizesse, acabou por retirar do mercados onde os celulares com Windows Phone.

O custo de abandonar esses usuários vai ser cobrado no futuro da Microsoft. As plataformas móveis são fundamentais para os desenvolvedores, as OEMs e os relacionamentos com o consumidor. Eles também são a ponte para tecnologias como “casas inteligentes”,alto-falantes inteligentes“, AI (Cortana) e wearables.  Nadella prejudicou a Microsoft em todas essas coisas quando ele abandonou os usuários do Windows Phone.

windows-10-unificacao

Em seu livro, Hit Refresh, Nadella disse: “Não entendi por que o mundo precisava do terceiro ecossistema nos telefones, a menos que mudássemos as regras“. Se ele planeja trazer um dispositivo único para o mercado com o novo sistema Windows Core OS (Andrômeda), ele teve que tomar uma decisão muito complicada para o futuro do Windows 10 Mobile.

Deveria continuar a permitir que o Windows Phone, com sua reputação negativa, no mercado? Ou ele deveria erradicar a plataforma e começar de novo com uma nova categoria de produto não associada aos smartphones?

Se ele escolhesse a primeira opção, estaríamos com muitos Lumias no Brasil neste momento. Mantendo o Windows Phone vivo até que um novo dispositivo se materialize, com uma eliminação gradual depois disso, poderia ter sido uma escolha mais sábia. Mas Nadella provavelmente viu uma plataforma rejeitada coexistir com sua nova abordagem como uma oportunidade de gerar confusão de produtos e mensagens.

Sem desenvolvedores, sem caminho para o futuro

apps-build

Acabar com o Windows Phone pode ter sido uma escolha errada se Nadella quiser ganhar apoio dos desenvolvedores. Sem a plataforma móvel, os desenvolvedores perderam o interesse.

Além de outros esforços, a Microsoft poderia ter construído aplicativos UWP antes das plataformas rivais para mostrar compromisso e confiança. Os desenvolvedores poderia ter seguido o exemplo. Nadella focou em outras plataformas em vez disso.

Sem desenvolvedores, o futuro do UWP, que serve a família de dispositivos inteira da Microsoft e não apenas telefones, está em dificuldade. Embora a Microsoft espere que o Windows 10 S traga devs ao UWP, muitos deles ainda estão focados nos smartphones. Nadella removeu o pouco incentivo que tiveram. Consequentemente, a Windows Store e a visão móvel não-celular da Microsoft, incluindo PCs e HoloLens, sofrerão.

Os bons também erram, Nadella

morte-wp

Os recentes tweets de Joe Belfiore foram específicos ao Windows 10 Mobile. Se os eventos continuam como o planejado, o projeto da Microsoft, Andromeda, pode render um dispositivo exclusivo com Windows Core OS. Os códigos desse projeto já estão escancarados no código do Windows 10 e todos vazadores já confirmaram, a própria Microsoft já confirmou mil vezes o lançamento de algo assim.

Ainda assim, ao invés de acertar, talvez Nadella deveria ter mantido o Windows Mobile. Isso teria preservado os relacionamentos necessários para este dispositivo potencial e a visão futura mais ampla da Microsoft.

Por que a morte do Windows 10 Mobile é uma coisa boa

Por outro lado, as mudanças tecnológicas em direção a um futuro 5G e de computação avançada, suportadas por aplicativos PWAs, AI e bots, podem transformar a dinâmica entre desenvolvedores, OEMs, consumidores e Microsoft, do que vemos com o atual o modelo de aplicativo.

Sinceramente, acredito que foi um grande erro, mas vamos acompanhar mais uma demorada transição. Pelo menos Nadella não quer mais se distanciar dos consumidores,  amém.

Fonte: Windows Central

jorgemoderador

  • To nem aí 😎🍺

    Agora é tarde para chorar em cima do leite derramado.

  • Victor Hugo
    • Vially Israel

      Imagina… “Se ninguém criar smartphone com windows, nós criaremos!”

  • Brancaleone

    Assumir o erro não é suficiente.

    Só eu comprei 5 aparelhos acreditando no futuro da plataforma.
    Servi de cobaia por anos e nunca recebi nada em troca por isso.

    Migrei meu pai, migrei minha esposa, meu cunhado, meu sogro, meu sócio, meus amigos, enfim. Uma penca de gente.

    Nadella, assumir o erro não é suficiente.
    Eu quero um pedido de desculpas público.

    • Victor Hugo

      Eu queria dar mais de um upvote nesse teu comentário pq eu me senti tão lesado quanto

    • Pablo HP

      também já cheguei a indicar no passado o windows. Algumas pessoas me viram com o windows e compraram por que acharam que era bom (se tivesse me perguntado diria a situação real, mas não perguntaram, compraram só por que eu usava, mas não recomendaria por saber a real situação da plataforma). Agora vem dizer que lamenta? ele vai lamentar é por muitos anos. Aqui nem o Edge eu uso mais. Fora Windows.

    • Fabricio Moura

      Também comprei e influenciei pessoas, mas quando vi o Google boicotando o sistema logo cai fora.

  • Pedro S. Marques

    não considero erro ter abandonado windows phone, era um sistema muito complicado perto do android (na parte de acessibilidade aos devs) e q não agradava a massa visualmente (embora em acha-se lindo), mas vamos com calma q o Nadella ta fazendo um bom trabalho, lucrar é um ótimo caminho para abrir novas vias para arriscar.

    • Pablo HP

      lucrar cortando custos e investimentos é fácil, quero ver ele fazer um produto lucrar realmente do zero.

      • Pedro S. Marques

        cortando oq não dá lucro e investindo no q tá dando certo… ohhhh q CEO horrível hahaha, a linha surface tirando o pro veio dele, a nova equipe do Xbox tb veio dele, windows mixed reality tb… não adianta cara o Nadella é foda

        • Pablo HP

          O surface e o Xbox vieram do Ballmer. O mixed veio da tecnologia do Kinect que foi um brasileiro que inventou que foi contratado por Ballmer. Nadella não fez nada de novo. Só pegou o que já tinha. Continuou o que dava lucro e cortou o que não dava. Mas nunca foi capaz de pegar algo novo e fazê-lo ir pra frente.

          • Pedro S. Marques

            vieram… mas só na era nadela q eles realmente foram aperfeiçoados, cortou aquele lixo q era o surface 3 com Intel atom, mudou equipe do Xbox, trouxe funções serviços, não adianta cara, só por “microsoft stock” no bing/Google q verá q na época do ballmer as ações estavam em baixa, o mercado gosta dessa nova microsoft e o sayta sabe guia-la, vc pode ficar ressentido por algo q ele tenha cortado, mas ele vê q primeiramente a empresa precisa dar lucro e ele focou nisso.

          • Pablo HP

            da lucro agora, mas no futuro, sem consumidores, eu não apostaria tanto. Daqui a 5 veremos as ações da Microsoft como estarão.

          • Pedro S. Marques

            serio? dando suporte para vc onde quer q vc esteja vc acha isso ruim? hahha

        • Rafael Martins

          Um CEO bom mesmo transforma um produto que dá prejuízo em um que dá lucro. É aí que vc encontra os inovadores. Jobs ensinou como fazer isso quando retornou pra Apple.

  • THBGOKU

    O Android é aquilo que o Windows é no PC. imbativel.

    • blogaomobile

      Mas quando os imbatíveis brigarem, quem fica?

      Essa é a questão.

      • Brunohrstk

        O Android já ganhou faz tempo, já ultrapassou até no número de usuários com acesso a Internet.

        • Dente Vermelho

          Mas nem a Google não gosta do Android

          • Brunohrstk

            Aé, como vc sabe disso? O lançamento do Android marshmallow se não me engano ela fez vários vídeos de comerciais zuando o ios como ultrapassado e velho e Zuo iphone o iPhone o lançamento nas propagandas do primeiro pixel, ela gosta tanto do Android que “comprou” a área de mobiles da HTC só pra fazer seus próprios smartphones Android, fora que ela já tá conseguindo várias marcas de peso pro Android one como a xiaomi e Motorola.

  • Haybak

    Eu comecei com lumia 810 fui 520 , depois 830 e 930 , Iria para o 950 mas devido a falta de respeito da Microsoft durante todo esse período eu desisti da empresa. Sério foi ridículo , eu acabei mudando para o Android que atendeu muito bem minhas espectativas e devo admitir que comparado ao falecido Windows Phone/10 Mobile /MSMobile ou qualquer outra coisa que a Microsoft colocou como nome da divisão mobile , android é muito melhor e a Google é bem mais comprometida com seus usuarios.

  • Kodos Otros

    Que triste fim.

  • Kodos Otros

    “Sem desenvolvedores, o futuro do UWP, que serve a família de dispositivos inteira da Microsoft e não apenas telefones, está em dificuldade. Embora a Microsoft espere que o Windows 10 S traga devs ao UWP, muitos deles ainda estão focados nos smartphones. Nadella removeu o pouco incentivo que tiveram. Consequentemente, a Windows Store e a visão móvel não-celular da Microsoft, incluindo PCs e HoloLens, sofrerão.”

    Acho que esse é o texto mais realista do Zorze. Parece que está enxergando agora algo que só os “”””””haters”””””””” viam.

    • Raposão do Ártico 🦊

      são 18h ainda, o zorze deve tá sóbrio

      espera os textos das 23h

    • Vially Israel

      De fato isso está correndo o risco de acontecer. Parece que ninguém sabe que o Windows 10 PC tem uma loja.

      A estratégia do UWP é muito boa, mas se os devs só veem mobile hoje em dia, do que adianta o PC rodar app? Eu achava que os UWP fariam a loja dar uma turbinada mas está do mesmo jeito.

      OBS: O texto não é Jorge. É uma tradução do Windows Central. Li ele hoje de manhã.

      • Kodos Otros

        Ah, isso explica muita coisa! 😛

  • Raposão do Ártico 🦊

    “As plataformas móveis são fundamentais para os desenvolvedores, as OEMs e os relacionamentos com o consumidor”

    ué, os celulares não estavam morrendo?

    • Zuneando Windows

      Só o celular é móvel?

      • Raposão do Ártico 🦊

        pronto, chegaram os malabaristas semânticos

        quantas vezes vou ter que dizer que mobile é abreviatura de mobile phone ?

        • Zuneando Windows

          Perguntei se somente os celulares eram moveis e depois eu que sou malabarista semântico.

          • Raposão do Ártico 🦊

            porque vc já bostejou isso umas 500 vezes

            mobile é mobile, tablet é tablet, notebook é notebook, desktop é desktop

            se vc não consegue entender a diferença… bem, eu acho q vc realmente não consegue

          • Zuneando Windows

            ”Eita, ferveu. Vira homem e pare de ficar ofendido com coisas da internet.

            Quantos 16 anos vc tem?”

          • Raposão do Ártico 🦊

            dizer q vc bosteja não é ferver, é apenas constatar

          • Zuneando Windows

            A moça da razão!

            Se você diz quem pode contraria né?

          • THBGOKU

            A questao é, quebramos a cara, todos que estao neste site aqui, quebrou a cara, eu,voce,raposao e jorjao, se fosse o contrario, nos nao teriamos comprado um smart com Windows, sai do android, Samsung S3, top na epoca, pra ir para o windows, acreditando ser melhor, e realmente foi, incrivel a diferença na epoca, nao travava igual o S3, era mais estavel, e anos depois, o sistema se perdeu, e agora estamos aqui, orfao de um sistema que nao tinha muitos apps, mas era incrivel.

          • Raposão do Ártico 🦊

            já tive 2 lumias, uso windows desde sempre.. uso quase tudo da MS (alias, acho q devo ser o único aqui que usa o skype), até o app do Zune eu usava no pc, só não tive o device.

            aí é foda ouvir desses caras que sou hater e blablabla

      • Pablo HP

        Daqui a pouco vai querer dizer que a bolinha de gude é móvel também.

        • Zuneando Windows

          Móvel

          adjetivo de dois gêneros

          1. passível de ser movido; móbil, movediço, movente.

          2. sujeito a mudanças; instável, inconstante, variável.

          • Raposão do Ártico 🦊

            Entao usa casa roda windows pq tem janelas

            PARA DE BOSTEJAR CARALEO

          • Zuneando Windows

            Serio?

            Isso tudo por conta de não compreender minha pergunta? Eu comecei né, deveria saber que não é capaz de entender.

            Agora eu paro, passar bem.

          • Dente Vermelho

            kkkkkkkkkkkk cara vc é o único que peita o raposão kkk

          • Aqui o sistema é bruto kkkkkk ele fica aqui mentindo e uma corja concordando mas tu acha que iria deixar?

    • Filipe Araújo

      Amigo, as calculadoras eram extremamente úteis, aí veio alguém e trouxe uma nova categoria (celular) que fazia a função dela. A calculadora morreu? Eu não vejo ninguém usando uma hoje em dia, apesar disso, ela permanece viva em outros dispositivos. O mesmo vale pro smartphone, que chegou no seu limite de evolução. O novo dispositivo será um combo de smartphone+pc+xbox(um console portátil), tal como o smartphone foi um combo de calculadora+relogio+calendario+internet.

    • Cauby

      É um bosta,,,

      eu tenho falado que ele não vale a merda que caga !

  • Albertofa54

    Quem acredita na Microsoft??? Depois de abandonarem os consumidores, oems…

    • Raposão do Ártico 🦊

      depois de 27 anos, uns 5 reboots

      por que não acreditar?

  • Cauby

    KKKKKK
    Só o Jorge para confiar em um FDP, mentiroso, traidor, um ser repugnante…

    Acorda Jorge, eu venho falando isto desde o final de 2014,,, lembra ?

    Quem é canalha, quem não tem respeito próprio, quem é uma vez desonesto e falso, sempre assim o será !!!

    Ou alguém ainda pode acreditar em um grande filha da [email protected] destes ???

    TO FORA

    • Brancaleone

      Calma cara.

    • Vinícius

      Manera aí mano, o cara errou em um setor e não pode condenar ele em todos.. Olha o que ele tá fazendo com o Azure, Windows, Xbox e outros serviços mano

      • Pedro S. Marques

        pois é, quer vc goste ou não, Nadella é melhor CEO q microsoft já teve, o cara tem a visão q a nuvem ultrapassou qualquer sistema operacional e está dominando essa categoria…

      • Rafael Martins

        Ele não errou, ele abandonou e foi desonesto com os clientes e parceiros.

    • Kayo Garritsen

      Calma moço

    • Heisenberg

      Seu estatuto não permite tal exaltação

    • Dente Vermelho

      Calma moço o cara só tá NA_DELLA

      • Cauby

        rs rs rs
        Consegui até dar risada pela primeira vez,,, com este fdp
        rs rs rs

  • Lucas Pinho

    Confiar na Microsoft agora, é igual voltar a confiar na pessoa que te traiu pela 5ª vez.
    “Não, não… agora é sério, eu mudei.”

    Só arrisco a ir pra esse “Surface Mobile” quando a loja estiver recheada de aplicativos de qualidade, como o iOS e Android possuem.

    • José

      Isso eu concordo… Pense numa garantia que ele vai ter q dar… Por isso acho q ele nem vai tentar voltar para esse mercado, vai criar um dispositivo inovador que “também” faz ligações… Fora isso nem desce pro play que vai toma pau…

    • Pedro S. Marques

      ai q entra a questão, vc só comprará qdo tiver apps, e os devs só farão apps qdo vc comprar hahaha, não adianta a situação estava insustentável, esse windows on arm foi a melhor coisa q a microsoft fez vamos ver a era dos mini pcs 2 em 1 eclodir e por consequência o w10 fará numero impulsionado o uwp, q na fall creators tem suporte ao dotnet 2.0 com mais de 20000 apis colocando em pé de igualdade a linguagem antiga.
      Entendam q quebrar um monopólio é complicado até hj ouvimos a historia q “será o ano do Linux” haha mas nunca chega, eu acredito sim na visão da nova microsoft e acredito q estão fazendo algo a longo prazo, e quando o surface de bolso chegar ele será vendido como um pc, nada mais q isso, justamente para não atrair pessoas em busca de Snapchat e afins.

      • Fabricio Moura

        Os devs de hoje é a galera que sofreu com tela azul ontem.

      • Raposão do Ártico 🦊

        qual a parte do “ARM será para pcs e servidores” que o nadella disse q vc não conseguiu entender?

        • Pedro S. Marques

          Novas categorias.. Surface pro sendo chamado de pc e não de tablet pela Microsoft… Códigos andromedas encontrados nos arquivos… Gpd pocket vendendo bem como pc de bolso mesmo com intel… Cshell vazada…. Só não ve quem não quer…. Hahahah o pc de bolso vem ai

  • Pablo HP

    Nadella prejudicou a Microsoft em todas essas coisas quando ele abandonou os usuários do Windows Phone. Nadella não quer se distanciar dos consumidores? Fala sério. Recomeçar o windows de novo? esqueça. Nadella vai sentir amargamente no futuro o resultado de suas decisões de lucro rápido. Não se ganha mais reduzindo e cortando custos.

  • Francisco

    O jeito é manter a calma, ter muita paciência e aguardar.

  • É tanto mimimi escorrendo nas páginas e notícias sobre Windows que parece que não há boas alternativas no mercado. Ou então iOS e Android não são capazes de preencher esse vazio deixado pela Microsoft. #VoltaW10M #ToSemChao #UiUiUi

    • Kodos Otros

      Que vazio deixado pela MS no seguimento mobile?
      No máximo uma expectativa de vazio.

      • Ahh!!, então vamos chamar de uma rachadurinha de menos de 1%, mas pelo chororo parece até que foi um abismo de uns 80%.

      • Marcos

        Kodos não sei você , mais pra começar aparelhos de entrada vide o Lumia 520 eram capazes de rodar o sistema de forma rapida sem engasgos , hoje um Android de entrada nao sai por menos de 700 R$ ( PREÇO DE INTERMEDIARIOS ) , e mesmo assim depois de uns meses vira aquela desgraça. Outro ponto que ele vai deixar falta e a questão de Cãmeras de Qualidade lembro que meu 720 era excelente ate com meu 532 tiro fotos excelentes apesar de suas limitações.

        • Heisenberg

          Total anacronismo. 520 rodava bem, mas no limite do que existia para a época (inclusive os apps). Android era cagado por natureza (ainda é), mas o valor de qualquer smart Android será ridiculamente caro aqui

        • To nem aí 😎🍺

          Eu tive um L520 , como que não engasgava .? Era retomando toda hora , gadget horrivel

          • Marcos

            Você devia estar usando a versão 10 , porque a 8.1 /8 eu testei em um 520 e era excelente… pro que o hardware permitia.

  • José

    Errou e errou feio, mas agora passou, bola pra frente…

  • Kayo Garritsen

    Aí Aí 02/11

  • Pedro S. Marques

    Jorge aconselho a fazer como o Windows Team, moderar os comentários, não deixe seu site se transformar uma zona de guerra.

    • SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA

      Teve #TechManja esperneando, mas a decisão de moderar o site não podia ser mais acertada.

    • Jean Henrique

      Windows Team funciona na base da ditadura, já tentou postar lá que o Windows 10 mobile morreu? O Sir MVP só vem com aquele papo firula de ARM64 que não tem nada haver… N curtiria ver isso no WindowsClub

      • Pedro S. Marques

        ditadura? hahaha olha as ideias, tolerância zero nesse povo q vem causar, passar o facão e mandar para o limbo

        • Brancaleone

          Se por “causar” você entende “falar a verdade”, concordo contigo.

          • Pedro S. Marques

            os caras vem em um site chamado windows club, da galera q curte windows e começa a provocar e xingar as pessoas e vc me diz q é “falar a verdade” hahaha falem a verdade em outro site #facaoneles

        • Jean Henrique

          Mas é como eu disse, tenta escrever lá q o W10M morreu, provavelmente o Sir MVP vai aparecer e começar a falar de arquitetura de processador e te tratar como se fosse leigo, só fico com pena dele pq nem todo mundo é…

    • Raposão do Ártico 🦊

      para de chorar e vire homem

      • Pedro S. Marques

        Disse a Pessoa com nick de raposa

  • Vinicius Rodrigues

    Eu usei 4 wp, gostei de todos mesmo tendo essa limitação de app, e outros mal feitos, pena ter acabado assim, ainda mais com tanta coisa que os usuários pediam e nunca implantaram no sistema, como as big tiles e a tela dupla.
    Espero que meu 640xl dure por mais dois anos pelo menos.

  • Smartfox

    Esse será provavelmente o meu último post sobre o assunto aqui no site. Meu smartphone novo esta chegando e quando eu pegar ele, na próxima semana se Deus quiser, será a última vez que verei essa homescreen: https://uploads.disquscdn.com/images/2140ef5d31e49145113c4e6e1f7b3a5ca538965ef282db72e0f25e17ee283501.png

    Quando eu resolvi abandonar o meu antigo aparelho com Android, seguindo os sites especializados em “Mobile” e esses iguais ao Windows Club e Windows Team que cobrem mais notícias da Microsoft, eu vi no Windows Phone a promessa de um sistema realmente promissor. Nessa fase, ainda se falava muito bem do sistema, o maior problema sempre foi aplicativo, mas isso era algo que dava pra lidar. Eu comprei meu Lumia perto do que “deveria ser o lançamento do Windows 10 Mobile”, faltando dois meses para tal. A primeira pisada de bola da Microsoft foi atrasar a chegada do sistema varias e varias vezes, alegando que os recém lançados Lumia 950, que eram os únicos com o novo sistema, estavam enfrentando problemas com bugs.

    Até ai, tudo bem, não queriam lançar um sistema bugado, qual é o problema nisso? Só que dai pra frente a Microsoft começou a agir de forma estranha. Primeiro eles cortaram vários modelos antigos, que já haviam sido confirmados o update para Windows 10 Mobile, depois atrasaram a segunda build, a do Anniversary que foi uma das mais importantes do sistema. Começaram a retirar os aparelhos do mercado e não apresentaram nenhum novo. As OEMs não apareceram. Vetaram mais aparelhos que com certeza poderiam receber o Creators Update, como o Lumia 930 e 730. Deixaram na mão os usuários que ficaram presos no Windows Phone 8.1, sem suporte e sem novos apps, incluindo os da Microsoft. E meses depois sem noticia nenhuma do futuro do sistema (atualmente) eles dizem que não tem mais nada planejado para o Windows 10 Mobile e que ele sera encerrado e pronto (Totalmente informal, pelo Twitter, como se já estivessem de saco cheio dos usuários), decepcionando os usuários da plataforma.

    E o que foi que eu vi no Windows Phone, para comprar um aparelho antes disso?

    Foi compromisso!!

    Todo mundo que comprou um Windows Phone, foi apenas pela confiança que o Indiano passou ao público. Coisas como “Se eles não fizerem, nós vamos fazer”, a grande reformulação do Windows Phone para Windows 10 Mobile, que deixou o sistema com uma cara mais “madura” e no mesmo patamar dos iPhones e Androids, e por ai vai.

    Não, Jorge e fãs da plataforma. Eles não testaram o mercado, para lançar algo melhor. E se lançarem, foi porque aprenderam com os erros que cometeram até aqui… Mas isso ainda não aconteceu. O que faltou foi planejamento. O Windows Phone, analisando a história do sistema desde de o seu “renascimento” com o Windows Phone 7, parece que foi empurrado com a barriga de qualquer jeito e NINGUÉM lá dentro NUNCA soube no que ia dar. A plataforma não tinha um objetivo além de ser um líder de mercado. A cada versão, “recomeço” e um “agora vai”, como alguns brincam. Ao invés de lançarem uma plataforma e ir evoluindo essa plataforma aos poucos sem deixar o legado, igual foi feito com o Android e iOS, eles preferiram apenas recomeçar e tentar de novo, recomeçar e tentar outras vez, recomeçar e “agora vai”.

    O Windows 10 Mobile realmente parecia ser o sistema do “agora vai”, tinha um visual mais maduro, totalmente modular (permitindo evoluções sem a necessidade de recomeçar tudo de novo) e com um “futuro planejado”, onde teria um foco maior da Microsoft no seu desenvolvimento. E durante um período, até que foi mesmo… Mas não durou nem um ano.

    Falta de estratégia, falta de foco, falta de compromisso… Se fosse pra ser assim, porque não parou no Windows Phone 8.1? Foi um erro eles terem continuado!

    Mesmo o Nadella admitindo o erro agora, isso vai ficar manchado na história da empresa. Não só porque eles erraram, mas sim pela falta de estratégia deles e pela falta de compromisso com seus clientes e usuários. Imaginem o prejuízo que New York vai levar para trocar suas frotas de Windows Phone?

    Pra mim foi uma decepção enorme, eu esperava muito mais compromisso de uma empresa como a Microsoft, e não uma sucessão de erros bobos, afinal, era da Microsoft que estávamos falando, não é mesmo? Se não fosse ela, quem seria?

    Quem vai me garantir que o tal do Andromeda não será assim também?

    Quais de vocês teriam coragem de confiar na Microsoft mais uma vez?

    Eu não teria. Ela decepcionou demais, chega a doer.

    E o pior, é que apesar de eu odiar o meu smartphone agora, eu sei que vou sentir saudades, porque no fundo, foi sim um bom sistema. Ninguém pode negar isso.

    • Raposão do Ártico 🦊

      coloca mais uns 5 parágrafos e manda pra netflix

      • Kodos Otros

        Deixa o cara desabafar, xô vira-lata.

        • Raposão do Ártico 🦊

          então, dá uma boa série

    • Vinicius Rodrigues

      me avisem quando sair o filme desse texto

    • Vially Israel

      Bem por aí. Meu primeiro smartphone foi o 920, depois 930, 1520 e por último comprei no final do ano passado o 950XL acreditando nas próprias palavras deles.

      Fui insider desde que lançaram o programa e depois de umas 3 atualizações sem novidade nenhuma, com o tempo cada vez mais espaçado, alteração do branch de desenvolvimento, vendo Donna dizer sempre que a próxima update seria “magnífica” e isso nunca se concretizar e cada vez mais eles mesmo deixando de falar do sistema, percebi que estavam abandonando o W10M. E quando finalmente abri os olhos era tarde.

      Comentei em um dia, em outro blog, que: dar suporte até 2019 não quer dizer necessariamente que haverá desenvolvimento de funcionalidades, que o suporte poderia ser apenas correções de bug e segurança. E no outro dia, literalmente, Joe Belfiore confirma isso, como se tivesse lido minha mente.

      As mesmas perguntas que você fez aqui, eu me fiz também. E nunca pensei que me arrependeria de ter comprado um Lumia. Afinal, era a MS, podíamos confiar que ela sabia o que estava fazendo.

    • Rodrigo Salvador

      Falou tudo que eu penso e sinto… ótimo texto…

    • Kodos Otros

      Cara, excelente desabafo.
      E essa parte “Quem vai me garantir que o tal do Andromeda não será assim também?” é a que mais deveria ser levada em consideração pelas pessoas.
      Ainda bem que não embarquei nisso. Pensei realmente em comprar um Windows phone, mas resolvi esperar, ainda bem.

      Enfim. Seja Android ou iPhone, a sua escolha será mais certeira e sem chances de ser abandonado.

      • Vially Israel

        Exato. Se esse é meu pensamento que peguei só a era WP8 pra frente. Imagine as desenvolvedoras e usuários que são de mais tempos.

        A MS sempre errou no sistema mobile, está na hora dela pedir desculpas para os usuários que tanto acreditaram nela. De maneira oficial, e não com um post de duas linhas no twitter.

        • Smartfox

          Exatamente. Você espera, no minimo, por um pronunciamento oficial e não um post de 128 caracteres, tipo “Então galera, o sistema que vocês gostam já era, blz? Vlw! Flw!”.

          Essa também foi uma atitude lamentável da Microsoft. Como se eles já estivessem de saco cheio.

    • Lucas Cruz

      Só se vc n gostar da home screen, pq tem launcher pra android

      • Smartfox

        Eu já testei vários, mas nenhum passa a mesma sensação. E eu gosto bastante da estética do sistema no geral, parece bagunçado, mas funcionou bem pra mim! 😂

        Sempre imaginei que o que faltou para ficar ainda melhor seria a timeline igual ao do Meego, que foi adicionado aos aparelhos Asha. Ali mostrava uma linha do tempo de tudo o que você fez, e das redes sociais. Essa função apareceu naqueles Nokias X com Android e foi copiada pela HTC e Blackberry em seus tops de linha depois.

        • Raposão do Ártico 🦊

          sair das live tiles para ícones estáticos é foda

          mas veja bem, a grande maioria das live tiles também é estática, ou seja, em pouco tempo você vai se acostumar

          • Dente Vermelho

            Eu já me acostumei! E to gostando 🙂

  • Eu usei Windows Phone desde 2004. Repetidamente fui deixado na mão varias vezes… Depois de fuckin 13 anos e muito dinheiro (mal) investido, comecei a me livrar pouco a pouco de tudo e não me arrependo.

    Vai ser muuuuito dificil a MS me convencer a comprar outro hardware dela que não seja Mouse e teclado.

  • Breno

    Em algum momento de 2018… Acho válido

    • Brancaleone

      mês 7, mês 10 em algum momento de 2018.

      Acho válido.

      • Breno

        Eu aceito críticas de usuários Windows Mobile, mas o seu como um antigo usuário e agora hater, e comentarista com tom pejorativo a Microsoft, eu dispenso.

        • Brancaleone

          “Eu aceito críticas de usuários Windows Mobile” é uma outra maneira de dizer que não aceita críticas de ninguém?

          Me bloqueia então, pô.

          • Breno

            Não vou bloquear. Apenas ignore meus comentários.

          • Brancaleone

            Não.

      • blogaomobile

        Nunca vi esse mês 7

        • Brancaleone

          Nem eu.

        • Breno

          Apenas ignore ele Jorge. Quer tumultuar a seção de comentários do Windows Club. Veja que fica só nisso, de mês tal .. mês tal.. Patético.

          • Brancaleone

            Acho válido.

      • Kayo Garritsen

        Não vai ver em 2019 após ser encerrado o suporte do WM

  • Fábio Moser

    Tarde demais. Eu migrei para a plataforma móvel e todo o ecossistema da Sony. Super feliz com os Xperias e com eles ficarei.

    • Brancaleone

      Reiter.

      • Fábio Moser

        KKKKK… muitos vão pensar isso mesmo rs

    • Breno

      Fábio, presenciei suas discussões e elogios ao Alexandre do Windows Team. Sei que vc está magoado. Mas agora vamos analisar que somos humanos e que cometemos erros. E a Microsoft é formada por gente. Errar faz parte de nossas vidas.

    • Fabricio Moura

      Se fudeu kkkk

    • Green Hell

      Ótima saída!

  • Álvaro Luiz

    no brasil, ele simplesmente encerrou o sucesso do WP8 que chegou a superar o ios em vendas. se ele mantivesse o ritimo, a transição do WP8 pro 10 teria sido mt melhor. mais lumias x40 e nao limitar o lançamento dos x50. mas ele preferiu piorar as coisas. 🙄

  • Kayo Garritsen

    Surface Phone e Flagrado JORGE JORGE KKK 😯😯😯😯😯😯😯😯😯https://uploads.disquscdn.com/images/5857dbbb57f5f308a92a848be88c40351574b2dc92bc1cffbc3cd80d56c122bf.jpg

  • Giovani Chiaparin

    Agora já é tarde, perdi a confiança.

    • Kayo Garritsen

      Desculpa o cara ele Tah triste

      • Tony Jefferson

        os consumidores com certeza estão mais triste que ele

      • Giovani Chiaparin

        ué, fez cagada, agora já era…. até eu que sou mais burro faria diferente…

    • Breno

      Então fora do Windows Club. Aqui o assunto é a Microsoft e seus serviços e produtos.

      • Brunohrstk

        Olha só, tem alguém que está achando que é dono da Internet kkkkkkkkkk

        • Breno

          Não sou dono de nada. Mas vamos manter a coerência…

          • Brunohrstk

            Não vejo coerência num Zé ninguém querendo impor limites naquilo que nem é dele

          • Breno

            Mas aqui é o meu lugar. Se você não gosta, pode sair.

          • Brunohrstk

            Não, não vou sair e não é seu lugar, aliás a Internet é lugar de ninguém! Se é seu lugar tente então me tirar, como é um bosta de Zé ninguém não vai acontecer nada.

          • Breno

            Lógico que não. Jorge é tão gente boa que aceita lixos como vc.

          • Brunohrstk

            Ué não era vc o dono? É o Jorge agora?

          • Breno

            Fora ANTI!

          • Brunohrstk

            Q?

          • Breno

            Você no site Tudo Celular é um dos haters do Windows Phone.

          • Brunohrstk

            Sim sou eu mesmo, muito prazer, fico até lisonjeado pelo reconhecimento!

          • Breno

            Fora ANTI

          • MAGOTRON

            Que nada rapaz Bruneca é um flor de pessoa, adora Zumba e é fã órfão do Windows…

          • Breno

            Fato Magotron. Esses lixos podem poluir o Tudo Celular. Aqui NÃO

          • MAGOTRON

            Rapaz aquilo lá é uma comedia, se vc for usuario do W.M lá vc é apedrejado e nego lá bate palma e o Jorge é um paizão para essas crianças, mas acho que ele fez uma boa limpa, a Raposinha sumiu kkkkk…

          • Brunohrstk

            Gosto de sertanejo raiz**

      • SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA

        Já podes se tornar candidato a MVP. Tens futuro 🙂

        • Fabricio Moura

          Kkkkk

      • Giovani Chiaparin

        embora esteja triste ainda quero acompanhar as notícias, perdi a confiança mas quem sabe a microsoft vire o jogo um dia…. saio do windows club se eu quiser, amigo. não estou metendo o pau na microsoft, só estou triste pois adorava o windows phone/mobile e é uma pena ter chegado onde chegou, só isso. sempre defendi pra qualquer um a microsoft mesmo as pessoas falando mau e metendo o pau, sempre defendi e confiei, mas do jeito que está não dá mais pra defender…

  • Wilde

    que beleza. abandonou e acabou. agora seguimos em frente com os dispositivos que realmente funcionam para o mercado.

  • Rodrigo Salvador

    Pelo menos deixou o continuum pra samsung kkkk

  • Jaedson

    Olha só, o Jorge foi bem realista.
    Muitos desenvolvedores que conheço que faziam UWP e que estavam pensando em começar a fazer agora estão sem esperanças e pensando em ir pro Android.
    Ou seja, o ritmo de lançamento de apps verdadeiramente UWP cairá.

  • Breno

    Véspera de feriado. Jogo do Vasco. Aquela cerveja gelada. Enfim… A Microsoft tem minha confiança. Fico às vezes pistola com ela. Mas não tem como não amar essa empresa <3. Fui. Ótimo feriado a todos.

    • Brancaleone

      Pra você também.

  • RGarcia

    Caramba Jorge!

    Me surpreendeu com a replicação da materia do Windows Central… Parabéns.

    Agora eh só aguardar se sai alguma coisa da M$.

    • Breno

      O Jorge é f**da. F****-se seus críticos. Até eu às vezes fico na dúvida. Mas não, o Jorge jamais desiste. E isso não é para qualquer um.

  • José Luiz Amaral

    Eita….esse texto foi mesmo do Jorge? Voce está bem, amigo?

    • Breno

      Volte para o Meu Smartphone..

      • José Luiz Amaral

        oi?

        • Brancaleone

          O cara é tão cego de raiva que agride até mesmo quem elogia o Jorge.

          • Breno

            Esse aí é seguidor do Uanderson Asus. Esse Amaral inferniza os sites de Windows.

          • José Luiz Amaral

            infernizo nao pow…fiquei um tempao sem comentar. Fora esse, comentei outra coisa esses dias, mas fora isso, fazia tempo hein.

      • Caio Pires

        Tá mesmo animador ver o X1 do Uanderson do Meu Smartphone contra o Marcel da Asus…

        • Breno

          Uanderson nem é respeitado na comunidade Android.

          • Caio Pires

            Imagino que seja o preço pago por alguém que preferiu mudar pro lado das tietes do Android a enfrentar os haters do Windows, como WindowsClub e WindowsTeam fazem.

  • João Carlos
  • HAndrB

    hackearam o windows club?

  • MAGOTRON

    Parabéns pela matéria Jorge é assim que tem ser, não tem que ficar passando a mão na careca, esse nobre Sr. CEO é vai acabar afundando a Ms inteira, já que o proprio disse que o Windows não é o serviço principal da empresa o Office sim…

  • Nepomucc

    MEU DEUS! JORGEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

    TU LARGOU AS DROGAS AMIGO???????? PARABÉNS CARAAAAAAAAAAAAA

    PQP

    • Danilson Lee Vasconcelos

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Acho que mais ou menos

    • Vially Israel

      Não. Ele traduziu uma matéria do Windows Central e postou aqui

  • Gustavo Singh

    Chega ser rídiculo dizer isso, mas é muito triste essa situação do Windows Phone. É estranho, mas parece que “estamos de luto”. Muitos de nós, mesmo os que não compraram muitos aparelhos, sinceramente apoiaram o Windows em smartphones, tivemos esperança em um futuro que nunca chegou, fizemos propaganda, arrumamos barraco na internet defendendo o sistema… E no fim, o que adiantou? Ficamos jogados… Tantos e tantos já migraram pro “Bugdroid” ou iOS “superfaturado”. Dá vontade de xingar Nadella, xingar Microsoft, todo mundo, mas fazer o que? Só nos resta lamentar, lembrar o passado nostálgico, ver os anúncios de gente querendo se livrar dos seus dispositivos…

    Absurdo chamar os ex-usuários de haters. Como eu disse muitos de nós apoiou incondicionalmente o sistema. A decepção é que nós fez migrar e enxergar os problemas do Windows Mobile.

    E mesmo que a Microsoft crie um “dispositivo definitivo”, reencarne o Windows Phone no “Andromeda” esse sistema nunca vai ter aquele gosto de diferença que teve o Windows Phone 8-8.1. Aqueles dispositivos com cores brilhantes da Nokia… Bons tempos. Só nos resta lamentar. Acompanhemos os próximos capítulos dessa novela.

    • Breno

      Compreendo seu comentário Gustavo. Agora imagine o Jorge ter que aguentar o desforo de ex usuários fuleiros e cheios de mimimi que poluem os comentários. Sim a Microsoft errou porra. Chega disso.

    • Danilson Lee Vasconcelos

      Colocação perfeita.

  • Breno

    Golaço do Vasco. Wagner. VAS 1 x 0 AVA.

    • Brancaleone

      Aqui é um site sobre MICROSOFT, não futebol.
      Pare de poluir o Windows Club.

      • Breno

        Desculpa vou apagar. Pensei que estava no site LANCE!

        • Brancaleone

          Acho válido.

        • To nem aí 😎🍺

          Até aqui vc pisa na bola

  • DoguinhoUgly

    Em fim o maior hater do windows phone não é o tudocelular ou o 🦊 do ártico e sim Satya Nadella, ele foi f#da, matou de dentro!

  • Nilton Santos

    Sim ela vai pagar um preço bem mais caro do que ela possa imaginar… Seus fans irão para outras plataformas bastantes ressentidos e quando finalmente a Microsoft apresentar seu dispositivo definitivo, ele não será mais o foco e será irrelevante….

    • Breno

      Será mesmo Nilton. Como uma vez disse Jobs: ” As pessoas não sabem o que querem”

      • Nilton Santos

        É verdade, entretanto existe outro ditado que diz: “O ressentimento transforma amor em ódio”… Os últimos desenvolvedores foram embora, os consumidores foram abandonados e estão trocando de celular, então diante disso, quando o dispositivo definitivo vier não terá mais aplicativos e nem usuários…

      • Green Hell

        kkkk. O lance é que a Apple sempre impôs cabresto aos seus fantrouxas. Já a MS nem propagandear seus produtos sabe. lol

  • Samuel Jacobsen

    A microsoft deveria emular o Android no Windows nativamente e liberar a instalação do aplicativos da PlayStore. Muitos comprariam o Celular PC “Surface Phone” se pudesse instalar os apps Android e utilizar o Windows completo como desktop no modo continnum. Sou desenvolvedor de Web Apps Hibridos e esse modelo cada vez se torna mais popular por compilar uma mesma base de código para todas as plataformas. Isso torna o desenvolvimento extremamente mais barato e acessível para pequenas empresas e startups. Com a evolução dos dispositivos nos próximos anos a performance dos Webapps serão similares aos nativos, a comunidade web é grande e existe uma chance de no futuro o desenvolvimento multiplataforma se tornar padrão tendo em vista o custo de desenvolvimento tornando ao longo do tempo os apps nativos uma opção para casos bem específicos. Já existem pesquisas que colocam o Windows em liderança nos Tablets e 2em1 num futuro breve, acho que a grande tacada seria dominar de cima pra baixo com um Surface Phone rodando Apps Windows e Android. Mas isso só deve acontecer no meu sonho.. kkkk

    • Jean Henrique

      no Celular PC vc poderia usar o Blue Stacks….

      • Jean Henrique

        mas esse Surface Phone acho q n vai existir…

      • Samuel Jacobsen

        Você tem razão, mas será que a performance e consumo de bateria serão satisfatórios? Se fosse nativo no Windows 10 a Microsoft certamente otimizaria para rodar liso sem consumo excessivo.

    • Luis Fontoura

      as primeiras versões do W10M tinha emulação de Android… mas o sistema ficou um lixo total.

      • Samuel Jacobsen

        W10M foi péssimo msm, nas no Windows 10 alguns emuladores funcionam muito bem =)

    • Paulo Lima

      Ótima explanação Samuel!!!

  • Magno Souza

    Que triste,isso

  • SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA

    Bobo esse Nadella, abandonou o mercado de capinha de celular pra tornar a Microsoft líder em todos os outros segmentos.

    Ele devia consultar os #TechManjas pra continuar tomando prejuízo fabricando Lumia. Nadella bobo :/

    • Paulo Ferreira

      Qual o segmento onde não era líder e passou a ser?

    • Paulo Lima

      Seu SUPREMO BOBÃO!!! Não fica aí falando essas asneiras!!! Respeite os comentários dos leitores, ninguém aqui é um #TechManja, somos leitores emitindo nossa opinião! Um site sem leitores não é NADA! Assim como um sistema sem usuários!!!

      • TrollFeeder

        #TechManja é ele, que tem o Nadella nos contatos do Whatsapp…
        😀

    • Green Hell

      Tu é um pé no saco com essa ladainha em todas as matérias. cresce, cara!

  • Piacentini Santos
  • Rodrigo

    Mas quem deu a reputação negativa ao sistema foi ele. Depois que ele se tornou executivo, o presidente da empresa, ele que deu a imagem negativa. Do jeito que a matéria fala, ficou parecendo que outros executivos anteriores erraram. O sistema crescia todo mês, menos nos Estados Unidos, mas em outros lugares crescia, e ai veio ele e disse: Não iremos mais fabricar Lumia.

    • Smartfox

      É o que eu penso também, além disso, se o Nadella não tinha um plano concreto para o sistema ou simplesmente não acreditava nele, porque perdeu tanto tempo então?

      Ele mesmo disse que não acreditava em um terceiro player no mercado, então a primeira coisa que ele deveria ter feito quando entrou era ter fechado a divisão Mobile para “reestruturação” e encerrado essa história no Windows Phone 8.1.

      Teria sido ruim igual, mas muito mais compreensível!

  • Mael

    Calma moço

  • Antônio Araújo

    Uma coisa é certa, com decisão equivocada de matar a linha lumia e deixar na mão a sua legião de fãs e os poucos desenvolvedores, o máximo que a Microsoft vai conseguir emplacar no mercado mobile para consumidores vai ser um tablet ou um 2 em 1 como um surface.

  • mmarquete

    O sistema é maravilhoso o que faltou foi hardware e app.

    Faltou hard pq la atrás a MS quis emplacar usando o nome NOKIA que já não ia bem das pernas. Foi uma aquisição errada pois não lançaram hard de ponta. Associado ao fato de não ter apps, culminou no despenque de venda, falta de interesse em dev e pelo sistema.

    Uma pena.

    • Strovinsk

      O 930 até hoje é um senhor aparelho..

  • Paulo Lima

    Essa matéria resumiu bem o que penso, uma empresa sem consumidores não é nada! Assim como um site sem leitores, digo isso em relação à um site no qual estão cerceando os comentários de seus leitores, não se trata do Windows Clube, aqui se tem mais liberdade!

    • SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA

      Sem coitadismo, por favor.

      • Paulo Lima

        Vê se cresce!!!

    • Green Hell

      seitateen kkkkkkkkkk

  • Flávio Soares

    e vai pagar por isso

  • Strovinsk

    #voltaBalmer

  • TrollFeeder

    Adoro essa sessão de comentários… É melhor que a do Gizmodo… hahahahahaha

    Temos Aqueles que Defendem Sonoramente a MS vs. Aqueles que Odeiam. E em ambos os lados parece que a vida depende única e exclusivamente de sobrepor a sua vontade sobre o outro.

    Primeiro: Sou ex-usuário de Windows Phone. Tive Lumias 820, 630 (ou 640, não lembro direito), 930. Gostava do sistema, nunca me interessei por ter 150.432,37 aplicativos diferentes (tinha o do meu banco, o de corrida, GPS, whatsapp e facebook, tá bom). Ai meu último aparelho foi pro saco. Resultado? Mudei para o Android. Isso me faz um #TechManja, como um chato ai dos comentários chama todo mundo que não usa WP???

    A MS abandonou sim seus usuários, Nadella matou o WP. Isso vai quebrar a MS? Não… Agora falar que a $$$$ tá só no corporativo é também uma tremenda idiotice. Quem mede o market share só de corporativo? E nesse caso, por quê nós, usuários comuns, ficamos nos matando em comentários em um blog??? Afinal, corporativo não é PJ ou cidadão comum, então qual o sentido de ser um imbecil com os outros…

    E agora, o WindowsClub fica numa “tripolaridade”, uma hora falando “não morreu o WP”, depois falando do futuro “Projeto Andrômeda” e vez ou outra assumindo “morreu o WP”. O fato é, WP morreu sim, Projeto Andrômeda até prova contrária é igual o Continuum (nunca vi, nunca usei, e morreu tbm), e SE sair um novo tipo de dispositivo MS, a desconfiança do mercado vai ser tamanha que vai levar muito tempo para emplacar, se isso ocorrer.

    Então até um futuro muito distante (que eu acho que não vem), não volto para dispositivo mobile da MS.

    • Cauby

      Exatamente meu pensamento…

      A vantagem é que a NOKIA já esta com 8 em pré venda e o 9 com tela curvada integral é promessa para o final de ano ou até o primeiro trimestre de 2018 no máximo

Curta nossa nova página no Facebook!