Microsoft se surpreendeu com a Sony e com o rumo tomado com o PS4 Pro

xbox-x-vs-ps4-pro

A Microsoft está ciente de que o PS4 Pro é o hardware com o qual o novo Xbox One X compete principalmente, embora a diferença de poder seja mais do que evidente, de muitas maneiras, os consoles chegam a ocupar um espaço semelhante nas casas dos jogadores: a sensação de produto premium na geração atual.

Albert Penello, gerente de marketing de hardware da Xbox, falou em uma entrevista com a MCV, no qual ele confessou que a Sony o surpreendeu com a mudança para o lançamento do PS4 Pro. Então ele nos diz:

Eu dou crédito pelo que eles fizeram – com o PS4 Pro. Mas para mim, a observação mais interessante é que ambos criamos a mesma ideia mesmo que a execução seja ligeiramente diferente.

Esse negócio tende a divergir e convergir de maneiras diferentes e, obviamente, não sabemos o que [a equipe da Sony] estão fazendo. Nós não temos a capacidade de saber quais planos [a Sony] têm, então, quando anunciaram o Pro, fiquei tão surpreso quanto todos os outros.

Eles têm uma ideia diferente em mente para o que eles queriam construir, então, em retrospectiva, pode parecer que estamos reagindo [ao lançar o Xbox One X]. Mas as pessoas no negócio sabem que isso vem se desenvolvendo há anos e que temos que fechar as especificações há muito tempo antes.

Parece que com isso, confirma que a Microsoft não sabia que a Sony apresentaria uma versão mais poderosa do seu PS4, mas o que não sabemos é se a Sony conhecia os planos da Microsoft e sua intenção de melhorar o poder do Xbox One de alguma forma. Lembre-se, um pouco mais de um ano atrás, existiu rumores sobre peças modulares que iriam melhorar o Xbox One básico, inclusive Spencer falou algo sobre isso. Mas Penello, continua a argumentar a ideia do Projeto Scorpio:

Vimos que a mudança de 4K estava chegando. Não pulamos em qualquer tecnologia que apareça, na verdade, na era de 360, nós evitamos o 3D, então nós realmente acreditamos no 4K. Estávamos convencidos e queríamos criar um console que fosse o dispositivo ideal para televisores 4K. Esse foi o nosso projeto.

No final das contas, a Microsoft queria trazer benefícios reais aos jogadores com um novo hardware. Pouco importava se a Sony lançasse o PS4 Pro ou não. Contudo, com o anúncio do PS4 Pro, a Microsoft ficou mais confortável em anunciar um console mais poderoso, no meio de uma geração, sem parecer a vilã como normalmente é taxada.

137 comments on “Microsoft se surpreendeu com a Sony e com o rumo tomado com o PS4 Pro

        1. Poxa, pior que eu estava em duvida se iria responder ou não o cara, se valeria a pena a digitação xD

          Respondendo ao “macho alfa” ali, não se trata de briga, e sim de fatos.

    1. O desespero da Poneyzada e tanto que já tão implorando pra Sony encerrar essa geração com The Last of Us 2 e lançar na sequência o PS5 em 2019.

  1. Ambos são consoles de transição para o 4k, trabalhando dentro da oferta de tecnologia disponível, só que nesse caso o Xone X executa a proposta Premium da maneira mais adequada.

    Assim, não irá rodar ‘tudo’ em 4k nativos (historicamente os consoles rodam em torno de 70% dos da resolução alvo, flexibilizando o restante), mas foi desenvolvido tendo em vista ser a maquina mais amigável e versátil para os desenvolvedores, o que é meio caminho andado para oferecer um pacote de benefícios condizente com o que se espera de um console Premium.

    1. A MS foi paciente e seguiu trabalhando para entregar um produto muito melhor do que ela prometeu quando anunciou o projeto Scorpio (como o suporte a HDMI 2.1 e o Freesync), você olha para o S e para o X e tem a sensação que há uma linha divisória no que diz respeito a “poder”, algo que, ao menos para mim, não existe quanto ao modelo base do PS4 e o PRO, claro que vai demorar ao menos um ano para começarem realmente a tirar proveito de todos os recursos do console (assim como acontece com todo o inicio de um aparelho novo de videogame), mas estou muito entusiasmado com o X e nenhum pouco surpreso com outro ratiada da Sony.

      1. O que eu percebo no X é que ele é forte o suficiente para oferecer um salto qualitativo evidente logo de início para o cliente, mas respeitando as bases do console padrão. A faixa de preço dos consoles também já estabelece essa diferenciação.

        Pra mim é o melhor dos mundos, porque tendo em vista as ferramentas atuais não vejo razão para uma proposta de ruptura, prefiro continuidade.

  2. A Sony viu que o PS4 beta não dava conta do PSVR, dai resolveu projetar e lançar de afogadilho o Pro com a falsa alegaçao de atrair jogadores de PC para um PS4 que roda os jogos a 4K nativos (quem viu a conferência de lançamento do Pro sabe que a Sony mentiu. Resultado: Fiasco de vendas tanto do Pro quanto do PSVR e demissão do executivo Andrew House. Já a divisão Xbox, sob o comando de Phil Spencer adotou outra estratégia completamente distinta: Primeiro, lançar o Xbox One S corringindo os erros graves de conceito do Xbox One Original (design trambolhudo, fonte externa, venda casada do Kinect) e adicionar mais funcionalidades (HDR, Blue-Ray 4K, melhoria no design do controle). Segundo, lançar o Xbox One X, um console poderoso projetado pra rodar 4K nativos e com melhorias gráficas significativas na maioria dos jogos , porem com um preço acessível pra aquilo que oferece. A Microsoft não visa atrair o jogador de PC para o console, e sim para o Windows 10. A Microsoft só prometeu 4K nativos para os jogos dos seus estúdios, dando liberdade as outras produtoras usarem o poder do X do jeito que bem entendessem.

    1. A oferta de tecnologia ajuda muito também. A M$ lançou o console dela no tempo certo, 4 anos em relação ao projeto anterior, que inclusive é o mesmo intervalo de tempo do Xbox 360 em relação ao Xbox clássico.

    2. Então mentiu,pois Quantum break vai ser 1440 p e com mais quedas de fps que no Xbox original… O console é mais poderoso mas nem tanto. Agora eu não vi a Sony prometer 4 k nativo, inclusive o cara do hardware da Sony falou que para 4 k nativo precisava de 8 teraflops de potência sendo que o pro possui 4,2 teraflops… Por isso alguns jogos saem com 1800 p ou 1440p e raros com 4k nativo …

  3. O curioso foi se surpreenderem com o passo mais óbvio da indústria.

    Tão óbvio que eles mesmos estavam preparando uma máquina parecida!

    1. Quando a Microsoft se disponibilizar a criar jogos que só tem gráficos com cenas de novela até poderia, mas ela disse que mudou de estratégia porque não dá dinheiro. Ela disse que esse tipo de jogo só serve para as pessoas falarem merda na internet mas não vende.

          1. Espero que saia uma atualizaçãop dele para o 4K. Até agora que eu saiba não foi falado nada.

          1. Desculpa, tenho ele desde o lançamento. O jogo é grande e olha só, tem modo multiplayer também.

          2. Comprou ele pela metade? Jogou no Easy? Está só falando besteira para tentar ganhar a discussão? Nenhuma das opções vai resolver já que TLoU, tirando a parte bonitinha das girafas foi chatíssimo para jogar, melhor que ele acabasse em 04 horas mesmo.

          3. O lance de Ryse e jogar no modo gladiador em que ele estupidamente divertido. Já o Unchato 5 são 12 horas da seguinte formula: filminho, passar um tempao escalando ou andando de carro por cenarios sem vida, combate, filminho, QTE, QTE, QTE, repetir tudo.

          4. Sonistas pônei e assim mesmo sempre mudando o assunto quando a verdade é provado ryse tem o melhor gráfico que u4 e pronto deixa de mimimi mais ele já começou a falar de tamanho de jogo kkkkkkk

          5. Tem consideravelmente mais que isso e é um jogo de lançamento de console. Xbox humilha o Playstation em gráficos, agora com o Xbox One X a surra não para.

          6. 6 horas a história (que tem mais até), tem os colecionáveis (que não são tão fáceis assim de encontrar), a dificuldade secreta e ainda o multiplayer…

            É um jogo que foi feito pra ser jogado várias e várias vezes, um conceito que existia no PlayStation desde os anos 90 (nos Resident Evil da vida) mas que os pôneis esquecem qdo surge num exclusivo rival…

        1. Ryse tem gráfico muito melhores que U4 e é um jogo de lançamento de console. A diferença entre o que você propõe e a realidade sobre o U4 é que vc tem essa fotinha que representa os gráficos de uma parte com foco em cenários pequenos, enquanto que em cenários maiores os gráficos são inferiores aos vistos em Ryse Son of Rome. E olhe que U4 é um jogo em terceira pessoa com a câmera bem distante do personagem quando em ação, o que é outra vantagem de U4, aproxime e enxergue mais facilmente os erros e texturas evidentemente fracas desse game.

    2. KKKKK esse lixo ai é o grande game do PS4 na geração ?. Quantum Break muito superior graficamente falando. Nem vou citar o gameplay, U4 é um plágio um pouco melhorado graficamente do U3. Exclusivinho fraco, só o 2 prestou, e olhe lá.

        1. uncharted 4 n muda nada em comparação dos anteriores, é a mesma coisa de sempre, n tem novidade, na sinceridade e resumir td esse jogo é uma merda.

        2. Você está chamando o PC de fraco ??? não são vocês os donos dos PC´s da NASA + o PS4 que é o combo mais poderoso e blá blá !!! sonista só sabe passar vergonha.

          1. Ia dizer isso, mas nem é só por isso. Quanto mais cinemático o jogo for, mais premiado ele é. Acredito que os redatores de games são frustrados porque queriam era ser críticos de cinema, mas nem todos podem trabalhar no que gosta.

          2. Uma verdadeira merda, um erro crasso.
            Jogo é pra ser divertido, ter conteúdo a ser explorado, e não essa coisa mecanizada que são os jogos onde tem filme. Já viu o vídeo de um cara tentando empurrar o Daleste of us pro Rafinha Bastos!? Acho que tem no YT. Veja as críticas dele e a demência do Youtuber tentando vender a idéia lixo de jogo pra ele.

          3. Já vi, foi deprimente como sempre, pois sonysta nunca tem argumentos. Do mesmo jeito que tem um debate de algum programa que aparece a logomarca da OI, não sei dizer qual é, mas tem um que representa o Xbox que é o homem que faz os videos reviews do console e outro da Sony.

      1. Corrigindo: Geras of War 4, o 4º jogo é uma prequela que apesar de ser do Xbox 360 se for comparado a TLoU no PS3 também chega a ser mais bem feito e divertido também.

      1. E digo mais, essas fotos não fazem jus à maravilha que é… Ao vivo e a cores, é um espetáculo! 😀

        E o jogo é bom apesar das críticas, sempre foi um sonho controlar o Máximo Merídio num jogo, e o Mário cumpre a função a contento.

  4. Se vc tem um preferência por um console, já lhe chamam de fanboy, tenho inúmeros consoles e desde o master system tenho minhas preferências. NES x Master system sou master system, megadrive x SNES sou SNES, N64 x PS1 sou PS1, GameCube x PS2 sou PS2, PS3 x Xbox 360 sou Xbox 360, PS4 x Xbox one sou Xbox one. Agora fica um monte de “isentão” escrevendo merda, dizendo q tem q se divertir com todos e deixar de briga, se a briga acabar, não vai ter melhorias. “Isentão” = bosta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *