Microsoft tem a “faca e queijo na mão”, só precisa levar a sério o setor mobile (agora)

logo-redstone-dedo

Decisões difíceis, foi isso o que o CEO Satya Nadella afirmou há alguns anos atrás após a sua chegada e a sua “estratégia” para a divisão do Windows Phone. O que não imaginávamos na época era o quão difíceis isso seria para os fãs do sistema. A Microsoft tem se ausentado do mercado de smartphones por anos, e seus objetivos de alcançar a meta de 1 bilhão de dispositivos até 2018/2019 já foram eliminados… mas parece que a empresa ainda não aprendeu a lição.

A CShell é uma nova maneira de pensar do Windows. A Microsoft está trabalhando para um Windows modular (software mesmo) e adaptável que será dimensionada através de todos os tipos de dispositivos, arquiteturas e tamanhos de tela – é um Windows só para tudo, seja celular ou PC. Isso também inclui os próximos dispositivos móveis, com suporte para processadores ARM e concetividade com rede celular.

Para ver os estágios iniciais da CShell em ação, basta assistir ao vídeo abaixo:

[youtube]YNxtMtlrm6U[/youtube]

No mundo além dos telefones, o Windows em ARM com CShell levará inovação para o mercado de PCs, possivelmente com novas categorias, como aconteceu com o Microsoft Surface. No entanto, se isto faz parte da estratégia da Microsoft para voltar ao mercado de telefonia aos consumidores, a empresa precisa levar a sério.

A Plataforma Universal – UWP

windows-10-unificacao

A Microsoft ainda precisa levar a sério a sua própria plataforma. Os apps UWP não chegarão até que a Microsoft prove a todos o quão isso é relevante. Não vai ser liberando atualizações em primeira mão para o Android ou iOS, como aconteceu com o Skype, ou criando parceira como a do Spotify, onde não vimos um aplicativo verdadeiramente universal, algo lamentado até pelos usuários do Xbox. Pois o Spotify só funciona em dispositivos que suportam o Win32, logo não é um verdadeiro UWP.

A Microsoft precisa dar às pessoas um motivo para se preocupam com UWP. Mostra suas capacidades em atrair novas categorias que confiantemente carregam a marca Surface. Construir (com as próprias mãos inclusive) uma suite de aplicativos criativos inteiramente na UWP. Não se deve esperar pelos desenvolvedores, se ela não levar a sério, ninguém se importará.

É hora de parar presumindo que os devs construirão para apps UWP nativos simplesmente porque existe um monte de PCs. É hora de dar motivos reais aos consumidores para usarem apps UWP. Mas como isso será feito?

A faca e o queijo na mão

terry-pc

A Microsoft tem que provar para todos que querem ser referência nos telefones. Como tal, a Microsoft precisa realmente lutar pelo direito de existir nesse mercado. A empresa viu o sucesso com o Surface, mas é, sem dúvida, porque os PCs são sinônimos da Microsoft. Quando se trata de telefones, Microsoft é sinônimo de falhas.

O “Surface Phone” não pode ser um simples telefone; precisa ser algo único, algo que pelo menos vai distrair do fato de que a Windows Store ainda precisa de aplicativos. Outros dispositivos de fabricantes parceiros (OEMs) também precisam ser um diferente, aproveitando a capacidade de adaptação do CShell. Esses telefones precisam ser exclusivos, também precisam um marketing gigante, assim como os Surfaces possuem nos Estados Unidos.

O que a Microsoft tem para arrancar “sangue” da Apple e do Google? Reposta: Nuvem, apoio vasto de fabricantes, Xbox, Windows 10 (em ARM!), campeã em produtividade, concentração do público corporativo e pioneira em realidade virtual/mista. Use isso! Não é tão complicado assim.

O ARKit da Apple para o iPhone já está definindo o futuro da realidade aumentada (AR), enquanto HoloLens ainda não chegou aos consumidores. A Apple chegará primeiro? De novo? A Microsoft ficará apenas com as palavras bonitas? Até quando o seguimento móvel nas mãos de Nadella ficará no vácuo?

Onde está o aplicativo de digitalização 3D que a Microsoft demonstrou anteriormente usando um HP Elite x3? Será que chegará na Redstone 3? Ou melhor será que a Redstone 3 chegará?

[youtube]PZD3ytt8Adk[/youtube]

A divisão do Xbox do Microsoft também construíu jogos decentes para o Windows Phone, incluindo Halo Spartan Assault, Halo Spartan Strike, Age of Empires: Castle Siege, e Tentacles: Enter the Mind. Qualquer esforço de futuro nos telefones necessita do apoio da maiores marcas da Microsoft Studio, talvez com características únicas para os proprietários de Xbox. Nintendo Switch (algo similar a um tablet) provou que existe um mercado para jogos portáeis, então porque não aproveitar o Xbox na CShell?

O PC do bolso GPD Win tem feito muito sucesso oferecendo um vislumbre real dos jogos do Xbox em telas pequenas. Abaixo, GTA V com o se fosse no “smartphone”:

GPD win Xbox One GTA V #gpdwin #gpd #gta5 #xboxone #handheld

Uma publicação compartilhada por Fred (@space_cat_303) em

O Windows 10, após o mês de setembro, já poderá ser usado em hardware de smartphones top de linha, ou seja, rodará em processadores ARM. A produtividade e o entretenimento únicos do ecossistema Windows nunca ficaram tão próximos de irem para os nossos bolsos. Só a Microsoft pode nos dá isso!

Notem, o Windows tem muitos mais programas e jogos que o Android ou iOS, além de que, facilmente pode rodar APKs com emuladores altamente práticos e leves. A Steam, o Xbox Play Anywhere, Photoshop, Office completo, recursos financeiros para o marketing, bons lanços com gigantes como a HP, Dell, Lenovo, Asus e até mesmo, quem diria, a Samsung, colocam a Microsoft numa vantagem absurda para ser o que esperamos que seja, a melhor.

O problema é a velocidade disso, a CShell foi demonstrada no ano passado, e nós nem sabemos quando será lançada, e o “Surface Phone”, também confirmado, segue sem data. Sem eles, o UWP não avançará como esperado, já vimos o filme, e sem eles a Microsoft não vai muito longe com o Windows 10, a meta de 1 bilhão ainda está longe de ser alcançada. Os dispositivos móveis com Windows 10, com novos formatos de tela,  caso se tornem populares, farão o UWP ser também mais popular.

Microsoft, só peço que leve a sério a divisão mobile, ou é melhor nem voltar e ver a concorrência tirar, a longo prazo, o Windows das mãos do consumidores.  Não é possível que uma empresa com tudo isso em mãos só faça lançamentos de palavras, a ação já passou da hora de acontecer

132 comments on “Microsoft tem a “faca e queijo na mão”, só precisa levar a sério o setor mobile (agora)

  1. Eu vi essa matéria hoje mais cedo no Windows Central, e no texto deles ele estão indignados com o fato da Microsoft não falar nada sobre o sistema. Penso eu que não é o momento ainda de se falar nada, ela tem que mostrar e se “não tem” que fique da dela mesmo.

      1. Para que?
        Sou da filosofa que uso o que me atende, e por enquanto o 950XL esta cumprindo esse papel e se chegar o dia que não atender eu mudo de sistema.

        Ficar de mimi em blog não resolve e muito menos desenvolve nada.

          1. Ele não querem e nem usam o sistema, eles estão aqui pois são carentes de atenção. Ficam aqui de ladainha e quando a Microsoft mostra o contrario eles somem, repare bem o discurso do retardado do tal Jay já esta mudando.

            Agora a mocinha quer que a Microsoft venda 50 milhões só para ele entender que é sucesso, o anta ainda não percebeu que o sucesso da Microsoft vende pouco e o pouco que vende tem incomodado a concorrência. Se não fosse por isso a Apple nunca teria juntado torradeira com geladeira.

  2. Eu venho dizendo isso, a Microsoft é um GIGANTE, mas muito lento! E essa demora demasiada lhe tira a competitividade!!! Olha o ZUNE, era para ter sito o iPod Killer e foi um fiasco na época!!! O Windows Mobile está prestes a se tornar um FIASCO também!!!

  3. Cara, para de insistir nisso. Faz bastante feio que já ficou feio.
    A própria Microsoft já oficializou que ela perdeu o bonde dos sistemas Mobile. Ela está muito presente oferecendo seus excelentes serviços para iOS e Android.
    O foco é o Windows 10 rodando em ARM e melhorar onde ela já é boa.
    Esquece um Smartphone. Esquece Surface Phone.

    A Microsoft já superou o fracasso dela no Mobile, só falta alguns poucos blogs fazerem o mesmo.

    1. Perdoe, a Microsoft perdeu o bonde sim do Mobile, mas isso não quer dizer que tenha que desistir, ela própria afirma que o Mobile é o futuro, e Mobile sem Smartphone não é futuro, principalmente que ela alega que Smartphone estão morrendo, e ano após anos o mercado mesmo saturado, ainda tem aumentos de vendas em aparelhos, e criar aplicativos para Android e IOS não gera tanto lucro assim como você acha que gera, não tem como viver só de renda de aplicativos no Android e no IOS, principalmente que a própria Microsoft afirma que, aplicativos criado para Windows 10 é mais unificado que os mesmo rodando no Android, então se a Google melhorar mais e mais seus serviços, os serviços dela e aplicativos dela rodaram muito superior aos aplicativos da Microsoft… Então sim, a Microsoft precisa estar presente nos Smartphone com seu S.O sim…

        1. Pesquisa mais um pouco sobre os produtos da Microsoft 🙂 porque ela não tem só mobile, garanto que outros produtos dela vende super bem ‘- e siiim irei te marca com um print disso igual fiz com hater do Underson

          1. Sim como o próprio CEO disse tente 1, 2, 3, até possível a 4, então relaxa porque novo sistema tá vindo, não que espera ? Compra outro celular com Windows10 ou Temos Android e IOS, ninguém tah de obrigando a usar Lumia legado

          2. Sim, não estão me obrigando a usar Lumia nem outro com Windows.
            Mas vamos encerrar o papo. No dia que a Microsoft lançar e tiver uns 50 milhões de aparelhos vendidos continuamos, blz?

          3. Ué, seu papo mudou agora é?
            Antes era que ela não estava fazendo nada.
            Agora é se vender?

            Fracassado!

          1. Cara ele sempre diz que a Microsoft não esta preparando nada (quem vê até acha que ele trabalha na empresa) mesmo que ela lance e de errado já é suficiente para rir das idiotices dele.

            Não estou aqui para determinar o sucesso ou fracasso da empresa, estou aqui para zunear esses retardados que dizem saber e no final não sabem de nada.

          2. Porque não, a internet é livre né?

            Pq do achismo dele eu já fiz muita piada muitas vezes… Melhor dizendo a Microsoft fez com que eu fizesse as piadas.

          3. Sim, mas o achismo dele é melhor.

            Se a MS não lançou nada e disse que nem vai, é porque ela vai!

          4. O nick do cara faz referência ao Zune, um dos maiores flops da Microsoft, você acha que ele está preocupado com isso? kkkk

    1. O problema foi: Windows Phone tinha 20% do mercado na Europa, mais de 6% no Brasil, era o segundo O.S em vários países emergentes. Satya chegou é matou esta conquista em vez de tentar este plano que ele quer tentar, mas mantendo o foco nisso. Ou seja, Satya prometeu que o Windows 10 Mobile teria sempre atualizações, melhorias e novos recursos, e agora entrou em Feature 2 que é a forma que ela arrumou para matar esta tela do Windows 10, isso gera desconfiança dos usuários comuns, e alegar que o foco primeiro é no setor corporativo é um erro, pois a Google cresceu como cresceu justamente por que o consumidor final, sempre troca de aparelho, sempre quer novidades, diferente do setor corporativo, tem lugares ai que ainda usam o Windows XP, pois empresa não gosta de ficar gastando dinheiro atoa.

    2. Até a Intel já desistiu de fazer processdores para mobile (mobile phone, antes que algum retardado ache q estou falando de mobile devices)

      1. Core i7 esta no Surface e é mobile, existe uma linha de processadores de baixo consumo de energia que esta em vários mobiles.

        O correto é falar que ela desistiu de por hora, pois você não sabe no que ela trabalha internamente.

          1. Como eu disse e você faz questão de não entender.

            Como eu disse e você faz questão de não entender.

            VOCÊ NÃO SABE NO QUE ELES TRABALHAM INTERNAMENTE

          2. Amigo, eu to pouco me fodendo o que eles fazem internamente. Eu e todo mundo. Ninguém usa produtos internos.

            Motorola e Asus tentaram usar Intel em celulares e viram não que não eu muito certo e abandonaram.

            Foda-se se a Intel está desenvolvendo um processador quântico para celulares e vai lançar no futuro. Ninguém vive no futuro.

          3. Quem disse em futuro?

            Apenas falei que você não sabe no que eles trabalham para dizer com tanta afirmativa. Novos processadores podem sair amanha e ser móvel ou nunca ver a luz do dia. Repetindo o que eu disse, momentaneamente eles pararam mas isso não diz que não vão lançar algo.

            O FATO É QUE VOCÊ NÂO SABE!

          4. Quem disse em futuro?

            […]

            Novos processadores podem sair amanha

            quando eu te chamava de autista e tal eu tava só zuando… agora to achando que realmente é verdade.

          5. Ai quando não tem o que comentar já que é difícil vem falar do Jorge!!!

            Patético de vida medíocre!

          6. Nunca vi alguém passar tanta vergonha no Disqus como esse Zuneando Windows. O pior é que ainda recebo prints de alguns amigos com as pérolas que esse cara escreve. O bom é que todos nós acabamos rindo um pouco dele e rir algumas vezes por dia quando não se está bêbado faz bem pra saúde.

  4. Concordo com o texto, pois imaginamos que o argumento da Microsoft é que os aplicativos UWP é tendência por que eles se adaptam a todo tipo de tela e atinge todo tipo de Hardware, a partir do momento que os únicos Hardware que eles atinjam sejam apenas de computador e tablet o qual rodam a versão completa, não tem o porque dos desenvolvedores dar bola para outros Hardware ou mesmo criar aplicativos UWP, pois a quantidade de Hardware que o Windows 10 atinge é baixa, e só atinge computadores/tablet e só… Quem vai gastar milhões de dólares criando UWP somente para atingir algo que um programa x32 faz o mesmo?

    1. De acordo com a StatCounter, o Windows 7 ainda tem 46% do mercado.

      Ou seja, se eu fizer x32 todo mundo usa, se eu fizer uwp deixo metade de fora.

      1. Justamente, o problema esta justamente nisso Bruno, como atrair ou convencer os desenvolvedores a criarem app UWP se não tem as telas necessárias? Tipo, a Microsoft foca tanto no desktop/notebook/tablet onde todos usam o Windows completo, então o desenvolvedor não ver motivo para criar app UWP justamente por isso, vão gastar dinheiro, sendo que o sistema não esta alcançando todas as telas, pois a Microsoft resolveu do nada, deixar o Windows 10 Mobile do nada, e agora vem com a tal Cshell que será implementada no Windows 10 completo, para tentar convencer as fabricantes a colocar eles nos Smartphones, sendo que o Windows 10 Mobile fazia isso, o que faltou foram aparelhos, a morte rápida dos Lumia e a preguiça de explicar as coisas, ela própria queimou o filme dela neste setor, para quem detinha 20% da Europa e matar assim 20%, para mim é burrice.

      2. E muita gente não migrou do Windows 7 e 8 por falta de drivers, ou por alguns bugs das primeiras versões do windows 10 ou mesmo por um baixo desempenho do dispositivo no Windows 10 comparado às versões anteriores… É muito estranho mesmo, ver como o Windows 10 pode voar em algumas máquinas e ficar uma carroça em outras. Depois passou-se aquele primeiro ano gratuito e quem não migrou na época, não o vai fazer agora

        1. Acho que quem deve entender é você.
          EU trabalho com isso, e sei as variantes que o UWP se tornou hoje, mas o padrão é apenas um e apesar de você não entender o padrão vem sendo melhorado.

          Como eu sempre digo raposão, não é porque você não sabe ou não entende que algo não funcione ou não preste.

          1. Pois é, também não entendi. Não teremos mais arquivos executáveis? É isso?? Olha que só entrei pra ver alguma gostosa nos anúncios

          2. Sabia que o Processo do Edge do Mobline no Task Manager tbm aparece .EXE? Meio bagunçado isso não? EXE é nada mais que uma sigla para Executável do Windows…

  5. Não acho que ela está com a faca e o queijo na mão, mas também não vejo como uma guerra perdida.

    Microsoft tem que batalhar muito para consegui alguma coisa, e mesmo conseguindo, não imagino que seja algo maior de 30% do mercado. Ela brigará com a Apple pelo segundo lugar.

      1. Mas muita gente usa Evernote.

        Esses de “onenote > evernote”, “instagram > snapchat” e demais argumentos idiotas já se provaram inválidos.

        1. Tu usa de teimoso, one note bem melhor, e mesmo que comparar word com bloco de notas, se atualiza mah, evernote é que é o alternativo do one note

          1. Já usei one e não me adaptei e tenho uma vida de notas no evernote, onde acho mais prático e fácil de organizar e capturar informações.

          2. Tem gente que gosta de google docs, pq não haveriam de gostar do evernote? Agora dizer que o one note é um alternativo ao evernote e brincadeira.

    1. Todos nós estamos, mas não chateados com a miccrosoft, chateados com o Satya Nadella, o CEO fdp, que fudeu a empresa. Se existe algo a ser feito, provavelmente o satya não fará, ele tirou os lumias, tirou tudo que poderia existir de mobile da microsoft e voltou a focar em pc. Acredito que o nadella não tem a palavra MOBILE no seu dicionário

  6. Jorge revoltz? Isso não é nada, surpresa vai ser o dia em que o André Buzz discordar de alguma coisa que a MS fizer. Aquele ali comeria feliz os dejetos do Nadella no café da manhã.

      1. Ele sabia que a redstone 2 ia chegar oficialmente aos devices x30 e…
        Ele sabia que a MS ia lançar windows 10 Mobile pra todos x20 em diante e…
        Ele sabia que a redstone 3 chegaria nos mobiles e teríamos uma novidade incrível no mês 7 e…
        #credencial

  7. Eu acho o Windows não tem mais apelo com o consumidor fora do mercado corporativo.

    Fora quem frequenta blog sobre Microsoft, quem alguém conhece alguém que fala que quer comprar alguma coisa com Windows? Apple e Android eu vejo muita gente falando sempre, mas Windows a galera até foge.

    Penso que a Microsoft deveria lançar uma variante do Windows, mesmo que seja o mesmo, com alguma coisa que o diferencie e com outro nome…

    Tenho a impressão que o nome Windows está muito saturado, até porque muita gente já trabalha o dia inteiro com ele, será que essas pessoas ainda querem ter outro Windows no bolso? Acho que nada que a Microsoft lance carregando o nome Windows fará sombra para a concorrência.

    Porque será que o Xbox não tem até mesmo o nome “Microsoft” em sua carcaça desde o 360 Slim?

    1. Basta ver o financiamento coletivo da Whartonbrooks. Deve ter uns 200 usuários que acompanham os sites do assunto, fora deste universo poucos sabem que existiu Windows mobile.

    2. Não tinha pensado nisso, mas, adoraria ver num cantinho escrito Microsoft em alto relevo no meu Xbox, acho que ficaria legal, mas, talvez vc tenha razão no que disse, as pessoas abandonarem o Windows porque usam demais, acho que é uma ideia legal à se trabalhar, mas, acho que não vai existir de jeito nenhum, ainda mais agora que criaram a tal UWP.

      1. Os únicos Xbox que tiveram o nome Microsoft em baixo relevo na carcaça foram o clássico e o primeiro 360 (tive os dois, na verdade tive todos).

        Na época que lançou o 360 Slim, acho que meados de 2010, li que a Microsoft queria meio que desvincular a marca Xbox de seus outros produtos e desde então nenhum modelo de Xbox mais teve a marca Microsoft em destaque. Isso em 2010/2011 hein.

    1. Devia correr atrás, principalmente dos mais populares, hoje Windows Phone é coisa de fanboy de Microsoft mesmo, porque sempre acaba fazendo falta um app e outro que tenha no Android.

      1. Bem assim, quando usava um Lumia sempre senti falta do OTG do led de notificação, de apps de programação, fora que o sistema tinha muito reboot/loading. Troquei pra Android, o Google now responde muito melhor que a Cortana, e pode chamar ele de qualquer tela, na última att do w10 pra pc que deu problema com as DLL do G-Buster se n fosse pelo Android nunca teria arrumado meu PC (faltou midia e pendrive, fiz um bootavel com o Android pra usar o modo recoover é apagar as DLL via cmd

        1. Você não entendeu meu post, de que adiantaria trocentos milhões de aplicativos se o merdella parou a fabricação dos celulares merda$ofts .
          Comcorda ?

  8. A Microsoft anda na velocidade da luz, vocês que não percebem. O problema é que a luz está apagada.
    Eu não dou a mínima pro celular da Microsoft se for pra fazer como os Surfaces da vida que nunca deram as caras por aqui.
    Eles só estão interessados em primeiro mundo e o Brasil está tão longe disso que nem Xbox é fabricado mais aqui.

  9. Acho que o erro com smartphones foi que eles pensaram que seria a mesma adoção natural do iPhone, tipo: “olha aquelas janelinhas do Windows vamos comprar.” Porque de alguma forma foi assim com os iPhone, eram pessoas que queriam ter o SO da Apple no celular, mas, eles tiveram sorte porque o celular começou a ser relacionado a mercado de luxo e as pessoas compravam sem entender porra nenhuma, só ostentar o desenho da maçãzinha. E a MS infelizmente não seguiu esse mesmo rumo natural, não foi aquela coisa de: “vou comprar porque tem as janelinhas da Microsoft” que ela pensou que seria, agora tem que trabalhar pra fazer algo atrativo, espero que façam um bom trabalho.

  10. Enquanto isso meu Lumia 950xl acaba de se aposentar e dar espaço pra o Xiaomi mi6, espero que a Microsoft me faça querer voltar…

  11. O problema do Windows e que demoram muito para atualizar a aplicativos enguanto Android e IOS nos dá sempre a última versão,eu usava um celular Windows até dei ele pra minha mãe e até hje ele não reage no Facebook, a foto do whatsapp ainda é quadrado muito antigo, o Instagram ainda está a na versão Beta, sem que na loja Windows falta muito aplicativos que usamos no nosso dia-a-dia como o Snapchat por exemplo…a Microsoft tem que melhorar muito apesar de ser uma pena pq é Windows na época que tive ele que já faz 3 anos era bem rápido em comparação a concorrência.

    1. Já existe e versão completa do Instagram para o Windows mobile com todas as funcionalidades.O whatsapp também já possui todas as funções ( apesar do aspecto se manter o mesmo) de certa forma acredito estar totalmente desatualizado esse aparelho mencionado…
      Atualizando ai para o Windows 10 quem sabe…

  12. Jorge, graças a Deus, você enxergou a realidade e viu o grande FDP que o merdella é , e as c@g@d@as que ele fez.

    Bem vindo aos que enxergam.

    Afinal de contas a Gloriosa NOKIA fazia celulares, e entregava as melhores câmeras do mercado, e ainda lançava novidade e tinha suas patentes fabricadas e entregues aos clientes.
    Muito ao contrário da merda$oft do merdella

  13. Gostei de todo o texto, menos dessa parte: “rodar APKs com emuladores altamente práticos e leves” ME ENSINA ONDE QUE TEM UM LEVE, PQ JÁ TESTEI UM 5 E TUDO LAGA A POHA DO PC TODO, obrigado agauahauah

  14. Eu vejo assim… o filho menor (mobile) pedindo comida e o pai (Microsoft) vendo e deixando ele morrer de fome. Sei que “nossa” revolta não faz a menor diferença pra Microsoft, eles não ligam pro que digitamos aqui. Até o bendito, ou maldito, Surface Phone aparecer todas a promessas da Microsoft… não passam de palavras.

  15. “É hora de parar presumindo que os devs construirão…” Ta na cara que esse texto foi tirado direto de um tradutor. Lamentável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *