Novas GeForce RTX 2080, 2080 Ti e 2070 anunciadas: salto de geração e revolução gráfica

No mercado de PCs, é muito raro encontrar “saltos geracionais”. Esse é um conceito mais associado a consoles e dispositivos integrados, forçados a continuar com o mesmo hardware até a próxima versão ser lançada. Por outro lado, no PC podemos mudar as peças sempre que quisermos; ou em um ou cinco anos depois.

Esses saltos são raros, mas não significam que eles não existam. O DirectX, a API da Microsoft para desenvolver videogames, costumava ser um bom indicador, por exemplo. Com a apresentação do DirectX Raytracing, vimos um salto semelhante; O uso de Ray-tracing, uma técnica que consiste em calcular os raios de luz que atingem objetos, provavelmente se tornará uma revolução nos gráficos para videogames.

Novos Nvidia RTX 2080 e 2080 Ti

Mas para alcançar o poder para o Ray-tracing é necessário, muito mais do que poderíamos imaginar, além de hardware especializado – isso no caso da NVIDIA nos PCs, a API DXR (DirectX Raytracing) da Microsoft é dita não precisar de um novo hardware. E para chegar ao futuro dos gráficos fotorrealistas, a Nvidia deu mais detalhes da sua arquitetura Turing e hoje na Gamescom, e anunciou as primeiras placas de vídeo para os consumidores baseadas nele.

Com o nome RTX em vez de GTX (por conta do RayTracing), a nova high-end da Nvidia usa arquitetura Turing RT e núcleos de alta performance, além da compatibilidade com ray-tracing.

Os dois primeiros modelos da nova família RTX são os de maior alcance. O RTX 2070, RTX 2080 e o RTX 2080 Ti; ambos são modelos que apontam para uma experiência premium, com resolução 4K e são compatíveis com jogos que usam ray-tracing em seus gráficos.

Ray-tracing, a revolução dos videogames

Podemos dizer, sem arriscar, que o Ray-tracing, será a próxima revolução nos videogames; Embora o conceito não seja novo, muito menos, tornou-se algo como o “Santo Graal”. Calcule como os raios de luz vêm de sua fonte, balanceie os objetos da cena e alcance o “olho” na tela de nosso computador, isso muda completamente a aparência dos nossos videogames. Tudo é um truque que engana o olho humano e já é utilizado em filmes de  Hollywood.

E isso não é um salto completo. Inicialmente, a Nvidia está comprometida com um processo híbrido, no qual as cenas ainda são renderizadas com base em polígonos; Essas imagens são aprimoradas com Ray-tracing, dando um toque realista à cena.

Durante o anúncio vimos algumas piadas: a Nvidia diz que recebeu muitos pedidos para possibilitar um console com gráficos que permitem o Ray-tracing. Por essa razão, ela anunciou que seu console DGX, de “apenas” US$ 60 mil dólares e quatro placas gráficas, seria colocado à venda. E depois do riso, ela anunciou o produto real: sua nova família chips gráficos Turing.

Turing chega ao balcão

Demonstração “Sol” da Nvidia e seu Ray Tracing

Claro, Turing já havia sido anunciado, é a mais nova arquitetura de chips gráficos da empresa. Hoje foi diferente. Hoje era hora de falar sobre os jogadores. E é aí que entram as RTX 2070, 2080 e 2080 Ti.

Além da Turing, a chave está nos núcleos RT, capaz de calcular 10 gigarays por segundo, dez vezes mais do que é possível calcular uma GTX 1080. Em comparação com DGX, com quatro gráficos Volt, um gráfico Turing superou amplamente.

O processo de renderização de uma imagem é completamente diferente, portanto as comparações não fazem sentido. Especialmente desde que os núcleos RT permitem reduzir em 10 o tempo necessário no ray-tracing.

A demonstração, chamada “Sol”, deixou todos boquiabertos; rodando em tempo real em uma GPU com Turing, apresentava uma iluminação altamente realista. Mas acima de tudo o que mais chamou a atenção é o efeito dessa iluminação em diferentes materiais, seja metal, vidro ou pele humana.

RTX 2080, 2080 Ti e 2070

Os primeiros modelos apresentados pertencem todos ao nicho top de linha. O principal protagonista é o chip TU102 da RTX 2080 Ti. Com 4352 núcleos CUDA, é uma fera que será capaz de executar qualquer coisa que pedirmos.

Dadas as exigências deste trabalho, ele carregará 11 GB de memória GDDR6 integrada, com uma largura de banda de 616 GB/s.

No entanto, devemos também aceitar o preço que isso implica. Os primeiros modelos do RTX 2080 Ti têm um preço aproximado de 1.200 dólares. Além disso, ele tem um TDP de 250 W, então precisaremos de uma fonte de energia potente para combinar.

Portanto, pode ser conveniente para nós descer um passo para usarmos o ray-tracing, com a RTX 2080 e seu chip TU104; Tem “apenas” 2944 núcleos CUDA e 8 GB de memória GDDR6 a 448 GB/s. Mas ainda tem os núcleos RT e tudo o que torna o 2080 Ti especial. E com preços que serão em torno de 800 dólares.

A mais recente placa de vídeo da Nvidia preparada para o ray-tracing é o RTX 2070: É um “modelo de entrada”, mas não podemos dizer que não é muito poderoso ou barato. É o mesmo chip TU104, mas com 2304 núcleos CUDA, não fica muito atrás, e também possui 8 GB de memória GDDR6 com a mesma largura de banda. O preço será em torno de 600 dólares.

Estamos enfrentando uma nova era nos gráficos 3D. Um salto que começaremos a notar nos próximos meses, quando chegarem os primeiros jogos compatíveis, que já estão em desenvolvimento. Além dos benchmarks, a Nvidia ensinou alguns títulos que chegarão em breve, como Shadow of the Tomb Raider.

É hora de ficar animado novamente.

Características técnicas das novas placas de vídeo da Nvidia:

GeForce RTX 2080 Ti

  • Chip – TU102-300A de 12nm.
  • Núcleos CUDA – 4352
  • Velocidade base – 1350 MHz.
  • Velocidade turbo – 1635 – 1545 MHz.
  • Memória – 11 GB GDDR6.
  • Bus de memória – 352 bits.
  • Largura da banda – 616 GB/s.
    TDP – 250 W
  • Preço recomendado – 1199 dólares.

GeForce RTX 2080

  • Chip – TU104-400A de 12nm.
  • Núcleos CUDA – 2944
  • Velocidade base – 1515 MHz.
  • Velocidade turbo – 1800 – 1710 MHz.
  • Memória – 8 GB GDDR6.
  • Bus de memória – 256 bits.
  • Largura da banda– 448 GB/s.
  • TDP – 215 W
  • Preço recomendado – 799 dólares.

GeForce RTX 2070

  • Chip – TU104-350 de 12nm.
  • Núcleos CUDA – 2304
  • Velocidade base – 1410 MHz.
  • Velocidade turbo – 1620- 1710 MHz.
  • Memória – 8 GB GDDR6.
  • Bus de memória – 256 bits.
  • Largura de banda – 448 GB/s.
  • TDP – 175 – 185 W
  • Preço recomendado – 599 dólares.

O que vocês acharam?

40 comments on “Novas GeForce RTX 2080, 2080 Ti e 2070 anunciadas: salto de geração e revolução gráfica

  1. Tinha visto a rtx 2080ti no anúncio por $999 e não $1199
    E certeza que essas novas placas vão dar um bom impulso pra que venham novos consoles, se não vai ser aquela coisa na geração passada de capar jogo no pc pra não ter uma diferença tão grande.
    Lembrando que o salto de GDDR3 e 4 pra 5 foi grande, e esse pra 6 pode ser bem alto também.
    Só de ver quase o dobro de Cuda da RTX 2070 pra RTX 2080ti já anima demais.
    Eu que tava juntando pra pegar um One X, já vou pensar melhor pra ano que vem pegar uma 2080ti.

    1. essa placa vai sair pelo menos 5mil aqui ou mais.. o console já ta 3mil… e até la ainda terá de comprar um hardware compatível com tal placa! então sei lá neh!

  2. E eu procurando preço de TV hoje nas Casas Bahianas, daí vc vai ver uma TV 4K e os vendedores não tem UMA TV sequer com a antena bem sintonizada lá pra vc poder ver a imagem boa…

    1. Se vc joga no PC eu aconselho pegar um monitor 4K da Samsung e não uma TV.

      Eu tenho o monitor 4K da Samsung e a TV 4K da Samsung. O monitor é melhor para jogar. Em termos de qualidade de imagem também é melhor.

      Isso no PC. Quando eu ligo o ps4 pro na TV fica legal. Embora eu normalmente ligo o console também no monitor, porque o tempo de resposta é ideal para jogar.

      Agora PC nessa TV da Samsung não fica tão bem a imagem, não comparando com o monitor.

      O monitor tem 10 bits de cor, contra 8 bits da TV. Não tem HDR, verdade, mas tem 370 nits de intensidade de cor, isso é praticamente um hdr do segmento de entrada. Na prática, posso dizer que a qualidade de imagem do monitor 4K da samsung é superior a de sua TV 4K. Sem falar a performance em jogos, imput lag, que no monitor é melhor.

      Obs.: estou falando do segmento de entrada em 4K. Não estou falando de QLED ou OLED.

        1. 1080p não vale mais a pena investir. Não se vc pretende jogar também, pois os jogos todos adiante terão sempre uma resolução maior que o full HD.

          Acredito também que as TVs feitas em 1080p hoje em dia não devem ter uma boa qualidade. Tipo o mercado todo está voltado para 4K, então ninguém vai investir mais em full HD. Logo, a chance de pegar um full HD capado é grande.

    2. Mas assim, se o foco for também ver filmes, aí a imagem da TV 4K da Samsung é melhor.

      A TV tem um melhor contraste.

      Mas se o foco é jogos, eu iria de monitor com certeza. E repito, no PC, não sei o motivo, mas a imagem nessa TV não fica tão boa. Já ligando no monitor 4K da Samsung, a imagem fica muito boa.

      Resumindo: foco em jogos e filmes? Então pega TV mesmo.

      Foco mais em jogos? Monitor 4K da Samsung. O preço do monitor é mais barato que da TV de 49 polegadas. Mil reais a menos. Em promoção até mais que isso a diferença.

    3. Muita gente não pega o monitor 4K da Samsung por “não ter HDR nele”. Bobagem.

      Por EXPERIÊNCIA, pois tenho a TV com HDR da Samsung, digo que NÃO FAZ FALTA o HDR no monitor, pois, como disse, ele tem uma qualidade de cor excelente. Tem 370 nits de intensidade de cor, além de 10 bits.

      HDR mesmo vc vai notar diferença numa QLED ou OLED. No monitor 4K não faz falta. O brilho das cores é muito bom.

  3. Esse lançamento em 2018 torna mais “real” uma nova geração de consoles em 2020.. Se os devs começarem a usar essa tecnologia os jogos nos consoles vão ficar bem atrasados graficamente comparados com o PC, sem contar que com a facilidade do ray-tracing pra compor as imagens (as sombras e luzes simplesmente funcionam) qnt mais gente usando placas com a tecnologia, mais capenga vai ficar os jogos sem essa opção habilitada.

    1. mas quem está enganando o consumidor não seria você? se um consumidor procura o melhor console do momento é o xbox one x e tem alguns jogos com qualidade alta em comparação aos pcs, como no caso do gears 4 e fh3, meu ps4 só apanha ?

    2. mas quem está enganando o consumidor não seria você? se um consumidor procura o melhor console do momento é o xbox one x e tem alguns jogos com qualidade alta em comparação aos pcs, como no caso do gears 4 e fh3, meu ps4 só apanha ?

    1. Para bater o one X basta o meu PC. Um PC de gama INTERMEDIÁRIO.

      RX 580 OC 8 GB
      16 GB de ram
      I5 7400

      Todos os jogos que rodo aqui são em qualidade superior ao One X.

      Pare de supervalorizar o console, meu amigo. Não vamos enganar o consumidor, ok?

      Esse papo de que precisa de um pc “super caro” para bater um console é MENTIRA.

      E se meter uma 1070 ali já fica bem na frente do One X. Já tive 1070 TI. Vendi ela e peguei a RX 580 e um ps4 pro. Achei melhor custo benefício, pois muito poder no PC não adianta, os jogos e os consoles limitam nesse sentido.

      O melhor custo benefício no PC, ao meu ver, é pegar o hardware do console atual mais poderoso e montar um PC um pouco melhor.

    2. No caso, muito do meu ganho é pelo processador, que é bem melhor que o do One X.

      Em termos de placa de vídeo, One X é basicamente uma RX 580. Mas 16 GB de ram e um processador mais encorpado acabam dando essa vantagem.

      Estamos falando aqui de um PC intermediário, ok? Um BOM PC, certamente. Mas não é high end.

      Então se One X já perde para um bom PC intermediário, comparar ele com um PC high end não faz sentido algum.

      Os valores serão bem mais caros num PC high end, pois é muito superior o produto. Normal. Além do fato de que um PC serve para mil coisas, não apenas jogar.

  4. “Além da Turing, a chave está nos núcleos RT, capaz de calcular 10
    gigarays por segundo, dez vezes mais do que é possível calcular uma GTX
    1080”

    Caracas, será animal.

  5. Esse diogo HF tem problemas kkk.
    Só falei das specs de largura de banda e o cara escreve 2 textões pra querer diminuir o X. Essa galera master race tem hora que são chatos demais.

    1. Ora, vc compara One X com um PC high end e quer oq?

      Tipo compara um carro popular com um carro high end, lógico que o preço é bem maior…..

      Sua comparação não faz sentido. Vc quis, sim, supervalorizar o console.

      Compare com uma RX 580 que será justo daí. Um PC com RX 580 custa um pouco mais. Mas não tanto assim, comparando com um high end. E um PC com RX 580 e a configuração que falei já fica melhor que o One X. Não muita diferença (são bem semelhantes), mas tem um ganho real sim. Por experiência digo, não tenho motivo para mentir, amigo.

      Abraço.

      1. Mas só falei que a placa 2080TI tem o dobro de largura de banda do que o X mas custa muito mais. Não valorizei nem rebaixei ninguém.
        Vc que tá assanhadinho querer impor que sua rx580 é melhor que o console.

        1. Impondo que a RX 580 é melhor? Dizer um FATO é impor?

          Se digo que Lula é bandido condenado pela justiça, estou impondo?

          Amigo, não sejamos fanáticos, ok?

          Vc fez uma comparação que, ao meu ver, é descabida.

          Já vi muita gente aí comparando o preço de um pc com 1080 ou 1080 TI com o One X, dizendo “olha, esse PC é melhor, mas é bem mais caro”. Ora, mas o que tem a ver uma coisa com outra? Comparar um carro popular com uma mercedez?

          Seu comentário é nesse sentido também.

          1. A cara não vou perder meu tempo mais com vc não se tem problemas.
            Não vou parar meu jogo mais por sua causa.

          2. xbox one x carro popular? popular nos consoles é o xbox one normal e ps4, o Xbox One x é o melhor console do momento

          3. Mano revê as bobeiras que você mesmo escreveu, em momento algum o cara comparou o X como um PC high end, ele só falou que a PV tem o dobro de poder do X mas que elas custa mais que o dobro do valor do console. Não sei da onde que você viu que o cara comparou com pc high end e carro wtf? Aproveite e joga um RDR2 aí no pc no final do ano pra relaxar.

          4. RDR2 eu vou jogar no ps4 pro. No PC eu jogo o resto tudo. Acho bem melhor jogar no computador que em qualquer console.

            Joga Crysis 1 no teu console, joga Squad (jogo feito com ajuda do exército americano), Arma 3, joga Scape from Tarkov (fantástico). Enfim, seu argumento não cola. Aliás, se comparar bem, ,sem fanatismo, vai ver que o PC está cheio de exclusivo bom que não roda no XBOX. Já todos os games do XBOX rodam no PC. Acho que só Halo 5 fica de fora, por enquanto.

            Estou jogando Ryse son of Rome no PC, por exemplo.

            A comparação dele foi esdrúxula sim. Para bater One X basta um PC intermediário com RX 580. Sendo que uma 1070 já dá uma boa sobre sobre o One X. Então ele citar essa placa aí que estão fazendo e comparar preço não faz sentido algum. Tentativa de supervalorizar o console.

          5. Perto do PC que ele quis comparar é um carro popular. Aprende a ler.

            E como disse, um pc com RX 580 que é INTERMEDIÁRIO, não é high end, já fica melhor que One X. Se mete uma 1070 então aí sobra bem.

            Parem de supervalorizar o console comparando preços. PC é mais caro porque é muito melhor, um produto muito melhor, tanto em jogos como para funções em geral. Produto melhor, preço mais elevado. Normal.

        2. Ora, mas se tem o DOBRO, só pode custar mais. Vc queria que custasse menos?

          Então vc posta coisas óbvias na net, isso? Qual o sentido de postar o óbvio?

          Se One X não pode ser comparado nem com uma GTX 1070, imagina com essa placa aí?

          1. Meu deus 1 semana se passou e vc ainda está chorando sobre esse assunto???kkk
            Vou te bloquear pois vc é muito estranho!!! Sai pra lá.

  6. VEJO UM ANIMAL COMPARANDO A PLACA DE VIDEO COM O CONSOLE, PQP AI VEM MINHA PERGUNTA A PLACA FUNCIONA SOZINHA ? SEM PROCESSADOR, MEMORIA, PLACA MÃE, FONTE, RESPOSTA NÃO JUMENTO, O XBOX ONE X RODA A 4K COMPLETO E CUSTA 499 A PLACA DE VIDEO 599 SOMENTE ELA SEM AS DEMAIS PEÇAS, SÓ ISSO, DIFÍCIL DE ENTENDER OU TEM DEMÊNCIA ? CADA PONEY FANBOY QUE APARECE, ISSO AI É SONYSTA ENRUSTIDO

  7. Muita gente criticando esse Ray Tracing ai.. e há uns teste que isso come uns 30 FPS…loucura.
    por enquanto o jeito é deixar desativado.. ^^^^…claro temos que ver a competência na pratica essas placas..mas provavelmente as pessoas vão ter que escolher 4k ou ray tracing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *