Como usar aplicativos do Android em seu PC com Windows, principais métodos

BlueStacks

O legado do Windows é o muito vasto e pode chegar até 16 milhões de programas e jogos, mas é bem verdade que os smartphones fizeram sucesso na última década e o Android consegui coletar o seu legado também. Contudo, os Windows é muito robusto e pode rodar os apps Android.

Felizmente, abaixo temos muitas formas de usar o que o Google conquistou nos celulares nos PCs, tablets, notebooks e quaisquer outros dispositivo com Windows 10 completo. Também destacamos as vantagens e desvantagens de cada um.

Studio Android

ajJHJ-640x345

Uma maneira popular de instalar apps Android no PC é usar o emulador oficial do Android lançado pelo próprio Google como parte do Studio Android. O emulador pode ser usado para criar dispositivos virtuais executando qualquer versão do Android com diferentes resoluções e configurações de hardware. A primeira desvantagem deste processo é o processo de instalação que é um pouco complicado.

Você precisará pegar o instalador do site do Google — provavelmente você pegará a versão mais recente do Android (7.1 aquando da publicação). O Google tem algumas opções de emulação pré-configuradas disponíveis no menu para dispositivos como Nexus/Pixel, mas você pode definir os parâmetros manualmente, também.

Não vai ter a Google Play instalada ou os apps do Google. Leve o APK que você deseja instalar (seja o pacote do app do Google ou outra coisa) e soltar o arquivo para a pasta no diretório do SDK. Em seguida, use o prompt de comando. O app deve ser adicionado à lista de app de seu dispositivo toolsadb install NOMEDOARQUIVO.apk

Sim, não é amigável e pode ser lento em alguns apps. Jogos estão realmente fora de questão também.

BlueStacks

BlueStacks

Este é muito simples e intuitivo, qualquer criança pode usá-lo. Se você está procurando obter vários apps e jogos rodando no seu computador com o mínimo de esforço, BlueStacks é seu amigo. O BlueStacks na verdade é uma versão completa (fortemente modificada) do Android. Não só isso, mas já vem com lojas e apps básicos instalados. Basta usar uma conta do Gmail e sair baixando tudo. Também é pequeno (em torno de 300MB).

O ponto fraco é que alguns apps podem falhar inesperadamente, mas sempre tem uma solução para essas questões.

Port do Android para PC

remix-os

Se você não se importa nenhum pouco com um incômodo extra, você pode ter um Android fluído instalando uma versão modificada do sistema operacional em seu PC. Existem algumas ports do Android que funcionam nos PCs desktop. As duas principais opções para uma instalação o Android completo no PC são o Projeto Android-x86 e Remix OS (foto acima), que é baseado em x86.

O Remix requer pelo menos 2GB de RAM e um processador dual-core de 2GHz, mas praticamente você precisará mais do que isso para um bom desempenho. A interface do usuário não igual ao Android — é baseado no projeto x86, mas foi modificada para uma experiência mais de desktop. Você pode instalar qualquer um por cima do Windows, mas isso não é a melhor ideia. A maneira mais inteligente seria criar uma partição no disco rígido separada e instalar o Android lá. O instalador Remix irá ajudá-lo a fazer isso.

Se você não quiser instalar o Android no seu PC, você pode usar um desses sistemas operacionais rodando no VirtualBox, máquina virtual – BlueStacks é mais rápido para isto.

Então, qual é a melhor maneira?

Se você está interessado em obter mais do que um punhado de aplicativos no seu PC, BlueStacks App Player é a melhor solução. Ele é rápido, tem acesso ao armazenamento de jogo e funciona em dispositivos touch do Windows. Se você realmente deseja usar Android apps a longo prazo no seu PC, você pode querer considerar instalar sistema operacional Remix.

72 comments on “Como usar aplicativos do Android em seu PC com Windows, principais métodos

  1. Deveria ter um emulador de android para o Windows 10 mobile.. será que tem Jorge? Já que android pode ser emulado em qualquer lugar.. Eu não largaria meu lumia se isso fosse possível..

    1. Chegaram a colocar um emulador nativo de apps do android, funcionavam de boa, inclusive jogos, mas o kernel do android que foi colocado bugava o sistema com tempo, que ironia não

      1. Foi possivel, rodava ate legal, só que nao tinha assinatura da Google Play Store, e isso é nescessario pra rodar certos apps, eu cheguei a usar este metodo no Lumia 930, e pelo menos os jogos que eu conseguia executar, rodava legal, nao como os nativos do sistema, mas rodava.

        1. Acho que instalando o apk do Google Play Services alguns apps rodariam, mas posso estar errado. Queria que voltasse. Nessa época eu usava o WP8.1 🙁 Não tive a chance de experimentar.

          1. Acho que não, se a Microsoft conseguisse implacar o W10M se quer faria isso, acredito eu que o astoria iria matar de vez o problema com apps, e hj a coisa poderia ser diferente.

      2. A Google começou a ficar puta com a Microsoft por isso. Já que os APKs rodavam melhor no W10M do que no próprio Android.
        Aí a Microsoft removeu e foi portar os apps do iOS ao invés disso.

  2. ta brincando né? kkkkkkkkkk,….roda apps android no meu PC….além de ser desnecessário é uma porta d entrada d malwares..hahahha…to fora

    1. Aliás… baixei alguns apps que uso no meu Lumia 730 e não senti tanta diferença.
      Queria atualizar a versão do Android pra analisar com mais detalhes o sistema.

  3. Já passei por isso também, galera. Sinto muito por vcs!
    Hoje comprei um Android e não preciso mais passar por isso. Amém?

    1. Mano, peguei um Note 2 e é colossal o golpe de morte q o rWindows 10sastre Mobile sofre perante os vencedores no mercado móvel. Só lamento pros fantrouxas. Correndo o android 7.1.1 no Note 2 que morreu no kK 4.4.2

      1. ainda não entendi a sua comparação. Não conheço nenhum smartphone com a ult versão do windows 10 mobile para vc comparar. conheço um grupo bem pequeno de pessoas dentro do lab da msft testando o windows em fase de mudança. diferente do android que so muda a interface e add um recurso aqui ou ali. Não se compara Java com Android assim como não se compara windows mobile com nougat .

    2. PC e smartphone são coisas diferentes. Pouco importa se você usa Android ou iOS no seu smartphone. Estamos falando de PC.

      Já parou para pensar que muitas pessoas têm gostos diferentes e algumas delas tão cagando para o Android? Pois é.

  4. já passei por isso também galera, tenho um android e tive de usar o iphone da minha coelhinha. não tinha a operação de app no android para algo. que surpresa haha

  5. Eu fico de cara que existe gente recomendando esse emulador pesado e lento ainda em pleno 2017, quando se existe Nox e Memu Player que dão um banho de desempenho e compatibilidade que o Blustacks.

  6. OFF
    Desde ontem, cada vez que entro no site, surge a frase não sou robo e algumas fotos para marcar.

    Alguém mais ?

    o que fazer para retirar este negócio chato ?

  7. Uso Remix OS em dual boot… Uma coisa que percebi é que o office 365 é de graça, mesmo eu tendo uma tela de 15 polegadas no notebook ‘-‘

  8. Celular PC primeiro não existe. A Microsoft fala em Mobile, e não necessariamente que será um smartphone.
    Se o smartphone-pc realmente for lançado, vão admitir o fracasso do Windows 10 Mobile?

    1. tablet 7pol ja roda w10pc. a intenção parece ser fazer isso em tela um pouco menor q possa ser transportada com mais conforto como se faz com smartphone.

      talvez o ‘modo tablet’ q existe hj recebra alteraçoes p ficar ainda melhor em telas um pouco menores e ai sim seria viavel um smartphone com w10pc

      sim, o w10m como é hj é bem possivel ficar pra tras como o WP8.1 ja vai ficar a partir do meio do ano. e o pior é q isso pode ja estar nos planos da MS desde o lançamento do w10m né… vai saber..

      1. Dispositivos de tamanhos diferentes exigem uma abordagem de aplicativos diferentes.
        Essa idéia de celular-pc nada mais é que um atestado do fracasso do Windows em telas pequenas.
        E empurrar o Windows 10 goela abaixo em aparelhos com telas pequenas simplesmente não funciona.
        Ainnnn, tem a CShell que vai fazer isso. Mas pow, o Windows em smartphones está ai desde 2010 e até antes, se considerarmos o 6.X.

        A real é: Mobile da Microsoft é mobilidade, e não um smartphone.

        1. todas versoes mobile do windows eram um sistema a parte, ate o w10m tb é apesar de se dizer q é ‘o mesmo sistema’.

          se de fato a microsoft inserir w10pc num smartphone mostra q a intenção dela ‘sempre’ foi fazer o ‘windows normal’ presente em smartphones tb.

          talvez desde a invenção do w10 (o inicio da criação, a ideia) a intenção da microsoft fosse inserir o windows normal em mobiles. ja o fez com tablets e o prox passo sao os smartphones. e ai fez o versao mobile (w10m) enquanto n era possivel.

          o w10m pode sim ser mais um fracasso (no sentido de q n se firmou e ficou) e vai acabar, assim como o WM 6.5 WP7x WP8x, mas n podemos dizer q o windows no mobile acabou. isso sim vai continuar.

          1. O usuário pouco está se importando com o que tem “por baixo do capô”. Ele quer comprar um aparelho e usar o que ele tem a oferecer. Desde um simples Facebook até um visualizador de arquivos da AutoDesk.
            É saber que vai ter aplicativos atualizados, que vai ter soluções disponibilizadas para a plataforma.
            Colocar um Windows completo é uma solução para um problema que não existe.
            Pode colocar o Windows lá, mas não vai ter um Bla Bla Car, não vai ter o app da faculdade, não vai ter o app de leitura de revistas, não vai ter um Snapchat, etc…

            Se o grande trunfo for o Windows completo, de boas, não vai dar certo.

          2. bom, TEORICAMENTE rodar w10pc no cel melhoraria sim a situação dos app, pois é so ver q hj ja tem mts apps q fizeram so p pc e n p mobile. como o proprio fb, fizeram um app p pc mas o do mobile resolveram portar do ios em vez de faz o do pc ser UWP. entao de cara ja poderiamos usar no cel o fb do pc q funciona bem melhor do q o portado.

            e as empresas sabendo q seus apps vai ta no so no pc qnt no cel ai pode ser q sse sintam incentivados a fazer app pra pc (q n precisaria ser UWP como o do fb n é). entao vejo como abrir mais possibilidades p nossa falta de apps. n digo q vai em breve ter todos app de android e ios, mas parece ser uma nova chance de termos mais apps.

          3. Cada dispositivo tem a sua necessidade. Seja de recursos, aplicativos e formas de uso.
            Um aplicativo ou serviço para celular precisa ser pensado para telas pequenas, com os recursos mais acessíveis e tudo mais.
            Um Windows completo pecaria por não ter aplicativos adaptados para tais telas e ponto. Não ajuda em nada por exemplo quando estamos no Uber, no ônibus ou no metrô. Se não tiver um app otimizado e pensado para uma tela pequena, vai fracassar.
            Ahhh, mas com o Windows completo, plataforma unificada, CShell ou o caralho a quatro, a coisa vai mudar. A resposta pra isso continua sendo não, pois não é necessário que a Microsoft reinvente a roda para fazerem aplicativos para telas pequenas.

            Esse eterno breve é simplesmente a falta de interesse na plataforma, seja de usuários ou de desenvolvedores.
            Temos excelentes exemplos na plataforma desde o Windows Phone 7. O que falta mesmo é interesse do público e dos desenvolvedores, e não há o que a Microsoft possa fazer para mudar isso.

          4. qm espera ter w10pc no cel p poder usar NO CEL um photoshop por exemplo ta perdendo tempo. alem de ser inviavel o uso, exige mt de processador e memoria interna.

            mas o usuario poder ter o w10pc no cel p usar os apps da loja sim é mt mais interessante do q o w10m tem se mostrado ate hj. e ai n exigiria mt do cel. o problema é quere usar o cel tal como um pc, coisa q nem os tablets conseguem, que dirá smartphone ne.

          5. Como dev te falo. Não existe o milagre das telas. Só vai rodar em tela pequena se o dev fizer. O FB só vai rodar em tela pequena se o Mark bater o chicote nos caras.

            Hoje, nesse momento, numa tela pequena não existe diferença se for um Windows completo ou não. Para ambos não tem app.

          6. mas vc diz “rodar bem” ne? e n so rodar. pois rodar roda msm sem adaptaçao. tem um Print do fb pc ajustado numa tela pekena mas n sei se eh fake.

            mas claro q pra um app rodar bem tem q ter o empenho do desenvolvedor. n temos bons apps por isso msm. ate a ms prioriza ios e android. mas caso insiram w10pc nos cel msm poderia ser mais fácil ajustar o app pc p varias telas do q fazer UWP ou fazer um p pc e outro p cel. mas isso vc eh q sabe, eu n sou desenvolvedor.

            os melhores apps windows sao de desenvolvedores fulanos. os de grande empresas maioria sao bosta. estranhamente.

    2. Já vi gringo falando que a nova categoria não é o Celular PC, e sim os PC ARM. Dispositivos mas perto dos notebooks rodando em cpu arm.

      1. Exato.
        Mas aqui insiste em falar que é celular-pc.
        Na demonstração do Windows rodando em ARM, enfaticamente foi mostrado o Windows Enterprise e com possibilidade de ingressar em domínio.
        Por mais que dizem que ele rodou de um celular, era um “PC” ali. Imagino que serão Tablets e híbridos ARM. Smartphone ou algo parecido, jamais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *