Fallout 76 não será lançado no Steam; mudança sem precedentes na saga

Todos os jogos anteriores da saga Fallout da Bethesda estão disponíveis para compra no Steam, mas parece que essa situação mudará no próximo Fallout 76, pelo menos no que diz respeito à versão beta e ao lançamento do jogo.

Depois que as pessoas começaram a perceber alguns sinais estranhos relacionados ao marketing do Fallout 76 – como a página de compra do jogo com um logotipo genérico de “PC Game” em vez do emblema tradicional da Steam – a PC Gamer entrou em contato com a empresa, que respondeu:

A versão para PC do Fallout 76, tanto para o B.E.T.A. e a do lançamento, estará disponível somente via Bethesda.net, não no Steam.

Há espaço de manobra lá, em que o jogo pode vir para Steam mais tarde, mas talvez não. É um movimento que pode se tornar cada vez mais uma tendência. Nesta semana vimos Fortnite “mostrar o dedo do meio” para a Google Play Store e seu apk será instalado por fora da loja.

O teste beta do Fallout 76 está marcado para começar em outubro. Todos que pré-encomendarem o jogo serão convidados a participar e chegará primeiro para o público do Xbox One.

A Bethesda foi esperta? Será que tem alguma parceira maior com a Microsoft? Será a nova tendência evitar as lojas renomadas?

 

VIA

33 comments on “Fallout 76 não será lançado no Steam; mudança sem precedentes na saga

  1. Essa fragmentação de mercado é uma merda. Que pelo menos surja uma opção pra você juntar as suas contas de lojas em um só lugar.

    1. Não vejo problema nenhum, muito pelo contrário. Minha infancia e adolescência foi sempre assim, quer tal jogo? Vai lá no site da desenvolvedora compra e baixa ou compra o CD. Eu sempre vi o steam como uma boa alternativa para os indies por serem desconhecidos, mas para as grandes é apenas um atravessador. Juntar tudo em um serviço so? Deixar uma empresa só controlar tudo? As pessoas nao sabem como funciona o capitalismo…

  2. Acho válido. Se a empresa acha que com isso pode valorizar e agregar ainda mais à sua marca, por que não?
    A Blizzard faz isso e não tem ninguém que deixou de jogar Diablo 3, Starcraft, World of Warcraft ou Warcraft porque não estavam na Steam.

    1. Blizzard tem legião de fãs desde os primeiros jogos, conheci gente no D3 que só é fã e só joga os jogos da Blizzard, incluindo um cara com 5 contas no WoW. Não sei se a Bethesda tem tanto fã assim.

        1. Ta com cara que vai ser aquela coisa que a Ubisoft inventou de Uplay, querer dar uma de EA com Origin pra lançar seus jogos, mas com a Ubi não deu certo, então lançam simultaneamente na Uplay e Steam, mas a versão Steam ainda precisa de Uplay. Vão testar com o Fallout 76, se não vender bem no PC, porque acredite, existe fanboy de Steam, que se não sair no Steam, não compra( que pra mim, parece desculpa de pirateiro, já que jogo no steam é mais simples de piratear) e com venda baixa, sai pra steam em seguida, até porque a ganância deles tá pegando legal, até com play store da google estão arrumando problema.

          1. Fanboy de Steam é a última linha de defesa da imbecilidade humana.
            Tanta coisa pra ssr fanboy hahaha

          2. Olha que já encontrei vários, principalmente pra reclamar de jogo da MS. Do tipo que nem ia comprar o jogo, mas coloca como desculpa, não sair no Steam, como foi no lançamento do FH3 e provavelmente na minha lista de block vai ter uns falando o mesmo sobre o FH4.

          3. Ah, tá. Então agora tá explicado esse povo que vive dando piti dizendo “ain essa store da microsoft é um lixo, sem steam, não compro”.
            hahahaha

          4. Mas Ubisoft sempre teve mais força no console, no pc ela ainda não tem força pra fugir da Steam, ja no caso da Bethesda a maioria dos seus jogos tem um publico grande no PC.. Skyrim, Fallout, Doom…
            Esse fallout pode até ter muitos fanboys da Steam que vão vir com a desculpa que não querem pq o jogo é online pra não comprar.. mas se sair um Fallout 5 ou um Elder Scrolls 6 em uma loja separada duvido que não vão la comprar.

  3. Blizzard tem legião de fãs desde os primeiros jogos, conheci gente no D3 que só é fã e só joga os jogos da Blizzard, incluindo um cara com 5 contas no WoW. Não sei se a Bethesda tem tanto fã assim.

    1. The Elder Scrolls e Fallout não ficam muito atras de WoW e Diablo em numero de fãs não.. Só ver o Skyrim que só falta lançar uma versão pra maquina de lavar..

  4. “A Bethesda foi esperta? Será que tem alguma parceira maior com a Microsoft? Será a nova tendência evitar as lojas renomadas?”

    Parabenizo o editor pelo seu momento de esquizofrenia aguda. Se não escolheu a Steam, maior plataforma online de jogos para PC, porque escolheria a Microshit? Pior plataforma online de jogos para PC

    1. Pior em que sentido? A só tem a melhor rede online e um dos downloads mais rápidos, além de ser bem interessada em formar parcerias. Não é a toa que tantas empresas estão se achegando a MS. – baboseiras + argumentos, pfvr

  5. Eu vejo como tendência… pros desenvolvedores pequenos ainda faz sentido colocar o jogo na Steam pela visibilidade que vai ter e o custo que teriam montando uma loja própria. Mas pra empresas grandes não faz sentido pagar 30% das vendas sendo que podem gastar uma fração disso em suas lojas próprias.
    Sem contar que tendo a sua própria plataforma eles podem além de fazerem as próprias regras, ainda conseguem trazer mais visibilidade pros jogos menores (alguém que entra no Origin pra jogar BF, vai ver propaganda do Unravel por exemplo, enquanto que se fosse na Steam, veria propaganda de jogos de outras produtoras)

  6. Nem consigo enxergar isso com maus olhos. Afinal o semi-monopólio que a Steam e o Google Play gozam no mercado de games de PC e mobile não é de assustar pouco.

  7. Se lançar no site deles SEM drm, sem tr q baixar cliente, é positivo. Agora se fora criar mais uma origim, u-play e essas lojas sem parar, melhor nao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *