Microsoft deveria lançar o “modelo de mercado Surface Phone” já no próximo mês

surface-phone-dedo

A Microsoft parece que não está muito preocupada com os smartphones nos últimos meses. A empresa viu a quota de participação do Windows Phone despencar, e mesmo assim parou de produzir aparelhos da linha Lumia. Para a Redmond, a empresa não deu muito certo com os smartphone e resolveu criar uma categoria própria apartada de tudo o que conhecemos atualmente.

Segundo o CEO Satya Nadella, veremos um “disposto móvel definitivo“, algo que trará uma nova forma e valor agregado. Não será um mero smartphone, mas na verdade algo híbrido, a união de um smartphone com um PC no mesmo aparelho.

Além disso, a Microsoft já mostrou que é possível rodar programas x86 em processadores ARM e deu previsão para chegada ao mercado disso: segundo semestre de 2017.

Em suma, a Microsoft vai lançar um Surface de bolso, que está sendo chamado de Surface Phone, um aparelho que além de ser um smartphone deverá funcionar como um PC completo, mas a chave principal disso é: não precisará de hardware específico para tanto, um smartphone top de linha já pode fazer isso. Nós já vimos o HP Elite X3 rodar o Windows 10 completo. Entretanto, a empresa confirmou até agora apenas o processador Snapdragon 835, mais processadores serão suportados no futuro.

Os aparelhos já estão possivelmente prontos

Samsung-Galaxy-S7

No próximo mês, vamos ver o Mobile World Conference 2017 (WMC), e que tem sido a segunda casa da Microsoft. Nele já vimos lançamentos do Lumia 640/640XL, HP Elite X3, Surface e até o Lumia 650 foi liberado em data próxima. Sempre tivemos novidades para Windows Phone ou Windows 10 Mobile por lá.

Destarte, a Qualcomm já lançou o Snapdragon 835, processador perfeitamente capaz de rodar programas x86 em dispositivos com Windows 10, e na Mobile Word Conference, nós devemos ver muitas aparelhos com especificações físicas capazes de ser um “Surface Phone“.

Acredito que a Microsoft já deveria anunciar aparelhos com Windows 10 Mobile e Snapdragon 830 no próximo mês, e que só aguardariam a Redstone 3 para ativar este recurso.

Os interessados

fabricantes

Contudo, vale lembrar que a Microsoft tem o apoio das fabricantes de PCs –  e que estão loucas para moderem a fatia dos  smartphones,, como HP/Dell/Vaio. A Lenovo poderá ser “forçada” a entrar neste mercado também, afinal, o “modelo Surface Phone” nada fará parte também do mercado de PCs.

A Lenovo não lucra muito com os smartphones por vender mais intermediários e não se destacar nos top de linha, além de ser a líder dos PCs na atualidade. Será que ela deixará as rivais fazerem nome neste terreno?

A Samsung, em seu Galaxy S8, deve lançar um “Continuum com Android“, ou seja, já mostra receptividade pela ideia. Ainda assim, tem rumores que ela lançará uma versão de tal aparelho com Snapdragon 830. Outro ponto significativo, e talvez o mais importante, é que ela é fabricante de processadores ARM e ajudar o Windows 10 completo se popularizar nestes aplicativos fará um bem as suas contas.

Claro que, o Surface é o divisor de águas. A Microsoft deverá ser a primeira empresa que lançará tal produto com esse potencial. Os eventos de lançamento de Surface são apaixonantes e tem conquistado a imprensa. Então muitas deverão esperar a Microsoft dê o passo inicial, mas quando será isso?

Existe ainda a possibilidade da Microsoft já ter iniciado o “modelo Surface Phone” através das empresas com o HP Elite X3, e que ele e o Alcatel Idol 4S possam se transformarem em PCs completos. E quem sabe até o Lumia 950/950XL. Porém, não conte como algo certo.

Além disso, o Surface Phone será o modelo inaugural, mas devemos ver vários dispositivos diversificados, como vimos na CES 2017, inclusive lá surgiram muitos PCs portáteis. Pode ser que os fabricantes parceiros criem “Surface Phone para games“, com controles específicos, por exemplo. A imaginação dos parceiros da Microsoft estava bem interessante na CES.

Acelerar o tempo

Para não perder tempo, a Microsoft e seus parceiros mais próximos deveriam iniciar este modelo com o Windows 10 Mobile, e assim, começar a fazer o sistema “móvel” a ser distribuído em todo mundo o mais rápido o possível.

Acha uma boa ideia começar desde já?

74 comments on “Microsoft deveria lançar o “modelo de mercado Surface Phone” já no próximo mês

    1. Deveria, pois é apenas uma opiniao dele. Tipo.

      Fulano deveria lançar um livro no mes que vem. (Deveria é algo que nao vai acontecer,mas que na sua opiniao, seria otimo).

      Fulano devera lançar um livro no mes que vem. ( Algo que pode acontecer)

      1. Eu sei os tempos verbais. É que no meio do texto deu a impressão que a Microsoft irá lançar, depois deu a impressão que não e que ela deveria, por isso fiz a pergunta.

  1. MWC poderia lançar uns modelos para usuários comuns hehe e num mega evento como o do lançamento do Surface Stufio, lançar o Surface Phone.

  2. Vim do ano 2030, para dizer que o Surface phone apesar de ser um aparelho fantástico, não fez sucesso, porque não tinha (Plei estore) e App modinha.

    1. Cara, comprei o 950 Xl. É um ótimo aparelho… Mas o 1520 não fica atrás não, viu?… O 950 xl e o 1520 para mim tem a mesma velocidade e desempenho… O 950xl dura menos a bateria, creio que devido ao processador e leitor de Iris. Sinceramente quem tem o 1520 não deveria trocar para o 950 xl e sim esperar a linha surface.

      1. mas eu tenho um Lumia 640. se eu atualizar pro 950 realmente vai valer a pena…. é verdade que no lumia 950 não tem bugs em apps do facebook? pois ter um top de linha que não roda facebook é triste..

  3. Só acho que pro Brasil os aparelhos da MS morreram, pq nem a linha x50 dos Lumias pisou aqui, o Surface nunca passou perto e seguindo esse pensamento o tal surface Phone tbm não deve pisar aqui.

    1. Não só no Brasil. como no mundo todo.
      No auge do Windows Phone 8, as vezes via algumas pessoas com Lumias na rua ou no metrô, hoje em dia ninguém usa.
      Conhecia umas 10 pessoas que tinham Lumias. Umas 2 foram pro iPhone e as demais pro Android.

  4. Bom vamos ser realistas … O tal SURFACE PHONE tem que sair do papel o quanto antes … mais nos sabemos q aqui no Brasil ele não vem … porem se ele for lançado logo mais rápido chega os aparelhos dos parceiros (Lenovo Alcatel Acer Etc..) eu só acho q a MS demora muito pra revelar isso pra nos brasileiros é olivel por q se lançar hj quem sabe com muita fé ate dezembro alguma fabricante venda por aqui.

  5. Não to empolgado, pro brasil cho que nem vem, e se vir, será bem salgado, nao tenho grana pra isso… Esse ano vou comprar um galaxy pra mim, fazer o que?

  6. Beleza que ele pode ser o “líder” de uma nova categoria, mas o PC demorou três décadas praticamente pra evoluir. Por que o smartphone demoraria somente 10 anos pra passar por essa metamorfose? E ainda nomear com o nome de um segmento famosíssimo como é com a linha Surface? Muita audácia da tia Microsoft, que já não tem as melhores experiencias no mobile, diga-se de passagem. O que eu prevejo é algo só pra 2018 e lançado visando o público corporativo, primeiramente. Nada que encha os olhos de quem quer jogar Asphalt e/ou postar foto no Snap.
    No mais, quem criou esse Surface Phone foram os entusiastas e donos de blog sem cliques ou aqueles que só seguem os outros.

    1. Mas não vejo nem tão cedo a extinção dos smartphones… Essa “nova categoria” apenas é uma brecha que a M$ tá apostando. Da mesma forma 2 in 1 não extinguiram nem Notebook e nem Tablet

      1. Não falo da extinção, assim como não aposto na queda total de nenhum dos grandes SO’s, mas sim de uma evolução tão grande em tão pouco tempo

        1. Mas do dumbphone (o cel de 95 pro de 2000 mudou demais) pro smartphone o tempo foi curto e de certa forma foi uma evolução imensa… PC viveu outra época.

          1. A diferença é que as pessoas migraram do PC pro smartphone procurando algo mais pratico, que pudesse estar ao lado a qualquer momento (exceto os que usam os dois). O que teremos amanhã não será muito diferente do que temos hoje e tivemos ontem: Uma tela pequena onde vc acha o que procura em segundos, sem muita complicação e sem necessitar de um “curso” antes. O conceito de smartphone atual já tá bem instaurado. Levaria tempo pra mudar essa concepção.

          2. A resposta é simples, Cløser: 3 décadas atrás não se tinha a gama tecnológica que temos hoje. Por esse motivo se torna mais rápido.

  7. Também acho isso… Se não lançar agora, com o processador já pronto, quando for lançar lá pro fim do ano, pra começar as vendas no meio de 2018… O processador já tá defasado pros top da época

  8. Na boa, se a redstone 3 não atrair os desenvolvedores e o sistema mobile da empresa não evoluir eu literalmente vou sair do Windows 10 Mobile.. Poxa mano, vai fazer 2 anos que eu mudei para o windows phone 8.1/mobile 10, o sistema evoluiu sim mas agora está andando igual uma tartaruga e isso se não estiver pior.. Redstone 2 foi confirmado pela própria Dona Sarkar que teria o foco voltado para o mobile e não foi isso que aconteceu.. Acho o sistema incrível mas infelizmente a Microsoft não parece estar interessada em inovar no Windows 10 mobile.. Vamos começar pela linha lumia da nokia e os lumias 640/XL, 435, 532 que não teve a firmware atualizada para a droga do Windows 10 mobile até HOJE.. O sistema dá altos bugs em aparelhos com 1GB de RAM, a câmera do meu Lumia 930 no Windows 10 mobile perdeu muita a qualidade, principalmente em locais com pouca luminosidade no qual ele se destacava quando estava no WP 8.1 agora é uma decepção… Eu vou aguardar até a Redstone 3 pois eu amo muito esse sistema mas se ele não evoluir eu vou partir para os celulares da nokia com android assim que possível.. Não sei se aguento esperar 10 anos pra esse sistema evoluir no mercado..

    1. Gente com mais tempo que você no sistema, já caiu fora e partiu pro Android e IOS. Os argumentos eram os mesmo: VOU AGUARDAR ATÉ A ATUALIZAÇÃO TAL… Infelizmente essa é a realidade e frustração.

      1. Concordo, mas eu serei obrigado a aguardar até a redstone 3 pois se eu sair do meu lumia 930 eu quero ir para um celular que vale a pena.. Como o Nokia 8 que está sendo especulado por aí

      1. Concordo mano, minhas esperanças se acabaram.. Vou aguardar até a redstone 3, se nada mudar eu vou fazer do meu lumia um celular secundário e acompanhar a evolução do sistema (Isso se ele evoluir).. Mas o meu principal será um da Nokia com android..

  9. Engraçado que no “auge” dos Lumias, direto rolava vazamento de peças, telas, carcaças, rumores, etc… Mas ao menos eram imagens reais, peças, telas, etc…

    iPhone então, nem se fala. Meses que antecedem o lançamento vazam fotos da carcaça, tela, características, fabricantes de capinhas detalham o aparelho.
    Lançamentos da Google também, os Pixels tiveram uma enxurrada de fotos deles vazadas. Linha Galaxy S também, sempre acabam vazando peças.

    Também aplicativos de Benchmark entregam muitos aparelhos antes do lançamento.

    já o “WindowsClub Phone” NUNCA teve uma peça sequer vazada. Nenhuma foto real do produto, mesmo que desligado. NADA, absolutamente NADA realmente vazou.
    E nem vem com papo que a Microsoft sabe guardar segredo que o único produto que realmente surpreendeu foi o Surface Studio.

    No dia que realmente tiver um vazamento de alguma peça ou de informações convincentes eu boto fé nesse Surface Phone.
    Até lá, não passa de esperanças dos órfãos do Windows em smartphones, que convenhamos, está morto faz tempo…

  10. Infelizmente a Microsoft acabou com o legado deixado pela Nokia. Pelo que vemos, os novos aparelhos tendem a demorar a chegar ao Brasil (se chegarem). Sempre gostei muito do Windows Mobile e da proposta que vinha mostrando mas, infelizmente, vejo que meu próximo aparelho vai ser Android. A Microsoft abandonou os donos dos celulares da Nokia. Tudo o que será lançado a partir de agora só rodará nos novos aparelhos. Infelizmente!

  11. Eu já penso ao contrário de muitos.. Eu acho que com surface phone, vai ter mercado no brasil.. Até pq esse será um dispositivo pc diferenciado.. Eu vejo muitas pessoas de lideres aquisitivos esperando o lançamento para comprarem.. E nessa maioria que eu observo, não são usuários de lumias.. Mas vamos esperar pra ver..

  12. Já tive um lumia 620 (saudades dessa p*t* câmera) e um lumia 520. No fim do ano tive a oportunidade de trocar de Smartphone. Fiquei muito na dúvida, mas vendo que a linha WP10 está literalmente abandonada resolvi apostar para um Samsung J3 e não me arrependi até agora! Ele possui 1,5 de RAM (apesar de seus hulmildes 8G de armaenamento) e como não sou muito de jogar ou encher o smartphone com porcarias ele é bem fluido, rápido ao contrário da série WP com 512 de ram que até fechava apps que não exigiam tanta memória. Podia ter trocado pra série 40, 50X com 1G de RAM, mas a falta de apps simples e investimentos pro WP10 não me animaram. Caso essa nova aposta “surface” prove que terá uma atenção especial quem sabe voltarei para o WP. Mas por enquanto dar uma pausa nessa sofrência foi a melhor decisão ahahaa

  13. EU TO DESDE 2012 QNDO COMEÇO OS BOATOS DIGITAIS SOBRE O SURFACE PHONE ESPERANDO SEU LANÇAMENTO, QUERO O CONSUMER EDITION NÃO PRECISO DE MAIS! NÃO SOU EMPRESÁRIO SOU FILHO DE UM, COMPREI UM ANDROID DA LG SIMPLEZINHO SÓ PARA NÃO FICAR INCOMUNICÁVEL PORÉM AINDA ESPERO O SURFACE PHONE POIS O APARELHO ATUAL PRETENDO DAR PARA A MINHA MÃE COMO JA FIZ COM MEU ANTIGO LUMIA. VALEU!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *