Carregando...

Microsoft confirma a chegada dos Progressive Web App à Microsoft Store na RS4

Microsoft confirma a chegada dos Progressive Web App à Microsoft Store na RS4

pwa

A Microsoft está finalmente trazendo aplicativos da web progressivos para a Microsoft Store e o Windows 10 com a próxima versão do Windows 10. Em uma publicação no blog hoje, a equipe do Edge explicou os planos de curto prazo da Microsoft para integrar o Progressive Web Apps (PWAs) com o Windows.

“Nós anunciamos antes em vários locais que estamos envolvidos com os PWAs. Na verdade, como sugerido acima, queremos levar os PWAs no Windows para o próximo nível, tornando-os cidadãos de aplicativos de primeira classe no Windows”.

A equipe do Microsoft Edge Edge explicou: “Em outras plataformas, os PWAs se originam principalmente no interior do navegador e podem sair do navegador em resposta a várias instruções ou opções no menu. Estamos levando as coisas um passo adiante no Windows! Como um PWA pode ser um cidadão de primeira classe na Loja [Microsoft Store], um usuário poderá se envolver totalmente com um PWA instalado – da instalação, para execução – sem nunca abrir o navegador“.

A Microsoft está acumulando um número seleto de aplicativos com tal tecnologia. A empresa ainda não disse quais aplicativos ainda, mas esses aplicativos serão disponibilizados na Microsoft Store quando o Windows 10 Spring 2018 (RS4) for liberado.

Na prática, o consumidor não precisaria saber e nem se importar se o aplicativo que eles estão usando originalmente foi escrito para WPF ou UWP, Eletron ou PWA, ou se é um aplicativo é arquivo .exe. Todos querem que aplicativo simplesmente funcione.

Os aplicativos web progressivos também não são exclusivos do Edge, eles podem funcionar com o Chrome, o Firefox e qualquer navegador que opte por suportá-los. Para usuários de dispositivos como Chromebooks e Windows 10 S, eles podem preencher a lacuna deixada por aplicativos e programas tradicionais.

Um dos aplicativos mais cobiados para isso é o WhatsApp, mas pode ser qualquer outro com uma natureza não tão robusta como a de um Photoshop. Os PWAs pode preencher a lacuna de apps móveis para a Microsoft, mesmo após a renúncia do Windows Phone. Alguns boatos acreditam que serão importante para os dispositivos com tela dupla de codinome Andrômeda. Um rumor interessantíssimo acaba de ser confirmado 😉

Via: MSPU

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!