Este seria o meu Surface Phone ideal

hp-elite-x3-slice

A Microsoft espera “mudar o jogo” e sacudir o mercado com seu “dispositivo móvel definitivo“. Entretanto,  como a empresa poderá se destacar no mercado tão acirrado? Como criará um produto pronto, e que já no lançamento será cobiçado por muitos, ou pelo menos para o seu nicho de usuários?

A resposta pode não ser tão complicada quanto parece. A empresa tem um sistema forte nas mãos e está posicionada de uma forma ímpar. Além de ser a primeira engajada a unificar uma vasta quantidade de dispositivos com um sistema único (Windows 10), ela também possui o maior legado de software e que não para de crescer.

PC, este é o centro de tudo daqui para frente para Microsoft. O Xbox e os tablets têm se tornado meio PC, e não será diferente com os smartphones. Ocorre que, para unificar o software, o hardware tem que andar junto. A partir do segundo semestre de 2017, será possível executar programas do amplo legado desktop do Windows em processadores ARM… e é aí que a brincadeira começa.

Os smartphones estão mortos, pelos menos para nós amantes do Windows. Foque no PC, e acredite, ele vai para o seu bolso. As fabricantes querem isso, vimos na CES 2017 muitos PCs de bolso, a Samsung deve fazer isso com o Android no Galaxy S8, a Lenovo tem um protótipo também com o Android, HP já tem seu Elite X3, a Dell tava tentando com o Slack, e por aí vai. Por que tantas gigantes sonham com o PC de bolso? Resposta simples, cedo ou tarde temos que evoluir.

Mas como seria o Surface Phone?

As boas línguas, fontes confiáveis, afirmam que a Microsoft está pretendendo lançar um “smartphone” dobrável que se tornará um PC completo. Imagine algo como um Surface Pro, que cabe no bolso, tem como dar errado? Na teoria, o produto promete, mas tenho algumas humildes ideias que acho que garantiriam o seu sucesso.

1.Tela de 6 polegadas. A Microsoft na WinHec na China afirmou que ainda este ano veremos aparelhos de 6 a 14 polegadas com processadores ARM que rodarão o Windows 10 completo. Logo, a empresa acha que pode ser viável rodar os programas desktop em uma tela do tamanho do Lumia 1520.

games-console-smartphone-2

2.Teclado ou tela deslizante.  A Microsoft poderia voltar aos tempos do Windows Mobile 6.X ou Windows Phone 7  com um teclado acoplado em seu aparelho ou colocar uma tela touch. Já temos tecnologia suficiente para tal. O teclado virtual na tela poderia atrapalhar o uso de programas e jogos desktop.

3.Ele seria modular igual ao HP Slice. No final do ano passado, a HP lançou um PC modular pequeno. Imagine isso com o Surface Phone. Você chegar em casa, colocar o aparelho acima de algo como o  Slice e poderia atribuir mais poder para sua máquina, além de um som com a qualidade maior e melhor, mais memória de armazenamento, ou drive de CDs e DVDs, assim como o HP Slice. Veja no vídeo abaixo:

[youtube]aoyRd8KjZnE[/youtube]

Acredito que assim poderíamos ter um aparelho realmente definitivo. Ideal para usar o Windows 10 na TV ou no Lapdock.

Patente-xbox-windows-phone-controle

4. Ter o controle virtual no estilo Xbox na tela para jogos. Sim, como visto na imagem acima, a Microsoft já tem essa patente. Seria bacana adaptar isso. Para muitos jogos, seria uma saída viável.

5. Pré-Touch. A Microsoft queria adicionar esta tecnologia no McLaren, codinome do que seria o sucessor do Lumia 1020. A boa é que a tecnologia continua a ser aprimorada, já que os laboratórios da empresa ainda lançam vídeos a este respeito.

A ideia aqui é prever movimentos antes de tocar na tela. Por exemplo, você está observando um vídeo e ao tentar encostar o dedo na tela os controles já aparecem sem ao menos que você toque. É bem interessante mesmo.

nokia-mclaren-touch

Para o Surface Phone, isso seria interessante para usar o programas do legado desktop em tela pequenas. O dedo funcionaria como o ponteiro do mouse e nem precisaria tocar na tela. Quem tiver o dedo grosso agradeceria bastante.

Todos babariam com isso. Me contrate Microsoft 🙂

Em suma

Um produto que consiga rodar os aplicativos do Windows Phone, UWP, Projeto Centennial e Win32 de forma bem elaborada, poderá sim “mudar a regra do jogo”. Além de ter software mais potente que os concorrentes, poderia atrair mais desenvolvedores para a Plataforma e ajudar a Microsoft a atingir os sonhados 1 bilhão de dispositivos com Windows 10.

PCs são muito robustos, possuem ainda uma vasta quantidade de emuladores, e não falo apenas de consoles, mas do próprio Android. A Microsoft pode e tem as ferramentas para criar seu dispositivo móvel definitivo. Se eu fosse o indiano Satya Nadella,  o meu Surface Phone poderia ser esse.

E vocês? Como seria o seu Surface Phone perfeito? Gostou de alguma dessas ideias?

43 comments on “Este seria o meu Surface Phone ideal

  1. Ainda tenho uma visão do Surface Phone como sendo aliado ao continuum. Não necessariamente rodar programas Win32 direto na tela do smartphone, mas sim na extensão do continuum em outra tela (vocês já viram o Asus PadFone?), de maneira parecida ao surface book com a performance base, que ao frigir dos ovos é um dispositivo modular. Eu gostaria muito de melhorias na interface do W10M, por que, até o momento é o que temos de concreto para a divisão mobile da Microsoft. Agora a respeito de todas essas tecnologias ditas acima, como o pré-touch e outras especificações bastante técnicas, teríamos que esperar mesmo, por que envolve engenharia do produto e não passa de especulações que muitas das vezes é somente o desejo dos fãs.

  2. Sorry Jorge, mas pra esse “dispositivo móvel definitivo” ter visibilidade nesse mercado tão acirrado, terá que ser o além de Continuum e apps Universais/X86! Mano, precisamos dos apps do momento, sim, Snapchat (que já está “batendo as botas” devido o instastories), apps e jogos mais robustos e com lançamentos simultâneos entre as principais plataformas do mercado, algo exclusivo e único… São tantas coisas.. A Microsoft pode ser a fodona que for, mas sem apps, sem a chances! Mas vamos ver né, eu não terei condições pra comprar mesmo!

    1. Esse novo aparelho será focado no corporativo quase certeza, rodar apps win32 pelo continuum pode vir a ser um Bom quebra galho para empresas, já o consumidor comum talvez não se interesse tanto

    2. Ninguém nem save se o Snapchat vai tá vivo até o lançamento do Surface Phone.

      É um Pc de bolso. Não é para todo mundo, mas terá seu público que vai muito além do corporativo.

      Existe muitas pessoas nesse mundo. Um aparelho com este poder dito acima poderia vender muito bem.

      Os Surfaced vendem, se der para colocar dentro do bolso terá seu público. O problema é que vocês ainda su estimam a força dos Pcs.

    3. O problema dos apps está não somente no tamanho de mercado que a Microsoft tem, está na cultura dos devs e empresas, ninguém conhece mais nada do sistema, chamam até hoje de windows phone, já fui em palestras que um cara só dizia merda sobre o windows, era um desenvolvedor renomado da ibm e não sabia nada sobre windows mobile, a Microsoft precisa quebrar essa cultura que surgiu em cima do sistema, eu não ligo para apps do momento, eu ligo na falta de apps de startups que não fazem a versão do app pro windows, como o pessoal da beblue, guiabolso, airbnb, e mais um monte de startup brasileira, isso sim faz falta.

  3. Ainda acho que, como foi com o surface studio, que na verdade não é uma grande invenção, mas é uma releitura de uso dos AIOs, assim será o surface phone. Nada de super hardware ou avanço de tecnologias: A sacada está em como criar uma nova forma do mobile conversar com nosso dia-a-dia, ou o quanto humana podemos tornar a utilização do windows movel …

    1. ”Este seria o meu Surface Phone ideal”

      Definição de ”SERIA”

      ”Ação de ser em relação a algo que acontece ou poderia acontecer, depois de uma ação já terminada no passado: o presidente seria substituído pelo vice; a ponte seria construída, mas não foi.”

      Ele dez um texto sobre o que ele espera do aparelho que ele quer, se não entendeu o Crack ai já consumiu a parte do seu cérebro responsável pela interpretação .

  4. ‘Um produto que consiga rodar os aplicativos do Windows Phone, UWP, Projeto Centennial e Win32 de forma bem elaborada”

    caramba, maluco até agora não entendeu o que é UWP

  5. Acho que algo modular seria legal, tipo o Moto Z.

    Imagina, você tem em casa um modulo de GPU extra e liga ele no continuum na hora de jogar.

    Empresas poderiam ter modulos próprios e pornai vai.

    1. Somos 2, Estive desde o surgimento do Windows Phone investindo no sistema, nunca comprei Android ou iPhone. Desta vez, comprei um LG X Power e agora eu sei o que é um sistema de verdade! Android mil anos à frente, super fluido e sem bugs, com multitarefa real, e não de mentirinha como no W10M… Só compro um novo Windows Mobile no dia em que o sistema chegar perto da eficiência do Android e houver outro aparelho tão foda quanto os Lumias.

      1. Também parti para um LG G4, e me arrependi de nao ter experimentado o Android antes. Do W10 só sinto falta de ficar organizando os bloquinhos na tela inicial.

        1. Nem disso eu sinto falta, pq o Android tem widgets melhores ainda (você pode interagir diretamente neles), e tem pastas de apps também. Sinto falta de NADA do Windows! Fiquei cego por muito tempo rs, devia ter ido pro Android desde o início.

  6. O cara esta no blog dele, escreve o que ele esta esperando do tão aguardado dispositivo definitivo e o pessoal não entende e ele que é louco…

    Serio, até desanimo de acreditar no ser humano.

  7. O Sufarce Phone tem que ser caro, bonito e ter um monte de funções inovadoras e inutilizáveis. Poucos compram um aparelho pela sua utilidade, mas sim pelo status, pela moda, pela visibilidade.

  8. se Ele Saísse assim, Mds seria Um Estouro, Eu antigamente já sonhei com Um smartphone assim, E também queria q a Sony fizesse um Smartphone assim, Ai ia ser topo. #SONYMICROSOFT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *