É claro, eu não gosto do iPhone, afinal, fiz este blog justamente por gostar do sistema móvel da Microsoft desde o Windows Mobile 5.x.... iPhone completa 10 anos hoje! Parabéns Apple, você mudou as regras do jogo

Nokia-Lumia-1020-iPhone-5s

É claro, eu não gosto do iPhone, afinal, fiz este blog justamente por gostar do sistema móvel da Microsoft desde o Windows Mobile 5.x. Sim, estou ficando velho, mas o iPhone também. Apesar de não ser o maior fã da Apple, o iPhone merece sim os parabéns.

Exatamente há 10 anos, no dia 09 de janeiro de 2007, Steve Jobs estaria reinventando os celulares. Até então, a Nokia tinha praticamente o monopólio dos celulares. Sempre fui apaixonado pela filandesa, mas meu N95eterno the king – estava velhinho e senti a necessidade de mudar. A finlandesa dormiu no ponto e fui para no Samsung Omni i900 (outros no iPhone), e criei o primeiro site brasileiro sobre Windows Mobile, já foi sucesso, pois era um sistema difícil de ser trabalhando.

Enquanto empresas como Motorola, Samsung e Sony Ericsson despontavam no segmento de celulares, a Apple chegou para mostrar ao mundo algo que ninguém jamais tinha visto: um smartphone, o telefone realmente inteligente. Nos últimos 10 anos, o iPhone ganhou muitos recursos e enriqueceu a experiência dos clientes da Maçã.

Steve Jobs na Macworld Conference & Expo, que aconteceu em São Francisco, Califórnia. Em seu discurso, o cofundador da Apple disse que “hoje, a Apple vai reinventar o telefone“. As especificações do aparelho eram extremamente modestas se comparadas às tecnologias disponíveis atualmente. Com uma tela de 3,5 polegadas e resolução de 320×480 pixels, a tela multi-touch era o grande diferencial do iPhone. O sistema operacional era o iOS 3.1.3, com opções de armazenamento interno de 8GB e 16GB. A câmera possuía apenas 2 megapixels e a bateria oferecia uma autonomia média de 8 horas de conversação.

10 anos depois, o iPhone 7 oferece uma câmera com 12 megapixels com estabilização óptica de imagem, abertura f/1,8, um chip com desempenho de processamento 120 vezes mais rápido do que o iPhone 2G.

ios-9-spotlight-iphone-apple

É claro, o iPhone chegou cheio desprovido de vários recursos como falta de flash, Bluetooth para compartilhar arquivos, necessidade do iTunes para tudo, sem multitarefa, sem copiar e colar …. etc. Tais coisas na época faziam faltam, principalmente para nós do Windows Mobile que tínhamos praticamente o Windows PC em uma tela pequena com toda sua abertura e versatilidade.

Mas o multitouch, a qualidade da câmera, a sensibilidade da tela e a grande sacada de criar a Appstore, sem dúvida alguma contribuíram para o que é hoje.

Neste últimos 10 anos, a Apple ganhou nos dispositivos móveis, e merece os parabéns por isso! Os nossos amados Lumias, que são bem melhores no meu humilde ponto de vista, não representaram a filosofia da Microsoft e Bill Gates. Os Lumias dominaram de tão forma o Windows Phone que não valia a pena concorrer com a Nokia/Microsoft, talvez isso tenha afastado outras fabricantes e este foi o grande erro de Steve Ballmer de acordo com Satya Nadella.

É claro, os 10 anos  e foram longos para a Microsoft, mas passou, ainda dá tempo para uma revanche. A Microsoft vai criar o seu “iPhone”, um dispositivo móvel definitivo, uma nova categoria de PCs híbridos com smartphones. A empresa não guarda segredos sobre isso.

Na CES 2017, tivemos um bom exemplo de como isso pode dar certo já que praticamente todas as fabricantes conhecidas (ou desconhecidas) estavam criando produtos com Windows 10. É esse o caminho que a Microsoft vai seguir. Espero que não demore 10 anos para dar os parabéns para a Microsoft 😀

No mais a disputa saudável da Apple e Microsoft sempre foi bom para o consumidor, que ambas continuem assim.

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!