A Nvidia e AMD logo precisarão temer um novo rival na indústria gráfica: Intel, com sua própria placa de vídeo! A Intel não é... Intel trabalha na sua própria placa de vídeo e já tem um protótipo

intel-placa

A Nvidia e AMD logo precisarão temer um novo rival na indústria gráfica: Intel, com sua própria placa de vídeo!

A Intel não é uma novata na concepção de GPUs, mas ela quase sempre permaneceu apenas com os gráficos integrados da CPU; Não é possível rodar os jogos mais recentes em uma taxa de frames aceitáveis, mas pelo menos servem para reproduzir jogos antigos ou casuais. Se você quiser jogar a sério, você precisa de uma placa gráfica dedicada.

Agora a Intel pode entrar no setor de placas gráfica dedicadas e de acordo com uma apresentação da empresa em um evento em San Francisco, já tem até mesmo um protótipo. Em alguns aspectos é similar para aos gráficos integrados, mas com precisa operar de forma independente em uma placa.

Com um processo de fabricação de 14 nm, este protótipo tem dois chips. Um deles é a GPU em si, e o outro é o controlador de barramento de sistema; Essa é a parte que não tem um gráfico integrado, porque ele usa a mesma memória da CPU, que reafirma a ideia de que neste protótipo o gráfico integrado estava instalado em uma placa. Em particular, parece basear-se na nona geração de processadores Core da Intel, que está prevista para este ano.

A grande vantagem desse design é que ele permite aumentar as frequências; o protótipo pode dobrar a frequência que obtém o mesmo chip como gráficos integrados. Isso se traduz em maior desempenho, mas não seria espetacular em comparação com a melhor coisa no mercado.

Ao mesmo tempo, isso pode nos dar algumas pistas de onde serão as apostas; É improvável que a Intel queira lutar contra a Nvidia e AMD na faixa top. Faz sentido; lançar um concorrente para a GeForce 1080Ti ou Vega 64 seria suicida, especialmente porque a Intel não tem a bagagem que tem essas duas marcas.

Em vez disso, Intel poderia apontar para na faixa baixa e média, poderosa o suficiente para executar jogos atuais em 1080p, sem ativar todas as opções de gráficos. A verdade é que, embora os modelos high-end chamem muita atenção, são as placas de média e baixa potência que são as mais vendidas. Vamos acompanhar se isso saíra do papel.

Via

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!