Carregando...
0 1

Microsoft adiciona proteção contra ransomware e restauração de arquivos ao OneDrive

Microsoft adiciona proteção contra ransomware e restauração de arquivos ao OneDrive

onedrive

A Microsoft vai lançar um novo recurso para o OneDrive nesta semana que facilitará a recuperação de ataques de ransomware. A “Restauração de Arquivos” vai deixar de ser exclusivo do OneDrive for Business para funcionar também nas contas do pessoais OneDrive. O problema é que você precisará de uma assinatura do Office 365 para obter acesso ao novo recurso Restauração de Arquivos. Os usuários do OneDrive agora podem usá-lo para simplesmente restaurar arquivos de qualquer ponto no tempo nos últimos 30 dias. Se você excluir acidentalmente um arquivo, poderá restaurá-lo ou se fizer algumas alterações incorretas e desejar reverter para uma cópia anterior.

A Microsoft está comercializando o recurso Restauração de Arquivos como uma boa maneira de se proteger contra ataques de ransomware que bloqueiam arquivos em um PC local e, muitas vezes, tentam excluir cópias armazenadas em pastas sincronizadas – replicando essas alterações na nuvem. Vimos vários desses ataques recentemente e as vítimas foram forçadas a pagar para terem seus arquivos de volta.

Se o OneDrive detectar a exclusão em massa de arquivos em nuvem, a Microsoft alertará os usuários por meio de uma notificação por e-mail ou móvel/desktop e um processo de recuperação permitirá que você restaure rapidamente após o ataque do ransomware. “É o primeiro de seu tipo no setor”, diz Seth Patton, gerente geral do Office 365. “Acreditamos que o OneDrive é o lugar mais seguro para armazenar seus arquivos“.

onedrive-fly

Juntamente com este novo recurso Restauração de Arquivos, a Microsoft também vai adicionar links de compartilhamento protegidos por senha para o OneDrive para torná-lo um pouco mais seguro quando você compartilha arquivos ou pastas sensíveis. O Outlook.com também está sendo atualizado com criptografia de e-mail para assinantes do Office 365. A criptografia de e-mail pode ser ativada em mensagens individuais, e o Outlook.com até mesmo solicitará que você criptografe e-mails se detectar informações como números de segurança social nas mensagens. Os destinatários poderão ler as mensagens no Outlook.com, Outlook para iOS e Android, o aplicativo do Windows ou apenas visitando um link no e-mail se o nível de segurança do destinatário não atender aos padrões de conexão criptografados da Microsoft. Os usuários do Outlook.com também poderão impedir que os destinatários encaminhem ou copiem e-mails enviados do serviço.

A Restauração de Arquivos do OneDrive, a proteção contra ransomware e a criptografia do Outlook.com começarão a serem lançadas aos assinantes do Office 365 hoje e durante o restante do mês. A Microsoft diz que os links do OneDrive protegidos por senha estarão disponíveis nas próximas semanas.

VIA: The Verge

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!