Esta matéria seria postada em outras oportunidade, mas hoje surgiram rumores que nos fizeram antecipar este assunto. Como nós já mostramos, desde os tempos do... E se o Windows 10 Cloud fosse o sucessor do Windows 10 Mobile? Deixe sua opinião

conceito-w10m-desktop

Esta matéria seria postada em outras oportunidade, mas hoje surgiram rumores que nos fizeram antecipar este assunto.

Como nós já mostramos, desde os tempos do Pocket PC lá do final da década de 90, a Microsoft tem se baseado em uma estratégia móvel para levar os PCs aos dispositivos móveis. Tudo bem, o Windows Phone realmente era focado em smartphones, mas o Windows 10 Mobile já reascendeu este sonho antigo com o Continuum e a Plataforma Universal do Windows – UWP.

Ocorre que, a Microsoft irá lançar um “dispositivo móvel definitivo“, uma nova categoria de dispositivos´. Todo mundo, inclusive a imprensa, sonha em conhecer o “Surface Phone“, principalmente após ver a onda de sucessos do Surface Pro, Surface Studio e Surface Book.

Além disso, a empresa tem um plano gigantesco para suas atualizações, de codinome “Redstone” e que foi dividido em 4 partes – pelo menos a Redstone 5 não foi “confirmada”. Este conjunto de atualizações é que será responsável por trazer novos tipos de dispositivos com Windows 10, muitos novos recursos, unificações e uma nova identidade visual que passe elegância e dê maior sensação de velocidade ao sistema.

Durante essas Redstones, ficamos sabemos do Windows 10 Cloud, que pode ser uma versão gratuita de do Windows que rodariam apenas programas UWP. Ele pode rodar o legado de programas Win32 se forem convertidos para serem disponibilizados na Windows Store. Também seria possível migrar para a versão “Pro” sem limitações.

Vale lembrar ainda, a Microsoft conseguiu rodar o Windows 10 completo em um HP Elite X3, que possui um processador ARM, o Photoshop funcionou incrivelmente bem. No segundo semestre, coincidentemente com a chegada da Redstone 3, parceiros da Redmond irão lançar dispositivos com Windows 10 e processadores ARM, chamados inclusive se “Celular PC” na WinHec 2016.

A Microsoft ainda está trabalhando numa nova Shell unificada, ou seja, resumidamente, uma única interface para os dispositivos com Windows 10 que irão dar maior versatilidade ao sistema. Exemplo disso, o próprio Continuum do Windows 10 Mobile que funciona em smartphones, mas pode ser utilizado como se fosse um PC em uma segunda tela. Além do “Andromeda da Microsoft” que pode trazer o Windows 10 Mobile aos desktops  (ou os desktops ao Windows 10  Mobile).

Agora, surgiu um rumor do One Windows que a Microsoft estaria pensando em encerrar o Windows 10 Mobile na Redstone 3, e seguir apenas com o Windows 10, e assim reduzir gastos. Claro, o rumor não é confiável, mas gerará muitos cliques a postar.

Resumindo, vamos fazer as contas: Celular PC + Surface Phone + Windows 10 em ARM + Nova categoria híbrida entre PC e celular + Andromeda + Shell Unificada + Windows 10 Cloud = Adeus Windows 10 Mobile, Olá Windows 10 desktop nos celulares.

Nem tudo é o que parece

conceito-tela-paisagem

 

Ocorre que, a Microsoft já se pronunciou que não encerará o Windows 10 Mobile, e Dona Sarkar deu como resposta as atualizações semanas. Sim, tem recursos anunciados faltando, mas isso também tem acontecido com o Windows 10 desktop. O sistema unificado de atualizações, por exemplo, chegou primeiro ao Windows 10 Mobile.

Antes da Microsoft anunciar que seria possível emular programas x86 em processadores ARM, o hacker h0x0 já tinha dito que a empresa poderia estar fazendo isso no Windows 10 Mobile, e foi daí que Mary Jo Foley foi atrás da Microsoft e tudo foi confirmado.

Além disso, o “Celular PC” da Microsoft será suportado por uma tela mínima de 6 polegadas, um Phablet. Então a empresa esqueceu dos aparelhos com telas menores, de até 4 polegadas? E a Plataforma Universal como fica?

Outra questão é… Como a Microsoft levaria o WhatsApp e tantos outros apps e jogos que só estão disponíveis para o Windows Phone aos PCs?

Percebam que o caminho é fundir o Windows 10 Mobile e o Windows 10 de alguma forma. Poderia o Windows 10 Cloud, com as melhorias da Redstone 3 substituir com Windows 10 Mobile?

Atualmente, baseado apenas em informações confiáveis, O Windows 10 Mobile deve ser mantido pela Microsoft para os smartphones, mas devemos ver celulares com Windows 10 completo ainda este ano. Cada produto para seu nicho de usuários.

Na sua opinião. O que você acha que a Microsoft deve fazer? Trocaria o Windows 10 Mobile pelo o Windows 10 completo?

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!