Carregando...

Com as abas do Windows 10, Microsoft coloca Chrome OS na mira

Com as abas do Windows 10, Microsoft coloca Chrome OS na mira

sets

Nos últimos 12 meses, a Microsoft fez alguns avanços significativos no posicionamento do Windows 10 como um concorrente viável ao Chrome OS. Com o Windows 10 rodando em processadores ARM e a introdução do Windows 10 S, a Microsoft está buscando em transformar o Windows 10 em uma alternativa real ao Chrome OS.

O recente anúncio de um recurso “Sets” que vem para o Windows 10 é mais um passo adiante nessa jornada, principalmente que isso oferece a experiência com abas do Chrome OS.

Sets + Edge > Chrome?

A experiência de navegação com guias/abas é popular. As pessoas gostam das guias em seus navegadores da web, então por que não trazer essa mesma experiência para aplicativos? Isso é o que o Chrome OS já possui, colocando tudo em um ambiente com abas, seja um site, aplicativo ou Progressive Web Apps. Mais e mais pessoas no Windows estão usando seus navegadores de internet exclusivamente para fazerem praticamente tudo em seus PCs.

O problema com isso é que as pessoas com Windows estão escolhendo o Google Chrome ao invés do Edge. Se mais e mais pessoas estiverem usando o Chrome para fazer tudo, o próprio Windows vai ser usado menos. Então, a Microsoft precisa de alguma forma conseguir que as pessoas comecem a usar o Edge, e que melhor maneira de fazer isso do que usar o Edge com Sets, tornando a Edge uma escolha mais conveniente quando alterna entre sites e aplicativos em um PC com Windows 10? Pode ser uma xeque-mate.

Sets e Edge funcionam juntos, assim como as abas do navegador Chrome e o ambiente no sistema operacional Chrome. Com Sets no Windows 10, o usuário poderá alternar entre os aplicativos em seu PC e os sites que eles estão navegando, sem ter que alternar janelas ou ambientes. Este cenário só funciona realmente se o usuário estiver usando o Edge.

O Google Chrome no Windows é um problema sério para a Microsoft. O Windows 10 S é o exemplo perfeito disso. Muitas pessoas vão zombar da ideia do Windows 10 S porque não possui o Chrome. Mas se a Microsoft puder minimizar a necessidade do Chrome, fazendo o Windows 10 funcionar e se comportar melhor ao usar sua própria experiência com abas, então a Microsoft pode eliminar a necessidade das pessoas usarem o navegador do Google.

O que vocês acham?

Fonte: Windows Central

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!