Não, nenhum fã do Windows Phone morre de amores por Satya Nadella, mas temos que reconhecer a sua genialidade ao quase dobrar o valor... CEO da Microsoft explica o que fará após o Windows Phone, e ainda quer a “posição dominante”

satya-nadella-wins-micro

Não, nenhum fã do Windows Phone morre de amores por Satya Nadella, mas temos que reconhecer a sua genialidade ao quase dobrar o valor de mercado da Microsoft em apenas um pouco mais de três anos desde o seu ingresso na empresa. Se ele é tão esperto a causar tanta revolução na empresa, poderia então combater o Android/iOS? ou você acha realmente que a Microsoft jogou a toalha e deixará o Google a Apple dominarem sem qualquer resistência?

Com a admissão explícita da Microsoft de que o Windows 10 Mobile não é mais um foco para a empresa, muitos se perguntaram como a empresa espera permanecer competitiva em um mercado global cada vez mais móvel. Quando perguntado o mesmo em uma entrevista recente,o CEO Satya Nadella forneceu sua visão sobre a direção que a Microsoft caminhará, e reiterou algumas de suas elucidações anteriores a esse respeito.

Nadella reconheceu o fato de que as vendas de smartphones superam em grande parte as do PC, que ainda é um segmento de mercado onde a empresa é dominante. No entanto, em resposta à superioridade do Google e da Apple neste mundo móvel, Nadella explicou que aprendeu com a própria história da Microsoft.

Ele se referiu à Microsoft do passado, que se pensava ser quase invencível. Ele desenhou paralelismos entre o sucesso subsequente da Apple através do iPhone e sugeriu que seus olhos também se concentrassem no futuro – e espera um avançado similar do mercado pela Microsoft. Fazer uma revolução assim como a Apple fez com o iPhone.

E sobre o presente? Nadella enfatizou que, a Microsoft busca alcançar a posição dominante, mas enquanto este momento não chega, estará se concentrando em simplesmente apoiar e fornecer todo o software para seus usuários, independentemente da plataforma que preferirem.

Sobre o assunto os hardware, em particular, Nadella tem o seguinte para dizer:

Nós absolutamente não vamos lançar um novo hardware de smartphone, essa é uma escolha real que os consumidores devem estar cientes. Essa é a realidade disso. (…) A realidade é que não podemos competir como um terceiro ecossistema sem posição competitiva e sem atrair desenvolvedores.

Enquanto isso, ele acredita que fazer perguntas como “o que são dispositivos móveis” ou ” qual será a próxima mudança de função da forma“, e descobrir essas respostas, será o ingresso da Microsoft para o sucesso. Ele se referiu à popularização dos 2-em-1 através da linha de Surface como um bom exemplo disso.

Então, enquanto a Microsoft está jogando a toalha para a Apple e o Google, admitindo que a luta pela era dos smartphone está perdida, Nadella tem suas visões focadas no futuro e está protegendo suas apostas em coisas como a Realidade Mista e dispositivos com formas diferentes para combater o dualpólio móvel, mas que ainda não foram anunciados. Muitos rumores a respeito dessa nova categoria já estão fazendo na web.

A discussão mais tarde foi parar na linha Surface e Nadella confirmou que “nós temos muitas coisas interessantes que estão acontecendo no Surface“. Perguntaram a Nadella mais detalhes sobre essenovo formato”, o CEO respondeu com raiva que “definitivamente não vou falar com você sobre isso antes de eu ter o dispositivo“.

Claro, provavelmente é muito cedo para a Microsoft revelar seus planos móveis completos, mas Nadella enfatizou que a Microsoft atingiu a capacidade de construir novos dispositivos nos últimos sete anos. “O fato de que agora temos essa capacidade de fazer de ponta a ponta, como eu gosto de dizer de silício para nuvem, é que agora nós temos que usar isso para inovar com novas categorias. E, claramente, a criação de categorias vai ser uma nova parte do que devemos fazer “, explicou. Essa é uma clara confirmação de que a Microsoft continuará focando esforços para tornar o Windows dominante e lançará mais dispositivos móveis para enfrentar um mundo cada vez mais compacto e móvel.

Mas será Nadella terá competência para isso? Não será uma tarefa fácil, mas é bom começar a rezar para os deus indianos.

Fonte: NeowinGeekWire via OnMSFT

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!