Google dormiu e a Microsoft sai na frente em entregar poder aos dispositivos móveis

super-mario-nintendo-64

A Apple se deu bem na última década quando o assunto é smartphones, e o Google seguiu rapidamente a Maçã e ganhou grande parte do mercado. Na época, muitos não acreditaram no conceito da Apple e vimos muitas marcas pagarem caro por conta disso. Por exemplo, até alguns anos atrás, se você dissesse que a Samsung venderia mais que a Nokia era algo inacreditável, até inimaginável.

A lição de tudo isso é: não demore, responda rápido ao produtos dos seus concorrentes. Essa lição é seguida até os dias de hoje, inclusive pelo Google.

Faz alguns anos que o Gigante de Buscas quer adentrar no mercado de desktops com seus Chromebooks, mas isso nunca deu muito certo, a não ser recentemente no setor de educação nos Estados Unidos. A Microsoft, como pagou caro pela tardia entrada do Windows Phone no mercado, já aprendeu a lição e deverá anunciar suas estratégia para a área da educação por lá e talvez enterrar por fim os Chromebooks.

Enquanto a Microsoft quer realizar uma ideia quase maluca de um sistema operacional para todos os dispositivos, o Google, publicamente, afirma que não vai unificar nada. O Android ficará nos smartphones e o ChromeOS nos laptops. Você compraria um notebook com Android? Pois é, o Google também entende que o grande público estranharia isso.

No geral, os PCs, notebooks, híbridos, etc. são dominados pela Microsoft e a era “pós-tablet” chegou antes da era “pós-PC“, para o alívio da Redmond e contrariando os analistas.

Snapdragon 835

snapdragon-835

Esse processador pode dar uma reviravolta histórica, e dessa vez a Microsoft saíra na frente ao trazer o poder do Windows 10 completo para um hardware de um smartphone top de linha após o mês de setembro ainda deste ano. Enquanto isso, o Google está apenas assistindo, pois o seu sistema está longe de conseguir substituir os PCs e isso não deve mudar nos próximos meses.

Notem, o emulador Dolphin, para jogos do GameCube e Wii, está disponível para Android há algum tempo, mas pode esbarrar em limitações de hardware ao rodar determinados títulos. Isso mudou com Samsung Galaxy S8 que conseguiu pela primeira vez rodar com qualidade títulos como Super Smash Bros, Super Mario Sunshine e The Legend of Zelda: The Wind Waker.

[youtube]TXjC_JatJ6M[/youtube]

Em outro vídeo, ele mostra Mario Kart: Double Dash rodando no Galaxy S8+:

[youtube]CDwWL0M4nHM[/youtube]

Sim, os botões na tela são um empecilho para jogar, afinal os jogos não foram criados para o touch. Ambos os smartphones que o canal usa têm processador Snapdragon 835 com chip gráfico Adreno 540.

Notem ainda, o emulador rodou melhor em um smartphone do que em muitos notebooks antigos!!! Se a Microsoft não tivesse essa carta na manga poderia ver o Android ganhar softwares cada vez mais robusto e ameaçar no futuro o Windows no seu mercado.

Se o Google foi rápido ao lançar um sistema para os smartphones modernos, parece que agora dormiu no ponto e não adaptou o Android para uma linguagem universal. Uma nova guerra está para começar: PCs vs smartphones atingiram o mesmo hardware, mas dessa vez, aparentemente, vai ser a Microsoft que dará as cartas.

106 comments on “Google dormiu e a Microsoft sai na frente em entregar poder aos dispositivos móveis

        1. A parceria da Samsung nesse Snap foi mais na produção, o desenvolvimento teve muito da Microsoft e até o pessoal da qualcomm comentou isso.

          1. Caraii! Estou no app do Disqus e teve nego te negativando por esse comentário! OMG! Não acredito como tem gente assim!! Sério eu queria conhecer essa pessoa pessoalmente e perguntar porque ela negativa um comentario informativo!

          2. É, pode ser. Mas creio que o Snap foi feito em conjunto com exynos. Tanto assim que teve privilégio em ser a primeira marca a usar…

        2. Ou melhor, em breve, no momento oportuno, sooooonnn
          talvez aproveite,
          rs rs rs

          Porque até agora, o único proveito foi revender o S8 nas suas lojas

          KKKKKK

      1. Ou ela pode estar fazendo a unificação nas escondidas, como eu acho que a Apple ta fazendo… Claro, tudo achismo, não li nada de concreto. Só acho que elas são experientes demais pra ficarem paradas olhando o mar.

        1. Ela disse que não tem intenção de fazer nada do tipo e ainda falou que era perda de tempo.

          Enfim, tomara que esteja mesmo mas não é o que parece.

    1. A Microsoft vai lançar Celulares PCs após a Redstone 3 para aproveitar o poder dos novos processadores.

      O Android não aproveita esse poder, não tem jogos complexos, softwares robustos, etc. Já o Windows 10 é um sistema que pode atender melhor a essa nova realidade.

      1. Até desanima ver o desperdício de recursos que o Android faz… Mas uma coisa esta bem interessante, ver os apps da Microsoft funcionar melhor que os da própria Google.

          1. Falo do que uso, isso tenho total liberdade para falar. Diferente de muito que comentam sem somenos saber o que cada sistema tem… Esses viajam e tu gosta, é até incoerente mas…

          2. Liberdade todos têm, dificil é falar algo que tenha sentido.
            Tu concordas com o Jorge que diz que o android não aproveita o “poder” e blablabla e que o windows faz isso melhor?
            Se for … (imagine vários ‘kakakas’ aqui)

          3. Como eu disse EU uso e com base no meu uso EU escrevi meu comentário. Se não concorda é um direito seu, MAS é como eu disse EU uso.

          4. Isso não é opinião pessoal, meu caro. É o mesmo que eu dizer que o açucar é mais doce que o sal, porque EU acho. Sem noção ne? Acho que tu não entendeu o comentário dele, e concordou mesmo assim, no mínimo.

          5. EU acho que você não entendeu nenhum dos dois comentários e ta ai de mimimi… Enfim, EU acho que qualquer pessoa que USA o Android consegue entender o que falei.

          1. Ele entendeu. Parece que você não conhece ele. Ele sempre escreve para causar, zoar e/ou criar polemica(s). E faz isso divertidamente.

      2. Meus olhos arderam com esse teu comentário, Jorge. O android não aproveita esse ‘poder’ e o windows sim? Que coisa sem noção, Jesus! Ambos sistemas podem rodar apps/jogos de “”””alta complexidade”””” (muitas aspas nesse termo). Que loucura.

  1. Sempre achei a Google louca quando ao que ela faz com o Android, ela vive criando subsistemas para dispositivos diferentes, hoje tem:
    Android para carros.
    Android para TVs.
    Android para Relógios.
    Android para internet das coisas.
    Android para Smartphones que se esticam para os Tablets.
    Isso indagar a pergunta, se o Android é tão bom porque a Google não fez dele versátil. E ainda tem o Chrome OS que ta lá sem saber para onde ir, já que ninguem estava desenvolvendo apps para ele o Google resolveu por os do Android.
    E por ai vai, criando sistemas e códigos mas dificultar o desenvolvimento, a Microsoft desde o Windows 7 tanto para PC como para Mobile vem trabalhando no sistema para deixar os códigos alinhados, o lado bom do Windows não ter dado certo é que o trabalho para a mudança da Microsoft vai ser bem menor que o da Google, pois acredito que se a Microsoft tivesse uns 30% do mercado essa unificação não seria uma realidade.
    A Microsoft saiu na frente, a Apple pode até conseguir acompanhar mas a Google…

    Já é difícil ver meu Android sincronizar os contatos, quem dirá uma unificação a curto prazo.

    1. Ué, e vc acha louco pq? Tem celulares e carros e tvs com o sistema…

      tem celulares, carros e tvs com windows? mal tem celulares com windows

          1. Surface Hub (esse é bem doido, foi apresentado em 21 de janeiro de 2015), e eu fiquei sabendo de um carro na Alemanha, mas n sei se tem mais ou se foi protótipo novamente kkk… Claro nada na mesma proporção do que o Android tem…

          2. Mano, e quem vai pagar 22 mil dolares num Surface Hub pra usar como TV?

            22 mil dolares.

          3. Meu sonho e um Tv com Windows, acho ser possível agora, com a chegada do Windows pra arm, ou Windows cloud.

          4. Tem um montão de carro novinho que sai de fabrica com o Windows CE…
            TVs muitas delas também tem Windows CE, embora hoje as mais modernas são com outros sistemas.

          5. As novas tvs Sony e Philips. E ainda tem a danada da google Now com sua pesquisa por voz incorporada e uma vasta gama de Apps que com poucos meses superou o sistema da Samsung ?

  2. Google dormiu, não. Google se apressou demais em lançar o Android para múltiplos dispositivos mas esqueceu de que algumas delas poderiam não dar certo. O Android equivale ao Windows Pc e o Chrome OS, ao Windows Mobile. São planos ambiciosos mas as duas tem suas falhas.

  3. 2016 foi longo…
    2017 já se passaram 4 meses praticamente.
    Está um maraso daqueles.
    É bom que a Microsoft faça acontecer mesmo, pois não vejo outra empresa pronta para tal.
    Se a Microsoft não conseguir em 2017, tem 2018 pra tentar novamente e se não conseguir, vai ser uma eternidade até 2020 quando a realidade mista, penso, estará pronta e acessível para pessoas como eu. Se não estiver. Desisto de vez.
    Esperar mais uns 10 anos não dá.

    1. Esta falando da Google fazer um SO que rode nos laptops e smartphones, não so um SO para laptop e outro para smartphone. E na questão dos aplicativos que você citou e a maior merda , pq os aplicativos não são bem otimizados para tela grande( são projetados para telas pequenas) e sua adaptação para telas grandes precisa melhorar muito, e mais uma vez a Microsoft saiu na frente com os aplicativos UWP que se adaptam a telas grandes e pequenas.

      1. igual a gambiarra pra rodar apps de WP8.1/8.0 no w10M? A diferença é que lá não tem retomando mesmo com nenhum outro app aberto…

    1. Não é para tanto né não?kk
      Acho que agora os PC’s serão para rodar games pesados deixando o foco do básico para smartphone.

        1. Você entendeu, sei muito bem que entendeu.

          Contudo, posso desenhar. O hardware dos smartphones agora é capaz de rodar o Windows completo de forma satisfatória, algo completamente inédito.

          Daí a comparação PC (Celular PC) vs smartphone.

          1. Tem n formas diferentes de escrever isso de forma que não fique com sentidos dúbios, mas sei que é exigir demais de você Jorgito

          2. No contexto não a outro sentido.

            Quem não sabe que um PC gamer é mais poderoso que um smartphone? Sinceramente, não preciso explicar isso para os meus leitores.

            Os haters que se apegam a detalhes só para criticarem. Só lamento.

          3. Você quis dizer que não HÁ outro sentido??

            Sério cara, investe melhor na escrita desse teu site. Garanto que tem muita gente aí que topa ser o redator dessa bodega de graça.

  4. “A Apple se deu bem na última década quando o assunto é smartphones, e o Google seguiu[…] ”
    Tá que querem convencer que os smartphones são coisas do passado, mas na última década eles nao faziam sucesso nenhum. NESTA DÉCADA, sim, eles são populares e continuam sendo, mais do que nunca,
    Diminuiução de vendas e estabilização de vendas são diferentes de “produto estagnado”.

      1. kkk que viagem, cara. Não, desde 2007 se passaram 10 anos sim, mas a década começou em 2000-2010, agora estamos na década 2010 – […]. Quando se fala “na ultima década” estamos nos referindo aos anos 2000 😀

        1. Na ultima década é equivalente a dizer nos últimos 10 anos. Dizer “na década de”, é preciso para especifica. E década é caracterizada por um periodo de 10 anos, não importante a data de início.

          1. Ainda assim não faria sentido já que os smartphones só vieram a fazer sucesso e se popularizarem depois de 2011 🙂
            E não, pra se referir à uma determinada decada não é preciso dizer “na década de”, apenas “na ultima decada” (caso a referida seja a decada anterior.claro) é o bastante para você saber que ele estaria se referindo à decada de 2000 (ou aos ultimos 10 anos). É ambíguo na verdade, vai depender do contexto.

  5. Microsoft saiu na frente? Boa. Vou lá correndo na Microsoft Store comprar o que ela tem de melhor.

    Voltei com um Android. Ops. Tem algo errado.

          1. Apple, Google e Microsoft são empresas que podem mudar o jogo do dia para a noite.

            Logo vem a conferência da Apple de 10 anos do iPhone. Quem garante que ela não apresenta um novo produto que faça a sua futorologia ir por água abaixo?

  6. “[…] os botões na tela são um empecilho para jogar, afinal os jogos não foram criados para o touch.” Concordo e o Surface Phone provalvelmente não virá com teclado. E claro se rodar jogos 32x.

  7. Eu amo essas matérias que falam sobre o futuro. Um futuro para daqui a uns 6/7 meses, em um tom como se fosse acontecer a daqui a alguns dias… E, pior, para poucas pessoas, pois quando for realmente lançado, 87% dos brasileiros não terão como pagar. Olha que beleza! O editorial é lindo de fato. E muito provavelmente verdadeiro. Mas joga rosas para um futuro distante e para poucos as pegarem…

    1. Não leia, não se torture.

      A Microsoft já mostrou PUBLICAMENTE em ação e deu a data. Não creio que ela e a Qualcoom estavam mentindo.

  8. Se eu for HOJE em uma loja da Microsoft, o que ela tem a me oferecer de melhor que o iOS ou Android?
    NADA…

    Apaga o post que ainda dá tempo.

  9. Na realidade quem ganhou a guerra não precisa sacrificar mais homens.. Google dominou o mercado e a Apple é apenas um pequeno concorrente dos smartphones top de linha quem nem nesse segmento dá pressão. Quanto ao Windows 10 no smartphone acredito que a MS deve estar com muitos problemas para fazer o sistema pelo menos funcionar de modo satisfatório (motivo da demora em apresentar um dispositivo). Quanto mais alguns pensando que vão jogar esses games dos super PCs em smartphones

  10. O engraçado é ver o choro do Jorge e demais membros do culto reclamando do monopólio do Android nos celulares, mas tão doidim pra ver o Chromebook ser enterrado de vez, palavras retiradas do próprio texto.

    Uehhhh, mas o monopólio não era ruim pra todo mundo???

  11. O problema é as pessoas não quererem o Windows no smartphone,mobile ou total. A maior parte das pessoas não sabe se o Windows phone/mobile roda aplicações.apx,UWP,.exe ,etc.,não sabe nem quer saber,pura e simplesmente está no Android e lá vai continuar,porque gosta dis serviços da Google e do seu ecossistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *