Hellblade: Senua’s Sacrifice salvou jogador do suicídio

Muitos são os políticos ao redor do mundo que declararam guerra aos jogos e os culpam por tornar pessoas violentas, e infelizmente, ainda existem pessoas com este tipo de mentalidade. São vários países que proíbem jogos por conta dessa justificativa. Contudo, temos aqui um exemplo que merece ser repassado e monstra o lado positivo e que chegou ao ponto de salvar uma vida.

O caso emocionante foi de Jessica Prime, uma mãe orgulhosa através do Twitter informou Ninja Theory que graças ao Hellblade: Senua’s Sacrifice, seu filho reconsiderou e voltou atrás em seu plano de suicídio e esquivando-se da morte.

Obrigado, @NinjaTheory, por fazer Hellblade: Senua’s Sacrifice. Ele salvou a vida do meu filho. Depois de jogar, ele pediu para ir ao hospital para obter ajuda. Eu não podia suportar tudo com o que eu estava lidando e tinha plano para cometer suicídio. O jogo mudou esse plano. Obrigado ❤️.

A conta do estúdio no Twitter respondeu:

Obrigado por sua mensagem e é bom ouvir que encontrou um caminho através de suas dificuldades. Melhores desejos a todos vocês.

Hellblade: Senua’s Sacrifice relata uma viagem brutal na loucura. Situado na era Viking, uma guerreira mentalmente abalada embarca em uma missão obsessiva de sonhar e lutar pela alma de seu amante morto. Criado em colaboração com neurocientistas e pessoas que sofrem de psicose, o jogo nos imerge na fúria melancolia de uma pessoa desequilibrada.

A Ninja Theory já doou mais cerca cem mil dólares recentemente para instituições que cuidam de pessoas com doenças mentais.

28 comments on “Hellblade: Senua’s Sacrifice salvou jogador do suicídio

  1. Agora é só amor ao jogo kkkk
    Antes, so metiam o pau
    Mas, jogos são cultura. São arte! Devia ser criada alguma lei para isso, para facilitar o acesso de todos a jogos.
    Já passou essa época de ser coisa de criança, coisa boba.
    Jogo é arte como musica, como filme, pintura, teatro, etc.

    1. Cara trabalho com crianças e te digo que influencia de uma certa forma.
      Pega os Racionais por exemplo é um Rap pesado das antigas mas que muitos foram na onda da bandidagem.
      Ou pega esses Funk pesadão.
      Dependendo da cultura passada é uma forte influencia negativa.
      Poucos hoje sabem ter discernimento das coisas.
      Mas volto as bagacerices das letras de algumas musicas e não é só as nossas tem em diversos locais do mundo.
      Não sou da turminha Politicamente correto. Mas vejo que muitos seguem esses malditos youtubers que são lobos em pele de ovelha.
      Desculpe o Textão mas a real é essa.

      1. Por isso meus sobrinhos só jogam jogo de acordo com a idade recomendada do jogo. Uma vez meu sobrinho de 5 anos disse que queria jogar GTA, eu disse que não tinha e, mesmo se tivesse, o jogo é só para maiores de 18 anos – bem acima da idade dele. Aí ele me disse que já jogou na casa de amigos, eu disse que é errado e que na minha casa não pode jogar. Aí coloquei o Joy Ride Turbo (Jogo estilo mário kart) e eles se divertiram por horas, com direito a risadas e tudo mais.

      2. Muitos de nós aqui não somos politicamente corretos…. Mas aposto que grande maioria somos honestos e preocupados com certos pontos sociais, a “bagaceira” supracitada é real, tal qual os youtubers…. como não há tanto controle em cima dado a liberdade de expressão que os cercam, juntamente com a facilidade que a internet proporciona somados a monetização dos vídeos, podemos ver aqui mesmo, que alguns se tornaram verdadeiras massas de manobra incapaz de sequer formar sua própria opinião.

    2. Na época que fazia faculdade de Design, tinha alguns debates sobre jogos serem ou não arte. Eu pessoalmente penso que jogos não são arte por si só, mas são produtos audiovisuais multiculturais no qual fazem uso de elementos de arte para dar vida aos seus conceitos de jogo, mas aceito a visão diferente nesse caso.

      Os jogos lá atrás eram coisas de geek e criança muito por conta de algumas empresas do seguimento focarem seus produtos para um público mais infanto juvenil, como a Nintendo. Com a Sega, mudou bastante isso ao posicionarem seus consoles para adolescentes e jovens adultos, e em seguida o Playstation deu outro salto nesse sentido.

      Penso que o mercado de jogos nunca esteve tão maduro enquanto proposta de entretenimento como agora, conseguindo romper com alguns estereótipos antigos. Seja criança ou adulto, sempre há um jogo ou console sob medida.

      1. tipo..eu falo que acho que é arte, pq por exemplo, vamos pegar zelda, GTA, witcher. Olha o mundo cheio de detalhes que eles criaram e te jogam ali. Ou jogos tipos Senua com pegadas mais serias. Aquele de android do ps4, que são temas legais. Life is strange. Esse tipo que eu achoi que são arte. Claro que tem alguns pra diversão mesmo, tipo um pubg, um CoD

        1. Eu acho que entendi qual a premissa que partes para dizer que jogos são arte. Acho normal alguns jogarem um game metalinguístico como Abzu, ou mais contemplativo como Senua, e coloca-los como arte, no sentido de ser algo com um padrão de imersão diferente do comum, pois são concepções bastante autorais. É como olhar a pintura “A Noite Estrelada” do Van Gogh e dizer “olha que arte”.

    3. Ainda metem o pau… infelizmente em quando games forem vistos por nossos governantes da maneira que está, nada muda. Já fez sua parte ? Já votou no levantamento público dos impostos ? Acho que ainda tá valendo

    1. Sim, chatissimo. Eu desinstalei antes de chegar no primeiro chefe. Hellblade é uma porcaria que foi hypada pela midia sonysta por ser exclusivo de PS4.

  2. Agora é só amor ao jogo kkkkAntes, so metiam o pauMas, jogos são cultura. São arte! Devia ser criada alguma lei para isso, para facilitar o acesso de todos a jogos. Já passou essa época de ser coisa de criança, coisa boba.Jogo é arte como musica, como filme, pintura, teatro, etc.

    1. Ainda metem o pau… infelizmente em quando games forem vistos por nossos governantes da maneira que está, nada muda. Já fez sua parte ? Já votou no levantamento público dos impostos ? Acho que ainda tá valendo!

  3. Casos de suicídio por motivo de esquizofrenia, tema do jogo, são minimos. Se o paciente em questão não aderir ao tratamento ou mesmo o psiquiatra errar na posologia da medicação ele poderá a vir se suicidar.

    1. Em relacao ao suicidio…. quando o cara já tá com o pensamento… tudo alimenta e direciona para este caminho… O game conseguiu criar um vinculo com o garoto e o fez pensar…. Que bom que ele aproveitou o momento e se permitiu ajuda tomara que tenha forças para seguir o tratamento. O garoto tá de parabéns.

  4. esse garoto devia estar jogando muito gears,halo e forza,por isso queria se matar,graças a perda de um exclusivo do PlayStation,sua vida foi salva.

        1. ódio?, não apenas uma observação, afinal, nem em uma matéria que se trata sobre a vida, fanboys da sony não deixam passar a oportunidade de falar besteira.

  5. esse garoto devia estar jogando muito gears,halo e forza,por isso queria se matar,graças a perda de um exclusivo do PlayStation,sua vida foi salva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *