A pior notícia do ano na área de jogos certamente foi o cancelamento de Scalebound, jogo exclusivo da Microsoft para Xbox One e PC... Em carta, Platinum Games pede desculpas pelo cancelamento de Scalebound

scalebound

A pior notícia do ano na área de jogos certamente foi o cancelamento de Scalebound, jogo exclusivo da Microsoft para Xbox One e PC através da Windows Store. Scalebound estava sendo desenvolvido pela Platatinum Games, e esta acabou enviar uma declaração sobre o cancelamento.

O CEO da desenvolvedora, Kenichi Sato, fez a seguinte declaração:

A respeito do cancelamento de Scalebound

Pedimos desculpas que, no dia 9 de janeiro de 2017, a Microsoft anunciou o cancelamento de Scalebound. Estamos muito desapontados que as coisas acabaram desse jeito, especialmente quando nós sabemos quantos de nossos fãs estavam ansiosos para este jogo, tanto quanto nós estávamos.

Seguindo em frente, vamos nos esforçar para continuar entregando jogos de alta qualidade para vocês, começando por NieR:Automata em março, e incluindo produtos como GRANBLUE FANTASY Project Re:Link e LOST ORDER no futuro.

Continuaremos trabalhando duro para alcançar suas expectativas e esperamos a continuidade do seu apoio!

Presidente e CEO

Kenichi Sato

O diretor da Platinum Games e responsável direto pelo game, Hideki Kamiya, usou o Twitter para se desculpar também:

Ele também respondeu a especulações sobre um dos motivos do atraso do desenvolvimento ter sido uma suposta folga do diretor por motivos de saúde:

De maneira nenhuma.”

jorgemoderador

  • João Araújo

    Trágico… Mas também era um estilo de jogo que não me agrada (assim como grande parte do Line Up de jogos do Xbox One). Inclusive, o meu Xbox One é a versão Halo 5 Edition e eu não tenho paciência pra esse jogo… Tenho que confessar: Acho os jogos do PS4 melhores (estou pensando em até pegar um). Espero que a Microsoft me surpreenda daqui a alguns meses…

    • Alex Mota

      Os exclusivos do PS4 são infinitamente melhores que do X1. O que compensa o X1 é o conjunto, porque a PSN é uma merda. (Na minha opinião, né, porque hoje em dia você fala isso a galera diz que você tá cagando regra. Tem sempre que colocar “na minha opinião” depois pra não ferir nenhum mimizento hahahahaha)

      • João Araújo

        Verdade kkkkkk

      • Jose Lima

        hummmmmmmmm não sei, não gosto dos exclusivos do PS4, a única coisa que me anima no PS4 são os JRPGs,,, mas a grande maioria não são exclusivos, e eventualmente podem ir para o XBOX… mas faz parte, esse, eu curto halo, curto gears, e curto forza, acho otimas franquias, e não tem nenhum do ps4 do mesmo genero que bata, o problema pra mim é que são poucos generos, halo wars também é dahora, mas tinha que ter mais, com essa mesma qualidade mais de outros generos… por exemplo, tinham que dar a mesma atenção para o fable que a nintendo dá ao dragon quest… o KI é legal, mas é um disco de uma musica só… tinham que fazer algo ULTRA com o KI (mas eu gosto, só acho que deveriam dar uma renovada nele uma história mais top – tipo um soul calibur da vida) e pegar mais uns dois generos, um de ação e manter o quantum break, fazer uma franquia ou algo do genero… ai acho que ficaria bom… mas hj vemos a MS se dedicar muito ao forza e ao halo… o resto fica meio de lado…

      • Jairo Picanço

        Discordo. Os exclusivos do ps4 nem de longe são “infinitamente superiores” aos do Xbox One, A diferença em favor do ps4 são jogos japoneses que não chegam ao Xbox, mas se olhares carro-chefe por carro chefe, verás que a M$ tem as melhores soluções para corrida, luta, fps, tps, estratégia. Já a sony, tem soluções interessantes pra hack slash, rpg, luta e filme interativo..

        Então, olhando com racionalidade, eu vejo a disputa em exclusivos 50/50, com esse plus de jogos japoneses em favor do ps4. Mas quem não curte muito jogos japoneses, então esse detalhe acaba nem fazendo diferença.

        • Alex Mota

          Na minha opinião:

          PS4: God of War é um jogo sensacional e esse novo que vai sair parece promissor; InFamous é fantástico; The Last of Us (e The Last of Us 2 que está pra sair) sem comentários, Shadow of the Colossus e Ico sem comentários², The Last Guardian; Horizon: Zero Dawn parece que será animal, assim como Days Gone; a série Uncharted (contando com o 4) é animal; os jogos indies que joguei no ps3 como o Journey sem comentários³; um jogo que, pessoalmente, espero muito é Shenmue 3 <3 e será exclusivo; apesar dos grandes problemas de No Man's Sky, ele é um jogo ok; Heavy Rain e Beyond Two Souls, muito foda;… Por enquanto os que consigo lembrar são esses.

          X1: Halo 5 é animal, mas é mais um FPS; Gears é fantástico, Forza é animal; Killer Instinct é um jogo ok; Fable é muito bom, mas foi cancelado; Scalebound parecia ser animal, mas foi cancelado; State of Decay 2 estou ansioso e parece que vai ser animal; Quantum Break não foi tão bom quanto as expectativas, mas é um jogo bom; Alan Wake é um jogo bom;… E esses são os que consigo lembrar.

          Claro que cada um tem sua preferência, e por isso lá em cima eu falei, mesmo que de forma irônica, que na minha opinião os jogos exclusivos de PS4 são infinitamente melhores que os de X1. E olhando essa lista, pelo menos eu, não consigo dizer que não são superiores.

          Ah, eu tenho o X1, porque acho que é melhor no todo, mas se olhar só para os jogos…

          • Jairo Picanço

            Aí é questão de opinião. Você citou jogos do ps3, eu poderia citar outros do Xbox 360 como The Lost Odssey, Blue Dragoon, além de alguns jogos da Rare como Banjo, Kameo, enfim, teve coisas interessantíssimas do xbox 360. Foi uma era muito rica para os donos de Xbox.

            Esquecestes de citar o Ori, o Sunset Overdrive do Xbox One, onde considero os melhores first party do Xbox One. Teve o Ryse, experiência single player honesta com temática interessante, enfim. Longe de ser essa discrepância que alguns alardeiam na internet.

            Onde a Sony falha, a M$ triunfa, e onde a M$ fala, a Sony triunfa. Só que a Sony tem o plus dos jogos japoneses, alguns excelentes como Persona e Yakuza, (mas são ips da Sega), já a M$, não. Então, pra mim é 50/50 mesmo. Mas cada um enxerga só o que convém.

            Agora, pra 2017, aparentemente, a oferta de jogos exclusivos pro ps4 é mais ricar, mas é aquela coisa, vou esperar até 31 de dezembro de 2017 pra dar ver o que de fato é lançado.

          • Alex Mota

            Por ter um X1, quero jogos exclusivos bons esse ano, mas não to muito esperançoso

    • blogaomobile

      Eu sempre fui de Playstation, e não gosto dos exclusivos da Sony,
      Killzone é o Halo que não deu certo. Eles não têm nada a altura de Gears Of Wars.
      O maior sucesso do ano foi anunciado para PS3, foi lançado chegio de bugs para o PS4 após 10 anos. PT foi cancelado, entre vários outros. No man Sky foi ridículo. Driveclub péssimo.
      O bom é Uncharted, mas você paga uma fortuna, zera e acaba – não é meu estilo.
      Agora tu pega um Sunset Overdrive, Ori (baratinho), Halo 5, ReCore, Forza Horizon 3, Forza 6, Gears of Wars, Dead Rising 3/4, Ryse (criticado, mas é bom), Quantum Break, etc.
      Como tenho apreço pelo Multiplayer, pois jogo anos o mesmo jogo e me divirto. Microsoft é melhor.
      Agora a Sony anuncia mil exclusivos, sem data, e muitos são filmes interativos – nada contra, mas não é meu estilo.
      A Microsoft tem feito um grande trabalho com exclusivos, é inegável.

      • João Araújo

        Sunset eu tenho (inclusive com a Season Pass), mas já zerei… Halo 5 acho chato, ReCore me agrada (mas não tive a oportunidade ainda de jogá-lo), Forza e Gears Of War são jogões… Ori, já zerei também e só. Os demais são indiferentes pra mim! Eu gosto de jogos de luta, gosto de uncharted, gosto de praticamente todo o Line UP do PS4 e na grande maioria das vezes, fico só babando… Não dá para não reconhecer isso. Não jogo online também, não me interessa. KOF XIV, Street Fighter 5 e outros é que me deixa triste de estar no Xbox One (mesmo eu o amando).

      • João Araújo

        O Xbox One me proporciona excelentes experiências, mas os jogos não são do meu agrado. Pode demorar anos os do PS4, mas são incríveis! A Microsoft deveria também olhar o lado de quem não é muito fã de FPS, Corrida, etc. Tem que explorar os “gostos” dos outros jogadores…

        • Jose Lima

          isso eu concordo, mas acho que essas outras areas a MS deixa para as outras empresas… mas q eu queria um fable 4 eu queria 😀

      • Alex Mota

        Jorge, eu gosto do seu blog, mas você paga muito pau pra MS, cara hahahaha Tudo da MS é perfeito pra você. Vai com calma.

        God of War; InFamous; The Last of Us (e The Last of Us 2) Shadow of the Colossus; Ico; The Last Guardian; Horizon: Zero Dawn; Days Gone; a série Uncharted; Journey; Shenmue 3; apesar dos grandes problemas de No Man’s Sky, ele é um jogo ok; Heavy Rain; Beyond Two Souls e são os que lembro agora, fora que tem mais.

        Ok gostar dos exclusivos da MS, mas dizer que os da Sony não são bons? Por favor, né?

  • Jefferson

    A Platinum quer jogar a culpa pra cima da MS (não estou falando q não foi, até porque não sei de quem foi a culpa). Mas a Platinum quer tirar o dela da reta, com ctz pelo menos um pouco de culpa ela teve sim.

    • Robson Iecker

      Cara o jogo estava sendo desenvolvido há vários anos, deve alguns adiamentos e qualquer empresa que injeta dinheiro (Microsoft) em um projeto quer resultados… Acho que a Platinum teve uma grande parcela de culpa nisso tudo, pois depois de todo o investimento da Microsoft e até os anúncios feitos cancelar o jogo só porque quer não faz muito sentido.

      • wellington

        Mano tem um boato de que ela estava usando a verba do game em outros títulos….

    • http://www.agenciacaipora.com Thiago Albuquerque Kozusko

      Acredito que a culpa é da platinum. Ela foi contratada para criar um jogo em x tempo por x dinheiro. Ela atrasou diversas vezes e deve ter pedido mais dinheiro, um contrato é um contrato, se a Platinum fez previsões erradas de custo e tempo, a culpa é dela.

      • Heisenberg

        Acho (li por alto) que ela tava usando o dinheiro do projeto para NieR Automata…

      • blogaomobile

        Dinheiro não é problema para a Microsoft.
        Realmente, a Platinum deve ter a culpa da história.

        • Joao Silva

          Discordo totalmente, dinheiro é problema sim. Já ouviu falar do que aconteceu com o cancelamento do Phantom Dust que estava sendo desenvolvido para o Xbox One???? A MS contratou uma DEV chamada Darksiders, chegou na Dev e falou ” Vc vai desenvolver o jogo, ele será so MP e queremos que ele se torne um jogo de e-sport. O budget do jogo será de 5 milhões”. A dev começou a desenvolver o jogo, e logo depois a MS chegou e falou que agora o jogo teria que ter uma campanha single player tb, e começou a pedir um monte de coisa. Mas acontece que não aumentaram o budget do jogo, a MS não quis colocar mais nenhum centavo no jogo. Como assim???? Vc pede um jogo X, depois quer um X+y pelo mesmo preço???? A produtora fez uma reunião com a MS e pediu de 2 a 3 milhões a mais para o SP e as coisas que estavam sendo pedidas. Uma semana depois da reunião, toca o telefone da produtora, era a MS cancelando o jogo. A produtora simplesmente demitiu todo mundo e faliu depois disso. A MS as x pode ser bem FDP sim…. Me parece que por mais que Phil Spencer seja um gamer, os gamers ainda não entraram na mentalidade dos executivos da MS. Não se cancela um jogo como Scalebound assim do nada, onde já tinha aparecido em várias feiras, vários vídeos, inclusive já estava até a venda na loja. Eu tenho certeza que teria outro caminho para salvar o jogo que não o cancelamento. Mas a MS vê os gamers como simples Business, a MS não entende a mentalidade dos gamers até hj. Olha a Sony com o Last Guardian, demorou 10 anos para lançar o jogo, mas foi lançado..

        • wellington

          Sim não é, mas a microsoft e uma empresa e com acionistas que só pensam em dinheiro todos as empresas são assim. Acho que o dinheiro não deu pra chegar ao nível ouro e não compensava mais o custo com o retorno do jogo. Fora que um boato forte nas gringa que a platinum estava usando a verba do jogo em outros títulos!

    • José Rodrigo

      Mostre-me o trecho em que a Platinum está tentando jogar a culpa na MS.

      • Jefferson

        Essa parte ” a Microsoft anunciou o cancelamento de Scalebound. Estamos muito desapontados que as coisas acabaram desse jeito”

        A platinum fala como se a culpa fosse só da MS, (nao to falando q nao é pq nao sei o q aconteceu) mas com ctz a platinum teve uma parcela de culpa sim (pequena ou não) mas teve. Pois ngm investe e depois cancela do nada.

  • José Rodrigo

    “Platinum Games, um estúdio que existe há mais de 10 anos, já trabalhou com diversas publishers e sempre entregou seus jogos corretamente. Mas aí, do nada, eles quiseram sacanear o desenvolvimento de Scalebound simplesmente porque eles não gostam da MS”.

    Tá bom, amiguinho, senta lá. E não se esqueça de passar no oftalmologista mais tarde.

  • Rafael Martins

    Só não falaram que estava desviando a grana que a MS estava injetando para a produção de Nier.

    • Rodrigo

      Será verdade isso, se bem que vários sites de tecnologia estão falando isso, pegando dinheiro do jogo da Microsoft e injetando em outros jogos que é para o pS4.

      • Rafael Martins

        Não seria exatamente uma novidade.

    • Alexandre Leite

      Se a MS cancelou então teve um bom motivo pra isso. Não é por problemas de saúde que ela ia cancelar um jogo onde a mesma apostava as fichas. Seria perfeito, mas com tantos adiamentos e sempre o mesmo trailer nas feiras já era de se esperar que tinha algo errado.

  • Diego M.

    Definitivamente uma pena. Acredito que os dois tenham culpa nesse cancelamento, mas é uma pena pois Scalebund é o tipo de jogo que vende aparelho, como Gears of War no lado da Microsoft e Uncharted no lado da Sony. Acho que o cancelamento não era a melhor idéia (apenas minha opinião), tinha esse potencial nele.

Curta nossa nova página no Facebook!