Carregando...

Com os próximos telefones da Microsoft, Android e iOS que sofrerão com falta de aplicativos

Com os próximos telefones da Microsoft, Android e iOS que sofrerão com falta de aplicativos

windows-phone-android-ios

A Microsoft é uma das empresas mais poderosas do mundo, ao lado do Google e da Apple. São três gigantes que ditam as tendências e que tentam se reinventar em busca de mais consumidores para os seus produtos.

Atualmente, é especulado que o Android já é mais utilizado que o Windows, e a Microsoft, a conhecida rainha dos softwares, não poderá se dá ao luxo de deixar seus concorrentes dominarem e a longo prazo “comerem” ainda mais a sua participação. Lembre-se, a Apple, com o iOS, quer que o iPad Pro seja o substituto dos PCs, e o Google com o Chrome OS já pegou uma bela fatia no mercado educação dos Estados Unidos.

A resposta para as concorrentes da Microsoft, até agora, foi matar o Windows 10 Mobile e prejudicar todo o ecossistema da Plataforma Universal… será mesmo que ela desistiu?

Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, deu a seguinte declaração no dia 3 de maio de 2017:

Atualmente, nós fabricamos telefones, temos OEMs como a HP criando telefones e outros, e nós escolhemos uma área muito específica para se concentrar que é a gestão, a segurança, e uma característica particular que temos chamado Continuum, que é um telefone que pode até ser um desktop “.
“Estamos nos assegurando de que todos os nossos softwares estejam disponíveis no iOS e no Android e que estejam em funcionem muito bem, e estamos procurando a próxima mudança de forma e função. O que fizemos com o Surface é um bom exemplo. Ninguém antes de nós pensou nos 2-em-1s, e criamos essa categoria e fizemos dela uma categoria de sucesso. E isso é o que queremos fazer. Então, posso dizer ‘ Vou fazer novos telefones, tenho certeza que vamos fazer mais telefones, mas eles não se parecerão com telefones que  estão hoje no mercado.

Logo, não é rumor, a Microsoft fará novos telefones, isso já foi algo confirmado e reintegrado. Contudo, será uma nova categoria de produto, e não será um smartphone, apesar de poder ser utilizado como se assim fosse. Pode parecer confuso, mas tudo que é novo é.

surface-phone-dobra

samsung-dobravel-2

Os rumores confiáveis, afirmam que será um dispositivo dobrável e poderá rodar programas Win32. Isso não é algo impossível, nós sabemos da existência do Windows 10 para processadores ARM e que os dispositivos dobráveis já foram confirmados por diversos fabricantes, até mesmo pela Samsung já em 2018.

A Dell e a Intel já tentaram fazer algo similar, e a Samsung já demonstrou o Linux no Galaxy Note S8 na semana passada. Com o “Windows 10 ARM“, que será lançado no próximo mês, fazer isso com o sistema operacional da Microsoft também poderá ser possível. Vale notar, com os códigos do Projeto Andrômeda encontrados no código do Windows 10, tais dispositivo terão uma interface própria quando forem utilizados com smartphone.

Feitas as considerações, agora vamos ver o que vamos poder fazer com isso.

Um PC-celular é para você?

surface-phone-halo

Claro, isso será um produto de nicho e não necessariamente um novo concorrente para o iPhone e o Galaxy. Você ama Pokémon Go ou não sai do Snapchat? Bem, talvez não será o dispositivo mais indicado. Contudo, você é um estudante que precisa tomar notas das aulas, profissional, fã da Steam, possui um Xbox One, um viúvo do Windows Phone ou gosta de algo com poder e inédito, isso poderá te agradar.

Quando a piada muda de lado

cuphead-2

Quem nunca ouviu alguma brincadeirinha falando da falta dos aplicativos do Windows Phone? Quem nunca ouviu um “tem um 6Santander? 6tinder? 6Snapchat? ...” por conta dos clones que dominaram a plataforma diante da ausência de apps oficiais.

O que poucos sabem é que os grandes sucesso da Gameloft, principal desenvolvedora de jogos para o Android e iOS, por exemplo, são cópias dos grandes jogos de PC como Call Of Duty, Halo, Gears of War, Need For Speed, etc. Notem, as cópias estão nos sistemas móveis do Google e do Android, e muitos nem perceberam.

Todo mundo lembra das cópias de PUBG ou de Cuphead no Android, confira no vídeo abaixo, vale a pena rir de novo:

Agora imagine uma “smartphone” que pode ser desdobrado e que roda Photoshop, Office completo, Steam, jogos do Xbox Play AnyWhere, e muito mais. Os melhores editores de vídeo e áudio, por exemplo, estão nos PCs. Contudo, nos aspecto games, vimos o GPD Win com um processador Intel Atom fazer milagre, logo, devemos ver muitos jogos compatíveis, pois em uma tela pequena, não precisamos de altas resoluções.

gpd-win-photoshop

Nesta semana, vimos que Sonic Hedgehog 2 chegou no Android e iOS no estilo saturado “corrida infinita”. Um clássico que já está nos PCs há muito tempo, por exemplo. Aliás, Sonic Mania dá um baile nisso e é levinho…

zelda-gba-nintendo

Sem falar que o Windows é tão versátil que roda muitos emuladores do Playstation, Nintendo e até mesmo o Android. Um PC no bolso pode não ser necessário para todos, mas o público gamer (Xbox Play Anywhere ou Steam), estudantes e profissionais, poderão achar tal dispositivo interessante.

Apps, apps e apps

google-microsoft

Mais e os aplicativos? Bem, a Plataforma Universal do Windows (UWP) antes era vista como uma forma de unir todos os consumidores numa loja só para atrair mais aplicativos para o Windows Phone. Atualmente, é vista como uma forma de modernizar os programas e jogos do Windows e se afastar dos tradicionais arquivos executáveis (.exe). Mudou a abordagem.

Como a Microsoft conseguirá aplicativos básicos? Não tem mais Windows Phone nas lojas e sem participação não conseguirá atrair desenvolvedores… será?  Bem, a Microsoft e o Google estão juntas em prol dos Progressives Web Apps (PWA), que são basicamente sites que se comportam com verdadeiros aplicativos. Exemplo, o Tinder pode ser utilizado via web oficialmente, ou se você digitar “mobile.twitter.com” no seu navegador verá um PWA. A Microsoft poderá adicionar PWA automaticamente na loja, nem precisará o desenvolvedor buscar a Windows Store para tal.  Todos os serviços com versões web poderão se tornar um PWA.

Bem, se o Google é o principal apoiador isso, seus websites deverão se tornar PWA em algum momento. Certo? Logo, os serviços do gigante de busca talvez não serão um problema.

Em suma

surface-phone-conceito-dobra

O Xbox está cada vez mais próximo do PC, e o PC do Xbox, e assim ocorrerá com os próximos telefones (e não smartphones) da Microsoft, é algo inevitável ao observamos o Windows 10 ARM, os próximos passos das fabricantes de smartphones na direção dos dobráveis, os investimentos do Google no PWA, a união da Microsoft com a Steam para fortalecer o PC, as declarações do CEO Satya Nadella como vistas acima, a necessidade de tornar o Windows 10 mais popular para contar o avanço dos concorrentes, os rumores confiáveis sobre o “Andrômeda”dos “vazadores” que não erram e tudo mais.

Notem, a piada pode mudar de lado, e muitas pessoas nem sonham o que o universo Windows pode proporcionar em diversão e produtividade. Pode não ser para você, mas tal nova categoria de produto poderá conquistar a muitos.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!