É claro, eu não gosto do iPhone, afinal, fiz este blog justamente por gostar do sistema móvel da Microsoft desde o Windows Mobile 5.x.... iPhone completa 10 anos hoje! Parabéns Apple, você mudou as regras do jogo

Nokia-Lumia-1020-iPhone-5s

É claro, eu não gosto do iPhone, afinal, fiz este blog justamente por gostar do sistema móvel da Microsoft desde o Windows Mobile 5.x. Sim, estou ficando velho, mas o iPhone também. Apesar de não ser o maior fã da Apple, o iPhone merece sim os parabéns.

Exatamente há 10 anos, no dia 09 de janeiro de 2007, Steve Jobs estaria reinventando os celulares. Até então, a Nokia tinha praticamente o monopólio dos celulares. Sempre fui apaixonado pela filandesa, mas meu N95eterno the king – estava velhinho e senti a necessidade de mudar. A finlandesa dormiu no ponto e fui para no Samsung Omni i900 (outros no iPhone), e criei o primeiro site brasileiro sobre Windows Mobile, já foi sucesso, pois era um sistema difícil de ser trabalhando.

Enquanto empresas como Motorola, Samsung e Sony Ericsson despontavam no segmento de celulares, a Apple chegou para mostrar ao mundo algo que ninguém jamais tinha visto: um smartphone, o telefone realmente inteligente. Nos últimos 10 anos, o iPhone ganhou muitos recursos e enriqueceu a experiência dos clientes da Maçã.

Steve Jobs na Macworld Conference & Expo, que aconteceu em São Francisco, Califórnia. Em seu discurso, o cofundador da Apple disse que “hoje, a Apple vai reinventar o telefone“. As especificações do aparelho eram extremamente modestas se comparadas às tecnologias disponíveis atualmente. Com uma tela de 3,5 polegadas e resolução de 320×480 pixels, a tela multi-touch era o grande diferencial do iPhone. O sistema operacional era o iOS 3.1.3, com opções de armazenamento interno de 8GB e 16GB. A câmera possuía apenas 2 megapixels e a bateria oferecia uma autonomia média de 8 horas de conversação.

10 anos depois, o iPhone 7 oferece uma câmera com 12 megapixels com estabilização óptica de imagem, abertura f/1,8, um chip com desempenho de processamento 120 vezes mais rápido do que o iPhone 2G.

ios-9-spotlight-iphone-apple

É claro, o iPhone chegou cheio desprovido de vários recursos como falta de flash, Bluetooth para compartilhar arquivos, necessidade do iTunes para tudo, sem multitarefa, sem copiar e colar …. etc. Tais coisas na época faziam faltam, principalmente para nós do Windows Mobile que tínhamos praticamente o Windows PC em uma tela pequena com toda sua abertura e versatilidade.

Mas o multitouch, a qualidade da câmera, a sensibilidade da tela e a grande sacada de criar a Appstore, sem dúvida alguma contribuíram para o que é hoje.

Neste últimos 10 anos, a Apple ganhou nos dispositivos móveis, e merece os parabéns por isso! Os nossos amados Lumias, que são bem melhores no meu humilde ponto de vista, não representaram a filosofia da Microsoft e Bill Gates. Os Lumias dominaram de tão forma o Windows Phone que não valia a pena concorrer com a Nokia/Microsoft, talvez isso tenha afastado outras fabricantes e este foi o grande erro de Steve Ballmer de acordo com Satya Nadella.

É claro, os 10 anos  e foram longos para a Microsoft, mas passou, ainda dá tempo para uma revanche. A Microsoft vai criar o seu “iPhone”, um dispositivo móvel definitivo, uma nova categoria de PCs híbridos com smartphones. A empresa não guarda segredos sobre isso.

Na CES 2017, tivemos um bom exemplo de como isso pode dar certo já que praticamente todas as fabricantes conhecidas (ou desconhecidas) estavam criando produtos com Windows 10. É esse o caminho que a Microsoft vai seguir. Espero que não demore 10 anos para dar os parabéns para a Microsoft 😀

No mais a disputa saudável da Apple e Microsoft sempre foi bom para o consumidor, que ambas continuem assim.

jorgemoderador

  • https://instagram.com/marquesdesouza4/ marquesdesouza4

    Misericórdia, estou pra comprar esse troço desde o ano passado mas ainda não tive coragem. Mas infelizmente é a única coisa fora do android
    que se tem a comprar hoje no Brasil.

    • blogaomobile

      Vamos fazer uma matéria bacana sobre compras, vale a pena que tem coisa boa sem custar rins.

      • Alesson Danilo

        Aeeeeeeeeeee

      • https://instagram.com/marquesdesouza4/ marquesdesouza4

        hoje pra qem vem da Nokia, qe sempre foi conhecida pela camera qe oferecia, só mesmo um galaxy S7 ou um Zenfone 3 – ambos usam Android. E se for pra mudar por conta de reclamação de aplicativos, a gente tem qe escolher entre qualidade paga ou serviços cheios de anúncios. Mais ou menos assim.

    • André Gualberto

      Pode comprar sim. Vale cada centavo. Comprei o meu há 2 meses e estou muito satisfeito com o aparelho. Só volto pra Microsoft depois que ela lançar um Surface ou algum aparelho que realmente valha a pena!

    • Francisco Vorcaro

      Custa um rins entre aspas, pois é um aparelho que vai durar aí 5/6 anos e se bobear ainda terá um ótimo pós venda. Não é só o aparelho que vale a pena, é todo o ecossistema Apple e isso a Microsoft só tem bem feito com o Xbox.

  • Dente Vermelho

    Cadê os comentários?

  • Valdæmonium Noctus

    So mudou o jogo mesmo, mas qualquer uma depois dela, fez smartfones muito melhores e mais interessante, vo colocar so as menos conhecidas, como a Blackberry e a HTC :v

  • Daniel Sallos

    Enquanto isso iPhone reina e a Apple pode ultrapassar a Microsoft esse ano em Vendas. Realidades x Fantasias. Que vença o mais organizado e preparado.

  • Eryck

    Off: pessoal, vou fazer um comentario aqui sobre uma coisa que nao tem muito a ver com a matéria: No meu ponto de vista, tem um app que poderia fazer a grande diferença para o sistema movel da Microsoft, e até mesmo para todo o Windows 10, vejam bem: hoje em dia, muitas pessoas se valem de programas como o Droid 4x(emulador do androide) 99% das vezes , so para obter o WhatsApp em seus PCs, dessa forma, vejo eu que, para que as pessoas passassem a utilizar uns 70% a mais a Windows Store, se valia apenas em ter o WhatsApp la. Imagina as pessoas vendo nos resultados do google, ” você precisa ter o Windows 10 em seu pc para poder usufruir do app do WhatsApp.” Em vez de ” vc precisa baixar tal emulador ” de certa forma é mais pratico sim, apenas baixar o emulador, mas ir apenas na loja e baixar o ap totalmente ligado ao sistema do computador seria MUITO melhor, imagina quantas pessoas nao iam descobrir que o seu notebook novo tem uma loja igual o android tem. Eu mesmo tenho um amigo que ficou surpreendido ao ver eu baixando o facebook no notebook dele, perguntou” que facebook e esse”. Enfim, por estranho que pareça, o WhatsApp poderia fazer uma enorme diferença para o ecosistema da Microsoft, apenas lançando um app Universal.
    Obs:
    Se for comentar por favor nao toque no nomo “Whatsapp Web”, pos meu tio tem pc e nao tem Smartphone e continua sem WhatsApp.
    Obs 2:
    Imagina quantas pessoas nao iam se familiarizar com o nosso querido “WhatsApp estranho”

    • Raposão do Ártico

      o whatsapp veio pra substituir o SMS, não os mensageiros tradicionais

      por isso que se popularizou tanto… bem, agora que está popular poderia sim ter a opção de usar um “username” em vez de número de celular, até porque quando alguém precisa mudar o número é um saco

  • hitzINSIDER

    Como eu nunca vou gastar mais de mil em um celular, nunca terei um iphone. #peace

    • Valmir Souza

      Desse jeito mesmo. paguei 500 no meu 1320 hoje substituido por um d855p por modicos 400 temers

  • Rafael Marques

    as duas empresas microsoft e apple sempre colocaram dinheiro uma na outra. por causa das decisões judiciais pelo mundo a microsoft não pode ter controle total do mercado de tecnologia mundial, teve de alavancar outras empresas. hoje por exemplo, vemos o desmonte da yahoo. e outras empresas que decairão com o tempo. boa sorte a todos. e que novos competidores tragam a inovação que necessitamos.

  • Souza

    Ótimo texto.
    O importante que por tudo que ambas fizeram temos o que há de melhor em termo de tecnologia.
    E como é bom, gratificante, comparar o atual com o que tinha de melhor há 10 anos.

Curta nossa nova página no Facebook!