Morderam a isca? Continuum em aparelhos Android era o que a Microsoft queria?

Samsung-Galaxy-Note-4-vs-Nokia-Lumia-1520-01

A Microsoft já bateu o martelo: o Continuum é uma peça fundamental para o futuro do Windows. Bem, na época, lá em 2015, a grande maioria não acreditou muito nisso, mas após as últimas declarações da empresa, esta afirmativa tem cada vez mais sentido.

No ano passado, nós vimos analistas afirmarem que 2017 seria um grande ano para o Continuum, e que fabricantes iriam copiá-lo. Continuum seria a tendência. E parece que eles acertaram.

Ocorre que, rumores recentes mostram que o Samsung Galaxy S8 poderá ter um recurso similar, mas que utilizará aplicativos Android ao invés do ecossistema Windows. Além disso, a Lenovo/Motorola mostrou a sua cópia do Continuum no ano passado. Será que isso é realmente ruim para a Microsoft?

A Microsoft quer brigar onde nunca perdeu

pc-gamer

Se o modelo “Continuum“, onde temos um smartphone que poderá funcionar como um PC, se tornar desejado pelos fabricantes e usuários, é óbvio que a Microsoft será destaque. Ela é a única que pode fazer com que isso seja real na atualidade. Tudo bem que temos a Apple, mas nós sabemos que o seu sistema não foi páreo para o Windows nos desktops. O Linux já perdeu o status de concorrente do Windows, e inclusive é apoiado pela própria Microsoft. A vantagem aqui se inverte para a Redmond.

Ocorre que, para os smartphones, um dos poucos jogos de maior destaque para o final do ano é o Super Mário Run lançado apenas para iOS, e com todo respeito, mas não passa de mais um jogo de corrida infinita. Enquanto que, só em 2016 a Steam cresceu seu acervo de jogos em cerca de 40%. O Windows é a plataforma por excelência dos jogadores e é onde está sem dúvida os mais criativos do ano. Além disso, os melhores editores de imagem como o Photoshop, ou de vídeo, como o Sony Vegas, são do Windows. E a Microsoft já mostrou que é possível rodá-los em um HP Elite X3 com Windows 10.

No mais, até mesmo em questão de aplicativos, os apps UWP estão crescendo, o Instagram, por exemplo, chegou aos PCs antes mesmo de tablets com Android ou iPad. E isso é uma ameaça real para seus concorrentes, afinal manter o destaque em aplicativos móveis é importante para tentar manter a Microsoft fora da disputa móvel.

A Microsoft já conhece esta história, e nós também

ipad-pro

O Android sofre por fragmentação. Caso a Samsung realmente invista em seu Continuum, e a Lenovo investa em outra sua própria alternativa, teremos então vários “Continuums” diferentes entre as fabricantes e até mesmo modelos.

Além disso, os tablets já são considerados ultrapassados e os dispositivos 2 em 1 estão recebendo mais atenção nos eventos. A CES 2017 é um exemplo disso, a Dell e a Lenovo mostraram que estão focadas na nova categoria criada pela Microsoft. A Intel abandonou o Android, enquanto a Qualcomm abraçou o Windows 10 na WinHEC. Ora, se os tablets com Android fracassaram, será que usar o Android como um sistema de PC será algo viável? Além disso, até a Apple abraçou o Office da Microsoft em seus dispositivos e reconheceu que a produtividade tem nome.

Existe ainda o Remix OS, que obviamente não é Android, mas é baseado neste. Os aplicativos não são adaptados para o desktop e em processadores x86 existem muitas falhas. É quase certo afirmar que a Windows Store possui muito mais aplicativos adaptados aos PCs e a experiência Continuum do que o próprio Android. Repito, o Android fracassou nos tablets,  os desenvolvedores não deram o suporte que o Google sonhava, longe disso.

Em suma

alcatel-idol-4s-continuum

Ser copiado nem sempre é ruim, é sinal que é algo está dando certo, e a linha Surface é a prova disso. Até a Apple (iPad Pro) e o Google (Pixel C) se rederam ao modelo de dispositivos da Microsoft.

Ah, vale lembrar que estamos a falar em algo que transforma um smartphone em um PC, e não o “protótipo” cheio de falhas que foi o Motorola Atrix lá em 2011, ou outros tantos conceitos  e protótipos criados.

Para a Microsoft, seria algo positivo ver o Continuum ser cobiçado. Nos PCs ela sabe brigar como ninguém, HP e Dell certamente concordam com isso. Se os smartphones ganharam processadores poderosos, chegou a hora de aproveitá-los e talvez esticar apps criados para o touchscreen para usá-los com mouse e teclado não seja o suficiente.

80 comments on “Morderam a isca? Continuum em aparelhos Android era o que a Microsoft queria?

          1. Vai? Ela mesmo afirmou que vai criar uma nova categoria… e matou a linha lumia de smartphones

            não me parece que ela vai fornecer smartphones

          2. Acho que isso daí é exagero da mídia. Tipo modo de falar, que por ser O PC de bolso, vai matar o smartphone. Acho que é tipo uma piadinha que o Rudy tá sempre fazendo, mas não é nada concreto, só uma zoeirinha. Mas não acho que vai deixar de funcionar como um celular.

          3. Não acho que smartphones ainda serão relevantes. Essa nova categoria contudo também será um smartphone pois terá a interface de um com certeza.

          4. Mas e quem não quiser usar o celular como PC? Os Lumias encalharam, ninguém quer isso. As pessoas querem um smartphone mesmo

            Pode ser que daqui a 10 anos isso mude, mas e hoje?

          5. Quem não quiser usar o celular como PC deixará o dispositivo no modo smartphone, a mesmo interface hoje vista nos Lumias. Eu ia dizer que a relevância dos smartphones continuaria, mas acho que isso acontecerá somente por um tempo, depois dos smartphones os 3 em 1 será o novo padrão sim, agora quanto tempo isso vai levar é difícil dizer.

            Se agente for analisar, um aparelho com um snapdragon 835 com ou sem continum não terá um preço diferente para o consumidor porque o hardware será o mesmo, o que vai mudar é somente uma parte do software. Dessa forma, o 3 em 1 não é algo mais ‘caro’ por isso tende a substituir os atuais smartphones sem continum também top de linha. Claro que isso não vai acontecer imediatamente pois no presente momento um snapdragon 835 é necessário pra fazer um sistema operacional de PC rodar num dispositivo mobile muito bem mas, atualmente, ainda há smartphones com hardware bem mais barato e ultrapassado que roda aquela interface básica mobile e que atende a maior parte do mercado. Talvez leve 10 anos, mas como a tecnologia tá evoluindo mais rápido que o de costume e está cada vez mais barata eu arrisco dizer que talvez não leve 5 anos pra isso acontecer. Nós saberemos melhor quando esse surface phone for lançado, o volume da procura por essa nova categoria vai dizer quanto tempo durará os smartphones. E é por isso que a MS parece tão promissora ao mesmo tempo que não, já que esta empresa vai oferecer algo tão único e tão melhor que provavelmente será o produto mais desejado. Quem deixaria de comprar um 3 em 1 pra comprar um smartphone de mesmo poder de hardware? mesmo preço, porém um oferece bem mais que o outro. E se todos ignorarem o 3 em 1? Já era o 3 em 1? a transição só vai levar mais tempo… Mas se todos enxergarem o potencial dele, não temos como duvidar do sucesso enorme que a Microsoft terá. MS vai passar de todas as outras empresas repentinamente.

            Eu sou o tipo de consumidor que não tem interesse em smartphones por causa das limitações de hardware e software, mas esse surface phone já é o primeiro mobile a me deixar entusiasmado e isso não aconteceu por causa desse site aqui, isso aconteceu por causa do meu entendimento sobre o assunto. Imagina poder jogar pela Steam/WS no mobile, o 3 em 1 será obrigatório para os gamers, estudantes, entusiastas de tecnologia e por aqueles capazes de entender o potencial, todo o resto do mercado consumidor vai seguir o que estes fizerem.

          6. Na verdade hoje as pessoas querem um smart pra quebrar o galho de não ter um pc ou ter que ficar sentado o dia todo pra ser produtivo. Mas hoje é sabido que nenhum OS mobile entrega satisfatoriamente recursos full que um pc trás. Ainda não sabemos o que a MS vai fazer a respeito com essa “nova categoria”, o jeito é esperar.

          7. e pra que diabos a pessoa vai querer ter um PC ou produzir enquanto está viajando, saindo, cinema, bar etc?

          8. Eu não preciso responder, as vendas de 2 em 1 ou tablets Windows ou iOS respondem essa questão. Ou vc acha que todo mundo compra portáteis (excluindo os smarts) pra deixar em casa e usar como um desktop convencional? Óbvio que não, essas pessoas querem features full na palma das mãos justamente pra isso, editar o que quiser em qualquer lugar.

          9. Você não tem nem o que responder. Não sei de onde você tirou a ideia de que as pessoas querem ter um PC de bolso. Mostre alguma pesquisa sobre isso em vez de ficar aí inventando coisas.

            Você está inventando uma demanda que não existe.

          10. Por qualquer lugar onde o Disqus alcance, lá estarão as lágrimas do Lobo Guará, saltitando e tcholando em meio aos comentaristas!

            Tu é muito frustrado, né Lobão? Não conheço ninguém que tenha tamanho tesão por chorar a respeito de tudo! Vc não tá criando polêmicas, tá criando seu rótulo de imbecil, criticando empresa X e defendendo empresa Y, como se uma fosse melhor ou pior que a outra.

            Em tempo, vale lembrar que nem a que vc ama (eu sei qual é por causa da cor do seu pêlo) e nem a que vc odeia (agora, pq até esses dias era amor incondicional), sabem que vc existe.

            Para com isso, ex-matilhado! É vergonhoso e faz parecer que vc tem 12 anos de idade.

            E eu sei que vc é mais inteligente do que isso, eu já notei que vc possui um bom conhecimento. Porém, ao invés de chegar e jogar algo debatível (saudavelmente falando), vc quer criar caos. Pode ser que eu seja o tonto aqui, perdendo tempo escrevendo isso (enquanto eu poderia estar fazendo um bolo de xícara no micro-ondas), mas é que eu tenho esperança de que vc possa acordar um dia!

          11. ”Mas e quem não quiser usar o celular como PC? Os Lumias encalharam, ninguém quer isso.” Oi?

            Os Lumias são Smartphones, o motivo da impopularidade é outro que não tem dada que haver com o fato de eles serem um PC de bolso.

          12. A linha Lumia pertencía a Nokia. A Microsoft nao quer seguir isso, quer criar sua propia linha reconhecida, como já é o Surface. A MS ganhou muito respeito e ficou reconhecida pela linha Surface, irá aproveitar isso com o smartphone.

          1. Porque essa raposa velha foi enxotada do Giz e fica tentando encontrar uma nova matilha! kkkkkkk

        1. Será uma coisa simples de entender meu caro amigo. Se você quer um celular que funcione com um PC, terá que comprar um Smartphone com Hardware com a tecnologia. Lembre-se que existem vários tipos de clientes, de usuários, comuns, aos avançados, então continuaremos tendo Smartphone mais simples, do jeito que é hoje, e os mais sofisticados que tem a tecnologia Continnum e no futuro, isso tende a fazer todos terem a tecnologia.

          1. Os smartphones de hoje serão os featurephones de amanhã. A Nokia apostou na continuidade dos features e mexeu timidamente nos smartphones, deu no que deu. O Raposo aí não está se dando conta das coisas.

          2. A gente vive no presente, não no futuro.

            Falaram que netbooks seriam o futuro. Falaram que tablets iriam substituir boa parte dos PCs. Falaram tanta coisa do futuro.

            Eu não tenho uma máquina do tempo pra ir até o futuro, comprar um Microsoft Suface Mobile PRO Elite Bing Xbox edition

          3. Veja da seguinte maneira, os smartphones não substituíram os celulares? É isso que está prestes a acontecer com os smartphones em relação ao 3 em 1. O 3 em 1 (PC) nada mais que um smartphone, não deixa de ser um, mas também vai oferecer um modo desktop e um modo tablete, mas o mais importante será o SO completo e muitas funcionalidades novas como o continum, o Windows creators e todas as novidades que estão por vir, mas basicamente ainda está na mesma categoria de smartphones pelo tamanho que terá esse aparelho, daí a analogia que fiz entre smartphones e os antigos celulares, a diferença estará somente no software. Não é a mesma coisa que comparar notebooks e netbooks porque entre essas duas categorias está o player de DVD e bluray que são tecnologias ainda muito relevantes, mas o que vai acontecer que os discos de DVD e Bluray forem extintos? Veremos algo muito parecido com o que aconteceu com os disquetes, você ainda verá o “player” dessas tecnologia em algumas máquinas até desaparecer. Isso vai acontecer porque estamos entrando na era digital e os pendrives oferecem mais por menos.

    1. Um wall de informação e conclui isso?
      “Ela é a única que pode fazer com que isso seja real na atualidade.” Acho que ninguém tá falando de originalidade da M$. O blog é tão mediocre pra vc e ainda dá view…

      1. Eu tenho preguiça de acessar o WPCentral, WinBeta, MSPowerUser etc

        como esse blog copia as matérias de lá, é mais fácil acessar um site só

    2. Bom, Bill Gates já falava em PC de bolso lá nos anos 90. E é por isso e outras coisas que a Microsoft investiu toneladas de dinheiro no Microsoft Research. Vc tá achando que o Atrix é a gênese dessa ideia? Pensa de novo. Quer uma demonstração disso? A touch bar da apple, lá em 2009 a microsoft já tinha o protótipo, entretanto não era o produto adequado ainda, assim como o Atrix não era a máquina adequada e tão pouco era o android da época pra fazerem um PC de bolso. Agora pensa mais uma vez.

        1. Então por que tanta frescura e implicância? Quem vai te entregar isso? Não é a microsoft? É como dizer que o primeiro iPhone não tem méritos porque já existia tela de toque. Frescura pura.

        1. Também. Mas o enfoque é que sempre aqui usam o celular da Motorola como argumento, embora ele não tenha citado agora, citou antes. E no final das contas o que importa é quem executa, não quem sonha.

          1. Então. Chega a ser vergonhoso ver os fanboys aqui achando que a ideia de PC de bolso é da MS

      1. “Ei infiel! Eu quero ver você morar no colo do Cook CEO. Estou te expulsando do meu janelão, assuma as consequências dessa traição.
        Ei, infiel! Agora você vai fazer o mesmo papel! Daqui um tempo a maçã também vai estragar! Mil adaptadores pra você comprar, você não vai mudar!” (Microsoft)

        1. Entendo. Mas tenhos que considerar duas coisas:

          1) não se tira conclusões gerais de premissas particulares (resumindo, o mundo não gira ao seu redor)

          2) Marketshare de 0,3% corrobora o q eu falei

          1. Já parou pra pensar que 0,3% de todos os smartphones do mundo é bem mais que “premissas particulares”??

            Eu queria ter 0,3% do PIB dos EUA

          2. Contraditório.

            1) o mundo não gira a seu redor.

            2) Marketshare não foi empecilho para a Microsoft trabalhar no sistema. Até porque se ela tivesse cota uma mudança radical para crirar o dispositivo definitivo seria mais complicado né…

            Você realmente acha que vai ser facil para a Google implementar o que a Microsoft fez? Pois ela vai ter que matar o Android como todos conhecem.

  1. Tenho até medo de ler o comentários…

    Agora vai ser esse lenga lenga todo santo dia e por algo que chegou bem antes de muitos aqui saberem o que era internet.
    Então, não há nada novo.

    O que há é a MS fazer a coisa acontecer. Já que só ela tem um sistema pronto há dezenas de anos para tal. E com o poder dos compactos daqui para o adiante, estamos próximos de um sistema completo no bolso.
    Coisa que o Android e o iOs ainda não é, penso.

    Só resta saber se o mundo vai abraçar a ideia nesse novo tempo. Pois, o PC de bolso não pode ser um PATO.
    Pato voa, mas não como uma águia.
    O Pato nada, mas não como uma golfinho.
    Pato que ser um monte de coisas, mas é somente um PATO.

    Tem que ser completo mesmo, pois se não for, vai ser mais ou menos como muitos já tentaram no passado.

    E para não desanimar os mais assanhadinhos. Eu torço que a MS consiga um bom feito.

    1. Justamente, o que o povo não entende é que os analistas acertaram, me lembro da matéria que falava justamente isso, um sistema que roda em todo dispositivo será tendência e a Microsoft esta na dianteira disso, e eles ainda frisaram que a Apple é a única que poderá seguir adiante, já que ela tem um sistema Desktop completo e um sistema Mobile completo e poderá fundir eles, e criticou a Google que só tem um sistema Mobile completo que é o Android e um sistema Desktop que eles falaram que nem considera o Chrome OS um sistema Desktop, pois o mesmo usa aplicativos Android o qual para eles é limitado. Depois veio os analistas falando sobre o Modo Continnum ser o futuro, e agora vemos as empresas focando nisso, até a Google esta investindo em um outro sistema aos moldes do Windows 10, a vantagem do Windows 10 é seu vasto programas X86, são 8 milhões, programas estes que são muito mais funcionais que qualquer aplicativo concorrente do Android, e a Microsoft quer ter estes mesmo programas na loja e depois transformados em UWP. A diferença da Microsoft que a Google desdenhou dela, do projeto UWP, assim como muitos, porém a Microsoft criou simplesmente um ecossistema encima do UWP e do Continnum, as outras não adianta colocar o Modo em funcionamento e os aplicativos Android continuarem limitado a serem apenas ou ficarem apenas interessantes só na tela de Smartphone.

  2. O que o povo não entendem que não adianta criar um Modo Continnum para o Android e não criar ferramentas e APIs para que os aplicativos Android trabalhem como se estivessem em um Desktop quando o Modo Continnum deles estiverem ativos. Esta é a diferença, a Microsoft tem vasta experiência no Desktop, o Android assimilou experiência no Mobile, porém o Modo Continnum da Microsoft pode beber do mundo Mobile e do mundo Desktop dela, a Google teria que criar ferramentas parecidas, para os aplicativos se adaptarem e adquirirem novos recursos, pois certos aplicativos quando estão em Modo Continnum passam a oferecer novas funcionalidades e recursos… Basta ver como um aplicativo Android fica feio e desengonaçado numa tela de Tablet de 7 polegadas, imagina num monitor de 18 polegadas para cima?

    1. Você não acha que mais pra frente (já com o modo Continuum desengonçado) eles arrumariam um jeito pra ter tudo isso daí que você falou?

      1. Isso é meio impossível… A Google demoraria anos e anos para consolidar uma base que chegue aos pés da concorrência. Até lá (espero eu) o Continuum já estará “dominando”.

  3. É apenas o mundo da tecnologia funcionando como sempre funcionou, mas agora é a vez da Microsoft ditar as regras. Já era hora, depois de anos heteada pela mídia e vista como Microsoft do Sharingan (mesmo isso não sendo 100℅ verdade), finalmente chegou sua vez de brilhar. Quanto o Android, ele pode até ficar prejudicado, ou na pior das impoteses (para a Google) ter.seu torno ameaçado, mas com certeza vai recuperar o prejuízo, isso é bom porque já havia sentido que a Google estava muito acomodada. O único ruim disso tudo, é que a Google vai continuar a boicotar o Windows por medo, o que é péssimo pois pelo menos eu, gosto muito dos serviços da Google. A Microsoft por outro lado não parece boicotar ninguém, todos os seus serviços, até o bing, podem ser usados no Android. A Apple eu nem ligo kk,

  4. RESUMÃO PRA QUEM NÃO QUER LER TEXTÃO:
    Quem quer smartphone compra de OEM.
    Quem quer PC de bolso e smartphone (um 2 em 1) compra da Microsoft.

    Não tem como ser mais simples, pra quê complicar uma coisa tão simples.

  5. O modo semelhante que Samsung quer fazer está muito longe de ser igual ao Continuumm e já tem um mmonte desse tipo por, inclusive o Atrix de 2011 e um sistema louco que tem Android e Debian Linux em uma mesma ROM. O Continuum é totalmente diferente porque não requer nenhuma gambiarra como fazer dois sistemas rodando ao mesmo tempo, mas sim é algo nativo do sistema. Graças a plataforma XAML os apps UWP podem se adaptar a diferentes tipos de telas e isso não acontece com os apps do Android, já que eles não foram feitos para isso. Realmente Google Play tem mais apps do que os apps do Continuum, mas os apps da Google Play não foram feitos para serem convergentes.

    A Microsoft poderia ter feito os apps do Android rodar no Windows 10 Mobile e inventar uma gambiarra similar para fazer funcionar no Continuum, mas isso poderia trazer diversos problemas de performance como fez com o Astoria, A Canonical desenvolvedora do Ubuntu também está fazendo algo similar ao Continuum e, embora seu Ubuntu Phone tenha uma camada de compatibilidade com o Android para aproveitar os drivers, eles não fazem apps Android rodar no sistema pelo mesmo motivo.

    Se alguém quiser um smartphone que realmente seja um PC, espero por algum dispositivo com Widows 10 em ARM. Hão simplesmente rodar apps em telas grandes para ser um PC.

  6. A matéria estava tão boa… até tocar no nome do Atrix.
    Não. ele não foi um protótipo. Ele foi um precursor que abriu caminho.
    Inclusive eu tive um no qual eu mudei o sistema dele, instalando um Linux (Debian) e tendo todo o poder de um notebook 100% funcional + a interface do celular num lugar só.
    Palmas para a Motorola que só agora pode ter os recursos tecnologicos para fazer algo que queremos – Coisa que não era possível em 2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *