CEO da Microsoft revela plano ambicioso para se tornar a “Netflix dos jogos” graças ao Xbox

A Microsoft está cada vez mais rica, e sem dúvida alguma, Satya Nadella, atual CEO da empresa, tem as duas mãos nisso tudo. Ocorre que, a empresa já praticamente dobrou seu valor de mercado após sua chegada em 2014 graças a sua mente voltada ao mundo da nuvem. “Nós descrevemos como uma abreviação, ‘Netflix dos jogos‘”, disse o CEO da Nadella a jornalistas em uma reunião de editores convidativos na sede da Microsoft na segunda-feira.

Nadella estava falando sobre as ambições da nuvem da Microsoft fora do software corporativo e, mais especificamente, a ambiciosa iniciativa da empresa para o streaming de videogames com o Project xCloud.

A ideia é simples: jogue jogos blockbuster de alta qualidade em qualquer dispositivo. Assim, “Netflix dos jogos”.

Em vez de seu dispositivo ter que ter hardware suficiente para rodar o jogo, um computador mais poderoso em algum lugar alimentaria remotamente o jogo via internet, enquanto você só teria que transmiti-lo para seu smartphone, console, notebook ou qualquer outro dispositivo.

Em um exemplo mostrado pela Microsoft, uma mulher joga um jogo do Xbox através do Project xCloud em um smartphone conectado a um gamepad do Xbox One. Embora o conceito seja simples, executá-lo é muito mais difícil. Os videogames geralmente exigem tempo de precisão, e o tipo de latência imprevisível introduzido pela transmissão pela internet é difícil de mitigar.

Quase todas as grandes empresas de tecnologia estão trabalhando em uma forma de tecnologia de streaming de videogame no momento. Mas Nadella acha que a Microsoft está em melhor posição para resolver o problema do que a concorrência. “Temos tanta chance de construir um serviço por assinatura melhor que qualquer outra pessoa”, disse ele na segunda-feira.

Alguns foram anunciados ou já estão em operação, como o Project Stream, do Google, e o PlayStation Now, da Sony , e alguns outros rumores, como os serviços de streaming da Verizon e da Amazon. Nadella disse que a Microsoft está em vantagem por conta do Xbox, o que dá à Microsoft uma vantagem estratégica de que grande parte da concorrência está faltando. A Microsoft possui e produz a franquia “Halo“, um dos maiores sucessos de bilheteria dos games.

“Temos um catálogo gigantesco, que é o nosso próprio jogo”, disse ele, referindo-se ao catálogo de jogos da Microsoft publicado na Xbox – de “Halo” a “Forza” e muito mais.

Ele também apontou para serviços como a Xbox Live, que atrai milhões de usuários pagantes por mês, e a capacidade da empresa de sinergia entre seus negócios com Windows e seus negócios no Xbox.

“Temos uma posição estrutural em que temos tanto um negócio de console quanto um negócio de PC”, disse ele, “o que é maior do que o negócio dos consoles quando se trata de jogos”.

A iniciativa em expandir a marca Xbox tem sido enorme para estimular a boa vontade com os jogadores: você compra um jogo “Xbox Play Anywhere” no Xbox ou no Windows 10, e você imediatamente possui os dois lugares sem nenhum custo adicional. Até mesmo o seu jogo salva a transferência entre as duas plataformas. É parte de um esforço maior do grupo Xbox da Microsoft, liderado pelo vice-presidente de jogos da Microsoft, Phil Spencer, para transformar o Xbox em uma plataforma, e não em uma peça de hardware.

“Existem hoje 2 bilhões de pessoas que jogam videogames no planeta. Não vamos vender 2 bilhões de consoles”, disse Spencer ao Business Insider em uma entrevista em junho de 2018. “Muitas dessas pessoas não possuem uma televisão, muitas nunca possuíram um PC. Para muitas pessoas no planeta, o telefone é o seu dispositivo de computação”, disse ele. “É realmente sobre alcançar um cliente onde quer que ele esteja, nos dispositivos que ele tem”.

Por enquanto, o Project xCloud – o serviço “Netflix para jogos” sobre o qual Nadella falou – ainda está em desenvolvimento. A Microsoft está planejando executar testes públicos do serviço em 2019.

71 comments on “CEO da Microsoft revela plano ambicioso para se tornar a “Netflix dos jogos” graças ao Xbox

  1. A ideia é simples: jogue jogos blockbuster de alta qualidade em qualquer dispositivo. Assim, “Netflix dos jogos”.
    Vemos essa declaração e fico pensando….quais seriam todos os dispositivos?
    Será q a MS teria interesse em compartilhar o GP com a nintendo por exemplo, tendo em vista q eles estão bem parceiros?

      1. É por isso que o CEO da Nintendo confirmou uma versão melhorada do Switch para 2020 na qual suportará uma plataforma inteira de Streaming e que eles já tem uma parceria confirmada para isso com uma empresa de Hardware e Jogos (Ao meu ver, Microsoft).
        Unidos ao Game Pass e o XCloud por conta do Switch ser um portátil secundário de preço baixo, a Nintendo será a chave para o mercado japonês, além de que com a parceria longa das 2, abriria um leque de oportunidade para o marketing ser feito pelas 2 empresas.

        1. A Nintendo em parceria com uma empresa de hardware e jogos? Onde você leu isto? Não pergunto por mal, mas por curiosidade mesmo, porque eu não estou sabendo dessa.

          1. Regis falou isso na transmissão do Nintendo Direct 2018 de Setembro, além do Phil Spencer mencionar isso na CES 2019 da AMD.

          2. Foi? Que interessante, muita coisa vai acontecer nos próximos anos, o status quo da indústria de consoles pode sofrer profundas transformações.

          3. É difícil ter certeza porque a MSFT não é uma empresa de Hardware embora já mexa com isso há muito tempo. Com essas informações eu acho mais provável a Sony por ser uma empresa de Hardware ainda. Mas…. sabemos que a relação da Nintendo com a MSFT é muito boa e já teve até trailer no canal da Nintendo do crossplay entre Xbox e NS, então tudo é possível.

          4. A relação da Nintendo com a MS é muito melhor do que com a Sony, porque a MS não a vê como concorrente direta e é muito mais assertiva nos negócios.

            Já a Sony tem a questão da rivalidade comercial no Japão, alí tem uma disputa direta.

          5. Bem apontado. Deve ter briga nos bastidores entre Nintendo e Sony. Pensando dessa forma, realmente é possível algo a mais entre a Microsoft e Nintendo.

            Espero que casem! Imagina um Zelda rodando no Xbox Scarlet… fui longe demais agora mas vamos torcer.

    1. Visto que a Nintendo desde 2016 tem um ótimo relacionamento com a Microsoft & Ubisoft, o xCloud pode no futuro ser lançado ao Nintendo Switch sim, na qual você compra como um Jogo, mas que na verdade são milhares de jogos via streaming, Blockbusters, e com pagamentos mensais, e tem uma coisinha que pode mostrar isso vindo mais cedo do que muitos acham:
      -Nintendo já confirmou que em 2020 teremos uma versão melhorada do Switch (Switch Pro?) E que terá um sistema de Streaming de jogos integrado com um catálogo assustador graças a uma longa relação com outra Empresa de Software e Jogos (Microsoft).

      Só digo uma coisa: O Futuro está chegando.

  2. Estou muito curioso pra ver na proxima geração como será a evolução do game pass, do geforce now, do ps now e de outros serviços de streaming q surgiram.
    Será uma ” guerra ” bem maneira. E quem ganha somos nós.

      1. Será? Olhe desde 2014 quando o serviço foi implementado e veja como ele está agora? Quantidade de jogos quase triplicou. Download dos games de ps4 e ps2. Servidores dedicados apenas para o serviço….
        Sei não. Não conte com o ovo no bumbum da galinha.

  3. E la vamos nós denovo, em 2013 a Microsoft declarou que pretendia vender bilhões de consoles Xbox One por conceito tudo em um do aparelho eletrônico, passados pouco mais de 5 anos e ca estamos novamente com esta ladainha pra fanboy gozar

  4. Xbox Games Pass integrado ao Console, PC & Smarthpones + xCloud com jogoa via Nuvem em toda geração:
    -Xbox One Family: Fat, S e X
    -Xbox Two Family
    -Windows 10
    -Android, iOS e Provável Smarthpone da Microsoft.
    PS: Como mencionei em um comentário abaixo, a Nintendo & Microsoft tem uma boa e saudável relação desde Julho/Agosto de 2016, Na qual ajuda a Microsoft à chegar ao mercado Asiático facilmente, o xCloud no Switch seria uma vantagem de no mínimo 300% pra Microsoft por diversos fatores:
    -Além de ser um console portátil, com o sistema de Nuvem, o Marketing e transferência de jogos para o Japão seria fácil.
    -Nintendo já afirmou não ter dinheiro suficiente para criar um console tão poderoso na qual quebre recordes de gráficos, eles no mercado são como um Console Secundário Portátil de preço baixo e fácil acesso.
    -o CEO da Nintendo já confirmou em 2020 o lançamento de uma versão melhorada do Console que irá vir com um novo Sistema de Nuvem na qual só é possível graças à uma longa relação com uma empresa de Hardware e Jogos da América.

    Tudo está redondo para a Microsoft, e se tudo se encaminhar do jeito que prevemos, Microsoft dominará o mercado de Jogos rapidamente.

    1. A Microsoft poderia contribuir com a Nintendo no desenvolvimento de um hardware mais robusto. A Nintendo é forte no mercado oriental, e com um console mais potente poderia dar grandes saltos. E a Microsoft poderia se beneficiar disso de alguma forma.

    2. Olha, se esse comentário fosse feito a 5 anos atrás, acharia impossível. Mas como estamos em 2019, e com o streaming de jogos batendo na porta, embora difícil eu não descarto uma possível parceria entre Nintendo e MS. Há várias coisas em jogo.

      Recentemente o CEO da Nintendo disse que eles não estão fixados em consoles e que um dia a empresa pode sair dos consoles e passar a trabalhar somente com jogos, algo até então inimaginável de se ouvir de um executivo. Enquanto isso, a MS além de trabalhar com a ideia de continuar oferecendo consoles, também trabalha com o objetivo de levar a sua biblioteca para quantos dispositivos for possível. Então se percebe que cada empresa busca novos posicionamentos de mercado para a próxima geração.

      Então sim, o Streaming de jogos pode representar uma grande quebra de paradigmas, com profundas mudanças no tabuleiro do mercado. Vamos esperar pra ver.

  5. Quando o Xcloud chegar vai ser incrível. Tantas possibilidades. No momento em que isso acontecer vamos ver os pôneys dizer que isso é ruim, mas que é bom compra um PS Vita pra espelhar a tela do PS4. Aquelas sensatez que só os sonystas sabem aplicar.

    1. Sony acho pouco provável, no máximo 15%.
      Já a Nintendo, tem 80% de chances, visto que Microsoft e Nintendo andam juntas desde 2015/2016, Microsoft auxiliou o desenvolvimento do Switch, além das 2 terem uma parceria para a Nuvem e Cross-Plataform, além de que na CES 2019 ele mencionou que a parceria criada com a Nintendo é o que vai aumentar pelomenos 10 Milhões de usuários no continente Japonês, ela sim é uma forte Aliada.

        1. Eles ajudaram a Nintendo com peças de Hardware, além da Nova Interface e Sistema de comandos usar tanto a Nintendo Codex quanto a Cortana.

          1. Claro, vou tentar achar rápido, mas caso demore muito, só procurar depois a transmissão do Nintendo Direct 2018 de Setembro.

      1. Eu acho bastante improvável que aconteça isso. Impossível pelo lado da Sony, e bastante improvável pelo lado da Nintendo. Na verdade isso vai depender de como será o Xcloud ou mesmo se a MSFT vai fazer o Xcloud funcionar de uma forma diferente no Nintendo Switch (NS). Eu acho que o Xcloud será a capacidade de acessar um console Xbox literalmente via nuvem e será pago o serviço de streaming que não deve incluir jogo nem Xbox Game Pass ou Xbox Live Gold. Você pagaria pra fazer streaming do seu perfil logado num console mas apenas acessaria os jogos que vc comprar pela loja ou já tiver adquirido, ou usaria o Xbox Game Pass se for assinante. Nesse caso dificilmente a Nintendo permitiria porque há jogos que estão sendo vendidos tanto pelo Xbox One que também são encontrados no NS, aí a Nintendo poderia perder vendas. O que a MSFT pode fazer e disponibilizar somente esse serviço pro cliente acessar os exclusivos por exemplo via Xcloud no NS. Eu acho bastante improvável que a MSFT vá oferecer algo incompleto e por isso eles devem mirar somente os smartphones que nesse caso é a plataforma mais aberta para este tipo de serviço já que não haveria empecilhos.

    2. querer provavelmente querem…as outras empresas aceitar e outros 500.
      Eles já demonstraram interesse de levar o mixer, mas até agora nada. Ainda mais a sony que já tem algo semelhante como o psnow.

    3. Acho que sim. Eu diria de certeza. Porém a Sony com certeza irá recusar, assim como fez com o EA access. Já a Nintendo que deve abrir para outras empresas oferecerem esses jogo como já acontece com a parceria com a EA. Eu só não sei dizer como é essa parceria, no caso, o que é que o cliente tem que pagar no Nintendo Switch por exemplo pra ter acesso aos jogos da EA ou da CAPCOM por exemplo. Eu suponho que além de pagar pelo serviço talvez pague um taxa pra Nintendo, ou pelo menos tem que comprar o app que recebe o streaming e é aí onde a Nintendo pega a parte dela. Por outro lado eu acho improvável que o Xcloud funcione no Nintendo Switch também pois a MSFT nesse caso já está mirando uma plataforma mais aberta pra evitar problemas que no caso são os smartphones onde as pessoas precisarão de um controle Xbox pra jogar, coisa que a gente não vai ver no Nintendo Switch.

  6. Sendo um serviço fluido e disponível 24h terá meu apoio e farei questão de testar. Mas caso não atenda essas duas características, não serei o cliente pra isso.

  7. Se tem um grave erro que um fanboy pode cometer nesse momento é duvidar da Microsoft. Principalmente quando até o Satya Nadella entra no jogo.

  8. O gamepass é simplesmente fantástico, é bom pra quem assina pq joga MUITOS jogos por um valor pequeno e tbm é bom pra quem seus jogos publicados, principalmente se for um jogo desconhecido, dessa forma vai ganhar notoriedade!

  9. Se você pegar Halo Single Player e quiser jogar por streaming, lógico que quem está acostumado a jogar Halo não vai aprovar. Mas se fizerem um Halo que só roda via xCloud, aí sim, todos vão aprovar e adorar.

  10. Uma cabeça nas nuvens
    Com efeito, isso significa que, se estivéssemos fugindo de um bando de inimigos, poderíamos usar um rifle de assalto para esculpir apressadamente uma porta improvisada na fachada de um prédio que se aproximava, em um esforço para quebrar a linha de visão, e que irá sincronizar para cada jogador no jogo sem qualquer atraso. Talvez você possa ver um inimigo correndo ao longo de uma ponte – em vez de pular para o nível em um esforço para engajá-los, você pode sacar um lançador de foguetes e arrancar o chão de debaixo dos pés, pegando-os de surpresa e aberto a uma matança fácil. Como você pode imaginar, isso cria cenários e oportunidades de jogabilidade bastante interessantes, se não totalmente incríveis, que, para simplificar, nenhum outro jogo para vários jogadores no mercado pode capturar ou reproduzir com precisão.

    Este jogo vai mostrar o verdadeiro poder do Azure.

    Leia mais… https://www.gamesradar.com/crackdown-3-wrecking-zone-multiplayer-hands-on/
    https://uploads.disquscdn.com/images/1b20386d0fa3cf9c620c97ab55ed8d80a79c49d87bdfb11b3ee43f1b5e49366a.jpg

  11. Se o jogo rodar liso nesse xcloud vai ser uma jogada de mestre da Microsoft, pensa o tanto q eles vão ganhar de dinheiro com essas assinaturas e quem sabe esses perfis troll param de vir aqui e comessem a jogar.

  12. A Microsoft como empresa de tecnologia de ponta tem a obrigação de puxar esse tipo de inovação. Não é a Sony que desenvolve discos físicos até hoje que iria tomar essa iniciativa.

  13. Aplaudo de pé a ideia e admito que eu mesmo farei o uso do xCloud no meu cotidiano, jogando no meu smartphone os jogos do meu vídeo game em quanto estou indo ou voltando do trabalho por exemplo, ou no horário de almoço. Acho que o streaming vai dar muitas possibilidades, mas ai surge uma dúvida na minha cabeça: E as assinaturas pra jogar online? Será que é lógico mantê-las se basicamente no streaming você usa a internet pra jogar a todo o tempo? Teoricamente não já estaríamos online quando jogar por streaming? Na minha opinião, quando for oficializado os serviços de streaming, deveria automaticamente acabar as assinaturas plus e gold para jogar online, já que tudo será online. Isso até iria de encontro com a ideia da MS de todos jogarem juntos em várias plataformas, como PC, console, smartphone etc.

  14. Eu acho que o app Xbox streaming será lançado para smartphones, TVs e computadores, onde será necessário acessar um Xbox literalmente a partir da nuvem. Provavelmente terá uma assinatura pra acessar o Xbox via streaming porém os jogos devem ser acessados gratuitamente por aqueles que já os possuem em sua conta, além de poder também assinar e utilizar o Xbox Game Pass e Xbox Live Gold.

    1. Por outro lado o Xcloud poderá ser um serviço totalmente voltado para o Xbox Game Pass… Nas duas formas seriam ótimas, na verdade se for o acesso do seu perfil num Xbox na nuvem é mulher melhor pela possibilidade de jogar todos os jogos disponíveis no sistema Xbox.

  15. “Muitas dessas pessoas não possuem uma televisão, muitas nunca possuíram um PC…”
    Nessa frase ele pode estar se referindo a/inclusive a pessoas de menor poder aquisitivo, mas se a pessoa não tem sequer uma TV ou um PC como vai ter internet para jogar via streaming.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *