Google e Apple ao lado, a Microsoft está livre para rachar o “Windows no telefones” novamente?

liberdade

Vamos terminar a semana com uma polêmica das grandes. O Windows Club não nasceu ontem, e nós já vimos este filme. Há 10 anos atrás, este site era focado no “Samsung Omnia i900” e demais dispositivos com Windows Mobile 5/6.X. O temo passou, mas parece algumas coisas não mudaram. A Microsoft ainda não abriu o jogo, mas a situação pode ser a mesma do passado, talvez veremos uma nova quebra no sistema operacional móvel.

Não é segredo, vamos ver o “dispositivo móvel definitivo” no futuro, e que segundo os bons rumores, já está pronto a espera da CShell que ainda esta “muito bugada“. No mês de abriu, os “vazadores” da Microsoft, inclusive o Windows Central já estavam quase em “pânico” por conta do silêncio da empresa, mas atualmente os planos estão cada vez mais claros.

A chance é alta de uma nova rachadura. Do Windows Mobile antigo para o Windows Phone 7 vimos justamente esta mesa situação, e algo similar com o Windows Phone 7.8 para o Windows Phone 8. Bem, a questão é: a Microsoft tem o direito de fazer isso?

Vamos olhar para seus concorrentes

dock-apple

Apple: a empresa já teves seus abandonos como o próprio iPad, e já cobrou muito por atualizações no MAC. Além disso, já vimos até vários problemas nos updates, pois aparelho mais antigos, apesarem de receberem atualizações ficaram lentos e não receberam os recursos principais. Contudo, o iPhone 4 obteve suporte de 5 anos (até 2016)! Mas nem tudo são flores, fazia tempo que tal dispositivo não recebia atualizações.  Vamos dar para a Apple em dispositivos móveis um lapso de atualizações de 2 a 3 anos em seus iPhones.

Google: Bem, no Android você sabe como é, na grande maioria dos aparelhos atualizações são iguais a caviar, muitos usuários só ouvem falar. Entretanto, vamos forcar exclusivamente no dono da casa, Google e seu Pixel.

Google revelou que Google Pixel e Pixel XL receberão atualizações até 2018 e patches de segurança até 2019. Foram lançados em 2016, então vamos dar a média de 2 a 3 anos também, assim como a Apple.

Microsoft

update-engrenagens

No Brasil, os últimos Lumias foram lançados em 2014, e os últimos top de linha foram lançados no mundo todo em 2015, o último da linha, o Lumia 650, foi lançado no início de 2016. Bem, passados “2 ou 3” anos a empresa poderia está livre para iniciar uma “nova era“?

Se pensar bem, com tantos anos de morte anunciada do Windows Phone pela mídia, e com tantas notícias negativas, com falta de aparelhos em muitos países…. isso seria positivo caso a Microsoft começasse algo completamente novo? A mídia não a culparia de abandono?

Atualmente, o Windows 10 Mobile é suportado e atualizado constantemente, os novos aplicativos UWP rodam nele, e só nesta semana muitos países da Europa estão recebendo o Alcatel idol 4 Pro. Mas saiba, a nova CShell poderá não chegar aos modelos atuais e poderá exigir dispositivos mais potente com Snapdragon 835 ou superior. Claro, já começara com as “gambiarras” para instalar isso no Lumia 950 e HP Elite X3, mas estamos falamos aqui de suporte oficial.

A questão é: A Microsoft já está livre para rachar novamente o Windows no telefones? (Caso ela rache, o que é muito provável).

57 comments on “Google e Apple ao lado, a Microsoft está livre para rachar o “Windows no telefones” novamente?

  1. “Racha”, “quebra”… velho, porque você não usa o termo “reboot”, “começar do zero” etc que todo mundo entende?

      1. Não tenha duvida que tudo (o pouco que existe hoje) de Windows 10 Mobile no mercado será passado enterrado quando os dispositivos Windows 10 Full (x86/64_ARMx64) com Snapdragon 835 chegar.

        Ou acha que Lumias 520 ou 950 vão ser lembrados de alguma forma rs?

  2. Mas ai existe uma enorme diferença do Windows Mobile até o Windows Phone 8.1, eles mudaram tudo, Kernel e tudo mais, por isso os aplicativos não funcionavam neles, diferente do Windows 10 Mobile, mesmo que os atuais modelos não recebam suporte mais, eles irão rodar qualquer aplicativos UWP feito para o Windows 10, a mudança no Shell é apenas para ele adequar melhor na tela, e além do mais, a própria Dona deixou claro que irá trazer recursos para os móveis e mesmo assim, o Windows 10 completo nos Smartphones só será para os caros, top de linha, e a Microsoft sabe que para fazer sucesso, não pode depender só de produtos caros é acredito que é ai que entra o Windows 10 Mobile.

    1. Acho que a M$ já deixou mais do que claro que não vai mais brincar com dispositivos mid ou low!

      A frase “dispositivo definitivo” deixa bem claro isso, e se não entender então ela deixou claro que só Snapdragon 835 e superiores serão utilizados em seus dispositivos… automaticamente exclui qualquer chance de Mid/Low afinal estamos falando de um processador Top.

      Ao que tudo indica será um dispositivo Premium pra estar nas prateleiras ao nível de um Surface Pro, Surface Book, ou Xbox One X etc…

      E isso não é algo ruim muito pelo contrario.

    2. Rodrigo, primeiramente, PAZ, agora sem sarcasmo, sem provocação, com todo respeito me tira uma dúvida, se seu Lumia 730 parar de funcionar hoje, que smartphone você compraria? Não tô falando de sonhos, tipo, Ahh, vou comprar um iPhone, na real, imagine ele simplesmente caindo em um rio, sendo roubado e segunda feira você precisa de outro aparelho, qual compraria?

    1. Pior que é verdade: foi-se o tempo onde ter um WP/WM era sinônimo de orgulho (ser um cara arrojado, moderno, avançado) que atraía a curiosidade dos colegas, amigos, etc. Cada vez que um app que eles tinham eu dizia “não tem para meu sistema” o sentimento ia mudando para pena… 🙁

  3. As pessoas cobram que o windows seja atualizado porque…..ele é bom! É bem feito e tem potencial. As pessoas não aceitam que um sistema solido e não fragmentado não seja atualizado. Ha também o fato de que ele nunca esta completo, então exigimos sempre atualizações pra que ele chegue lá. Fora que ele é um windows, tendo aquela referencia do desktop de que sempre vai ter como formatar e instalar a nova versão

  4. eu tinha wp, até que meu chefe me deu um android, e fui jogar pokemon. hahahahaaaaaa
    também rolei o app de encontros e peguei uma namorada.

  5. Meu deus, de novo falando de um provável futuro que ninguém sabe se vai existir. E outra, pra que rodar windows completo num smartphone? Que diferença vai fazer, se pra usar vou ter que conectar ele numa tela maior, num teclado e mouse? E é exatamente disso que todo mundo tá correndo?

    1. Rs… Entendi seu comentário, entretanto, segundo as patentes da Microsoft, o dispositivo será um tablet que poderá ser dobrado e assim se transformar em um Smartphone ou poderá ser conectado a um monitor e teclado e ser usado com um PC, ou seja, você não precisará carregar um monte de coisas e terá um 3 X 1… É um rumor, mas é também o que as patentes e que a Microsoft esta dizendo… Mas isso provavelmente vai demorar e por enquanto como a própria Microsoft diz, Smartphone hoje é iPhone e Android.

  6. Quando vão entender que o dispositivo definitivo é o Android.. Até a Apple vai dançar nessa.. O índice de satisfação daquele que trocaram IOS por Android é quase de 100% ou seja, os fanboys que taparam os olhos ainda ficam falando que iPhone é melhor. Também Ninguém vai querer Windows 10 no smartphone porque tudo que precisam já fazem no Android e o que não fazem no Android é porque necessita de pc ou seja “Tela grande”.. Teve um desafio de se fazer edição de video profissional com Android e o maior problema não foi a falta de programas profissionais mas a tela pequena, então tiveram que adaptar um mouse pra melhorar a precisão dos toques.

      1. Demais, senti muito quando saí da MIUI pro Android de volta, mas minha esposa está amando o Mi4… Quando tiver um dinheiro eu volto pra Xiaomi, mas quero a linha Mi mesmo, flagship

      2. Tô tão apaixonado pela Miui que não me vejo usando outra marca por um longo tempo. Pena que os smartphones estão mortos e logo ninguém mais vai comprar. Kkkk

  7. Apesar de gostar muito do trabalho na Microsoft, eu já estou a um ano fora do WM e a um ano ouvindo desse dispositivo e ainda não tem nada. Eu não aposto mais na Microsoft e nem poderei, já que esse tal dispositivo movel definitivo, provavelmente, será para, inicialmente, para um nicho muito especifico e CARO para mim que sou consumidor final. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *