MWC 2017: está cada vez mais claro que o Android não é mais suficiente

liberdade

O Mobile World Conference é um evento anual onde sempre são mostrados muitos dos aparelhos móveis que chegarão no decorrer no ano. E como esperado, o sempre confiável Evan Blass começou a sua sabatina de vazamentos “pré-MWC 2017”.

Nesta matéria, vamos falar especificamente da Samsung, Huawei e HMD Global. Abaixo, confira as especificações do Samsung Galaxy S8 Plus recém saídas do forno:

https://twitter.com/evleaks/status/834550877058953216?ref_src=twsrc%5Etfw

Notem que, o processador estranhamento não foi vazado, mas é esperado que seja utilizado o novo chip Exynos 8895 e também devemos ver versões do top de linha da Samsung com Snapdragon 835. Outras destaques são: Tela de 6.2 polegadas, scanner de íris e “Continuum com Android”.

A Microsoft foi duramente criticada por utilizar o scanner de íris ao invés de leitor de impressões digitais, inclusive, dentre as gigantes, a Redmond foi a pioneira a postar nesta tecnologia. Parece que pode ser tornar tendência.

Por falar em tendência, a Samsung deve exibir a sua versão “Continuum do Android“, copiando a ideia da Microsoft. Para completar, guarde novamente a tela gigante deste aparelho de 6.2, vamos falar sobre ela mais abaixo.

Huuawei P10

 

https://twitter.com/evleaks/status/834505468387131393?ref_src=twsrc%5Etfw

A Huawei, uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo, vai apresentar o Huawei P10 na MWC 2017 e os rumores apontam que a companhia não deve poupar na memória da versão Plus do dispositivo.

Segundo o Tweaktown, o Huawei P10 Plus terá 8 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento interno. Outros rumores apontam que o dispositivo terá tela de 5.5” e processador próprio Kirin 960.

Nokia P1

[youtube]lVkLj0xBLIk[/youtube]

Em termos de especificações brutas, este pode ser um sonho, mas calma que ainda são rumores não tão claros. O Nokia P1 teria o novo top de linha com uma tela de 5,3 polegadas com Gorilla Glass 5, processador Snapdragon 835, 6 GB de RAM, 256 GB de ROM e uma câmera de 22,3 megapixels com Android Nougat.

O aparelho ainda contaria proteção IP57, uma bateria de 3500mAh com suporte para carregamento rápido, leitor de impressões digitais e o preço de US $ 800 para o modelo de 128 GB e cerca de US $ 950 para o modelo de 256 GB. Se o preço estiver correto, será bem mais caro que um novo iPhone. Aliás, terá o preço competitivo um Surface Pro.

Em terras de monstros, Android não é mais o bastante

android-fail

Talvez você já tenha entendido onde queremos chegar. Android e iOS estão sendo vistos como sistemas que não trazem mais inovações a um bom tempo. Até a própria Samsung, com suas próprias mãos, decidiu seguir a Microsoft com a ideia de Continuum para justamente agregar um maior valor ao seu produto.

Sabemos que novos processadores, como o Snapdragon 835, são bem poderosos, além disso estamos vendo smartphones com até 8GB de Memória RAM e até 520GBd e armazenamento interno! Tanto poder para rodar o Instagram? Skype? Asphalt?  A tentativa da Samsung em transformar o Galaxy S8 em um PC já mostra uma tentativa de dar sentido para tanta potência.

O preço de tais aparelhos também não são dos mais modestos, principalmente para nós Brasil. Muitas pessoas acham que um smartphone não vale R$ 4.000 ou mais. São realmente caros, vamos ser sinceros.

Windows 10 pode dar o que eles buscam

windows-phone-android-ios

A Microsoft já anunciou que dispositivos com processadores ARM com telas maiores que 6 polegadas  poderão usar o Windows 10 em ARM na segunda metade de 2017. O Galaxy S8 plus tem 6.2, além de ter o desejo em se tornar um PC, e sabemos que o Android é ineficiente nesta tarefa.

O “pulo do gato” é com tanto poder de fogo, os smartphones já estão prontos para subirem de nível e rodar jogos mais elaborados e programas mais robustos. O mercado de smartphone estagnou e grandes fabricantes terão que buscar novas alternativas e novas formas de atrair os consumidores.

O preço será um fator determinante nisso tudo. Comprar um smartphone por um preço X ou comprar um smartphone e um PC pelo mesmo preço X? O Continuum original, ao rodar programas x86, poderá atrair fabricantes e público.

Certo, sabemos que o Windows 10 ou Windows 10 Mobile ainda não estão preparados para entregar a solução final, mas a Redstone 3 está sendo trabalhada a todo favor para este nova realidade, inclusive com Shell Unificada e Andromeda.

As perguntas são:

Chegou a hora de virar a página do Android? O Google conseguirá trazer inovação relevante para o sistema este ano? Você trocaria um smartphone por um celular híbrido que pode ser utilizado como PC? Ou Acha que estas especificações são bem aproveitadas pelo robozinho?

93 comments on “MWC 2017: está cada vez mais claro que o Android não é mais suficiente

  1. Realmente, o Android tá estagnando, o mercado de smartphones não tem mais novidades, a não ser novas especificações mais robustas. O que o Android oferece são apenas novos joguinhos febre, como o Pokémon Go, que já caiu no esquecimento de novo. O Windows 10 oferece produtividade, segurança e confiabilidade, e com certeza esse ano pode ser o momento de ele ganhar mais atenção entre as fabricantes e ajudar a diminuir esse monopólio excessivo do Android, que não é bom pra ninguém. Mas isso depende também da Microsoft, se esforçar em fazer o sistema crescer e ser adotado, porque nesse mercado, ela sempre se escorou nos outros.

  2. A MS é gigante mas o batalhão de engenheiros do Google, OEMs e fuçadores independentes trabalhando no código aberto é ainda maior
    Não pense que só a MS sabe programar
    Eu uso Windows e Linux e vejo a enorme capacidade dos programadores do Linux
    Não subestime esses caras

    1. Do jeito parece que só a Microsoft está trabalhando, o resto está todo mundo parado, olhando a microsoft trabalhar… A verdade é que só a MS está trabalhando no Windows, enquanto no Android, tem a Google, tem a Samsung, tem a Jide com seu Remix OS e muitos outros

  3. Existem público para todos os alvos. Tem pessoas que compram um android top de linha para jogar os joguinhos da moda, e tem pessoas que compram o HP x3 para produtividade.

    E pela atual participação do mercado, pelo número de fãs, pelo gigante por trás, o android nunca será pagina virada.

  4. Estou conversando com um amigo nesse exato momento sobre tamanho de tela e dizendo que queria uma tela maior do que meu atual telefone, o zenfone 2. Mas tbm queria algo diferente. Algo que me permitisse maior produtividade. Mais funções que um simples android. O windows talvez possa me oferecer isso no futuro? Provavelmente. Mas e os apps? É muito dificil um aparelho vender sem apps. Sem facebook (um decente), sem joguinhos bobos …Nao adianta. Pode ser que atinja o nicho de quem quer mais produtividade e só

      1. sim…to com o evernote UWP aberto aqui e o redimensionei para uma janela das proporções de um celular. Nao fica bom…Um celular, para inicio de conversa, tem que funcionar bem na mao. No dia a dia, e nao só conectado a uma tela maior

          1. O Facebook tem funcionando muito bem em aparelhos com Windows 10 Mobile nativo.
            Windows tem jogos para todos os públicos.

            O aparelho terá foco em usuários que desejam um ecossistema mais robusto, mas jogos e apps estão entrando todas as semanas. Postamos rondas com isso.

            Pode ser que vc acha joguinhos bobos (que tb tem no Windows, mas ok) mais importantes que o ecossistema Windows, então fique no Android ué. É para um outro público, inicialmente.

          2. Esse app é uma vergonha Jorge, o canal geek tech fez um teste e no lumia 950xl ele demorava 54 segundos para abrir… Temos q ir lá e colocar uma estrela naquele app pq aquilo é inaceitável.

  5. Cara a HMD, nem vou falar Nokia e sim HMD cobrar 800 dólares no aparelho Top dela, ela esta ficando doida, o nome Nokia perdeu muita referência no mundo, sinceramente, se a Samsung lançar um poderoso S8 e o iPhone vir com um Hardware e processador mais poderoso e custarem mais barato, este modelo Top de linha da HMD vai vender nada.

  6. O problema da MS é parar no tempo, os fanboys perdem muito tempo chorando por “Empresa copiou a MS” “Esse recurso foi criado pela MS”, tá, e daí? “Nada se cria, tudo se transforma” e quanto mais facilidade empresa X trouxer, melhor. O problema da MS é criar e deixar do jeito que está, vem a Apple e a Google, “copiam” e fazem 2x vezes melhor que a MS, enquanto a MS não resolver o câncer da falta de apps na Store, não adianta nada tentar inovar o sistema porque Android e IOS continuarão infinitamente mais atrativos… E pode ter certeza, Sammy “copiando” a MS ela será referência do Continnum e dos PCs de bolso, aí Tchau mercado mobile pra MS.

    1. Estou vendo a Microsoft parada no tempo, criou APIs, ferramentas de conversão e aos poucos aplicativos UWP surgindo, e etc e ela esta parada no tempo? Quem parou no tempo foi o Android e o IOS, a 4 anos sem trazer nada de novo. Microsoft em 4 anos, trouxe muito mais novidade que Google e Apple na existência do S.O delas, pois o que a Google fez com o Android, foi adicionar recursos que já existiam nos Android Modificado no Android Puro dela e nada mais.

    2. Se vc incluir todos os apps desktop na jogada, WIndows terá a maior base de aplicativos. Essa é a sacada.
      Unificar sistemas diferentes é um processo longo, e a MS está na frente.

      1. vc ta Sabino demais em? é mais fácil o Windows 10 Mobile do jeito que ta dominar o mercado mobile do que o Android dominar os desktops

  7. “Em terras de monstros, Android não é mais o bastante”
    Na verdade não existe isso de “terras de monstros”, até porque até agora não foi revelado nada fora do normal!
    E outra, a culpa esta nas fabricantes e não no android. :))

    1. A Microsoft já confirmou o “Celular PC” para o segundo semestre de 2017.
      Em terra de monstros, isso é quando a especificações robustas, e que o Android não tem aproveitado tanto poder em seus dispositivos.

  8. Receita pra Microsoft se dar bem no mercado mobile : Apps, apps, apps e apps.
    O sistema já é bom, oque faz usuários de afastar do sistema é a falta de apps e quando tem é mal feito! Esse é o único problema do sistema, enquanto isso não se resolver vai ficar nessa.
    E espero que isso um dia se resolva! O ruim disso tudo é vc ficar vendo a Microsoft nem ligar muito pra isso, por isso até fabricantes ignoram o sistema, pois veem muitas vezes que a Microsoft faz parecer que nem ela mesmo esta ligando pro sistema.
    Assim fica difícil.

    1. pois é, o problema é como conseguir quebrar o ciclo vicioso do “tem apps pq tem usuários e tem usuários pq tem apps”? Simples vc pega uma plataforma q tem sucesso (pc, Xbox e afins) e une ela com o mobile para pegar onda nos aplicativos.. Mas pq isso ainda não ocorreu? Facil tb, devs se preocupam com números, hj o win32 (vista, seven, 8.x e até o 10) são maioria e o uwp não é interessante, até mesmo no mobile o windows phone representa 76% então pra q uwp se o silverlight (q tb roda no windows 10m) atinge um maior publico? O maior problema da plataforma universal está nos seus antecessores q estão empacando o desenvolvimento, mas eventualmente o sistema vai se tornar o mais utilizado e com cada vez menos suporte o povo migra, pode demorar mas o UWP é inevitável.

    2. Filhote, é especulado que tenham cerca de 8 a 16 milhões de programas. Os melhores jogos e programas estão nele.
      Terá um público que possa gostar disso. Além de que, apps com qualidade entram como UWP na Windows Store toda semana.

      1. Eu sei disso filhote rs, só que ainda não é nada concreto, só abrirei um sorriso enorme quando ver isso sair da especulação e virar realidade.
        Vc :Terá um público que possa gostar disso. ( eu sou faço parte desse público! kk ).
        “Além de que, apps com qualidade entram como UWP na Windows Store toda semana.”

        Não vejo isso e pelo visto muita gente tbem não vê. A loja continua como antes. Fraca ( pra pegar leve ) de apps.

      2. AINDA aguardo o app “oficial” de algum DVR rodar em WM, o app do Strava (que praticamente TODOS os meus colegas usam) rodar em WM, o app do “Bike Registrada” (que só cresce no Brasil e é uma mão na roda na hora de denunciar roubos e recuperar bicicletas roubadas) rodar em WM, o app das rádios que escuto no meu rádio rodar em WM, os apps dos jornais que leio “fisicamente” rodarem em WM, o app da universidade onde estudei COMPUTAÇÃO rodar em WM (NEM o meio acadêmico se interessa)… repito: eu GOSTO do Windows Mobile, o problema está nos APPS: te lembra que eu te perguntei de algum app que automaticamente acrescentaria o 9° dígito nos números de celular da minha agenda tempos atrás? Você me disse algum??? Desculpe, como disse antes te admiro pela persistência e por “manter a chama da esperança” acesa, mas a verdade é essa… 🙁

        1. Não tem 9° digito pq a MS n permite modificações nos contatos, uma vez que eles estão ligeiramente ligados com seu Email… O meio academico n se interessa no WP pq ta inflado em Java, e em Java vc n faz app pra WP, E os outros apps é falta de interesse do desenvolvidor, pouco a MS tem haver com isso….

          1. EU SEI… mas eu te pergunto: COMO romper esse “círculo vicioso”??? As pessoas não usam mais WM por causa da falta de apps. Os desenvolvedores não desenvolvem apps porque as pessoas não usam WM… e mais: como “cativar” o meio acadêmico? Não seria AÍ que a MS deveria “cativar” (de alguma maneira – parcerias, palestras, road shows, etc.) o seu “futuro” (os profissionais do ramo)? ALIÁS: a MS Brasil é uma verdadeira PIADA de incompetência empresarial/estratégica…

          2. Acontece que eu sou acadêmico e sei como esta aqui no Brasil, é tudo antigo, só se fala em Java e Android e C++, nem swift n tem, salve o Hack a truck programa da IBM e da Apple que teve aqui ano passado, o resto só se estuda Java, a Microsoft tem feito muitos programas pra desenvolvimento e aprendizagem, mas Brasileiro vc sabe como é, cabeça fechada, e isso n acontece só no desenvolvimento, mas tem outras matérias ultrapassadas, estudando coisas antigas… Pergunta pra um professor seu se ele conhece os UWP e vê se ele vai conseguir te responder algo…

  9. Jogos de XBOX no Celular, Office Desktop no Celular, Possibilidade do Photoshop desktop no celular. Tudo isso mais que agrega valor, agrega um PC completo no bolso.
    Linux sofre de apps no desktop assim como o WIndows sofre no Mobile.
    Show será uma versão compacta do App pra usar no modo celular e uma robusta no modo Continuum, usando o mesmo aparelho sem precisar transferir arquivo de um celular para um computador.
    Com o amadurecimento do hardware nada mais natural um software mais robusto.
    Com a quantidade de apps desktop, hoje a MSFT está na frente desta nova era.
    Quem pode ainda concorrer é a Apple, unificando seus sistemas, mas n vejo que ela está muito interessada agora nisso.

  10. Na real hj não temos nenhum sistema q aproveite tudo isso, os devs irão continuar com joguinhos bobinhos para rodar naquele android de 1gb de ram e toda essa potencia no máximo vai tornar a multi tarefa muiiiiitooo boa, uma pena q esses monstros são abandonados após 1 ou 2 anos. O windows 10 mobile com sua visão é oq tem mais chance de se aproveitar disso, mas hj como está, o android é mais interessante, exclusivamente por conta dos apps, quando o uwp se tornar mais popular poderemos dizer q o win10m se tornará um verdadeiro sistema para esses monstros.

          1. Mesmo assim, qualquer transição é dolorosa, a vantagem da microsoft é q ela nunca teve um share alto no mobile então a revolta foram usuários de nicho, mas pensa o android, ao fazer essa transição os bugs irão aparecer e bugs pesados, isso vai sujar o nome do sistema movel mais utilizado do mundo

  11. parabens a MS por criar novidades, legal a google e apple copiar. Mostra qnt respeito elas tem pela MS.. AGORA FANQUENGUINHAS DO ANDRIOD E iOs se acharem os maiorais, eh d rir..

  12. Vou comprar um Nokia 1100 e ser feliz…
    Pera!
    O mundo evoluiu sim…

    Talvez não seja a hora de “evoluir” ainda. Humm! Na verdade nunca se sabe o que vai aparecer na próxima curva…

  13. Cara, para que está feio.
    Essa “viuvez” do Windows 10 Mobile e essa inveja do Android só te fazem mal.

    Sério, está passando vergonha. Muita.

      1. Desde 2013 que esse sonho de um “Surface Phone” e “dispositivo definitivo” é esperado.
        4 anos pra mais sonhando com isso é de lascar. E desmerecer o baita sistema mobile que o Android é atualmente chega a ser doença.

  14. Leio comentários aqui embaixo de gente reclamando da MS por causa de Apps, mas que culpa ela tem? O desinteresse é dos desenvolvedores, quem acompanha MS sabe de todos os programas de desenvolvimento e portabilidade que ela vem lançando nos últimos anos, ela n tem culpa se n se interessam, parece que vcs querem que ela emule app dos outros sistemas é isso? Só pode!

    1. Não estou reclamando da MS. Estou é reclamando da falta de apps! Eu repito: GOSTO do SO! Eu já reclamei tanto nas páginas do Face de certos apps da falta para o sistema da MS que até já fui bloqueado de alguns (a atualmente ignorado por outros). E mesmo na web/sites a coisa é ruim: vai pesquisar entre os desenvolvedores web se algum deles faz site em .NET (por exemplo): quase 100% é php… porque? Porque o php é gratuito (pra começar) e tem uma comunidade gigantesca, extensões a mil, etc….

  15. ‘Continuum para Android’ é uma das maiores piadas do século, e eu vou dizer porque…

    Primeiro, a patente é da MS, tenho certeza disso, e se a MS não quiser liberar, ou até mesmo processar quem fizer igual, ela com certeza poderá, afinal, ninguém é obrigado a liberar patente.

    Segundo, o ecossistema do Continuum para Android seria medíocre, uma vez que ele não funcionaria no Windows (por razões óbvias), ficando limitado ao Tizen, Linux e Chrome OS, que juntos, não chegam nem a 3% do mercado de PCs. Logo, de que adianta ter se não dá pra usar?

    Terceiro, com certeza o ‘Continuum’ para Android não se chamaria Continuum, e o melhor é que a iniciativa não está partindo da Google, que sabe que não pode e não tem o que fazer a respeito disso. Ela não tem um sistema forte em Desktop, logo, Motorola tem seu próprio continuum, Samsung está tendo o dela, e cada uma o tornará diferente, único e compatível com o que quiser. Isso confundirá o desenvolvedor que sentirá diferenças ao emular um determinado app para cada tipo de Celular Android. Será aí que irão sentir que a falta de um Universo Sistemático no Android é um dos grandes erros da Google, enquanto que na MS, tudo estará mais fácil.

    Continuum nasceu para o Windows e é somente lá que ficará! Hah! Ganhamos essa!

  16. Vejo muita gente falando que a Samsung está copiando a Microsoft com o continuum sendo bem sincero se for assim a Canonical foi copiada pela Microsoft, pois ela tem essa ideia de implementar no Ubuntu e Ubuntu phone desde 2013. Mas concordo com o site no que diz respeito que os smartphones estagnaram de inovações e é preciso inovar essa tendência, o continuum é um caminho, realidade virtual outro e a própria evolução do hardware também. Acredito que várias empresas ditarão tendências, sendo a Microsoft uma delas, mas certamente não a única e sem muito disso de “o dispositivo móvel definitivo”…

  17. só posso dizer uma coisa pra galera ali embaixo…
    ANDROID DESKTOP, NUNCA SERÁ…

    E outra… eu prefiro mil vezes o windows 10 mobile do jeito que está, doque qualquer Android… to usando um ANDROID velho (GALAXY GRAN PRIME) porque meu L640XL foi roubado… e te falo…
    Só tem APPs mesmo. O Android é uma porcaria.
    Quanto eu mais uso o Android, mais saudades eu tenho do meu Lumia 640XL.

  18. uma geração de brutos e caros. Se estava estagnado, agora vai despencar.
    quem precisa de 250 de ROM pra rodar WhatsApp e Facebook?
    se não tiver tanta relevância, nn compensa comprar um novo.
    A questão é: Vai valer apena?
    Um continuum de verdade e bem feito, vale a pena…

  19. Essa matéria foi escrita por um lunático, assim como todo fã de WP, que se tornou uma seita religiosa extremista, que todo ano acredita na vinda de um salvador.

    WP é um sistema morto que tem apenas 0,6% do mercado! Tive que usar um Lumia 730 porque perdi meu LG G4, e me senti voltando pra era paleozoica dos smartphones, tudo mal feito, lento, pouco intuitivo, apps mal acabados, capados, genéricos, ruim demais.

    O cara vem me falar de futuro com WP? Faz-me rir… Esse sistema só não morreu porque ainda tem um ou dois malucos que juram que isso presta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *