Carregando...

Joe Belfiore, da Microsoft, fala sobre o futuro do Windows e conexões com os smartphones

Joe Belfiore, da Microsoft, fala sobre o futuro do Windows e conexões com os smartphones

joe-belfiore-2017

Durante a Build 2018, evento voltado aos desenvolvedores que apoiam a plataforma Windows, ficamos atentos para saber o que a Rainha dos Softwares teria na manga para o seu futuro próximo. A Microsoft revelou que está trabalhando em um novo aplicativo “Your Phone” que preenche a lacuna entre os PCs e os smartphones. O aplicativo trará mensagens de texto, notificações e fotos de um celular diretamente para um computador com Windows 10 e foi projetado para facilitar a transição entre os dois.

O The Verge entrevistou Joe Belfiore e Shilpa Ranganathan, ambos da Microsoft, na Build desta semana para entender melhor os esforços do Windows 10 e o futuro do próprio Windows. Ranganathan é responsável pelo Microsoft Launcher e pelos esforços entre dispositivos, e Belfiore trabalha há muito tempo no Windows e é responsável pela experiência do usuário no Windows 10.

O novo aplicativo Your Phone da Microsoft ainda não está pronto para usuários do Windows 10, já que a empresa ainda está criando o aplicativo, mas está claro que esse será o modo central de conectar telefones a PCs. Embora a Microsoft tenha usado a Cortana para vincular SMS e notificações aos PCs no passado, esse novo aplicativo será a principal maneira de os smartphones se conectarem aos PCs com Windows 10. A Microsoft exibiu mensagens, notificações e compartilhamento de fotos no momento, mas nem todos esses recursos funcionarão necessariamente no iOS e no Android.

“Também teremos fotos no iOS e notificações”, explica Shilpa Ranganathan. “A Apple torna um pouco mais difícil quanto as mensagens, mas estamos muito dispostos a trabalhar com a Apple“. Um número de aplicativos de terceiros usam soluções alternativas para suportar mensagens, mas a visão da Microsoft é essencialmente trazer iMessage para o Windows dentro do Your Phone. “Eu quero fazer isso de uma forma suportada com respeito pelo ecossistema que estamos construindo e, ao mesmo tempo, torná-lo uma experiência agradável”, diz Ranganathan.

Esse trabalho com a Apple não começou e a Microsoft ainda não procurou a empresa para ver se está disposta a trabalhar com ela. Parece muito improvável que consiga convencer a Apple a se associar a um projeto desse tipo, então Your Phone provavelmente será lançado com recursos melhores no Android.

Futuro do Windows

iso-logo-crianca

Fora dos smartphones, O The Verge pressionou Joe Belfiore sobre o futuro do Windows e se o reorganização recente da Microsoft. “A maneira como estamos fazendo investimentos e pensando em nossos clientes é praticamente a mesma”, diz Belfiore. “Acho que talvez este ano, porque passamos por essa mudança organizacional em que a empresa está focada no Azure e na nuvem … nós meio que focamos a palestra sobre o que isso significa, sobre o que é a Microsoft 365?”

O resultado da mudança de tom pareceu, às vezes, que a Microsoft está focada apenas em clientes corporativos agora e está olhando além do Windows. No ano passado houve uma série de recursos revelados para o Windows 10, e alguns deles foram prometidos mas sabemos que a Microsoft atrasa bastante a liberação deles e. “Acho que não mudamos nossa psicologia em torno disso, mas talvez tenha sido assim”, admite Befliore. “Acho que estamos falando sobre o que está vindo, o que estamos fazendo menos é dizer a data em que isso chegará para a população em geral”. A Microsoft está mais consciente e prometendo menos.

CSHELL

cshell

Ainda não sabemos exatamente quais recursos serão lançados na próxima atualização importante do Windows 10. Belfiore foi claro no palco que a Microsoft não quer mais se comprometer com datas para alguns dos maiores recursos, e até mesmo o recurso aclamados como Sets e Your Phone podem não chegar neste ano. Embora a Microsoft tenha revelado algumas de suas alterações do Fluent Design durante uma sessão Build, a empresa não está pronta para falar sobre algumas das maiores mudanças da C-Shell. “Há uma série de coisas que estamos fazendo que envolvem mudanças na forma como a componente interna funciona, mas nenhuma dessas coisas está pronta para ser comentada publicamente”, diz Belfiore.

A CSHELL possibilitaria a criação de novos dispositivos com Windows 10 ao dividir o sistema em módulos. Muitos acreditavam que veríamos isso na Build 2018, mas não foi o caso, pois como dito acima, ainda não está pronta para ser comentada publicamente.

Então, o que podemos esperar do Windows nos próximos 12 meses? Certamente parece que a Microsoft está mudando para tornar o Windows o melhor ambiente possível para produtividade. A empresa se afastou de muitos de seus grandes esforços do Windows 8 com o Windows 10, e parece que a Microsoft poderia ir além em seus esforços para tornar o Windows a verdadeira plataforma de usuários avançados.

O PC com Windows desempenha um grande papel nas pessoas realizando um trabalho significativo, é onde a maior parte da criação do mundo acontece”, explica Belfiore. “Eu não acho que o papel dele foi diminuído, mas tem sido acompanhado por muitas outras coisas. As pessoas passam muito tempo no celular, e estamos abraçando ou tentando fazer com que o relacionamento entre o PC e esses dispositivos funcionem bem. Acho que o que estamos tentando fazer é garantir que continue sendo o melhor, e que faça o seu trabalho da melhor maneira possível”.

Estamos começando a ver algumas dessas melhorias nas versões de teste do Windows 10. Há uma nova área de transferência em nuvem que sincroniza o conteúdo da área de transferência em vários dispositivos e até mesmo uma nova ferramenta de captura de tela que finalmente facilita o recorte e o compartilhamento de conteúdo. Essas alterações são pequenas, mas serão bem-vindas pelos usuários do Windows. A Microsoft vem aprimorando gradualmente o Windows 10 com esses recursos focados na produtividade há anos, e esse refinamento continuará.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!