Jim Ryan da Sony acredita que jogos do Xbox One X serão limitados pelo PS4 Pro, mas alguns devs defende a Microsoft

Anthem

Finalmente, o que todos esperavam aconteceu, e a nova guerra pelo poder está aberta e já começa com polêmica…. muita polêmica.

É incrível como algumas lembranças são esquecidas ao longo da nossa história. Em uma entrevista recente ao site VGR247, Jim Ryan, da Sony, disse que os desenvolvedores geralmente apontaram para o “menor denominador comum” ao criar jogos, então a Sony não está nenhum pouco preocupada com o poder do Xbox One X frente ao PlayStation 4 Pro. Ryan deu o exemplo do PlayStation 3 e como seu poder não foi utilizado pelos desenvolvedores. Ela acredita que o mesmo ocorrerá com o “Scorpio” da Microsoft.

Ocorre que, não é segredo que o poder do PS3 não foi utilizado pelos desenvolvedores porque era notoriamente difícil programar jogos, e não porque não os devs quisessem. Lembre-se do infame escândalo de Bayonetta, onde não rodou no PlayStation 3?

Mesmo que você olhe para muitos jogos multiplataforma do Xbox One e PlayStation 4, alguns apresentam uma maior resolução no PlayStation 4. Os desenvolvedores não limitaram as versões do PlayStation 4 devido ao hardware mais baixo do Xbox One. A controvérsia “resolução” é prova disso. Em 2013, a Sony acreditava que os desenvolvedores visariam o console superior, porque isso tornaria seus jogos brilhantes. Agora a conversa mudou, eles acreditam que os desenvolvedores visam o “menor denominador comum”.

Mas, e o que os desenvolvedores acham disso?

Muitos desenvolvedores já vieram e disseram que não impedirão que a versão do Xbox One X seja superior ao PlayStation 4 Pro. Por exemplo, BioWare está desenvolvendo o Anthem com o Xbox One X em mente, principalmente. O Project CARS 2 apresentará imagens muito melhores do que no PlayStation 4 Pro. Por fim, Ark: Survival Evolved tem a opção de executar a 60 FPS no Xbox One X e apenas 30 FPS no PlayStation 4 Pro. Estes são apenas alguns dos exemplos.

Agora, a Bungie acaba de se manifestar que não vai limitar a versão do Xbox One X por conta do PS4 Pro. O medo atual é que a Sony use seus contratos comerciais com os estúdios para que limitem a versão do novo Xbox ao console mais fraco. Contudo, Destiny 2 rodará a 30 FPS no Xbox One X por conta da jogabilidade com o Xbox One e os desenvolvedores não querem focar no Xbox One X agora. Muitos jogadores ameaçam boicotar a Bungie por conta disso.

Na E3 2017, muitos desenvolvedores falaram que a versão do Xbox One X seria a melhor. Parece que Jim Ryan está enganado novamente porque os desenvolvedores estão afirmando o contrário.

112 comments on “Jim Ryan da Sony acredita que jogos do Xbox One X serão limitados pelo PS4 Pro, mas alguns devs defende a Microsoft

  1. No caso de uma Ubisoft ou EA da vida eu até acredito, mas mesmo nessas, não vale pra todo jogo, vide a superioridade de seis jogos no primeiro Xbox frente ao PS3. Entretanto, mesmo tendo mais shaders e resolução no XBoxOneX, não significa que não tenha sido limitado. Muitas vezes a experiência de jogo sofre cortes, um recurso ou outro deixa de ir pro jogo porque determinado console não a faria, então vc pode ter versões com qualidade gráfica diferentes, mas experiências podadas igualmente. No passado, quando faziam Port do PC pro xbox, jogos como far cry e outros chegavam a ter as fases mudadas pra versão inferior de console, e acabavam sendo jogos diferentes, assim como o Splinter Cell de PS2 era outro jogo em relação ao de Xbox. Contudo, eu acredito que não há necessidade de fazer mais concessões em gameplay e game design hoje. Mesmo o xbox one original tem poder suficiente pra entregar a mesma experiência de um jogo de PS4 Pro, xbox one x ou PC. E mais, como quase todos os jogos de one x sairão no one, na verdade o menor denominador comum mesmo assim será um Xbox. Seja visando a experiência multiplataforma ou o destaque gráfico, quem dita as regras é um Xbox.

  2. Estou no aguardo do isentao(hater) com seu comentário polido e lotado de fanboiolismo. Enfim isso já era de se esperar vai ter muita polêmica em cima desse console a mídia tentara o derruba-lo antes mesmo do seu nascimento. Isso se chama perseguição.

  3. Ue mais não esse Prey sterco pro que ia rodar 4knativos? Há vá… Está passando da hora da MS usar sua força e ratalhar essa empresa falida soneca…. guerra é guerra…

    1. não vale a pena brother, para nós consumidores do lado verde da força está do melhor jeito possível… pq a MS continua se esforçando para melhorar, ficar muito tempo no topo acabou deixando a sony desleixada e muito prepotente… trazer o ps4 pro brasil por 4k foi uma mostra da prepotência dela… e vários outras situações que podemos observar que ela não está nem ai para o público dela (proibir o cross é uma delas) ou seja, para nós do lado verde o ideal é que a MS não fique no topo, quanto mais ela se esforçar para alcançar mais vantagens nós teremos… agora, é importante que o setor continue LUCRATIVO isso sim… ai temos garantia de que a MS não vai abandonar o barco…

  4. no final das contas os sonystas se seguram onde podem kkkk eles vão mentir o máximo que puderem, vai que alguma mentira dessas cola né??? tão tentando minar o XBOX X pq sabem que se forem honrados eles não conseguem nem chegar perto… masssssssss se nem a mídia “especializada” caiu nas historinhas deles nessa e3, então, imagine se isso vai colar… kkkk

  5. a bungie mudou o discurso? Até outro dia disseram que o dwstiny2 de xone x seria 30 fps… Espero que tenham mudado de idéia mesmo, ridículo limitar o jogo por causa do ps4pro. Se ainda a sony resolvesse fazer cross play…mas eles nem isso querem

    1. Vai ser, mas por conta do One e dá preguiça de criar uma versão com melhor FPS. Na matéria tem o link. Mas tipo, o XoneX ainda deve ficar melhor graficamente.

      1. sinceramente??? não acredito nisso não… acredito que a bungie inventou essa historinha para não se queimar com o público da MS… pq não bastasse o conteúdo exclusivo, dar uma dessas iria gerar um boicote gigantesco por parte dos usuários da MS… acho que foi um controle de dano, e que deveria SIM ter um acordo entre a bungie e a sony para não passar do limite de 30fps para tentar queimar o xbox X falando que não importa ter poder se não é utilizado… que a experiencia seria a mesma…

        1. Cara eu participo de alguns grupos do Forza e a galera estão pedindo pra não comprar o Destiny 2 por causa desse lance do jogo ser nivelado a nivel do PS4.

          1. eh, eu já vi uma galera também que já falou que não vai comprar o destiny 2 por causa dessa putarias…

          2. acho que se cada um fizer sua parte a empresa vai recuar…prejudicar quem compra um hardware caro pra caramba por causa da Sony…é de cair o cú da bunda.

          3. mas a sony joga sujo com a MS, sempre jogou, ela sempre cria essas polêmicas em torno da MS… e ai a MS como é péssima de marketing acaba perdendo muitos usuários por causa dessas picuinhas feitas pela SONY…

          4. Exatamente cara, mkt da MS é um lixo…agora o da $ony funciona com maestria, isso reconheço, os cara vende gato por lebre e os gamers aceitam.

          5. Cara o que te leva a fazer um perfil como esse apenas para atacar determinada empresa? Chega a ser algo de dar pena sinceramente, pois nem sei se você é sério nisso que prega ou apenas quer atenção. Você já viu como as notas desse metacritic são imbecis? Vi pessoas dando nota baixa a DMC3 na época PS2 porque o jogo era difícil, vi sites darem nota 0 para jogos só porque não é da empresa que eles tem mais apreço… Enfim sério para que isso é feio!

          6. o cara gosta de mentir, desmenti ele.

            simples, ai toda vez que passam vergonha vem com papinho de “paz e amor”

            é fácil pedir paz e amor quando vc esta por baixo.

          7. Que papinho paz e amor? A minha visão sobre isso é a seguinte, esse jogo não deve rodar a 60 fps no Xone fat e se for rodar tem que ser uma otimização gigantesca, e como é um jogo de ação jogadores do XoneX se jogarem a 60fps teriam vantagem em cima dos jogadores do Fat então não acharia justo a bungie lançar a 60 em um e a 30 em outro. A Sony pouco importa já que ela não permite o Cross-play.

          8. quando Destiny saiu 1080p 30fps nos dois consoles não teve LUNÁTICO dizendo que a MS tinha pago para a BUNGIE botar a mesma resolução.

            AUHUHAUHA essas xoxonetes com vitimismo é comedia d+

            “Sony malvadona oprimindo a MS”
            “Google Malvadão oprimindo o Windows Phone”
            “STEAM malvadão oprimindo a Windows Store”

          9. cara, não fui eu quem falou, nem a própria MS…. foi a sua amada SONY por meio do Jim Ryan que falou isso… então ou ele tá mentindo ou a bungie… vc pode escolher, qualquer um dos dois é ridículo…

          10. ” If a developer or publisher wants to take advantage of the
            supposed power of the X, they will do that. If they don’t, they won’t.”

            fonte original.

            simples PR, disse que se os desenvolvedores quiserem, vão usar… se não quiserem, não vão usar.

            A diferença que a Sony tem exclusivos para mostrar o poder do PS4 PRO, a MS não tem.

          11. quando Destiny saiu 1080p 30fps no PS4 e XBOX ONE não teve ninguém dizendo que a MS tinha pago para a BUNGIE botar a mesma resolução.

  6. kkkkkkkkkkkkk a sony deu uma mão forte pra bungie agora, queimou a produtora para o publico do xbox, tanto que ela teve que inventar uma historinha da carochinha para justificar não fazer o jogo a 4k 60fps…

    1. quando Destiny saiu 1080p 30fps nos dois consoles não teve LUNÁTICO dizendo que a MS tinha pago para a BUNGIE botar a mesma resolução.

          1. cara, vc é sem noção total… quem falou foi a poha ro Jim Ryan!!! presta atenção na matéria o poneyzete!

        1. ” If a developer or publisher wants to take advantage of the
          supposed power of the X, they will do that. If they don’t, they won’t.”

          fonte original amiguinho.

          a BUNDIE no Destiny 1 fez EXATAMENTE o que o Jim falou.

          – otimizou até 1080p 30fps no PS4 e PAROU

          – otimizou até 1080p 30fps e PAROU

          Claro, botar na manchete que “se as desenvolvedoras quiserem tirar todo o potencial do X, vão tirar, se elas não quiserem não tiram” Não da manchete.

          1. cara vc é cego ou burro mesmo… foi o próprio Jim que falou que as produtoras iriam balizar por baixo… considerando o nivel de paga pau da bungie com a sony posso t dizer que ela não tem intenção nenhuma de fazer o jogo ficar melhor no xbox, a não ser que agora com a pressão ela resolva tentar provar o contrário que o Jym falou… mas sonysta pensar é muito raro… vai lá jogar no man sky e ser feliz…

          2. o texto dele ta ai, se vc prefere fazer um um circo, problema é teu.

            do mesmo jeito que Destiny 1 é nivelado por baixo.

            a diferença que a Sony admite isso, a MS ficava aplicando que “nos criamos o DX, impossivel o PS4 ser mais forte.”

  7. o xbox one ele tira proveito da resolução dinâmica dos jogos, tanto que os jogos que tem suporte a resolução dinâmica não vão precisar de patch pra rodar em 4k no ONE X

  8. Não existe isso. Qdo vc desenvolve um jogo, se quiser rodar numa máquina mais fraca, vc castra resolução, polígonos, detalhe… Mas vc sempre parte de um nível de detalhe maior.

    No Xbox One X o clock do processador é maior, memória, largura de banda… Não existe motivo racional pra que uma máquina, especialmente uma que usa uma API diferente e um SO diferente, limite a outra. O que rola normalmente é a versão de console limitar a versão de PC, mas isso não quer dizer que a versão de PC tenha framerate limitado ou gráficos piores, a menos que o estúdio não dê conta, pq existem problemas de temporização qdo o fps é elevado e a engine do jogo não comporta. É muito raro um jogo no PC ser limitado a 30 fps por exemplo, a menos que o estúdio faça um trabalho porco (como a EA fez no NFS Rivals).

  9. Esse choro não vai segurar os DEVs, é assim que funciona nos PCs porque deveria? enfim não tem Cross com a Sony então tacale pau mesmo!!!

  10. Quanto a resolução, imagino que o Xbox One X vai rodar 4k tranquilamente em TODOS os jogos. Mas TODOS os jogos MESMO.
    Poder para 4K 30fps ele tem. E de sobra.
    Mas para 4K 60fps ai a história muda. Tirando um ou outro exclusivo, jogos de luta, Indies ou mais simples ou jogos bem otimizados, ai não tem como. O One X simplesmente não vai rodar.
    Teoricamente rodar um The Witcher 4K 60fps é impossível pro One X.
    Até mesmo o Destiny 2 a Bungie pode ter preferido manter 4K 30fps devido a CPU, que TALVEZ não desse conta.

    1. Memoria curta? Lembrando que o Scorpio roda Forza Motosport 6 no ultra em 4K nativos a 60hz usando o máximo de 70% de 6 teraflops. Eu acredito que a única coisa que pode limitar o Scorpio é a CPU, isso é o que preocupa pois a GPU faz com facilidade a parte dela graças a DX12. Mas isso só o tempo dirá… até o lançamento do console ele ainda pode receber um upgrade. O pessoal tem que reclamar agora…

      1. Forza Motorsport desde o Xbox 360 roda a 60fps. Mas veja o Horizon, que é de mundo aberto e roda a 30fps.
        4K 30fps o One X aguentará praticamente tudo. 60fps nem todos.

        1. Vdd, mas acho que isso se deva a CPU fraca como disse antes. Se esse for o problema então bastaria a MS aumentar esse clock antes do lançamento pois ainda dá tempo…

  11. Quando Destiny saiu 1080p 30fps nos dois consoles não teve LUNÁTICO

    dizendo que a MS tinha pago para a BUNGIE botar a mesma resolução.

    1. Ate aqui vc tá sua mula ? Pqp ,

      Destiny 2 vai roda capado no monstro só por causa do ps4 peidorrero que não aguenta 60 em jogo nenhum , e também não seria justo com o xonão …

      Mas esse pateta do jim esta enganado , no monstrao vários mult plataforma vai roda a 4k/60 e no pro trouxa a 30 e cagando no low KKK https://uploads.disquscdn.com/images/07114c44bcba3eaa2ccf8e66ea3f2f3621df05530a93788feaddc92901378b09.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/4284ea76446bcdc8829ff63c3f23c969bc5a4d0b63170e778da8bf7334a8dac7.jpg

  12. Sinceramente, o que assusta é que a sony resolva lançar em 2018 um PS4 Extra Pro com 8 teraflops e 16gb ram para bater o XoneX e em 2019 a Microsoft lance o Xbox One X+ com 10 teraflops e 20gb de ram e essa bosta comece a virar que nem o mercado mobile, a cada ano tem um com 1gb, 2gb, 3gb, 4gb de ram e dual, quad, hexa, octa core.
    Se ficar nisso quero ver se vão nivelar por baixo e capar os mais poderosos ou nivelar por cima e os consoles menos poderosos que se virem.
    Mas eu fico é rindo, to no PC.

  13. Na minha opinião se os jogos fossem crossplay acho que o justo seria manter 30FPS ou 60FPS para todos os consoles e jogadores visto que em jogos de ação como Destiny 60FPS faz uma senhora diferença, mas como não ocorre não vejo problema, porém a desenvolvedora tem que ser livre para produzir o jogo da melhor maneira possível sem pressão inútil que prejudique a jogabilidade.

  14. Mas com a Master Race sempre foi assim, os jogos para os PCs são capados justamente por causa dos consoles, que cagam tudo. Qual a novidade nisso?

      1. Dizem que é por falta de otimização mesmo. PCs possuem combinações diferentemente. GTA 5 que o diga. O tempo que eles demoraram para lançar foi absurdo.

    1. Discordo amigo, não é tão gritante a resolução gráfica de alguns jogos entre o xbox e ps4, mas alguns quando vai pro pc é outra história, lembro que joguei o R6 WildLands no pc era muito grande a diferença, partículas mínimas como pedras soltas e areia existe nele e até árvores, coisa que no Ps4 e Xbox one não existia (não sei se no ps4 pro existe) há outros jogos que tbm tem diferenças gráficas, mas fora que eu disse aqui o outro foi o RE7 que no pc também é muito superior. Não quero aqui dizer que o PC é o fodão da história ja que assim como tem jogos superiores tem também jogos que não é quase imperceptivel.

  15. Bom, independente do que esse cara da Sony diga, é esperar lançar o X e ver na prática. Até faz algum sentido o que ele diz na perspectiva de console, mas pelo que vi a M$ projetou o X tendo em vista a facílima portabilidade dos assets altos do Pc pro X, triunfo que pelo visto o ps4 PRO não tem, por ser um console mais engessado pra desenvolver.

    O port em apenas 2h do Path of Exile pra 4k/60fps foi só o começo do que podemos ver daqui pra frente.

  16. “…não é segredo que o poder do PS3 não foi utilizado pelos desenvolvedores porque era notoriamente difícil programar jogos”

    Com certeza! O PS3 ficou manchado no inicio da geração porque era um console difícil de se desenvolver. Muito ao contrario disso, a Microsoft vive dizendo que um dos esforços deles foi fazer um console (One X) simples de desenvolver.

    Lembrando que a equipe de Assassins creed Origins já disse que recebeu o kit de desenvolvimento semanas antes e mesmo assim o jogo já apareceu rodando no One X.

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