CEO da Microsoft admite que abandonar repetidamente os consumidores foi um erro

satya-nadella-lumia

Em uma entrevista recente, a CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que falhou, várias vezes, por não permanecer comprometido com os consumidores que demonstraram um compromisso com a Microsoft.

Embora ele não tenha mencionado o Windows Phone especificamente, Nadella claramente falhou em seu compromisso com os usuários do Windows Phone. Renegando uma promessa de criar smartphones com Windows mesmo se nenhuma fabricantes fizesse, acabou por retirar do mercados onde os celulares com Windows Phone.

O custo de abandonar esses usuários vai ser cobrado no futuro da Microsoft. As plataformas móveis são fundamentais para os desenvolvedores, as OEMs e os relacionamentos com o consumidor. Eles também são a ponte para tecnologias como “casas inteligentes”,alto-falantes inteligentes“, AI (Cortana) e wearables.  Nadella prejudicou a Microsoft em todas essas coisas quando ele abandonou os usuários do Windows Phone.

windows-10-unificacao

Em seu livro, Hit Refresh, Nadella disse: “Não entendi por que o mundo precisava do terceiro ecossistema nos telefones, a menos que mudássemos as regras“. Se ele planeja trazer um dispositivo único para o mercado com o novo sistema Windows Core OS (Andrômeda), ele teve que tomar uma decisão muito complicada para o futuro do Windows 10 Mobile.

Deveria continuar a permitir que o Windows Phone, com sua reputação negativa, no mercado? Ou ele deveria erradicar a plataforma e começar de novo com uma nova categoria de produto não associada aos smartphones?

Se ele escolhesse a primeira opção, estaríamos com muitos Lumias no Brasil neste momento. Mantendo o Windows Phone vivo até que um novo dispositivo se materialize, com uma eliminação gradual depois disso, poderia ter sido uma escolha mais sábia. Mas Nadella provavelmente viu uma plataforma rejeitada coexistir com sua nova abordagem como uma oportunidade de gerar confusão de produtos e mensagens.

Sem desenvolvedores, sem caminho para o futuro

apps-build

Acabar com o Windows Phone pode ter sido uma escolha errada se Nadella quiser ganhar apoio dos desenvolvedores. Sem a plataforma móvel, os desenvolvedores perderam o interesse.

Além de outros esforços, a Microsoft poderia ter construído aplicativos UWP antes das plataformas rivais para mostrar compromisso e confiança. Os desenvolvedores poderia ter seguido o exemplo. Nadella focou em outras plataformas em vez disso.

Sem desenvolvedores, o futuro do UWP, que serve a família de dispositivos inteira da Microsoft e não apenas telefones, está em dificuldade. Embora a Microsoft espere que o Windows 10 S traga devs ao UWP, muitos deles ainda estão focados nos smartphones. Nadella removeu o pouco incentivo que tiveram. Consequentemente, a Windows Store e a visão móvel não-celular da Microsoft, incluindo PCs e HoloLens, sofrerão.

Os bons também erram, Nadella

morte-wp

Os recentes tweets de Joe Belfiore foram específicos ao Windows 10 Mobile. Se os eventos continuam como o planejado, o projeto da Microsoft, Andromeda, pode render um dispositivo exclusivo com Windows Core OS. Os códigos desse projeto já estão escancarados no código do Windows 10 e todos vazadores já confirmaram, a própria Microsoft já confirmou mil vezes o lançamento de algo assim.

Ainda assim, ao invés de acertar, talvez Nadella deveria ter mantido o Windows Mobile. Isso teria preservado os relacionamentos necessários para este dispositivo potencial e a visão futura mais ampla da Microsoft.

Por que a morte do Windows 10 Mobile é uma coisa boa

Por outro lado, as mudanças tecnológicas em direção a um futuro 5G e de computação avançada, suportadas por aplicativos PWAs, AI e bots, podem transformar a dinâmica entre desenvolvedores, OEMs, consumidores e Microsoft, do que vemos com o atual o modelo de aplicativo.

Sinceramente, acredito que foi um grande erro, mas vamos acompanhar mais uma demorada transição. Pelo menos Nadella não quer mais se distanciar dos consumidores,  amém.

Fonte: Windows Central

214 comments on “CEO da Microsoft admite que abandonar repetidamente os consumidores foi um erro

  1. Assumir o erro não é suficiente.

    Só eu comprei 5 aparelhos acreditando no futuro da plataforma.
    Servi de cobaia por anos e nunca recebi nada em troca por isso.

    Migrei meu pai, migrei minha esposa, meu cunhado, meu sogro, meu sócio, meus amigos, enfim. Uma penca de gente.

    Nadella, assumir o erro não é suficiente.
    Eu quero um pedido de desculpas público.

    1. também já cheguei a indicar no passado o windows. Algumas pessoas me viram com o windows e compraram por que acharam que era bom (se tivesse me perguntado diria a situação real, mas não perguntaram, compraram só por que eu usava, mas não recomendaria por saber a real situação da plataforma). Agora vem dizer que lamenta? ele vai lamentar é por muitos anos. Aqui nem o Edge eu uso mais. Fora Windows.

  2. não considero erro ter abandonado windows phone, era um sistema muito complicado perto do android (na parte de acessibilidade aos devs) e q não agradava a massa visualmente (embora em acha-se lindo), mas vamos com calma q o Nadella ta fazendo um bom trabalho, lucrar é um ótimo caminho para abrir novas vias para arriscar.

      1. cortando oq não dá lucro e investindo no q tá dando certo… ohhhh q CEO horrível hahaha, a linha surface tirando o pro veio dele, a nova equipe do Xbox tb veio dele, windows mixed reality tb… não adianta cara o Nadella é foda

        1. O surface e o Xbox vieram do Ballmer. O mixed veio da tecnologia do Kinect que foi um brasileiro que inventou que foi contratado por Ballmer. Nadella não fez nada de novo. Só pegou o que já tinha. Continuou o que dava lucro e cortou o que não dava. Mas nunca foi capaz de pegar algo novo e fazê-lo ir pra frente.

          1. vieram… mas só na era nadela q eles realmente foram aperfeiçoados, cortou aquele lixo q era o surface 3 com Intel atom, mudou equipe do Xbox, trouxe funções serviços, não adianta cara, só por “microsoft stock” no bing/Google q verá q na época do ballmer as ações estavam em baixa, o mercado gosta dessa nova microsoft e o sayta sabe guia-la, vc pode ficar ressentido por algo q ele tenha cortado, mas ele vê q primeiramente a empresa precisa dar lucro e ele focou nisso.

          2. da lucro agora, mas no futuro, sem consumidores, eu não apostaria tanto. Daqui a 5 veremos as ações da Microsoft como estarão.

        2. Um CEO bom mesmo transforma um produto que dá prejuízo em um que dá lucro. É aí que vc encontra os inovadores. Jobs ensinou como fazer isso quando retornou pra Apple.

          1. Aé, como vc sabe disso? O lançamento do Android marshmallow se não me engano ela fez vários vídeos de comerciais zuando o ios como ultrapassado e velho e Zuo iphone o iPhone o lançamento nas propagandas do primeiro pixel, ela gosta tanto do Android que “comprou” a área de mobiles da HTC só pra fazer seus próprios smartphones Android, fora que ela já tá conseguindo várias marcas de peso pro Android one como a xiaomi e Motorola.

  3. Eu comecei com lumia 810 fui 520 , depois 830 e 930 , Iria para o 950 mas devido a falta de respeito da Microsoft durante todo esse período eu desisti da empresa. Sério foi ridículo , eu acabei mudando para o Android que atendeu muito bem minhas espectativas e devo admitir que comparado ao falecido Windows Phone/10 Mobile /MSMobile ou qualquer outra coisa que a Microsoft colocou como nome da divisão mobile , android é muito melhor e a Google é bem mais comprometida com seus usuarios.

  4. “As plataformas móveis são fundamentais para os desenvolvedores, as OEMs e os relacionamentos com o consumidor”

    ué, os celulares não estavam morrendo?

          1. porque vc já bostejou isso umas 500 vezes

            mobile é mobile, tablet é tablet, notebook é notebook, desktop é desktop

            se vc não consegue entender a diferença… bem, eu acho q vc realmente não consegue

          2. ”Eita, ferveu. Vira homem e pare de ficar ofendido com coisas da internet.

            Quantos 16 anos vc tem?”

          3. A questao é, quebramos a cara, todos que estao neste site aqui, quebrou a cara, eu,voce,raposao e jorjao, se fosse o contrario, nos nao teriamos comprado um smart com Windows, sai do android, Samsung S3, top na epoca, pra ir para o windows, acreditando ser melhor, e realmente foi, incrivel a diferença na epoca, nao travava igual o S3, era mais estavel, e anos depois, o sistema se perdeu, e agora estamos aqui, orfao de um sistema que nao tinha muitos apps, mas era incrivel.

          4. já tive 2 lumias, uso windows desde sempre.. uso quase tudo da MS (alias, acho q devo ser o único aqui que usa o skype), até o app do Zune eu usava no pc, só não tive o device.

            aí é foda ouvir desses caras que sou hater e blablabla

        1. Móvel

          adjetivo de dois gêneros

          1. passível de ser movido; móbil, movediço, movente.

          2. sujeito a mudanças; instável, inconstante, variável.

          1. Serio?

            Isso tudo por conta de não compreender minha pergunta? Eu comecei né, deveria saber que não é capaz de entender.

            Agora eu paro, passar bem.

    1. Amigo, as calculadoras eram extremamente úteis, aí veio alguém e trouxe uma nova categoria (celular) que fazia a função dela. A calculadora morreu? Eu não vejo ninguém usando uma hoje em dia, apesar disso, ela permanece viva em outros dispositivos. O mesmo vale pro smartphone, que chegou no seu limite de evolução. O novo dispositivo será um combo de smartphone+pc+xbox(um console portátil), tal como o smartphone foi um combo de calculadora+relogio+calendario+internet.

  5. KKKKKK
    Só o Jorge para confiar em um FDP, mentiroso, traidor, um ser repugnante…

    Acorda Jorge, eu venho falando isto desde o final de 2014,,, lembra ?

    Quem é canalha, quem não tem respeito próprio, quem é uma vez desonesto e falso, sempre assim o será !!!

    Ou alguém ainda pode acreditar em um grande filha da put@ destes ???

    TO FORA

    1. Manera aí mano, o cara errou em um setor e não pode condenar ele em todos.. Olha o que ele tá fazendo com o Azure, Windows, Xbox e outros serviços mano

      1. pois é, quer vc goste ou não, Nadella é melhor CEO q microsoft já teve, o cara tem a visão q a nuvem ultrapassou qualquer sistema operacional e está dominando essa categoria…

  6. Confiar na Microsoft agora, é igual voltar a confiar na pessoa que te traiu pela 5ª vez.
    “Não, não… agora é sério, eu mudei.”

    Só arrisco a ir pra esse “Surface Mobile” quando a loja estiver recheada de aplicativos de qualidade, como o iOS e Android possuem.

    1. Isso eu concordo… Pense numa garantia que ele vai ter q dar… Por isso acho q ele nem vai tentar voltar para esse mercado, vai criar um dispositivo inovador que “também” faz ligações… Fora isso nem desce pro play que vai toma pau…

    2. ai q entra a questão, vc só comprará qdo tiver apps, e os devs só farão apps qdo vc comprar hahaha, não adianta a situação estava insustentável, esse windows on arm foi a melhor coisa q a microsoft fez vamos ver a era dos mini pcs 2 em 1 eclodir e por consequência o w10 fará numero impulsionado o uwp, q na fall creators tem suporte ao dotnet 2.0 com mais de 20000 apis colocando em pé de igualdade a linguagem antiga.
      Entendam q quebrar um monopólio é complicado até hj ouvimos a historia q “será o ano do Linux” haha mas nunca chega, eu acredito sim na visão da nova microsoft e acredito q estão fazendo algo a longo prazo, e quando o surface de bolso chegar ele será vendido como um pc, nada mais q isso, justamente para não atrair pessoas em busca de Snapchat e afins.

        1. Novas categorias.. Surface pro sendo chamado de pc e não de tablet pela Microsoft… Códigos andromedas encontrados nos arquivos… Gpd pocket vendendo bem como pc de bolso mesmo com intel… Cshell vazada…. Só não ve quem não quer…. Hahahah o pc de bolso vem ai

  7. Nadella prejudicou a Microsoft em todas essas coisas quando ele abandonou os usuários do Windows Phone. Nadella não quer se distanciar dos consumidores? Fala sério. Recomeçar o windows de novo? esqueça. Nadella vai sentir amargamente no futuro o resultado de suas decisões de lucro rápido. Não se ganha mais reduzindo e cortando custos.

  8. É tanto mimimi escorrendo nas páginas e notícias sobre Windows que parece que não há boas alternativas no mercado. Ou então iOS e Android não são capazes de preencher esse vazio deixado pela Microsoft. #VoltaW10M #ToSemChao #UiUiUi

    1. Windows Team funciona na base da ditadura, já tentou postar lá que o Windows 10 mobile morreu? O Sir MVP só vem com aquele papo firula de ARM64 que não tem nada haver… N curtiria ver isso no WindowsClub

          1. os caras vem em um site chamado windows club, da galera q curte windows e começa a provocar e xingar as pessoas e vc me diz q é “falar a verdade” hahaha falem a verdade em outro site #facaoneles

        1. Mas é como eu disse, tenta escrever lá q o W10M morreu, provavelmente o Sir MVP vai aparecer e começar a falar de arquitetura de processador e te tratar como se fosse leigo, só fico com pena dele pq nem todo mundo é…

  9. Eu usei 4 wp, gostei de todos mesmo tendo essa limitação de app, e outros mal feitos, pena ter acabado assim, ainda mais com tanta coisa que os usuários pediam e nunca implantaram no sistema, como as big tiles e a tela dupla.
    Espero que meu 640xl dure por mais dois anos pelo menos.

  10. Esse será provavelmente o meu último post sobre o assunto aqui no site. Meu smartphone novo esta chegando e quando eu pegar ele, na próxima semana se Deus quiser, será a última vez que verei essa homescreen: https://uploads.disquscdn.com/images/2140ef5d31e49145113c4e6e1f7b3a5ca538965ef282db72e0f25e17ee283501.png

    Quando eu resolvi abandonar o meu antigo aparelho com Android, seguindo os sites especializados em “Mobile” e esses iguais ao Windows Club e Windows Team que cobrem mais notícias da Microsoft, eu vi no Windows Phone a promessa de um sistema realmente promissor. Nessa fase, ainda se falava muito bem do sistema, o maior problema sempre foi aplicativo, mas isso era algo que dava pra lidar. Eu comprei meu Lumia perto do que “deveria ser o lançamento do Windows 10 Mobile”, faltando dois meses para tal. A primeira pisada de bola da Microsoft foi atrasar a chegada do sistema varias e varias vezes, alegando que os recém lançados Lumia 950, que eram os únicos com o novo sistema, estavam enfrentando problemas com bugs.

    Até ai, tudo bem, não queriam lançar um sistema bugado, qual é o problema nisso? Só que dai pra frente a Microsoft começou a agir de forma estranha. Primeiro eles cortaram vários modelos antigos, que já haviam sido confirmados o update para Windows 10 Mobile, depois atrasaram a segunda build, a do Anniversary que foi uma das mais importantes do sistema. Começaram a retirar os aparelhos do mercado e não apresentaram nenhum novo. As OEMs não apareceram. Vetaram mais aparelhos que com certeza poderiam receber o Creators Update, como o Lumia 930 e 730. Deixaram na mão os usuários que ficaram presos no Windows Phone 8.1, sem suporte e sem novos apps, incluindo os da Microsoft. E meses depois sem noticia nenhuma do futuro do sistema (atualmente) eles dizem que não tem mais nada planejado para o Windows 10 Mobile e que ele sera encerrado e pronto (Totalmente informal, pelo Twitter, como se já estivessem de saco cheio dos usuários), decepcionando os usuários da plataforma.

    E o que foi que eu vi no Windows Phone, para comprar um aparelho antes disso?

    Foi compromisso!!

    Todo mundo que comprou um Windows Phone, foi apenas pela confiança que o Indiano passou ao público. Coisas como “Se eles não fizerem, nós vamos fazer”, a grande reformulação do Windows Phone para Windows 10 Mobile, que deixou o sistema com uma cara mais “madura” e no mesmo patamar dos iPhones e Androids, e por ai vai.

    Não, Jorge e fãs da plataforma. Eles não testaram o mercado, para lançar algo melhor. E se lançarem, foi porque aprenderam com os erros que cometeram até aqui… Mas isso ainda não aconteceu. O que faltou foi planejamento. O Windows Phone, analisando a história do sistema desde de o seu “renascimento” com o Windows Phone 7, parece que foi empurrado com a barriga de qualquer jeito e NINGUÉM lá dentro NUNCA soube no que ia dar. A plataforma não tinha um objetivo além de ser um líder de mercado. A cada versão, “recomeço” e um “agora vai”, como alguns brincam. Ao invés de lançarem uma plataforma e ir evoluindo essa plataforma aos poucos sem deixar o legado, igual foi feito com o Android e iOS, eles preferiram apenas recomeçar e tentar de novo, recomeçar e tentar outras vez, recomeçar e “agora vai”.

    O Windows 10 Mobile realmente parecia ser o sistema do “agora vai”, tinha um visual mais maduro, totalmente modular (permitindo evoluções sem a necessidade de recomeçar tudo de novo) e com um “futuro planejado”, onde teria um foco maior da Microsoft no seu desenvolvimento. E durante um período, até que foi mesmo… Mas não durou nem um ano.

    Falta de estratégia, falta de foco, falta de compromisso… Se fosse pra ser assim, porque não parou no Windows Phone 8.1? Foi um erro eles terem continuado!

    Mesmo o Nadella admitindo o erro agora, isso vai ficar manchado na história da empresa. Não só porque eles erraram, mas sim pela falta de estratégia deles e pela falta de compromisso com seus clientes e usuários. Imaginem o prejuízo que New York vai levar para trocar suas frotas de Windows Phone?

    Pra mim foi uma decepção enorme, eu esperava muito mais compromisso de uma empresa como a Microsoft, e não uma sucessão de erros bobos, afinal, era da Microsoft que estávamos falando, não é mesmo? Se não fosse ela, quem seria?

    Quem vai me garantir que o tal do Andromeda não será assim também?

    Quais de vocês teriam coragem de confiar na Microsoft mais uma vez?

    Eu não teria. Ela decepcionou demais, chega a doer.

    E o pior, é que apesar de eu odiar o meu smartphone agora, eu sei que vou sentir saudades, porque no fundo, foi sim um bom sistema. Ninguém pode negar isso.

    1. Bem por aí. Meu primeiro smartphone foi o 920, depois 930, 1520 e por último comprei no final do ano passado o 950XL acreditando nas próprias palavras deles.

      Fui insider desde que lançaram o programa e depois de umas 3 atualizações sem novidade nenhuma, com o tempo cada vez mais espaçado, alteração do branch de desenvolvimento, vendo Donna dizer sempre que a próxima update seria “magnífica” e isso nunca se concretizar e cada vez mais eles mesmo deixando de falar do sistema, percebi que estavam abandonando o W10M. E quando finalmente abri os olhos era tarde.

      Comentei em um dia, em outro blog, que: dar suporte até 2019 não quer dizer necessariamente que haverá desenvolvimento de funcionalidades, que o suporte poderia ser apenas correções de bug e segurança. E no outro dia, literalmente, Joe Belfiore confirma isso, como se tivesse lido minha mente.

      As mesmas perguntas que você fez aqui, eu me fiz também. E nunca pensei que me arrependeria de ter comprado um Lumia. Afinal, era a MS, podíamos confiar que ela sabia o que estava fazendo.

      1. Eu já testei vários, mas nenhum passa a mesma sensação. E eu gosto bastante da estética do sistema no geral, parece bagunçado, mas funcionou bem pra mim! ?

        Sempre imaginei que o que faltou para ficar ainda melhor seria a timeline igual ao do Meego, que foi adicionado aos aparelhos Asha. Ali mostrava uma linha do tempo de tudo o que você fez, e das redes sociais. Essa função apareceu naqueles Nokias X com Android e foi copiada pela HTC e Blackberry em seus tops de linha depois.

        1. sair das live tiles para ícones estáticos é foda

          mas veja bem, a grande maioria das live tiles também é estática, ou seja, em pouco tempo você vai se acostumar

  11. Eu usei Windows Phone desde 2004. Repetidamente fui deixado na mão varias vezes… Depois de fuckin 13 anos e muito dinheiro (mal) investido, comecei a me livrar pouco a pouco de tudo e não me arrependo.

    Vai ser muuuuito dificil a MS me convencer a comprar outro hardware dela que não seja Mouse e teclado.

      1. Tive este motorola A3100, que celular incrivel, fazia de tudo, em uma epoca que a Nokia dominava, este celular fazia de tudo mesmo, era algo fora do padrao na epoca.

          1. Nao me lembro ao certo qual windows era, acredito eu que era o 5. alguma coisa, o 6.5 nao cheguei a usar nao.

      1. Eu aceito críticas de usuários Windows Mobile, mas o seu como um antigo usuário e agora hater, e comentarista com tom pejorativo a Microsoft, eu dispenso.

        1. “Eu aceito críticas de usuários Windows Mobile” é uma outra maneira de dizer que não aceita críticas de ninguém?

          Me bloqueia então, pô.

        1. Apenas ignore ele Jorge. Quer tumultuar a seção de comentários do Windows Club. Veja que fica só nisso, de mês tal .. mês tal.. Patético.

    1. Fábio, presenciei suas discussões e elogios ao Alexandre do Windows Team. Sei que vc está magoado. Mas agora vamos analisar que somos humanos e que cometemos erros. E a Microsoft é formada por gente. Errar faz parte de nossas vidas.

  12. no brasil, ele simplesmente encerrou o sucesso do WP8 que chegou a superar o ios em vendas. se ele mantivesse o ritimo, a transição do WP8 pro 10 teria sido mt melhor. mais lumias x40 e nao limitar o lançamento dos x50. mas ele preferiu piorar as coisas. ?

          1. Não, não vou sair e não é seu lugar, aliás a Internet é lugar de ninguém! Se é seu lugar tente então me tirar, como é um bosta de Zé ninguém não vai acontecer nada.

          2. Rapaz aquilo lá é uma comedia, se vc for usuario do W.M lá vc é apedrejado e nego lá bate palma e o Jorge é um paizão para essas crianças, mas acho que ele fez uma boa limpa, a Raposinha sumiu kkkkk…

      1. embora esteja triste ainda quero acompanhar as notícias, perdi a confiança mas quem sabe a microsoft vire o jogo um dia…. saio do windows club se eu quiser, amigo. não estou metendo o pau na microsoft, só estou triste pois adorava o windows phone/mobile e é uma pena ter chegado onde chegou, só isso. sempre defendi pra qualquer um a microsoft mesmo as pessoas falando mau e metendo o pau, sempre defendi e confiei, mas do jeito que está não dá mais pra defender…

  13. Olha só, o Jorge foi bem realista.
    Muitos desenvolvedores que conheço que faziam UWP e que estavam pensando em começar a fazer agora estão sem esperanças e pensando em ir pro Android.
    Ou seja, o ritmo de lançamento de apps verdadeiramente UWP cairá.

  14. Véspera de feriado. Jogo do Vasco. Aquela cerveja gelada. Enfim… A Microsoft tem minha confiança. Fico às vezes pistola com ela. Mas não tem como não amar essa empresa <3. Fui. Ótimo feriado a todos.

  15. Caramba Jorge!

    Me surpreendeu com a replicação da materia do Windows Central… Parabéns.

    Agora eh só aguardar se sai alguma coisa da M$.

    1. O Jorge é f**da. F****-se seus críticos. Até eu às vezes fico na dúvida. Mas não, o Jorge jamais desiste. E isso não é para qualquer um.

          1. infernizo nao pow…fiquei um tempao sem comentar. Fora esse, comentei outra coisa esses dias, mas fora isso, fazia tempo hein.

          1. Imagino que seja o preço pago por alguém que preferiu mudar pro lado das tietes do Android a enfrentar os haters do Windows, como WindowsClub e WindowsTeam fazem.

    1. Não hackearam nada. Apenas o Jorge, baseado no artigo do Windows Central, expôs uma opinião sobre as decisões controversas do Nadella. E só. Pare de polemizar e poluir o Windows Club.

  16. Parabéns pela matéria Jorge é assim que tem ser, não tem que ficar passando a mão na careca, esse nobre Sr. CEO é vai acabar afundando a Ms inteira, já que o proprio disse que o Windows não é o serviço principal da empresa o Office sim…

  17. Sim ela vai pagar um preço bem mais caro do que ela possa imaginar… Seus fans irão para outras plataformas bastantes ressentidos e quando finalmente a Microsoft apresentar seu dispositivo definitivo, ele não será mais o foco e será irrelevante….

      1. É verdade, entretanto existe outro ditado que diz: “O ressentimento transforma amor em ódio”… Os últimos desenvolvedores foram embora, os consumidores foram abandonados e estão trocando de celular, então diante disso, quando o dispositivo definitivo vier não terá mais aplicativos e nem usuários…

  18. A microsoft deveria emular o Android no Windows nativamente e liberar a instalação do aplicativos da PlayStore. Muitos comprariam o Celular PC “Surface Phone” se pudesse instalar os apps Android e utilizar o Windows completo como desktop no modo continnum. Sou desenvolvedor de Web Apps Hibridos e esse modelo cada vez se torna mais popular por compilar uma mesma base de código para todas as plataformas. Isso torna o desenvolvimento extremamente mais barato e acessível para pequenas empresas e startups. Com a evolução dos dispositivos nos próximos anos a performance dos Webapps serão similares aos nativos, a comunidade web é grande e existe uma chance de no futuro o desenvolvimento multiplataforma se tornar padrão tendo em vista o custo de desenvolvimento tornando ao longo do tempo os apps nativos uma opção para casos bem específicos. Já existem pesquisas que colocam o Windows em liderança nos Tablets e 2em1 num futuro breve, acho que a grande tacada seria dominar de cima pra baixo com um Surface Phone rodando Apps Windows e Android. Mas isso só deve acontecer no meu sonho.. kkkk

      1. Você tem razão, mas será que a performance e consumo de bateria serão satisfatórios? Se fosse nativo no Windows 10 a Microsoft certamente otimizaria para rodar liso sem consumo excessivo.

  19. Bobo esse Nadella, abandonou o mercado de capinha de celular pra tornar a Microsoft líder em todos os outros segmentos.

    Ele devia consultar os #TechManjas pra continuar tomando prejuízo fabricando Lumia. Nadella bobo :/

    1. Seu SUPREMO BOBÃO!!! Não fica aí falando essas asneiras!!! Respeite os comentários dos leitores, ninguém aqui é um #TechManja, somos leitores emitindo nossa opinião! Um site sem leitores não é NADA! Assim como um sistema sem usuários!!!

  20. Mas quem deu a reputação negativa ao sistema foi ele. Depois que ele se tornou executivo, o presidente da empresa, ele que deu a imagem negativa. Do jeito que a matéria fala, ficou parecendo que outros executivos anteriores erraram. O sistema crescia todo mês, menos nos Estados Unidos, mas em outros lugares crescia, e ai veio ele e disse: Não iremos mais fabricar Lumia.

    1. É o que eu penso também, além disso, se o Nadella não tinha um plano concreto para o sistema ou simplesmente não acreditava nele, porque perdeu tanto tempo então?

      Ele mesmo disse que não acreditava em um terceiro player no mercado, então a primeira coisa que ele deveria ter feito quando entrou era ter fechado a divisão Mobile para “reestruturação” e encerrado essa história no Windows Phone 8.1.

      Teria sido ruim igual, mas muito mais compreensível!

  21. Uma coisa é certa, com decisão equivocada de matar a linha lumia e deixar na mão a sua legião de fãs e os poucos desenvolvedores, o máximo que a Microsoft vai conseguir emplacar no mercado mobile para consumidores vai ser um tablet ou um 2 em 1 como um surface.

  22. O sistema é maravilhoso o que faltou foi hardware e app.

    Faltou hard pq la atrás a MS quis emplacar usando o nome NOKIA que já não ia bem das pernas. Foi uma aquisição errada pois não lançaram hard de ponta. Associado ao fato de não ter apps, culminou no despenque de venda, falta de interesse em dev e pelo sistema.

    Uma pena.

  23. Essa matéria resumiu bem o que penso, uma empresa sem consumidores não é nada! Assim como um site sem leitores, digo isso em relação à um site no qual estão cerceando os comentários de seus leitores, não se trata do Windows Clube, aqui se tem mais liberdade!

  24. Adoro essa sessão de comentários… É melhor que a do Gizmodo… hahahahahaha

    Temos Aqueles que Defendem Sonoramente a MS vs. Aqueles que Odeiam. E em ambos os lados parece que a vida depende única e exclusivamente de sobrepor a sua vontade sobre o outro.

    Primeiro: Sou ex-usuário de Windows Phone. Tive Lumias 820, 630 (ou 640, não lembro direito), 930. Gostava do sistema, nunca me interessei por ter 150.432,37 aplicativos diferentes (tinha o do meu banco, o de corrida, GPS, whatsapp e facebook, tá bom). Ai meu último aparelho foi pro saco. Resultado? Mudei para o Android. Isso me faz um #TechManja, como um chato ai dos comentários chama todo mundo que não usa WP???

    A MS abandonou sim seus usuários, Nadella matou o WP. Isso vai quebrar a MS? Não… Agora falar que a $$$$ tá só no corporativo é também uma tremenda idiotice. Quem mede o market share só de corporativo? E nesse caso, por quê nós, usuários comuns, ficamos nos matando em comentários em um blog??? Afinal, corporativo não é PJ ou cidadão comum, então qual o sentido de ser um imbecil com os outros…

    E agora, o WindowsClub fica numa “tripolaridade”, uma hora falando “não morreu o WP”, depois falando do futuro “Projeto Andrômeda” e vez ou outra assumindo “morreu o WP”. O fato é, WP morreu sim, Projeto Andrômeda até prova contrária é igual o Continuum (nunca vi, nunca usei, e morreu tbm), e SE sair um novo tipo de dispositivo MS, a desconfiança do mercado vai ser tamanha que vai levar muito tempo para emplacar, se isso ocorrer.

    Então até um futuro muito distante (que eu acho que não vem), não volto para dispositivo mobile da MS.

    1. Exatamente meu pensamento…

      A vantagem é que a NOKIA já esta com 8 em pré venda e o 9 com tela curvada integral é promessa para o final de ano ou até o primeiro trimestre de 2018 no máximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *