A Microsoft está desenvolvendo três versões do Windows no telefones, e serão focadas em públicos diferentes. Nesta matéria, não serão abordados rumores, mas tudo... Entenda as três versões atuais do Windows Phone que estão em desenvolvimento

Central-Acoes-CShell-983x580

A Microsoft está desenvolvendo três versões do Windows no telefones, e serão focadas em públicos diferentes. Nesta matéria, não serão abordados rumores, mas tudo o que vimos de prático até os dias de hoje.

Importante notar, só existe uma versão do sistema operacional móvel da Microsoft no mercado, e este é o Windows 10 Mobile que atualmente esta focado no público corporativo e nos proprietários da linha Lumia. Contudo, a Microsoft deve voltar com uma nova categoria de produtos que precisará de um sistema mais robusto.

Sem mais delongas,

Windows 10 Mobile ‘feature2’

groove-music-logo-fd

Voltado principalmente para o público corporativo e visto por alguns como o novo “Windows Phone 7.8“, ele ainda não ganhou muitos mudanças, mas será lançado para muitos Lumias, seja por vias oficiais ou Insiders.

Não sabemos se a Microsoft vai parar o seus desenvolvimento ou se vai adicionar novos recursos. Ainda existe a possibilidade dela continuar com o sistema em “standby” para uma eventual volta com a popularidade dos aplicativos UWP, originais do Windows 10.

Windows 10 Mobile com “CShell”

Esta é uma nova versão do Windows 10 Mobile que ainda é incerta se chegará por vias oficiais aos modelos atuais. Contudo, já vimos isso rodar num HP Elite X3 e no Lumia 950 XL. Ela vem com uma multitarefa real, visual similar aos PCs, Continuum turbinado e muito mais. O porém é que não roda aplicativos do Windows Phone 8.1 como o WhatsApp, até agora.

Provavelmente, essa versão será volta para o público corporativo onde tais aplicativos não são tão necessários.

Windows 10 Andromeda

steam-x86-mobile

Este é o Windows que você está usando no seu PC neste momento, ou quase isso. A CShell chegará ao Windows 10 desktop e isso pode ser visto nas builds prévias liberada aos Insiders (por enquanto só códigos internos). Como o Windows 10 completo vai rodar em processadores ARM, será possível que um “smartphone” use esse novo sistema.

Andromeda é a fusão do Windows Phone com o Windows 10. Como ele rodará programas e jogos de PCs também, o público será corporativo e consumidores convencionais.

Sem dúvida alguma, o Andromeda é algo que vamos acompanhar com um carinho ainda mais especial. O Windows 10 “PC”  já rodou num HP Elite X3, logo, tecnicamente, alguns aparelhos atuais poderiam ser suportados. Contudo, o mais provável é que serão necessário novos dispositivos ou uma nova categoria de dispositivos para aproveitar a versatilidade de um smartphone com o poder de um PC.

jorgemoderador

  • Arthur Amatus

    Ah, sim! Agora melhorou, deu pra entender melhor essa bagunça.

    • Anderson

      sem os carregando e retomando

  • Pedro S. Marques

    Feature 2 -> enrolação até o novo mobile ficar pronto

    Mobile -> já com cshell, será uma versão muito próxima do feature 2 com a diferença de tirar o silverlight ( e por consequência seu emulador pesado do sistema) provavelmente será muitooo leve e rápido e equipara devices de entrada

    WOA (windows on arm) -> será a versão completa como o windows rt foi com o diferencial de emular o x86 para atender um publico mais corporativo

    • blogaomobile

      Windows completo não é mais corporativo, é para todos. Até a Microsoft mostrou jogos nisso.

      • Pedro S. Marques

        mas irão focar no corporativo pq é uma boa área de ataque.

    • Alan Bouillet

      Pessoal esqueceu que existe o Windows 10 mobile ENTERPRISE

  • Renato

    Acredito que futuramente se estabeleça o w10 para mobile com a cshell, o windows pra tablets pcs arm (windows 10s) e outro mais completo para uso profissional/hard

  • Álvaro Luiz

    como assim WINDOWS 10 MOBILE com cshel? o cshel n e justamente a adaptação do W10PC pro layout mobile? se o W10M ja é layout mobile pra q cshel? essa nao entendi.

    • Bruno Chagas

      Exatamente! O Cshell é justamente para adaptar o Windows aos tamanhos de telas diferentes… Não existe Windows 10 Mobile com Cshell. Como anunciado pela equipe Insider do Windows naquele podcast que gerou desespero ao informar que Windows 10 Mobile não seria migrado para Redstone 3, de fato NÃO SERÁ. Pois a Fall Creators pelo que entendi será o “Windows 10 PC ou S” adaptado para tela do Telefone com o CShell! ;D

      • Caio Costa Cordeiro

        Windows 10 S ainda assim é Windows 10 PC. E se não existe Windows 10 Mobile com CShell como vc explica esse vídeo que tá na matéria? https://youtu.be/YNxtMtlrm6U

        • Anderson

          Ele disse que não existe Windows 10 Mobile com o CShell
          que esse é o Windows 10 se adaptado para todos os tipos de telas

          • Caio Costa Cordeiro

            ainda é o Windows 10 Mobile. O CShell está rodando em cima dele, já que ele é um Shell unificado. No PC, a interface vai ser igual à essa, assim como a interface quando é espelhada num monitor vai ser igual o PC.

        • Bruno Chagas

          Esse Windows do video não é o mobile como conhecemos… Já é o “Windows S ou IoT” Com o CShell em funcionamento.
          Sim parece muito o Windows Mobile, mas essa é a ideia da MS com o cshell!
          Obs: Isso explica pq os app do WP provavelmente nao vão funcionar nessa versão. 😉

          • Caio Costa Cordeiro

            caramba Windows S IoT pqp essa galera fuma.
            Windows 10 S é a mesma coisa do Windows 10 Pro, só muda que não pode instalar programa de fora.
            Windows 10 IoT é outra parada, feita para dispositivos inteligentes como torradeiras, geladeiras…
            O que você está procurando é o WINDOWS 10 ARM, mas vê se nesse vídeo eles rodam um programa de desktop? Não roda, pq ainda é o Windows 10 Mobile, com o CShell.

          • Bruno Chagas

            Deixa eu te contar uma coisa, a qse 3 anos a Microsoft lançou o Windows 10 mobile com o One Core, sendo possivel o desenvolvimento de Apps UWP para todas as plataformas Windows 10… O planejamento naquela época era unificar “TODOS” os Windows 10, sendo esses PC, Holo Lens, Xbox, Telefones, IOT… O primeiro passo dessa unificação será PC/Mobile! Vc viu o teclado Flow do Mobile na ultima Build Insider RS3? Viu q estão adicionando conectividades de redes 3/4g, o discador para realizar ligações entre outros….
            Estão unindo o Windows 10 PC e Windows 10 Mobile.
            O Windows 10 S não é o PRO com instalação de app win32 ou x86 bloqueado, vc está muito equivocado, é um Windows 10 mais leve e com foco em hardware mais modestos e tem seu principal concorrente o Chrome OS.
            O q entendi até agora é q a MS está unificando o Windows e o CShell vai ajustar o mesmo para o Mobile como vimos no video q vc postou.

    • Caio Costa Cordeiro

      quando liberaram sem querer aquelas builds conseguiram utilizar o CShell e adivinha, ele rodava no Windows Mobile. Inclusive tá o video ai na matéria. A idéia é uma interface unificada que se adapte ao método de uso, então o Mobile está incluso, não só o PC. Quando se usar o aparelho numa tela pequena vai ser uma interface Mobile, quando espelhar num monitor vai ser uma interface de PC, sendo o dispositivo com Windows Mobile ou com Windows ARM.

    • blogaomobile

      “Com CShell” foi usado apenas para fins didáticos, a Microsoft não o chamará assim.

      O novo Continuum faz parte da CShell, ela transforma PC em celular ou celular em PC, por exemplo, tentando resumir.

      Ela é a nova interface dos dispositivos com Windows 10 e vai além do Andromeda, inclusive deve chegar ao Xbox.

      • Álvaro Luiz

        o grande problema é q a MS n explica nem deixa q entendamos do q se trata. é td mt confuso, parecido, varias versoes, e q podem ou n vingar ou ser so de teste.

        se tem um cshel para W10M (ou um W10M com cshel) eu e mts n sabiam. parecia q era so uma nova versao do W10PC q ela sim tinha essa adaptaçao p telas menores q chamam de cshel.

        ai pelo oq entendi, a demostraçao do cshel no Hp elite é o tal W10ARM com chsel (seja la q nome tenha, W10S ou IoT ou oq for) e nao o W10M com cshel como vc disse.

        nas se tem um cshel pra W10M é bom pq assim é mais provavel q teremos o “w10 cshel” em cel atuais e n apenas em novos aparelhos.

        o WP7.5 recebeu uma atualização 7.8 so p ganhar layout do WP8.0. entao talvez o “W10M com cshel” seja + – isso. dar ao W10M uma ‘casca’ de “W10ARM CSHEL” pra padronizar o layout. mas fica a duvida se seria so uma ‘casca’ com layout cshel ou se daria p rodar apps so de pc q n sao uwp…

  • Wagner

    Há equívoco em dizer três versões em desenvolvimento. Na verdade, o “feature2” é o suporte que a MS tem obrigação para a versão nos atuais aparelhos. CShell do Windows será usado para poder usar o Windows em qualquer tela e Andromeda é o próprio Windows em ARM que poderá em smartphone ou pc de baixo custo…

    • Anderson

      Que Obrigação ela tem?

      • Pedro S. Marques

        suporte é obrigatório por um período de tempo.

        • Anderson

          Suporte, não atualizar sistema

          • Caio Costa Cordeiro

            a atualização é só um teatro pra massa

          • Pedro S. Marques

            Não necessariamente amigo.

    • Willian Santos

      Ainda acho que deves esperar, porque até onde sei, a Microsoft falou em um post, explicando que o W10m não ia receber a feature 2, por uns problemas em dispositivos corporativos, então aguardem.

    • blogaomobile

      Como disse, falamos apenas o que conhecemos. Aí foi uma suposição sua, mas oficialmente ou na esfera dos rumores confiáveis, isso AINDA não procede.

  • Tall do Daday

    QUE MALUQUICE 😂 NÃO HÁ NENHUMA VERSÃO EM DESENVOLVIMENTO! E SIM UM OU MAIS DISPOSITIVOS SENDO DESENVOLVIMENTO COM ESSE SNAP 835 PARA RODAR W10 NESSES HARDWARES COM A SHELL ADAPTADA. 👏

  • Jorge Mlvz

    não se torturem antes da dor vamos aguardar pra ver.

  • Raposão do Ártico

    Velho, pq vc confunde as pessoas?

    CShell não é uma versão do windows, é apenas uma SHELL do Windows, seja qual for (mobile, desktop etc). Inclusive no XP você podia usar uma shell de terceiros em vez do padrão. Eu mesmo usava o aston shell no XP… tem o User shell, winstep, lde, kde etc.

    Feature2 não é uma versão do windows. E esse Andromeda é apenas um rumor.

    • A que ponto chegamos

      “Eu acho que fico muito coisado” (by Tiririca)

    • Jaime Jr

      “Precisamos manter a chama acessa”

    • Jean Henrique

      Jorge ta querendo passar mico msm kk

    • Brunno Azevedo

      Entender força de expressão nunca foi seu forte né?

  • A que ponto chegamos

    Vamos falar de Xbox scorpio???

  • Jay Silva

    Simplesmente PARE de falar que o foco do Windows 10 Mobile é no Corporativo. Isso é uma inverdade absurda.

    Smartphone corporativo Windows NINGUÉM usa. Morreu… Acabou… Pare de falar mentiras.

    • Jaime Jr

      Só a polícia da Alemanha, hauahauahaua. Segundo o André bufão todas as empresas usam, domínio absoluto. Kkkk

      • A que ponto chegamos

        Ah ta 😒

    • Juliano

      Depois de muito tempo sem entrar aqui por ter parado de usar o Windows phone ou móbile, ou pra ARM (não sei como tão chamando essa semana) me deparo com os mesmos posta esperançosos sobre o sistema que via há mais de um ano atrás, quando vomitar aqui a última vez. Continuo usando Skype, exchange, word, one drive, outlook e outros serviços móveis da Microsoft, só que em um iPhone. Nem a Microsoft bota mais fé no móbile

      • Jay Silva

        Exato.
        A Microsoft apenas oficailizou a morte do WIndows Phone e o Windows 10 que rodará em ARM.
        De resto, é esperança em vão.

      • Rafael Lanna

        Resumo do Windows club:
        Semana 1: poste algum rumor sobre um lançamento, diga que é uma ultra novidade e que essa novidade vai “acabar com os androids”

        Semana 2: poste uma notícia sobre algum analista-de-porra-nenhuma dizendo que a Microsoft vai derrubar os androids e IOSs com um lançamento misterioso.

        Semana 3: poste uma News contando sobre algum usuário de fórum que fez os apps do Android rodarem no WP, mas só na última linha da News conte que foi algo emulador porcamente… Ah, e não esqueça de dizer que essa novidade vai acabar com o marketshare do Android.

        Semana 4: faça um resumo das outras semanas e coloque no título “Update – As armas da Microsoft pra destruir o Android”… Ahhh e também não se esqueça de forçar umas estatísticas dizendo que o Marketshare do Windows Mobile tá alcançando o Android e blá blá blá.

        Fonte: folha de papel colada na parede do banheiro do escritório do Windows Club

    • blogaomobile

      Não somos nós que falamos, é a Microsoft. Oficialmente é isso.

    • O IBGE usa!

      • Jay Silva

        Uma ou outra empresa usando não quer dizer que seja o foco ou que isso salvará o sistema.

        • A que ponto chegamos

          Quem é o IBGE na fila do SUS😁?

        • Mas vcs afirmaram que ninguém usa,, não generalize!

          • Jay Silva

            Mas isso não quer dizer absolutamente NADA. Uma única empresa entre milhares.
            O Windows em smartphones não chega a ter 0.2% de participação. Nem a Microsoft acredita mais.
            Aceita que dói menos. Windows em smartphones morreu. E smartphones estão mais vivos do que nunca.
            Só aqui que bostejam sobre a morte dos smartphones.

          • Vou repetir, Você afirmou que NINGUÉM usa, apenas apontei que uma empresa governamental usa! Por acaso, eles não são ninguém? 😁

          • Jay Silva

            Do ponto de vista empresarial sim. Eles sozinhos não querem dizer NADA.

          • A que ponto chegamos

            O IBGE restrito ao Mato Grosso do Sul, ja ta afunilando😁😀. Se pesquisar mais deve que um carinha la eh entusiasta e foi visto com Windows Phone e ja tão espalhando que o governo fechou contrato🤣🤣🤣🤣

      • IBGE usa Windows Mobile 6.0 PPC, se não me engano hehehehe

    • Hugo Losker

      Você não mora em todos países do mundo, logo vc é um só e mora no brasil, que não é referência pra bosta nenhuma além de corrupção! Então creio eu que no mundo há muitas empresas que usam windows no telefone!

      • Jay Silva

        Kkkkkkkk. O que vc sabe da minha vida???

        • Hugo Losker

          Nao se precisa ser gênio pra saber que um corpo nao pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo!!! Independente de onde more duvido que seja um viajantes que conheça o mundo todo e principalmente suas empresas! Por tanto na analogia se a Microsoft fala que o foco e no mobile, o foco é esse ate que se diga o contrario! E se tem empresas no mundo que usam telefones com Windows é porque elas existem!……

          • Jay Silva

            Engraçado que até hoje NUNCA ouvi nenhum case e nenhum relato de empresa que adotou o Windows para seus smartphones corporativos. Ao menos em volume suficiente que torne o sistema relevante.
            Acorda pra vida. Windows 10 Mobile e outros morreram.
            Podem continuar usando. Microsoft pode falar o que for. Mas aceite. Estão todos mortos.

          • Hugo Losker

            é babaca é babaca mesmo… nem sabe do que ta falando só tem a mesma frase embutida na boca, morreu, morreu, morreu…. cara vai se tratar fica tão preocupado com um sistema que morreu… pra quem ta morto ta muito falado por ai!! abrax!

          • Jay Silva

            Seu choro não ressuscitará o sistema.

          • Carlos Augusto

            não vê porque nao existe

  • Brunno Azevedo

    Gostei da materia, estava tudo confuso, mas nao tem porque lumia atuais não receberem o windows 10 mobile com Cshell, nem deve mudar muita coisa, pode ser até que isso seja a feature2 de fato

    • blogaomobile

      Sim, assim espero.

  • Tigre Dente-de-Sabre

    Galera viaja.

    Na minha opinião só existe uma versão em desenvolvimento que é o Windows 10 (seja S ou não, mas com suporte para ARM) para “smartphones (Surface Phone ou qualquer que seja o nome que a MS vai dar para esses celulares PC). Ela em si já tem a CShell. A fusão com o mobile e desktop já aconteceu aqui.
    SÓ MANO!

    Windows Phone 10 Feature 2 vai ficar só até o fim do prazo de suporte, não está sendo mais desenvolvido. Como já disseram, um Windows Phone 7.8 ²

    E Andrômeda é o nome da nova categoria de produto que a Microsoft irá lançar (“Surface Phone”, o aparelho em si), que as OEMs irão seguir.

    Resumindo tudo, só existem 2 “versões” do “Windows Phone”: A já existente (mobile) e a desktop que vai rodar em smartphone também.

    Na minha opinião é a que mais faz sentido.

  • Raposão do Ártico

    Por que deletou meu comentário explicando qu eter uma shell diferente não significa ser outra versão do sistema?

    Qual o teu problema em ser corrigido? Pare de ser mimado.

    • A que ponto chegamos

      Quem lembra do DOS shell. Mto bacana

    • Kodos Otros

      Se ele se preocupasse mais em corrigir os próprios erros gramaticais, talvez não teria apagado seu comentário.

      • Russo

        Já falei pro Jorge assinar o Office 365 e ligar a correção automática antes de sair publicando, mas ele prefere usar Office XP piratão.

  • Erik Silveira

    Muita empresa usa ou usou o Windows Phone de forma corporativa por serem mais baratos e uma evolução natural aos Nokia pé de boi que já estavam acostumadas a usar.
    Empresa sempre vai pelo mais fácil e/ou barato, acabam ficando com iPhone na diretoria, smartphone barato nas gerências e pé de boi para quem só precisa (ou só vai ter) os planos de voz. Tanto é que em algumas empresas que passei o substituto dos smartphones Nokia/Microsoft foram os Alcatel, justamente por serem baratos.

  • Rafael Lanna

    Windows Andrômeda…
    A última coisa que tinha Andrômeda no nome virou piada… Cuidado Microsoft.

    • José Manuel

      Mass Effect???

      • Rafael Lanna

        Yeaaaaaah.. parabéns pela perspicácia.

  • Russo

    Bons tempos de Black, Cyan e Denim, agora é essa salada de frutas doida de Cshell, Feature 2, Redstone 3, que até o Buzz lá se enrola pra explicar.

  • Tigre Dente-de-Sabre

    Jorge, por que apagou meu comentário mano? Fiz um post super de boa mano…

    • Edgar Xavier

      Aqui só pode falar bem de Xbox, Windows 10 e Windows 10 mobile 😀

      • Tigre Dente-de-Sabre

        Mas eu nem falei mal, só fiz explicar os 2 sistemas (não 3)

  • Gustavo Singh

    Tá, em resumo: quando nós pobres mortais teremos acesso a novos dispositivos móveis? 🤔 Não intindi nada…

  • Paulo Ferreira

    Afina ainda há esperança, então está bem.

Curta nossa nova página no Facebook!