[Mobile First] O que é Windows 10 Mobile? Não sabemos mais

sony-xperia-arm-1

O Windows 10 Mobile é um sistema que chegou como um sucessor do Windows Phone 8.1, e um dos seus principais diferenciais é o Continuum, algo criado para passar uma experiência similar a um PC quando conectado a uma segunda tela. Ele é voltado para os dispositivos móveis (tablets menores e smartphones). Contudo, diante os últimos acontecimentos, é bom não acreditar em tudo que foi dito neste parágrafo.

Reza a lenda, que as atualizações Redstone 2 e Redstone 3, as detentoras dos recursos do Windows 10 em 2017, teriam foco no Mobile. Então, para entender melhor esta história, está na hora de entender melhor o que é “Mobile” para a Microsoft.

Mobile first, Cloud first disse Satya Nadella.

nadella-and-elop

A Microsoft está surpreendendo a todos com seus serviços em nuvem, a cada trimestre o crescimento é bem incrível. Contudo, os seus produtos também precisa de crescimento, principalmente os tais dispositivos móveis. Parece que esta é a peça que falta para o sucesso da absoluto da Microsoft.

Para contornar isso, a Microsoft anunciou que será possível usar o seu legado desktop em dispositivos processadores ARM, incialmente com a Qualcomm, mas que no futuro estará disponível para o maior número de fabricantes. Além disso, a empresa já anunciou que criará um “dispositivo móvel definitivo”, uma nova categoria e que muita gente acredita que será um novo Surface (e não um Lumia).

Além do Windows 10 em processadores ARM, já sabemos que a Microsoft quer lançar o Windows 10 Cloud, que não teria nada relacionado com a nuvem, é uma alternativa ao Chrome OS do Google e como tal deve ser focado em estudantes. Os Chromebooks normalmente são notebooks com um excelente acabamento, mas com especificações fracas e que tem começado a agradar o público da educação nos Estados Unidos.

Para finalizar, ainda soubemos que a Microsoft vai lançar uma Shell Unificada com suas Redstones ainda neste ano. Seria algo como uma única interface para todos os dispositivos com Windows 10, mas que ela se comportaria diferente a depender do tamanho da tela e dos periféricos utilizados (touch, controle Xbox, mouse, teclado, óculos VR). Ela chegaria primeiro para o Mobile/PC e só depois para o Xbox.

O ano do Windows 10 Mobile

fred-logo

Será igual ao ano do Linux? Ou seja, aquele ano que nunca chegou?… Primeiro é preciso entender que os dispositivos móveis da Microsoft estão prestes a ficarem bem diferentes a partir do segundo semestre do ano corrente.

Vamos ter um Windows 10 Cloud, Windows 10 em ARM, Windows 10 Mobile que talvez possa rodar programas x86, um dispositivo móvel definitivo, “Celular PC”  e uma nova Shell unificada que adaptará o Windows 10 aos dispositivos menores (ou maiores). É definitivamente o ano do “Mobile first”, só que você precisa entender que não estamos falando necessariamente de smartphones.

Se você restringir os dispositivos móveis da Microsoft aos smartphones, você estará equivocado, muito equivocado. Abra os horizontes para uma nova página para a história da empresa e para a popularização do sistema que tem mais de 90% dos desktops em mãos.

Imagine que, o sujeito que está segurando o dispositivo móvel na foto acima, não esteja utilizado necessariamente um smartphone.

A confusão até no programa Windows Insider

windows-10-mobile-logo-aniversario

Muitas vezes nos deparamos com uma atualização recheada de recursos para Windows 10 PC, mas será que tais recursos também não estão sendo colocado no Windows 10 para dipositivos Móveis?

Atualmente, é complicado dizer o que é “Mobile” ou o que é “PC”. A Microsoft esta se modernizando de uma forma tolamente inesperada, e quando falaram que iriam unificar tudo, não apostávamos que até o hardware entraria nesta jogada de unificação.

Esqueça tudo o que você sabe sobre o Windows 10 em dipositivos móveis (tablets e smartphones). Neste ano, o palco do “Mobile First” foi montado por Satya Nadella.

Se vai dar certo, se a Microsoft ganhou ou não, é muito cedo para levantar isso. Mas sei que estou louco para conhecê-los. E talvez não demore tanto assim, os vazamentos estão cada vez mais interessantes.

79 comments on “[Mobile First] O que é Windows 10 Mobile? Não sabemos mais

  1. Eu sei é que agora eu não to com mais nenhuma expectativa. Quero só ver o que ela vai fazer e pronto. Até onde meu Lumia 930 aguentar, ficarei com ele sem problemas, mas se tiver que trocar e ir obrigatoriamente pro Android, vou pelo menos pegar um Nokia, minha marca favorita.

      1. Penso a mesma coisa! Se a Microsoft não reagir, as OEMs não aderirem e os APPs não surgirem, irei fatalmente para o Android! Será o que nos resta!

    1. To na mesma, so que no android ha dois anos ja…Nao vejo muita coisa surgindo no mobile, mas no PC, quase todos programas que uso sao da loja…um ou outro que eh .exe. A microsoft ta criando uma loja muito boa e completa. O novo client for youtube, ja viu? Que app maravilhoso. Nego fala tanto do tubecast, mas acho bem fraco. Preferia o app oficial. Agora esse client ta muito melhor..Espero que o mobile, seja o que ele for, como diz na propria matéria, se beneficie do que a MS ta fazendo.

      (Robson Lecker…se vir encher o saco me chamando de hater vai tomar block)

      1. Eu gosto muito do Windows e, com certeza, ele melhorou demais do Windows Phone 8.1. A questão eh que não tem hardware pra gente comprar, como um sistema cresce somente com telefones e usuários antigos? Difícil.

          1. Para o mobile a melhor opção HOJE é o iOS! O iPhone SE é um ótimo aparelho. Comprei por ser pequeno, bom pra levar no bolso e pelo hardware que é bem potente.

          2. pra quem quer instalar um monte de lixo no celular realmente!!! eu já usai esse sistema e é uma bosta como o android… tudo confuso e de difícil acesso além de que bluetooth só com outro iphone….vai fundo! ah e o hardware é o mais básico possível…. muito inferior que quase todos Windows phone…. diferença é que é um hardware só então tem que fazer a diferença em fazer com que o sistema funcione direito nele…. e ainda paga uma paulada apenas em marketing!!!

          3. Bom Hugo, tavez sua experiência não tenha sido das melhores com o iOS, (talvez) porque o aparelho que você teve era antigo e incompatível com a versão atual do sistema o que certamente deixa qualquer aparelho mais lento.
            Quanto a confusão que você diz ter tido, é a mesma que um usuário tem quando tenta substituir android por windows e que por achar a experiência horrível, volta correndo à plataforma anterior, sem nem tentar adaptar-se ao novo sistema. Eu já fiz uso das 3 principais plataformas e posso falar asseguradamente que HOJE o melhor sistema móvel é o iOS. O hardware é exatamente o suficiente para atender o que o sistema precisa, assim como windows não necessita de processadores octacore nem de 4Gb de RAM pra rodar seu sistema.
            O fato de estar com um iOS não significa que é o meu preferido, até porque estou numa página de Windows acompanhando de perto a evolução do sistema na expectativa de chegue ao Brasil um aparelho que valha a pena de fato a substituição do meu atual.
            Quanto ao preço do iOS, sinceramente é caro, mas optei em comprar por vários motivos, como atualização, todos os aplicativos são lançados primeiro no iOS e atualizam sempre e na revenda a perda é bem menor em relação aos demais aparelhos. Outro ponto que considerei na compra é que eu estava decidido a importar um L950 no ano passado e pensei muito antes de decidir e preferi esperar. Ao decidir percebi que a faixa de preço era igual e o iOS me atendia no que eu procurava e te confesso que apesar de ter que me adaptar ao novo sistema, estou muito satisfeito. Continuo preferindo windows, porém, estou de olho no Nokia com android e caso venha ao Brasil estou propenso a adquirir como aparelho secundário, enquanto aguardo o tão famoso e mítico Surface Phone e volto a afirmar que HOJE, a melhor escolha ainda é iOS. (Minha humilde opinião é claro!)

          4. Ok! Não concordo quando fala que o sistema IOS é melhor, ele pode ser ate mais fluido ainda por praticamente ser o mesmo sistema de 10 anos com ajustes para o hardware que também é quase o mesmo! Salvo claro recursos novos! Referindo ao meu uso do IOS foi com um iPhone 5s na época lançamento! E realmente não gostei! Uso o sistema windows desde o 7 mango e adorei! O sistema novo Windows 10 mobile ainda falta recursos, alguns deles nem nos sistemas concorrentes tem. Particularmente eu acho o melhor sistema no momento que tem tudo que preciso e ja conheço entregue com desempenho satisfatório e não necessita dos 4gb ram pra rodar o sistema e nem aplicativos. Também tive varios Smartphones com Windows, Lumia 710, Lumia 520, Samsung Ativ S, Lumia 640 DTV, Lumia 640 XL e agora Lumia 950 XL. Todos estes me entregaram um sistema bom, principalmente a partir do 640 DTV onde estava instalado o Windows 10 Mobile. Não tive quase nenhum dos problemas relatados por usuários e também nao acho o sistema ruim! Pro meu uso esta perfeito, so reclamo do demorado facebook e seu app sem recursos dos concorrentes sistemas! Quanto ao IOS nao quero nem de longe! Se pra voce serve, que ótimo! Mesmo o sistema da MS ainda nao estar totalmente maduro eu acho ele melhor que IOS e Android! Questão de gosto!! Abrax!

          5. É como falei anteriormente, prefiro Windows mas hoje o iOS me atende melhor. Estou aguardando um aparelho que realmente valha a pena voltar ao Windows! ??

          6. Ah cara o 950 xl é fodao!!! Mas tem muita agua pra rolar este ano!!! Penso que essas duas atualizações farão grande diferença no sistema todo! E em todas versoes
            !

          7. Oi, vc poderia me ajudar ? O calendário e email, dl windows phone meu, esta ocupando mais de 800MB, e n sei oque faço, preciso da memória do telefone, não tem mtos emails, quase nda, vc sbe oque posso fazer ?

          8. Olá Gabriela, já tem uns 6 meses que não uso Windows mas a melhor opção seria uma formatação, penso eu. Alguém tem mais alguma idéia sobre o assunto por aqui???

          9. Isso na sua opinião né, pq na minha a melhor opção é algo potente e barato, paguei mil pila num aparelho que tem tudo melhor que o SE inclusive processador, tem bateria boa e é um Android bem pouco modificado até, roda tudo muito bem sem putaria de restrições, já usei ios e nem pra produtividade ele está sendo o melhor atualmente

          10. Mão onde, o SE tem processador igual ao 6S. Mas sabemos que o que importa não é apenas o processador, mas também, sobretudo e principalmente o sistema no qual esse processador opera. A minha máquina com esse processador voa baixo aqui velho. Sem lags, sem travamentos. Mas cada na sua opção. Bom conversar com você! ??

        1. Cara, deixe de lado o preconceito e se possível faça um teste. Arrisquei uma vez um 4S, gostei e comprei em seguida um SE.
          O iOS é um sistema maduro e completo. Já passei por isso também e te garanto que é o melhor SO móvel da atualidade, apesar de gostar muito de W10M, que infelizmente não tem aparelho substituto no nosso mercado e faltam muitos apps e os que tem em sua maioria são meia boca. Te falo com certeza, dificilmente você vai ter problema com app no iOS. Um abraço meu amigo!

          1. Mas não custa 4 ou 5 mil. Meu SE com 64GB custou R$2.300,00 pela net é claro. Um ótimo aparelho com preço de um Lumia 950 que não tem no Brasil e se importar não tem garantia. Agora pra início de conversa você poderá optar pelo 5S com 16 GB que irá te atender bem também por R$ 1.400,00 na web. Preço na faixa de um moto G Plus.

        2. Antes de ter o iPhone eu também dizia que não gostava sem nunca ter usado um. Adorei os lançamentos da Nokia e em seguida da linha Lumia tive o 640 730 920 e por fim o 640XL mas ficar sem opções de apps é lamentável. Ah e detalhe o iOS oferece personalização também, cada sistema ao seu modo.

          1. Também tive Lumias, 520, 820, 720, 830 e 640 XL foi meu último aparelho ano passado. Como não teve sucessor no Brasil fui pro iOS e gostei muito! ?

      1. Está gostando do aparelho? Estou querendo trocar meu SE pelo 6S por causa do fone de ouvido novo do iPhone 7 que não gostei muito, mas gostaria de ter uma segunda opinião.

        1. Não consegui perceber diferença nos fones de ouvido a não ser pela conexão que agora é do tipo lightning. Se estou gostando? Estou amando. não deixa nada a desejar.

      1. Pra mim é, sim. É da Finlândia, feio por ex-empregados da Nokia, e que já foi visto que tem qualidade como ela tinha. Não eh porque não tem mais uma fábrica com o nome Nokia na parede dela que não vou comprar.

    2. vc terá um nokia so pelo nome ne? pois o cel em si n tem nd de nokia.
      ter nokia android hj é o msm q querer nexus so por ser nexus sem se importar se é fabricado pela HTC, sansung, Motorola ou LG. todos são GOOGLE NEXUS mas são mts diferentes pq tem fabricação diferente.

      1. Pena, eu acho que a interface um grande obstáculo pro windows mobile. Se nao tiver uma revolução esse ano, so ficarão os fãs msm.

        1. Ne, interface do W10M é bem inacabada e meia boca mesmo. Tem o projeto neon pra melhorar a interface, mas se chegar esse ano ainda so vamos ficar com os restos do PC, como é atualmente .

    1. Tomara que essa interface seja somente para novos aparelhos (e com telas grandes como o da foto no início da matéria). Assim, se os aplicativos forem mesmo universais como dizem, vão rodar tanto nos smartphones atuais como nos novos que virão e ninguém correrá o risco de ficar na mão. A única coisa que pode ocorrer é os atuais não rodarem programas x86 por limitação de hardware igual acontece com alguns PCs que não rodam por não se enquadrarem nos requisitos mínimos do software.

  2. Bom, pelo que entendi então, os smartphones serão deixados de lado? Ja abandonaram quem tinha windows phone 7.1 , boa parcela de quem tinha o windows phone 8.1 e não conseguiu atualizar (ou ficou com uma atualização porca) e agora vão abandonar de vez os smartphones em geral?

    1. Sim, o EOL (end-of-life) do Windows 10 Mobile é em 2018… coincidentemente, o que tem após essa data? Rumores do lançamento de um novo mobile device.

      Já o EOL do Windows 10 Home/Pro/Enterprise é até 2028.

      1. Há dezenas de artigos do Nadella falando em “dar um tempo” no setor de smartphones e que a compra da Nokia foi um erro.
        Depois disso nenhum Lumia foi lançado e o sistema caminhou devagar focando sempre nos Surfaces.
        O sistema chegou a ter seu líder de férias por um ano (Gabriel Aul). É triste, eu era entusiasta dá Nokia, mas a Microsoft demorou a entender seu papel no segmento de telefonia móvel.

    2. Não, entendeu errado e já fizemos matérias sobre isso.
      Os smartphones terão reforço de uma nova categoria que vai ser criada para atrair a atenção dos fabricantes. É bem simples.

      1. iae cara blz? tenho uma sugestao de matéria. faz uma matéria relacionada aos apps q tem função extra com cortana. os nativo da MS como telefone, SMS, noticia funcionam. outros como twiter e wunderlist tb, so q esses 2 últimos so funcionam em inglês. e na loja em inglês tem vários apps famosos q indica q funciona com cortana. ta na coleção ‘melhor com cortana’.

        so q na loja em portugues n tem essa sessão e n mostra quais apps funcionam com cortana portugues. e msm q mostrasse so mostraria os famosos deixando de lado os mais desconhecidos.

        dai a intenção da matéria é n so informar q existe essa função da cortana mas tb pedir q a galera comente falando quais app q eles já tem no cel q indica q funciona na cortana. dai juntos podemos fazer uma boa lista e cada um instala o app q acha q é útil pra si.

        p sabermos quais apps temos instalados q funciona com cortana basta abrir ela e ir na parte VER MAIS DICAS q abaixo do app ‘noticia’ vai aparecer os app q o usuário tem q funciona com cortana.

        no meu eu tenho o aliexpress. dai eu falo ‘mostrar meus pedidos aliexpres ‘ ai ela abre o app já na parte dos pedidos e ainda diz ‘espero q tenha comprado algo p mim’ kkkkk mt legal.

  3. Vejo apenas a Microsoft apostando cada vez mais no Windows 10 e nos serviços, e a idéia do Mobile dela cada vez mais abandonada.
    É breve, na redstone tal vai, vai integrar, promessas e mais promessas.
    Até agora sequer vimos os aparelhos que chegarão com ARM. Até então, o Windows 10 Mobile está cada dia que passa com menos usuários.

  4. Windows 10 Mobile é o sistema operacional da Microsoft que usa o kernel NT em smartphones. Sério, qual a dificuldade em entender isso? Windows 10 Mobile não é dispositivo, é sistema operacional.

    Colocar o Windows 10 Home/Pro/Enterprise num dispositivo mobile não vai torná-lo Windows 10 Mobile. Ainda existe alguma dificuldade em entender isso?

    Quando a MS colocou o Windows 10 Enterprise num processador ARM (mesmo que seja um smartphone, ou não), o sistema operacional não irá mudar de nome, vai continuar sendo o Windows 10 Enterprise.

    Não sei como diabos vocês conseguem complicar algo que é tão claro e simples.

    Resumindo: Pegar o Windows 10 e colocá-lo em um mobile device não irá virar um Windows 10 Mobile. Um hipotético Surface Phone com Windows 10 PRO não será um Windows 10 Mobile.

        1. Sem noção… o futuro são os apps universais… então, semelhante como o x86 e o x64 compartilham o mesmo espaço o ‘ARM and x86’ serão reunidos num mesmo ambiente… tu não consegue ler a imagem?!

  5. Gostei do texto.
    Esperava realmente algo do tipo.

    O Linux não teve e acho que nunca terá seu ano “Desktop” (já que acho que o desktop vai virar outra coisa e aí que o Linux nunca vai ter essa chance de ser), mas teve e tem seus anos de glória nos dispositivos móveis.
    Tem aquela discussão toda que Linux de Android não é Linux. É sim, mas deixa pra lá.

    Então o Linux tentou ser uma MS nos Desktops e no final acabou sendo uma MS dos desktops nos mobiles.
    Será que a MS vai para um lado que nem imaginamos de fato como será?
    Vejam nos próximos capítulos.

    Pensamento de menino:
    Será que desktops como os conhecemos desaparecerá?
    Smartphones como os conhecemos desaparecerá?
    Acordei de um sono profundo e vamos para a próxima.

  6. Fui para o Android em novembro passado. Não vejo o menor motivo pra voltar para o Windows. Sempre fui um entusiasta mas o abandono falou mais alto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *