Carregando...

Microsoft e Razer estariam trabalhando num teclado e mouse para o Xbox One

Microsoft e Razer estariam trabalhando num teclado e mouse para o Xbox One

mouse-teclado-pc

O suporte ao teclado e do mouse para o Xbox continua sendo um tema importante, apesar de nunca ter se materializado totalmente. O suporte a teclados e mouses abriria o Xbox para uma variedade muito maior de jogos, potencialmente, já que muitos títulos como o Age of Empires DE simplesmente não funcionam bem com um controle. Minecraft (versão Bedrock) já suporta mouse e teclado no Xbox One, mas até agora, só ele.

De acordo com o Windows Central, no começo do ano, a Microsoft conversou com os desenvolvedores sobre seus planos para suportar teclado e mouse no Xbox One. Documentos vazados que o Windows Central recebeu recentemente detalham como a Microsoft estava, pelo menos, planejando trazer suporte ao mouse para a atualização de abril do kit de desenvolvimento do Xbox. A Redmond exibiu o teclado Razer Turret, compatível com o Xbox, em parceria com a Razer, que se juntou à Microsoft para a apresentação.

Se esses planos ainda estão prontos ou não, continua sendo um mistério, mas pelo menos podemos ter um vislumbre do que as duas empresas podem estar trabalhando.

A apresentação detalha uma parceria entre a Microsoft e a Razer para permitir o suporte à iluminação Razer Chroma RGB diretamente no Xbox em jogos, mostrando como funciona hoje nas versões para PC de Overwatch, DOTA2 e outros títulos. A iluminação de Chroma pode ser útil e imersivo ao oferecer dicas pelas cores.

A apresentação também detalha algumas regras e orientações para desenvolvedores sobre a implementação do suporte a mouse e teclado para o Xbox. O suporte ao Gamepad ainda é um requisito para todos os títulos, e o Xbox suporta apenas um mouse e teclado por console, ao contrário dos gamepads, dos quais ele pode suportar vários. As imagens você confere abaixo, pode clicar para ampliar:

A Microsoft também oferece algumas orientações sobre o impacto que o suporte a mouse e teclado pode ter para títulos multiplayer competitivos. Ela observa que depende totalmente dos desenvolvedores usar o mouse e o teclado, enfatizando que a presença de mouse e teclado pode ser detectada, o que significa que um desenvolvedor pode bloquear os players em playlists específicas com base em seus periféricos para preservar o equilíbrio.

A Microsoft incentiva os desenvolvedores a monitorarem como jogadores de mouse e teclado competem contra jogadores de gamepad e fazerem ajustes onde for necessário, enquanto “sugere” que o uso de mouse e teclado deve ser usado em regras separadas de matchmaking.

A apresentação observa que o suporte para todos os mouses USB suportados pelo Windows estará disponível no Xbox, incluindo mouses com dongles sem fio. No entanto, os mouses com drivers personalizados ou a dependência Bluetooth permaneceriam incompatíveis. A apresentação também discutiu os periféricos não autorizados que simular ser um controle. Em resposta, a Microsoft está introduzindo uma nova API que os desenvolvedores podem utilizar para detectar (e potencialmente bloquear) acessórios de mouse e teclado que imitam as entradas do controlador injustamente.

A apresentação se encerra observando que o mouse e o suporte de iluminação Razer RGB para jogos deveriam chegar na atualização de abril de 2018 do XDK, visando um lançamento do Windows Update de Fall 2018, conhecido internamente como RS5. Não pudemos verificar se realmente chegou às mãos dos desenvolvedores até o momento ou se foi cancelado ou atrasado.

Se esses planos vão em frente ou não o Windows Central não sabe. A RS5 é a próxima grande atualização do Xbox One e Windows 10. No entanto, talvez em breve, os jogadores pudessem ter muito mais opções sobre como eles controlam os jogos no Xbox, e a lista de jogos que são exclusivos dos PCs possam ir em boa parte para o Xbox One.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!