Como usar o Skydrive no Windows 8

Internet não serve apenas para navegar, ver suas redes sociais ou assistir a vídeos no YouTube. Graças à sua estrutura, tudo está conectado. Com tanta transmissão de dados através da rede já podemos pensar em descartar os meios físicos, como disquetes, CD, DVD ou memória USB.

Além disso, aqueles que necessitam frequentemente de seus arquivos em locais diversos já estão fazendo o uso da chamada nuvem que dispensa uma unidade flash ou disco físico.

Atualmente, existem vários serviços na nuvem ou discos de armazenamento on-line. Um dos mais famosos é o Dropbox, mas Apple e Google ou Microsoft, fizeram suas próprias plataformas nas nuves em seus sistemas.

O serviço de nuvem da Microsoft é o Skydrive. Para quem tem um Windows Phone é indispensável possuir uma conta nesse serviço, pois tem uma integração bem bacana e sem falar que possui um espaço de armazenamento superior aos principais concorrentes. Com ele você pode ediart aquivos do office, ouvir músicas, ver vídeos e fotos, tudo isso sem precisar ter nada na memória do seu celular ou computador.

Skydrive, muito mais do que um disco na nuvem

Skydrive é acessível a partir do browser, bem como de aplicações para Windows 8 e Windows Phone, e até mesmo em outras platafomas como IOS e Android.

Ele oferece 7 GB em uma conta gratuita, mas se você for usuário a mais tempo do Windows Live pode aumentar para 25GB. É só criar uma conta do hotmail e pronto, ela já está integrada com o Skyfrive.

Mas o que desejo compartilhar com vocês é a utilização do aplicativo metro para Windows 8. Na interface metro tem um ícone ou atalho para o SkyDrive. Podemos acessar as pastas de sistema e arquivos de plataforma, ou seja o que for, visualizar, editar ou criar pastas, baixar arquivos, etc.

No Skydrive pode armazenar todos os tipos de arquivos, de música e vídeos a fotos, documentos de escritório ou vários outros. Ele permite carregar arquivos de tamanho de até 2 GB.

 Uma boa dica é usar o Skydrive como pasta no Windows 8, será uma pasta especial pois estará conectada com a internet. Para fazer isso é só baixar e instalar o Skydrive para PC aqui.

Dito isto, se queremos copiar um documento ou foto na pasta do SkyDrive, você só tem que agir da mesma maneira quando você copiar ou mover arquivos entre pastas locais. Isto é, simplesmente arrastando e soltando ou usando os comandos Copiar e Colar.

E, graças à variedade de plataformas, a Microsoft também criou aplicações do Skydrive para IOS e Android, o que nos permite administrar ou visualizar os arquivos e fazer upload de fotos ou vídeos em dispositivos móveis.

Quanto a sua versão metro, ele possui um visual bem intuito e de fácil utilização. não tem funções extras, faz o mesmo que que o aplicativo para desktop faz, só que de forma mais elegante, principalmente para dispositivos touch.

A simbiose do Windows 8, o Windows Live e Skydrive

Como vemos, Skydrive é uma ferramenta muito útil para acessar nossos arquivos pessoais e documentos de qualquer computador com a Internet. A principal vantagem é a integração com o Windows Live ID e todos os serviços associados a essa conta, como por exemplo o próprio Office. Caso tenha problemas com seu tablet, celular ou PC você não poderá mais reclamar com a perda de arquivos úteis, pois ter uma cópia de segurança nas nuvens é sempre mais confiável.