A Microsoft está desenvolvendo três versões do Windows no telefones, e serão focadas em públicos diferentes. Nesta matéria, não serão abordados rumores, mas tudo... Entenda as três versões atuais do Windows Phone que estão em desenvolvimento

Central-Acoes-CShell-983x580

A Microsoft está desenvolvendo três versões do Windows no telefones, e serão focadas em públicos diferentes. Nesta matéria, não serão abordados rumores, mas tudo o que vimos de prático até os dias de hoje.

Importante notar, só existe uma versão do sistema operacional móvel da Microsoft no mercado, e este é o Windows 10 Mobile que atualmente esta focado no público corporativo e nos proprietários da linha Lumia. Contudo, a Microsoft deve voltar com uma nova categoria de produtos que precisará de um sistema mais robusto.

Sem mais delongas,

Windows 10 Mobile ‘feature2’

groove-music-logo-fd

Voltado principalmente para o público corporativo e visto por alguns como o novo “Windows Phone 7.8“, ele ainda não ganhou muitos mudanças, mas será lançado para muitos Lumias, seja por vias oficiais ou Insiders.

Não sabemos se a Microsoft vai parar o seus desenvolvimento ou se vai adicionar novos recursos. Ainda existe a possibilidade dela continuar com o sistema em “standby” para uma eventual volta com a popularidade dos aplicativos UWP, originais do Windows 10.

Windows 10 Mobile com “CShell”

Esta é uma nova versão do Windows 10 Mobile que ainda é incerta se chegará por vias oficiais aos modelos atuais. Contudo, já vimos isso rodar num HP Elite X3 e no Lumia 950 XL. Ela vem com uma multitarefa real, visual similar aos PCs, Continuum turbinado e muito mais. O porém é que não roda aplicativos do Windows Phone 8.1 como o WhatsApp, até agora.

Provavelmente, essa versão será volta para o público corporativo onde tais aplicativos não são tão necessários.

Windows 10 Andromeda

steam-x86-mobile

Este é o Windows que você está usando no seu PC neste momento, ou quase isso. A CShell chegará ao Windows 10 desktop e isso pode ser visto nas builds prévias liberada aos Insiders (por enquanto só códigos internos). Como o Windows 10 completo vai rodar em processadores ARM, será possível que um “smartphone” use esse novo sistema.

Andromeda é a fusão do Windows Phone com o Windows 10. Como ele rodará programas e jogos de PCs também, o público será corporativo e consumidores convencionais.

Sem dúvida alguma, o Andromeda é algo que vamos acompanhar com um carinho ainda mais especial. O Windows 10 “PC”  já rodou num HP Elite X3, logo, tecnicamente, alguns aparelhos atuais poderiam ser suportados. Contudo, o mais provável é que serão necessário novos dispositivos ou uma nova categoria de dispositivos para aproveitar a versatilidade de um smartphone com o poder de um PC.

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!