Microsoft e Nintendo rejeitaram Yakuza, de acordo com Toshihiro Nagoshi

Yakuza Kiwami versão para PC| Sega

A série Yakuza tem sido sempre associada a plataformas PlayStation. Depois da sua estreia na PS2, passou para a PSP e PS3 e, finalmente, para a PS4. Uma versão HD dos dois primeiros jogos pousou brevemente no Wii U, mas foi um desastre absoluto.

Aparentemente, porém, as coisas poderiam ter sido diferentes se a Microsoft ou a Nintendo tivessem realmente desejado o jogo original, como o executivo Toshihiro Nagoshi disse à revista Edge em uma entrevista.

“Eu nunca disse isso antes, mas enquanto lançamos esse jogo com a Sony, fiz apresentações sobre isso para a Microsoft e a Nintendo. Naquela época, eles disseram: “Não, nós não queremos isso”. Agora eles dizem: “Nós queremos isso!” (Risos) Eles não entenderam a razão pela qual eu criei isso.

Nagoshi-san também explicou como a série acabou tendo um alvo específico  masculino japonês e compartilhou as dificuldades que encontrou para que a Sega aprovasse isso.

“Tornou-se difícil para as empresas japonesas competirem com jogos ocidentais de alta qualidade e grandes orçamentos (…) se quiséssemos fazer, teria que ser esporte, ou militar, ou fantasia (…) e precisaria ser lançado mundialmente. (…) Já que todo mundo estava pensando as mesmas coisas, todo mundo estava fazendo jogos parecidos (risos).

Mas eu achei que não era certo seguir essa direção. Então, primeiro, abandonei a ideia de vender em todo o mundo. Em seguida, decidi que não me importaria se as jogadoras não gostassem do jogo; então que nenhuma criança foi permitida. Quando decidi tudo isso, o único alvo que restou foi o japonês”.

A Sega estava lutando por dinheiro e estava muito perto da falência, então se fundiu com Sammy. Assim que aconteceu, fui ver o novo dono e apresentei o jogo para ele, procurando sua aprovação. Profissionalmente, isso era altamente irregular e completamente errado. Mas eu sabia que se o dono dissesse “sim”, seria bom para toda a empresa. (…)
Eu consegui a aprovação dele, mas o nosso CEO estava muito bravo com isso (risos). Ele disse que era injusto.

Ele também deu um interessante boato de informações sobre suas fontes de inspiração:

“Muitas vezes me perguntam como eu fiz toda a pesquisa, mas é a cultura japonesa (…), mas fiz algumas delas, sim. Eu gosto de beber. Eu também gosto de mulheres. Eu estava me divertindo muito na minha vida há muito tempo – seja para sacudir meu estresse do trabalho ou para aprofundar a conexão com meus subordinados. (…) Aprendi muitas histórias interessantes das pessoas que conheci. E algumas histórias surpreendentes e algumas tristes. Eles se tornaram elementos da história de Yakuza. O nome Kiryu é um deles (…). Frequentemente faço isso em meus jogos – uso o nome de uma pessoa de quem gostava ou que cuidava bem de mim. Eu ainda faço isso hoje ”.

Por último, mas não menos importante, ele falou sobre o código do próximo jogo chamado Shin Yakuza, sobre o qual ainda sabemos muito pouco.

“Ainda será bastante pesado no começo, mas eu quero que o jogador pense” Oh, esse jogo parece realmente interessante “- é isso que eu estou querendo desta vez. Isso vale para a tecnologia também, embora eu não queira dizer mais, pois isso estragará a diversão. Ao introduzir sistemas novos e mais atuais, eu gostaria de aumentar o número de jogadores. E se eu fizer isso, eu posso re-introduzir Kiryu-san para alguns novos fãs. Isso seria ideal.

O próximo Yakuza Kiwami 2, que será lançado em 28 de agosto.

Fonte: Edge Magazine via Resetera

60 comments on “Microsoft e Nintendo rejeitaram Yakuza, de acordo com Toshihiro Nagoshi

  1. Por mais que eu goste (fascínio) da cultura japonesa, nunca fui fã de seus jogos e animes. Claro, tem coisas que já consumi, mas em sua grande maioria, nunca me chamou a atenção. Um dia vou dar uma chance para esse Yakuza, afinal, não custa experimentar.

    1. eu também num sinto menor falta do conteúdo japonês. Eu adoro RPG mas se é classificado JRPG eu já fico pé atrás (geralmente chato e repetitivo, sem história interessante)

      1. “Chato, Repetitivo e sem História Interessante”

        Só faltou dizer o nome dos jogos: State of Decay 2, Sea of Theaves e PUBG

        Estes jogos tem exatamente estas caracteristicas.

        1. ??? os 3 q citou são totalmente online… com exceção do state of decay 2 apesar de ser bem melhor online. como q um jogo online com outros jogadores interagindo entre eles e repetitivo? ou vc nunca jogou um jogo online? sempre acontece coisas diferentes pq as pessoas fazem coisas diferentes

        2. Cala a boca Ladislau rsrsrs Só não te bloqueei ainda pq as vezes vc fala algo que presta. Obs: State of Decay 2 é muito divertido.

          1. Esse ladislau eu já bloqueei faz tempo! rs

            Tem um ou outro que não bloqueio, mas quando começa a falar besteiras sem sentido eu já não perco mais meu tempo. Uma vez tava discutindo com um sonysta que dizia que o One X era mais poderoso só no papel, aí eu comecei a jogar uns fatos na discussão e ele mudou o assunto para exclusivos e que poder não importa. É difícil discutir com alguém quando a pessoa está decidida a não te ouvir e muda de assunto quando percebe que falou besteira. Vai além da zoeira, já é questão de manter a coerência dos argumentos.

            Um cara dizer que partidas on-line são todas iguais, é a mesma coisa que dizer que todas partidas de FIFA, Mortal Kombat, Counter Strike, etc… são iguais. É difícil até responder.

      2. Jogou os JRPG errados. Final Fantasy V, VI, VII, VIII, IX, XII Zodiac Age, Vagrant Story, Jade Cocoon, Parasite Eve, Chrono Cross e Trigger, Breath of Fire, a séria Valkirya, Tales of, Disgaea…

        Jogos que botam a maioria dos games de hoje no chinelo.

  2. Olha eles devem estar voltando atrás não por causa dos donos de xbox, e sim para atrair novos clientes. Ou a galera que tem x1 está desdenhando até que chegue na plataforma, pois eu só vejo gente falando que não gosta desse jogo.

      1. acho que quem criticou nier continua não gostando… eu achava bacana, mas não pago o preço, um dia quando tiver em um preço bom eu jogo… já esse ai??? sério, nem de graça… não curto

        1. Verdade, esse Yakuza nem por 20 reais eu compro, já o Nier eu olhei uma gameplay a muito tempos atrás. Com uma promoção eu compro ele =).

      2. Eu joguei Nier no Xbox One. Não passa de lixo hypado pela midia sonysta. Graficos de PS3, jogabilidade horrível e história ridícula.

    1. de windows, mas tem muito sonysta que vem aqui então o jorge coloca a dose dos sonystas diariamente pra eles não ficarem aqui sem fazer nada alem de comentar em matérias sobre XBOX, que é um console que eles nem tem, mas adoram vir aqui comentar…

        1. realmente, to triste pra kcte pq eu não vou poder jogar yakuza, kraio vou entrar em crise, vou procurar um psicologo aqui pq tá foda aguentar… SQN… kkk essa foi uma ótima piada… valeu por alegrar meu dia…

    1. kkkkkk Diferente da Sony, a Microsoft ouve seus clientes. Aconteceu quando ela sugeriu que poderia inserir bateria nos controles, a comunidade não deixou. Agora a mesma coisa, rumores apontavam pra vinda desse lixo aí, a comunidade não deixou. A gente tem voz, vocês não.

      1. Tem voz de que afinal vc não sabem pedir o mais importante de tudo que são os jogos kkkkk ! Fica aí pedindo features , interfaces atualizações, controles coloridos e com pilhas, jogos antigos da retrô kkkkk A Microsoft sabe mesmo satisfazer-te kkkk!

        1. Kkkkkkk poneyzinho burro é acima msm não viu a e3?
          Feactures são oq senão uma opção barata de jogos? O resto são coisas q melhoram a gameplay como a interface e Etc
          Ja pra retro diferente de vcs q pagam 200 conto em remaster nós não precisamos pagar dnv

          1. Cagado kkkkkkk engraçado q o 200 em remaster vc paga sendo q o one x faz a melhoria de graça

          2. Ta bem!Então no dia em que o Xboquis tiver um jogo rodando na retrô que nem o Shadow Of The Colossus agente conversa até apróxima!

  3. teria sido um erro fatal se a MS tivesse aceito na época, esse jogo é para o publico japonês e o publico japonês não compra xbox

    1. ???? Erro fatal por aceitar ter o jogo na Windows Store ??? O público ocidental não pode ter a opção de comprar o jogo se ele estivesse disponível para o Xbox One ? Japonês compra muito Stwitch, Vc acha que a Nintendo acertou em ter negado o jogo ?

  4. Fala sério quem é quer jogar esse lixo, só japonês retardado compro isso ai porque no ocidente esse jogo flopou lindamente, cade a base?

    Galera do Xbox ta cagando pra isso ai, sai fora, sai, sai….

  5. Nunca me deu vontade comprar esse jogo, nem na época que eu jogava no PS2. O jogo pode ser bom, mas nunca me chamou atenção, talvez se alguma versão de PS3 entrar naquelas promoções de 10 ou 15 reais eu pegue só pra ver como é.

  6. Incrível como as pessoas não morrem de tédio quando jogam esses jogos japonês ou chinês sem graça… eu fico na beira da morte…

  7. Po, Yakuza é o único exclusivo do PS4 que eu queria no Xbox One. A Microsoft aceita um monte de porcaria na Windows Store, deveria aceitar o Yakuza. Mas a própria Sega sempre relutou ou atrasou o lançamento da franquia no Ocidente, pois vende muito mal. Yakuza é um jogo pensado pra agradar o público masculino japonês.

  8. Como o próprio desenvolvedor falou, naquela época jogos de esporte, militar, ou fantasia estava em alta. Conceitualmente falando, Yakuza bebia (e ainda bebe) muito da fonte de Shenmue, cujo nome está relacionado diretamente com saída da Sega nos consoles, então todo o contexto envolvido tornava difícil alguma grande editora abraçar a ideia na época, ainda mais sendo o Xbox um console com apelo mais ocidental. Hoje é um outro momento, a Sega é uma publisher extremamente sólida financeiramente.

    Como fã da Sega eu gosto de Yakuza, é um fan service da empresa em diversos níveis, mas entendo os motivos de quem não gosta, possui mecânicas bem peculiares mesmo. Gosto não se discute.

  9. Um dos motivos de eu não olhar atualmente o Xbox com bons olhos é isso.

    Curto muito jogos japoneses, o mais novo da Platinum não estará no Xbox.

    Eu não teria jogado Persona 5( um dos melhores jogos da geração) entre outros.

  10. A sony arrisca mais. Tem hora que se da mal, mas, na maioria das vezes da certo.
    HZD é um exemplo: um jogo maluco, de guerras contra maquinas, que foi muito bom. A ms, com a grana que tem, podia fazer isto tambem, se arriscar, criar novas ips, como fez com cuphead.

  11. Eu joguei no ps2 e nem tive paciência de completar o jogo achei muito chato e repetitivo, depois disso não quis mais jogar nenhum pode ate ter melhorado bastante mas por mim pode ficar sendo exclusivo dos consoles PS pra sempre.

  12. eu sempre pensei nesse lado, tipo os caras pensavam: ‘essa merda não vai vender porra nenhuma, então nem vamos lançar mesmo.’ aí só agora q eles variaram o estilo e aumentaram bastante o marketing do jogo q ficou realmente popular, agora os outros querem o jogo kk mas eu não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *