Esta matéria seria postada em outras oportunidade, mas hoje surgiram rumores que nos fizeram antecipar este assunto. Como nós já mostramos, desde os tempos do... E se o Windows 10 Cloud fosse o sucessor do Windows 10 Mobile? Deixe sua opinião

conceito-w10m-desktop

Esta matéria seria postada em outras oportunidade, mas hoje surgiram rumores que nos fizeram antecipar este assunto.

Como nós já mostramos, desde os tempos do Pocket PC lá do final da década de 90, a Microsoft tem se baseado em uma estratégia móvel para levar os PCs aos dispositivos móveis. Tudo bem, o Windows Phone realmente era focado em smartphones, mas o Windows 10 Mobile já reascendeu este sonho antigo com o Continuum e a Plataforma Universal do Windows – UWP.

Ocorre que, a Microsoft irá lançar um “dispositivo móvel definitivo“, uma nova categoria de dispositivos´. Todo mundo, inclusive a imprensa, sonha em conhecer o “Surface Phone“, principalmente após ver a onda de sucessos do Surface Pro, Surface Studio e Surface Book.

Além disso, a empresa tem um plano gigantesco para suas atualizações, de codinome “Redstone” e que foi dividido em 4 partes – pelo menos a Redstone 5 não foi “confirmada”. Este conjunto de atualizações é que será responsável por trazer novos tipos de dispositivos com Windows 10, muitos novos recursos, unificações e uma nova identidade visual que passe elegância e dê maior sensação de velocidade ao sistema.

Durante essas Redstones, ficamos sabemos do Windows 10 Cloud, que pode ser uma versão gratuita de do Windows que rodariam apenas programas UWP. Ele pode rodar o legado de programas Win32 se forem convertidos para serem disponibilizados na Windows Store. Também seria possível migrar para a versão “Pro” sem limitações.

Vale lembrar ainda, a Microsoft conseguiu rodar o Windows 10 completo em um HP Elite X3, que possui um processador ARM, o Photoshop funcionou incrivelmente bem. No segundo semestre, coincidentemente com a chegada da Redstone 3, parceiros da Redmond irão lançar dispositivos com Windows 10 e processadores ARM, chamados inclusive se “Celular PC” na WinHec 2016.

A Microsoft ainda está trabalhando numa nova Shell unificada, ou seja, resumidamente, uma única interface para os dispositivos com Windows 10 que irão dar maior versatilidade ao sistema. Exemplo disso, o próprio Continuum do Windows 10 Mobile que funciona em smartphones, mas pode ser utilizado como se fosse um PC em uma segunda tela. Além do “Andromeda da Microsoft” que pode trazer o Windows 10 Mobile aos desktops  (ou os desktops ao Windows 10  Mobile).

Agora, surgiu um rumor do One Windows que a Microsoft estaria pensando em encerrar o Windows 10 Mobile na Redstone 3, e seguir apenas com o Windows 10, e assim reduzir gastos. Claro, o rumor não é confiável, mas gerará muitos cliques a postar.

Resumindo, vamos fazer as contas: Celular PC + Surface Phone + Windows 10 em ARM + Nova categoria híbrida entre PC e celular + Andromeda + Shell Unificada + Windows 10 Cloud = Adeus Windows 10 Mobile, Olá Windows 10 desktop nos celulares.

Nem tudo é o que parece

conceito-tela-paisagem

 

Ocorre que, a Microsoft já se pronunciou que não encerará o Windows 10 Mobile, e Dona Sarkar deu como resposta as atualizações semanas. Sim, tem recursos anunciados faltando, mas isso também tem acontecido com o Windows 10 desktop. O sistema unificado de atualizações, por exemplo, chegou primeiro ao Windows 10 Mobile.

Antes da Microsoft anunciar que seria possível emular programas x86 em processadores ARM, o hacker h0x0 já tinha dito que a empresa poderia estar fazendo isso no Windows 10 Mobile, e foi daí que Mary Jo Foley foi atrás da Microsoft e tudo foi confirmado.

Além disso, o “Celular PC” da Microsoft será suportado por uma tela mínima de 6 polegadas, um Phablet. Então a empresa esqueceu dos aparelhos com telas menores, de até 4 polegadas? E a Plataforma Universal como fica?

Outra questão é… Como a Microsoft levaria o WhatsApp e tantos outros apps e jogos que só estão disponíveis para o Windows Phone aos PCs?

Percebam que o caminho é fundir o Windows 10 Mobile e o Windows 10 de alguma forma. Poderia o Windows 10 Cloud, com as melhorias da Redstone 3 substituir com Windows 10 Mobile?

Atualmente, baseado apenas em informações confiáveis, O Windows 10 Mobile deve ser mantido pela Microsoft para os smartphones, mas devemos ver celulares com Windows 10 completo ainda este ano. Cada produto para seu nicho de usuários.

Na sua opinião. O que você acha que a Microsoft deve fazer? Trocaria o Windows 10 Mobile pelo o Windows 10 completo?

jorgemoderador

  • Márcio Câmara

    Que comece a treta…

  • Robson Iecker

    Melhor que fundir um sistema Mobile com o de PC como a Google ta fazendo.

    • Raposão do Ártico

      Google não está fundindo nada, cara, para com isso

    • A google só precisa ter um sistema de PC descente primeiro, aquele chrome bootavel não conta.

  • Rafael Martins

    Seria bom bagarai

  • Zé Cotinha

    O Windows 10 Cloud na verdade é um Windows 10Mobile…

    Quais as caracteristas dos programas .UWP ?;
    – Roda em qualquer tela, qualquer tamanho e resolução
    – Roda em CPU/GPU ARM
    – Roda em CPU/GPU x64/x32
    – Multi-plataforma de hardware

    é dificil entender ?

    • Hugo Morais

      Também acho que o W10M já é isso, tanto que no modo Continuum ele exibe a tela desktop que só roda app UWP. Só acho que será mais avançado e semelhante a versão Home e Pro.

    • Raposão do Ártico

      Windows 10 Cloud é o Windows 10 PRO limitado a Windows Store

      Dizer que o Cloud será o novo Mobile… então o 10 PRO é o novo 10 Mobile faz tempo.

      • Zé Cotinha

        O Windows 10 Cloud e Mobile rodaram em CPU ARM, é dificil entender isso ? ou vc é burro demais ?

        • Gateenho de Schrödinger

          Ele é extremamente burro. Consequência de ficar dando o labo pra qualquer um, a toda hora, todos os dias.

        • Raposão do Ártico

          Cara, até o 10 Enterprise rodou em ARM. E aí?

          E o que o cu tem a ver com as calças?

          10 Cloud é basicamente uma variação do 10 PRO… não do 10 Mobile

          Dizer que o 10 Cloud é um 10 Mobile, então o 10 Pro também é, porque CLOUD e PRO no fundo é a mesma coisa, porra… a diferença é que um proibe instalação de pograma fora da Store

          • blogaomobile

            Pode ter sido uma versão em ARM, como o Windows RT era.

        • Victor Hugo

          Mas o W10 Pro também rodou em ARM.

          • Raposão do Ártico

            esse zé cotinha é burro demais, puta que pariu

            o cara acha que o 10 cloud é uma nova versão do windows

  • Bruno

    Só quero um aparelho que cabe no meu bolso e der para usar os apps que eu gosto.

    Como vai se chamar, não importa.

    • Tom Noguchi

      Complicado, hein

    • Pela descrição cê tá querendo um iphone SE

      • Bruno

        Iphone não cabe não meu bolso, se é que você me entende.

  • Nira Geek

    Legal.

    • blogaomobile

      kkkkkkkk

    • Jason Todd

      Somos dois cara…

    • Pablo

      Sincero!

  • Tamba

    Saudade do tempo que celular era só pra fazer ligação

    • Raposão do Ártico

      tenho um nokia 3310 se vc quiser

      • Tamba

        Não preciso, tenho um Sony Ericsson w300

  • “Na sua opinião. O que você acha que a Microsoft deve fazer? Trocaria o Windows 10 Mobile pelo o Windows 10 completo?”

    Rodando no meu 950xl, ta ótimo. O win10 mobile já me atende mas, se mudar pra melhor ta ótimo!

    Ps: Colei a parte do texto onde pergunta nossa opinião porque…. Bom vcs sabem,rs

    • Gateenho de Schrödinger

      Proteja-se das piruletas vulpenses.

    • Alesson Danilo

      Sei da treta que deu na matéria passada kkkkkkkkk

  • MAGOTRON

    Não adianta tem que esperar para ver o que vai acontecer, e espero que venha algo interessante e que não seja mais do mesmo que já temos nas plataformas móveis…

    • blogaomobile

      Mas do mesmo tenha certeza que não será.

      • MAGOTRON

        Espero po isso, um grande problema é adquirir esse nova modalidade móvel, Brasil morto ta fora…

  • rafael

    windows completo em tela pequenas n é nada intuitivo melhor manter a interface mobile com recursos do pc

    • Hugo Losker

      Se ja tivesse usada um tablete com Windows 10 não falaria isso!!!

      • Hugo Morais

        Em telas ate 8 polegadas sim, mas, baixo de 6 polegadas a versão mobile é melhor no uso com a mão. Meu gosto né.

        • Hugo Losker

          Então claramente o modo desktop não seria exibido na tela menor apenas se fosse conectado a uma tela maior;; e com certeza a tela modo tablet é melhor que a do mobile…. uma adaptação seria necessária mas seria muito mais interessante!!!

          • Hugo Morais

            Sim, acho que a barra de tarefas do modo tablete fica muito pequena. Mas em tablets maiores fica muito bom. Ouvi fala que a M$ desenvolveria no futuro além do modo tablete, o modo Smartphone, ai teria o sistema completo usando modo smatphone em telas muito pequena.

          • Hugo Losker

            Pois é peno nisso! Eu vi um deisgn feito por algum gringo que mostrava o sistema em celular como deveria ser, e eu concordo com ele!!! Imagina assim, todas as telas do Windows 10 tem o menu do lado esquerdo, as titles no meio e a central de ações do lado direito, então pode-se dizer que no telefone esta orientação está totalmente errada, pois a central esta acima e o menu a direita… apenas as titles estão no lugar certo!!! acho que isso deveria ser corrigido!!! a experiência seria muito mais parecida assim como nos aplicativos nativos que já são!!!!

    • blogaomobile

      A Shell nova está sendo criada para isso também.

  • Marcelo

    Acho que a questão não é qual o nome da próxima versão, ou se vão usar a versão mobile” ou desktop do Windows 10 e sim se a MS esta disposta ou não a investir no mobile… Hoje o W10M já é um excelente sistema.. o problema é a falta de apps e falta de aparelhos no mercado.. se a MS não voltar a trabalhar pra resolver esses problemas (como estavam tentando na época que compraram a Nokia) eles podem lançar 500 versões novas do Windows que não vai adiantar nada..

  • Breno

    No momento certo ®

  • Danillo Alves

    tem informações erradas ai, Windows Cloud não roda só uwp, ele apenas roda aplicativo da loja, a loja não tem só aplicativos uwp, pois existe o porte de programa x86 que corrigindo como diz a matéria, não converte programas x86 pra uwp, apenas adapta os programas x86 para o uwp, dando suporte por exemplo a tiles e a remoção do menu contexto, aquele menu que fica no topo da janela, mas continuam sendo x86 se fosse realmente uwp dava pra rodar no windows mobile.
    Windows Cloud vai ser uma versão gratuita do windows que irá permitir reproduzir apenas programs da loja, oque deve ser muito bom para Governos e Agência que não terão que pagar licenças e como já foi anunciado no site a microsoft vai portar o pacote office para a loja

    • blogaomobile

      Projeto Centennial, ele converte programas x86 em UWP.
      UWP abarca programas Win32 devidamente portados. Tá certo na matéria.

      • Danillo Alves

        não cara, os uwp tem que comer muito feijão pra chegar ao nivel dos Win32, os uwp são bem limitados, não tem suporte aos atalhos que ficam na barra de tarefas perto de relógios, e nem splash que não esteja dentro de uma janela igual acontece quando abre o photoshop, o UWP não tem suporte a isso, pois o UWP foi feito pensando nas universidade dos dispositivos, como o windows mobile não tem essas características eles não implementaram na estrutura do UWP. se tu portar um programa x86 pra loja, vai ver que ele continua tendo as mesmas características e visuais, animações e tudo mais igual quando era um programa .exe, a diferença é que ele pode ser intalado na loja, ganha uma tile e muda o estilo da janela dele, somente

        • Tom Noguchi

          O cloud nao aceita os .exe da loja

          • Raposão do Ártico

            Claro que aceita, basta pegar o .exe e botar dentro do UWP

          • Tom Noguchi

            Nao aceita mesmo assim.

      • Raposão do Ártico

        Projeto centennial não convertene nada.
        Win32 continua sendo Win32.

  • Job Nogueira

    Não tenho duvidas sobre isso ‘-‘!!

  • Raposão do Ártico

    Ah mano, de novo? Windows 10 Cloud não tem nada de 10 Mobile. Ele é o Windows 10 Pro apenas com a Windows Store liberada.

    É a mesma coisa que dizer que o macOS é o sucessor do iOS.. puta merda

  • Jay Silva

    Maior limitação do Windows em smartphones: Aplicativos.
    Não adianta empurrar goela abaixo outra versão ou lançar uma nova versão se não resolverem isso.
    E aplicativos desktop nem de longe é necessidade para quem usa um celular. Mesmo se dessem um jeito de rodar app desktop, teria os mesmos problemas.

  • So digo uma coisa: Se houvesse versão mobile e fosse externamente fluido como Windows 8.1. Estava bom.

  • Pedro Do Prado Monteiro de Bar

    Instala o XP no 640 XL Vlw Flw

  • Souza

    No momento certo chega um cara barbudo e questiona:

    O que é esse tal de Windows Cloud?

    Entendedores entenderam e entenderão.

  • Victor Hugo

    Esse site é campeão em tentar confundir a cabeça de quem lê

  • Russo

    Jorge, fala a verdade. Você tem outra conta chamada Marcelo Pacheco no Windows Team, não é?

    • 白いgod

      Não faria sentido algum.

  • Fernando Cardoso de Oliveira

    Isso aparece pra mim, clico em assumir o controle mas nada acontece, como faço para obter preview nesse caso? https://uploads.disquscdn.com/images/2fb40a8804a36e828b66e28bc9ab8a9688d16a28f47e739d627b5d4b1db9d23a.jpg

  • Wender Patrick

    Só tomara que não vire um Java da vida, cheio das máquinas virtuais

  • alan rollemberg

    Independente do que for pra ser espero que a Microsoft consiga botar seu sistema Mobile em igualdade com os demais, infelizmente pra Min, usar Windows só no Pc, Xbox.

  • FabianoBR

    EU já tinha dito isso pra um seguidor do site dias atrás que falou que o W10M morreria. Eu disse que o W10M continuará existindo mas só em aparelhos de entrada, básicos.

    O W10FULL será para aparelhos mais potentes. Não faz sentido e nem tem hardware pra colocar um W10FULL em celular básico. A versão completa é só pra quem quer ter acesso aos recursos avançados do windows(empresas?) e precisará de mobilidade.

  • DADAI
  • Eron Vasconcelos

    Na verdade eu já penso isso.

  • Fernando Claudino de Souza

    ficará um sistema épico 😍.

Curta nossa nova página no Facebook!