O ano de 2018 da Microsoft em análise: o bom, o mau e o feio

Bem-vindo a 2019, e a Microsoft inaugura o ano como a empresa mais poderosa do planeta… mas como tudo isso aconteceu? Quais produtos foram lançados? O que deu certo e o que deu errado? Bem, é justamente isso que vamos analisar aqui. Apesar da Redmond ser a maior potência financeira mundial da atualidade, ela ainda não é perfeita e esperado que em 2019 as coisas fiquem ainda melhores.

Como início de 2019, hoje é o momento perfeito para olhar para trás em tudo que a Microsoft alcançou e perdeu nos últimos 12 meses. Este ano tem sido muito bom para a Microsoft e, até o momento, a Apple foi deixada para atrás já que seus iPhones não seguraram o sucesso da empresa de Bill Gates. E apesar de a Microsoft de Steve Ballmer ter permitido à Apple e ao Google dominarem o mercado de celulares, a Microsoft de Satya Nadella é um monstro completamente diferente que conseguiu encontrar muitas outras fontes de crescimento.

Apesar dos excelentes resultados financeiros trimestre a trimestre, houve algumas áreas menos brilhantes neste ano. Farei o meu melhor para destacar o que é bom, o que é ruim e o que foi feio para a Microsoft em 2018.

O bom

A nuvem e as coisas da empresa

Como esperado, o Azure e o Office 365 continuaram a crescer muito rapidamente esse ano, e esperamos que isso continue em 2019. Embora o Azure esteja em expansão, tenha em mente que ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a líder de mercado AWS. A Microsoft está bem ciente dessa realidade e a primeira aquisição da empresa em 2018 foi a Avere Systems, uma empresa especializada em infraestruturas de nuvem híbrida.

Se o Office 365 continuar sendo um negócio muito importante para a Microsoft, a empresa continuou a promover intensamente sua oferta “Microsoft 365” este ano. O Microsoft 365 é um pacote corporativo completo que inclui o Windows 10, Office 365 e Enterprise Mobility + Security, e devemos continuar a ouvir muito sobre isso em 2019.

O Microsoft Teams, concorrente do Slack da empresa, também alcançou novos marcos este ano. Atualmente, 329.000 organizações estão usando equipes em todo o mundo, incluindo 87 das 100 empresas da Fortune. De acordo com um estudo recente da SpiceWorks, espera-se que o Microsoft Teams experimente os maiores aplicativos de bate-papo colaborativos de crescimento nos próximos dois anos.

Surface

Surface família, Microsoft

A Microsoft lançou vários novos modelos Surface este ano, incluindo o acessível Surface Go, o Surface Pro 6 e o ​​Surface Laptop 2. Desde o seu lançamento em agosto, o Surface de 10 polegadas já se tornou o quarto dispositivo Surface mais popular de acordo com a AdDuplex à frente do Surface Pro 6.

Surface é agora um negócio de bilhões de dólares para a Microsoft, e a empresa também se tornou uma das cinco maiores fabricantes de PCs no mercado norte-americano este ano. Com o lançamento de novos acessórios, como o Surface Headphones, a Surface está se tornando uma marca de estilo de vida com produtos premium que podem facilmente rivalizar com os da Apple. Quando você se lembra de que o primeiro dispositivo Surface foi lançado há apenas seis anos, essa é uma grande conquista.

Mesmo que haja muito o que gostar sobre os dispositivos Surface, eles também receberam críticas por serem difíceis de consertar, e a falta de portas USB-C no Surface Pro 6 e Surface Laptop 2 é realmente difícil de justificar em 2018. Com sorte, é algo que a Microsoft finalmente abordará com a próxima geração.

Alguns ótimos aplicativos para dispositivos móveis

O Windows Phone ainda está inativo em 2018, mas isso não é um problema tão grande assim, já que agora a Microsoft oferece suporte total a dispositivos iOS e Android. O Android obviamente se tornou o sistema operacional móvel preferido da Microsoft atualmente, e a empresa conseguiu criar ótimas sinergias entre os PCs com Windows 10 e os telefones Android, graças a aplicativos como “Your Phone”.

O Microsoft Edge é outro aplicativo que recebe atualizações frequentes no iOS e no Android, e se tornou uma parte essencial do ecossistema da Microsoft graças a novos recursos, como a integração do Timeline. Teremos mais sobre o Microsoft Edge abaixo, mas se você ainda não experimentou o navegador da Microsoft no iOS e no Android, realmente deveria.

Xbox

No ano passado, a empresa provou que está finalmente pronta para trazer mais jogos exclusivos para a marca. A gigante de Redmond adquiriu vários estúdios de jogos este ano, incluindo Playground Games (Forza Horizon 4), Undead Labs (State of Decay 2), Ninja Theory (Hellblade: Senua’s Sacrifice) e Obsidian Entertainment (Fallout: New Vegas). Não nos esqueçamos do The Initiative, um novo estúdio liderado pelo antigo chefe do Tomb Raider, Darrell Gallagher, que contratou grandes talentos este ano.

Espera-se que muitos novos jogos exclusivos estejam no pipeline, mas enquanto isso o Xbox continua liderando na frente de serviços em termos de qualidade. Todos os jogos first party da Microsoft Studios já estão disponíveis no primeiro dia no Xbox Game Pass, e o serviço de assinatura também recebeu muitos jogos incríveis da Bethesda, Square Enix, Capcom e muito mais este ano.

A Microsoft também se esforçou para tornar o jogo mais inclusivo em 2018, começando com o controle adaptativo do Xbox. Inspirado por um hackathon interno, o controle acessível foi classificado como uma das principais invenções de 2018, e esperamos que a indústria de videogames siga a liderança da Microsoft em um futuro próximo.

Graças à Microsoft, o crossplay também não é mais um assunto tabu. Depois de meses de notícias ruins, a Sony finalmente aceitou e permitiu o cross-play entre os jogadores do PS4 e Xbox One no Fortnite. Ainda não está claro se outros jogos se seguirão, mas os desenvolvedores de jogos como a Blizzard e a EA já demonstraram interesse em trazer suporte para o cross-play em seus jogos. Os investimentos no Xbox estão em alta como nunca e a marca também está cada vez mais lucrativa.

O ruim

Windows 10

Os lançamentos fracassados das atualizações do Windows 10 de abril de 2018 e de outubro de 2018 definitivamente foram o ponto mais negativo do ano. A Microsoft ter que pausar o lançamento da Atualização de Outubro de 2018 devido a um bug que excluía arquivos foi um desastre para a empresa, e esperemos que tenham aprendido com os erros.

Apesar de ter milhões de testadores beta no programa Windows Insider, há uma sensação contínua de que a qualidade das principais atualizações do Windows 10 vem diminuindo ao longo dos anos. Isso forçou a Microsoft a ser mais cautelosa durante o lançamento da Atualização de Outubro de 2018, que a partir deste mês pode estar sendo executada em menos de 10% dos PCs com Windows 10 de acordo com o AdDuplex.

Talvez o Windows 10 precise de uma atualização “iOS 12”: menos recursos novos, mas um foco maior em estabilidade e design consistente. E sim, eu ainda acho que o tema escuro no macOS Mojave é muito melhor que o do Windows 10. Este ano, vamos dar alguns pontos positivos para Apple também.

Microsoft Edge

O Microsoft Edge deveria ser o navegador moderno e leve da empresa que pode finalmente substituir o Internet Explorer, mas até agora os usuários do Windows 10 continuaram a preferir o Google Chrome, o Firefox e outras alternativas. O ritmo lento das atualizações sempre foi um grande problema, mas os sites que não estão sendo otimizados para o mecanismo EdgeHTML. Bem, a Microsoft finalmente desistiu de edgehtml, e a empresa planeja lançar uma versão com base de Chromium do Edge do próximo ano, que também será executado em MacOS e versões mais antigas do Windows.

Isso deve ser uma boa notícia para os usuários do Edge, que terão um navegador melhor compatível com todas as extensões do Chrome, mas definitivamente não é uma ótima notícia para a web. Foi muito ruim quando todos os sites foram otimizados para o Internet Explorer, e em breve poderemos acabar na mesma situação em que o Chromium e o Google Chrome se tornam o padrão de fato. A decisão da Microsoft deixará a Mozilla e seu mecanismo Quantum como a última alternativa para os navegadores baseados no Chromium e para o Safari baseado no Webkit da Apple.

PCs sempre conectados

Vimos os parceiros OEM da Microsoft lançarem o primeiro Windows 10 em PCs ARM este ano, e a primeira geração foi bastante decepcionante. Todos esses Qualcomm Snapdragon 835-powered (um chip de smartphone) foram overpriced, oferecendo desempenho decepcionante quando rodando aplicativos Win32 emulados.

As coisas ficaram um pouco melhores com os dispositivos de segunda geração que usam o chip Qualcomm Snapdragon 845 mais potente, mas o Windows 10 em PCs ARM ainda não oferece uma relação preço/desempenho boa o suficiente para a maioria dos consumidores. As coisas devem mudar assim que os desenvolvedores começarem a compilar seus aplicativos para a arquitetura ARM64, e esperamos ver o Google Chrome e outros navegadores rodando nativamente no Windows 10 em ARM no próximo ano. Enquanto isso, você provavelmente deve guardar seu dinheiro e esperar por novos modelos equipados com o próximo chip 8cx da Qualcomm.

A Microsoft deixou seus parceiros OEM liderarem a cobrança este ano, mas esperamos que a empresa lance seu primeiro Surface ARM este ano, mas provavelmente é bom que a Microsoft tenha evitado outra situação do Surface RT com um produto comprometido.

O feio

A Loja Microsoft e os Aplicativos UWP/PWA

Depois de todos esses anos, a Microsoft Store ainda está em péssimo estado. Aplicativos e jogos de qualidade ainda são difíceis de encontrar, e a experiência geral não melhorou muito desde 2015. A partir de hoje, o aplicativo da Microsoft Store frequentemente se esforça para baixar grandes aplicativos e jogos e, como muitos outros aplicativos UWP, demora para usar.

Com os desenvolvedores de aplicativos negligenciando a plataforma UWP da Microsoft, esperava-se que a empresa preenchesse a lacuna com os Progressive Web Apps (PWAs) usando o rastreador do Bing. No entanto, isso realmente não aconteceu este ano.

Ironicamente, os melhores aplicativos que você pode encontrar na Microsoft Store hoje são aplicativos de desktop em ponte, como o iTunes, o Spotify ou os próprios aplicativos de desktop do Office da Microsoft. No início deste ano, a empresa anunciou que estava suspendendo o trabalho em seus aplicativos Office Mobile UWP, o que provavelmente conta muito sobre o desinteresse geral pela plataforma UWP. É um preço que a empresa teve que pagar ao matar o Windows Phone e não tentar mais fortalecê-lo.

Cortana

Neste ponto, a Cortana se tornou o novo Windows Phone. O assistente digital ainda tem seus fãs, mas está sendo ignorada pela maioria dos consumidores, desenvolvedores e pela Microsoft. Apesar do lançamento em 2014, a Cortana está atualmente disponível apenas em 13 regiões em todo o mundo. Esta é uma grande oportunidade perdida para a Microsoft, e é quase como se o assistente digital tivesse sido focado no PC por muito tempo.

Embora a Amazon e o Google tenham lançado muitos dispositivos inteligentes ao longo dos anos, só vimos a Cortana aparecer no Harman Kardon Invoke e no termostato inteligente GLAS. Duvidamos que outros fabricantes considerem integrar a Cortana em seus produtos no futuro, e eles realmente não precisam: a Microsoft se uniu à Amazon para integrar a Cortana com o Alexa, e o assistente digital da Amazon agora está disponível nos PCs com Windows 10, bem como consoles do Xbox One.

Em suma

A Microsoft realmente conseguiu muito este ano, apesar de, do ponto de vista do consumidor, parecer que o Windows 10, a Cortana e outros produtos estão em segundo plano. É verdade que o Windows não é tão importante quanto há 10 anos, mas a empresa ainda se preocupa muito com software. Com a Redmond agora produz seu próprio hardware, a empresa não pode deixar de inovar na frente do software.

Note que os lado ruim e feio teriam sido sanados caso o Windows Phone tivesse dado certo, e como dito acima, é o preço que Nadella resolveu pagar. É realmente esperado que a Microsoft volte de uma forma diferenciada nos próximos anos, e estamos ansiosos por isso. Do lado bom, a nuvem, Office, Xbox, apps móveis e Surface estão em alta, e até o próprio Windows continua até mais de um bilhão de usuários.

2019 deve ser um ano ainda mais interessante para os fãs da Microsoft graças aos novos hardwares Surface e Xbox, um novo Hololens e talvez um dispositivo móvel dobrável baseado no Windows. É esperado ainda que até 2020 a Microsoft finalmente lance seu novo sistema operacional e comece uma nova era na história do Windows. Há também o Project xCloud, o novo serviço de streaming de jogos da empresa que funcionará em todos os dispositivos, incluindo smartphones e tablets. Por último, mas não menos importante, depois que a empresa adquiriu o LinkedIn e o GitHub, não podemos esperar para ver qual será a próxima grande aquisição da Microsoft. Se prepare, 2019 tem tudo para ser mais um grande ano já que a Microsoft está mais poderosa do que nunca.

95 comments on “O ano de 2018 da Microsoft em análise: o bom, o mau e o feio

  1. Estou no hype do Xcloud, antes mesmo de ter sido anunciado. Pois o Xcloud será o outdoor do game pass (e o game pass pra quem não sabe é o outdoor do exclusivos Microsoft).

  2. Foi um excelente resumo sobre o ano da Microsoft. Espero que esse seja melhor é que eles me convençam a mudar de fez para o Windows 10.

  3. ótimo ano para os acionistas da MS e péssimo ano para os gamers fãs de Xbox como eu…durante todo 2018 me diverti muito mais no meu PRO que no project scorpio …não é à toa que a Sony ganhou tanto mercado frente ao xbox nessa geração

    1. Gamer fraco. O Pro teve 2 jogos bons(exclusivos) o ano inteiro e vc so se divertiu nele por isso? So jogou 30h esse ano? Meu One X recebeu diversos jogos por preços irrisórios no Game Pass e outros multiplataformas, todos com qualidade muito superior a qualquer playstation e a maioria bem mais baratos.

      1. eu gostei do goty, gostei de spider man, gostei de Detroit, joguei GT sports só em 2018 e tbm vlw a pena, joguei vário games triple A entregues na Plus e ainda ficaram pendentes o novo dragon quest, o kingdom hearts 2.8, e o ni no kuni 2…enquanto isso no xbox só o horizon 4 me surpreendeu, os demais como tomb rider shadow e Far cry 5 ficaram iguais em ambos, o Red dead só joguei no one e não vi nada demais, é uma boa história, e bons graficos mas o gameplay quer abraçar o mundo e desanda…resumindo: o PS4 novamente foi superior, mas diferente da opinião da massa aqui, eu jogo em ambos antes de bostejar, diferente de uns aí q só jogam o one fat e querem dar opinião de PS4 via youtube…

        1. Oi? Amigo, vc citou jogo antigo, citou remaster de jogo de 10 anos atrás, citou JRPG e só 2 exclusivos do ano q prestaram. Se for por isso eu posso dizer q só esse ano zerei Forza 2-4, a série Halo, a série Gears e todos os outros exclusivos da MS como Sunset Overdrive. E daí dizer q esse ano Xbox foi melhor, pq pra mim “valeu a pena”. Ao msm tempo menosprezou o melhor jogo da geração mas enalteceu Gran Turismo( o Flop do gênero racing q nem desse ano é) Tá vendo? O problema não é o Xbox, O Problema é Vc!. Seu gosto é podre amigo.

          Abraços

    2. Como jogador e fã de jogos, o Xbox mais uma vez ultrapassou minhas expectativas e entregou a melhor e mais acessível experiência em jogos. Sem sombra de dúvidas o Xbox é o melhor sistema de jogos que existe atualmente.

      1. eu mostrei diversos exemplos do pq o PS4 é superior, vc aceita se quiser, porém pra dizer se determinada plataforma é melhor que outra é preciso jogar em ambas e isso eu faço bastante, e vc? joga tbm ou é Maria vai com as outras do Windows club?

    3. Só li verdades, mas a ovelhada não aceita essa realidade, já começam com o papo que vendas não importam, notas, prêmios exclusivos… nada importa, não é atoa que o Switch já esta atropelando o Xbox.

    4. Eu como jogador me diverti muito no xbox onde, mesmo sendo o Xbox one F (Fat), tanto em serviços quanto em jogos, o gamepass foi a melhor coisa para mim, no momento estou instalando Ark, finalizando todos os gears e Halo e Life Is Strange, respeito sua opinião mas dizer que foi um péssimo ano foi idiotice, além de mais de 150 jogos gratis na gamepass, ainda tivemos bons exclusivos como Forza Horizon 4.
      Obs: É Xbox one X e não Project Scorpio.

    5. Ótimo ano para os consumidores da MS e Xbox, GP, Live estável, novos jogos, controles, Skin Xbox X, adições de funcionalidades, mouse, teclado e uma porrada de outras coisas. Sony fez o que por seus consumidores?

      Jogos? Listinha? O quinto jogo mais jogado este ano pelos Sonystas foi um jogo chamado Minecraft, que inclusive é de quem? Único exclusivo da Sony que entrou na lista dos top 10 de 2018 foi um remaster que ficou em OITAVO lugar.

      Então, se você se divertiu muito, foi com os multis ou jogos que a maioria não joga, logo, seu comentário não desqualifica o que a MS e o Xbox fizeram pela comunidade.

      1. mouse, teclado, skin, e outras funcionalidades que vc nem usa…eu estou pouco ligando pra isso, e a PSN está tão estável quanto a live, a superioridade do xbox live existia 2012, 2013, hoje é tudo mesmo nível, mas como vc vive no mundinho xbox não sabe…e o que muda na qualidade dos exclusivos do PS4 o minecraft ser o quinto mais jogado? já viu o valor do minecraft? é 20 conto, já viu a quantidade de fãs? não muda o fato de que o PS4 tem games com muito mais qualidade, ah se o xbox one fosse tão bom, pq é que ele sempre toma surra em todos os dados de vendas e nunca teve um game exclusivo sequer considerado o melhor do ano?

        1. kkkkkkkkkkkk PSN estável? kkkkkkkkkkkkkkkk o resto é só seu choro molhando o teclado… mesmo nível? Campeonato de FIFA que tiveram que trocar PS por Xbox que o diga kkkkkkkkkkkkkkkkk

          Sim, amigo. Mine só PROVA E ESFREGA NA SUA CARA QUE OS JOGOS MAIS JOGADOS NÃO SÃO EXCLUSIVOS. Aliás, é listinha que tanto se vangloriam e tem uma merda de um remaster em oitavo lugar. kkkkkkkkkkkk

          PS4 torradeira com mais qualidade? kkkkkkkk Sistema Operacional é o mesmo desde o PSP de 2007 kkkkkkkkkkkkkk

          Serviços e funcionalidades que não usa? O mercado te provou ao contrário com GP, Cross, Play Any, kkkkkkkkkkkkkkk

          Gol vende mais que Ferrari e nem por isso é melhor. PS com a base maior, ainda tem trimestre que perde em RECEITA PARA O XBOX (SÓ PESQUISAR) KKKKKKKKKKK

          GAME MELHOR DO ANO QUE A SUPER MEGA BASE FAZ RECOMPRA E NÃO ATINGE NEM 10% DA BASE KKKKKKKK

          FELIZ 2019, CHORÃO… Aceita que dói menos…

          Abraço!!!

          OBS: Perdeu a credibilidade ao dizer que PSN e PS4 são melhores em algo. Nem vou me dar ao trabalho de esfregar na sua bunda as diferenças, até porque, já sabe, só não aceita.

          Sonysta é quem nem corno manso, sabe que a mulher está com outro, mas não admite que está levando chifre. kkkkkkkkkkkkkkkkk

          1. Gol vende mais que Ferrari….kkk coisa de criança analfabeta!
            tento te explicar:
            Ferrari é um mercado e e gol é outro…one e PS4 sim, são parte de um mesmo mercado, apesar denão parecer, pois a superioridade do PS4 é absurda.
            Típico de um caixete: burrice!
            Se eu for discutir já vi que só vou perder tempo, porém deixo algo pra vc refletir:
            Psnow gera mais receitas que ea acsses e gamepass juntos
            PS4 teve exclusivos candidatos à goty em todos os anos da geração enquanto o one nunca teve, vai ver que os exclusivos do one são tão bons que seria covardia entrarem na votação.
            Já está provado que o PS4 vende 3x mais na Europa, será que todo mundo lá, consumidores em países de primeiro mundo são tão burros assim? e vcs do Windows club os inteligentes?
            A qualidade gráfica do PS4 foi superior ao one por quatro anos e só agora com o one x que se equilibrou, porém foram 04 anos tomando pau…
            Reflita um pouco nestas questões e depois volta aqui…

          2. Well… well… well

            Achei que entenderia a comparação, mas, devido a sua resposta, vou lhe ajudar… não deveria, mas vou lhe ajudar.

            Seu texto:
            *Ferrari é um mercado e e gol é outro

            Ambos são carros, ambos nasceram para o mesmo propósito, logo, a comparação se refere sobre o abismo entre o que um oferece e outro. O ecossistema da MS é muito mais completo e nem se compara com o lixo que a Sony empurra para seus fãs.
            (Acho que nem precisava explicar… mas, a criança a qual se refere e ainda chama de analfabeta, deu uma lição válida para o mega adulto burro que és).

            PS4 não é superior em nada. Até pode ser, na sua cabeça e no seu mundinho fechado. Quantidade de vendas? Sério mesmo que insiste nisso? Acabou de levar um tapa na cara acima e ainda insiste nisso?

            A superioridade gráfica a qual se refere no começo da geração é sim uma verdade, mas, para você ver a evolução entre um e outro, veja os jogos que foram otimizados para o One ao longo dos anos. E no PS4? Que evolução tivemos? Sim, digo tivemos porque tive um e comprei um para o meu sobrinho, que aliás, está aqui em casa.

            PS4 vs X? kkkkkkkkk cara, sua doença é algo a ser levado aos especialistas, Sério que quer comparar PS4 com X? kkkkkkkk

            Listinha? Ops… remaster em oitavo lugar e Mine da MS em quinto como mais jogados em 2018 nos consoles da Sony… kkkkkkkk

            Receita? Pesquise por trimestre, se é que você sabe o que significa. Veja que legal ver a MS dando surra de pau mole com uma base menor em alguns trimestres. Live tem mais usuários que Plus… sem chance para comparar algo aqui.

            Aceita quem tem juízo, ignora quem desconhece…

            Sem mais para o devido momento!!!

            Sonysta, todo dia levando de 7 x 1.

          3. “Ferrari e gol nasceram para o mesmo propósito” kkkk frase de um caixete frustrado, eu ia discutir tudo que escreveu, mas para discutir com um burro precisamos ter um equino do outro lado…

          4. É parça… os dois não são iguais, nem são carros, são naves espaciais e seguem propósitos diferentes. kkkkkkkkkk Seu desespero em querer ter razão em algo na vida me dá dó… senta no “colito” do papai aqui que eu te ensino em como ser um grande homem. Vem… bb kkkkkkkkk

          5. mds é muita burrice para um caixete só,
            Ferrari e gol não fazem parte de um mesmo mercado, por acaso vc acha q quem compra um gol tbm compra ferrari e vice versa?
            já no caso de xbox e ps quem compra um pode optar por comprar o outro, logo ambos são o mesmo mercado e se o PS4 vende muito mais que o xone principalmente em mercados de primeiro mundo, onde inclusive muitos julgam ter uma população mais inteligente, podemos entender o pq vc defende a merda do xbox

          6. foda mesmo é ter frustrações seguidas e ainda ter de defender a merda de console que a mamãezinha comprou em 12x na casas Bahia….

          7. “Ferrari e gol nasceram com o mesmo propósito ”
            mano eu ia debater, mas é perda de tempo
            volta lá pro xlixo

          8. Eu estou onde quero estar e você? Faz o que aqui? Se frustrando todos os dias para que? Sadomasoquista? Leva ferro de todo mundo aqui e ainda volta? Eu hein…

            Tem louco pra tudo… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          9. eu venho no windows club pq tenho um one x e sempre torço por uma news interessante, mas é sempre notícia de skin, novos controles e games de 5 anos atrás vindo para o gamepass…então já que nunca vem jogo bom, eu fico me divertindo com vcs lunáticos chorões que só jogam joguinhos de merda e ficam putinhos quando o ps4 lança um goty todo ano…

          10. “ain…vou dar block pq ele faz eu chorar falando as verdades sobre meu consolezinho…”
            saí daí seu viadinho

  4. Essa neura com a Microsof Store no windows eu acho uma besteira tão grande.
    Windows sempre foi te dar a base, e deixar o usuário decidir onde e qual programa baixar.
    Uma store pra tudo pode ser prático pra uns, mas pra maioria dos usuários já tem o seu .exe favorito.
    E mesmo que tenha na Store, eu ainda prefiro a versão padrão.
    Store pra mim serve somente como loja mesmo, pra jogos.
    Comprei tanto FH3 e FH4 e nunca tive problema algum, baixa tudo certo, e nem percebo quando tem atualização. Na do Tresure Island mesmo, eu me liguei que tava pra lançar e fui olhar na loja e já estava baixado.
    Maioria que reclama da Store é quem tem windows pirata.

    1. Pôneis reclamam do Xbox Mil Grau, mas o problema é que a Sony dá a piada de bandeja pros caras hahaha, quando o Capim foi jogar a DLC do TLOU ele ficou uns 45 minutos só esperando uma atualização gigantesca de… 445MB.

  5. Realmente, ter perdido o advento do smartphone foi o maior erro da MS. Ha mais smartphones do que pessoas! Nao comprou o Android também.

    Eu so tive smartphone MS ate hoje. Meu primeiro foi o 720, depois 920, e agora o 730, eu vi aqui como eh o Android num Samsung Galaxy J7 Duo que comprei pra minha mae, nossa eh um lixo!! Todo sujo, bagunçado, branco, cheio de texto, cheio de textão, POPUP de publicidade!! pipocando e tomando a tela toda, achei uma bosta, por isso que dizem que Android puro eh melhor, eu nunca nem vi. A minha mãe fuçava no Lumia inteiro, tinha o que era essencial pra ela, agora ela até desanima de fuçar, muita coisa pra ler seloko.

    1. O Android é uma bosta, mas as pessoas gostam porque o Google é nosso amiguinho.

      É graças à Google e sua linguagem antitexto que estamos regredindo ao tempo das pinturas rupestres.

    2. Não gostei do Android puro. Uso Android com a Samsung Experience similar a esse Samsung que você comprou e acho ótimo. Gostava do Lumia, mas hoje em dia para mim não tem utilidade alguma.

  6. A Microsoft produziu nesta geração o console mais poderoso já feito, capaz de rodar jogos em 4k nativo e/ou 60 fps – as melhores versões dos jogos estão no XONE X; nunca a diferença de resolução e desempenho foi tão grande numa plataforma como agora. Criou e ampliou políticas “prossumidor”, como a retrocompatibilidade – cada vez com mais jogos disponíveis; o Game Pass – onde se pode jogar todos os jogos exclusivos no dia do lançamento, além de jogos de várias outras produtoras, num rodízio que é uma vantagem do serviço, sempre com boas opções novas todos os meses; e o EA Access, onde se pode jogar jogos da EA – inclusive FIFA. Todos esses serviços tornam a plataforma XBOX a melhor em custo-benefício, onde se tem mais acesso e opções pra se jogar jogos. Consolidou a Live como a melhor rede online, mais segura e estável. O console recebe atualizações de sistema com frequência, numa dinâmica que o torna mais prático, moderno e intuitivo. Tem diversos recursos que melhoram a qualidade de gameplay, como o HDR, o Dolby Atmos, e agora disponível o DirectX 12 – que trará melhorias de desempenho reduzindo a sobrecarga do processador; e outros. Fez a melhor E3 em 2018 e uma das melhores de sua história, e outros eventos importantes durante o ano. Contratou vários novos estúdios e montou um novo estúdio – The Initiative, com a intenção de variar seu catálogo de jogos exclusivos e tornar o Game Pass um serviço único e imbatível. E muitas outras novidades, como o projeto xCloud pra o futuro, por exemplo. A plataforma XBOX carrega para os próximos consoles os jogos em mídia digital e mídia física juntos – por causa da retrocompatibilidade, e quem já é usuário entra na próxima “geração” com uma grande biblioteca de jogos disponível – todos seus jogos irão juntos (isso “não tem preço”!). E a partir dos próximos anos os jogos dos novos estúdios começarão a ser lançados, todos entrarão no Game Pass no dia do lançamento; e a Microsoft terá potencial para lançar vários jogos exclusivos ano após ano, com muito mais frequência. Quem optou por ter um XONE nesta geração geralmente vem de uma decisão consciente; na maioria das vezes é uma opção de “opinião”; sabe que está tranquilo, pois o futuro da plataforma é promissor. Do ponto de vista do “consumidor”, a Microsoft ganhou a atual “geração”; e já sai na frente na próxima.

    1. Do ponto de vista do “consumidor”, a Microsoft ganhou a atual “geração”; e já sai na frente na próxima. Sou usuário xbox/windows e discordo plenamente.

        1. “Consumidor”, as duas coisas que acho “eu” mais importantes vendas… PS4 90 milhões, Jogos Ainda nesta geração exclusivos melhores na plataforma da Sony, o único que não tem pra ninguém do lado verde FH4, sem fanboiolismo, na esperança do ano que vem a microsoft com a compra de vários estúdios trazer varias ips de qualidade para nosso lado verde.

          1. Seu argumento já está errado a apartir do momento que vc impoe gosto pessoal aos outros. Pq os exclusivos da sony e fh4 são incontestaveis? vc jogou?

          2. em nenhum momento impus nada le direito, já disse “eu” que significa – na minha opinião, cada um com a sua, e sim joguei a maioria dos exclusivos da Sony e tenho o FH4. Já que o “consumidor” em questão sou eu.

          3. “Vendas” não me beneficiam como consumidor. Inclusive, podem até atrapalhar, se o console for uma merda como o PS4 e sua rede horrorosa. As tais “vendas” também fizeram a Sony lançar um PS4 Pro capado.

            Uma viagem no tempo pelo Xbox Mil Grau nos mostra que os trolls antigamente (por volta de 2016) argumentavam com poder (pois a Microsoft é quem tinha os jogos!) e hoje o argumento mudou pra jogos porque perderam o poder.

            No fim de ano de 2016 a Microsoft lançou nada menos que Gears of War 4, Forza Horizon 3 e ReCore. Já a Sony teve Persona 5 (piada, né) e The Last Guardian (flop).

          4. não diretamente e sim indiretamente, quanto maior a base instalada, mais jogos vendidos, marketing melhor e outras coisas mais, parei de ler na parte XBOX MIL GRAU, agora não podemos analisar 2016 e sim a geração por completo.

          5. Você parou de ler porque não sabe interpretar. Em nenhum momento usei argumento da XMG pra defender minha posição. A ideia era relatar o que os trolls falavam em 2016 e o que hoje vocês falam em 2019. 🙂

          6. Sobre base instalada, sim, a única “vantagem” em vender consoles é ter uma base instalada maior; isso dá à fabricante mais potencial de vendas de jogos e serviços, que é o que realmente dá lucro a ela. Pq vender consoles tb não dá lucro. Elas abrem mão desse “lucro”, pra oferecer o console no menor preço possível, justamente pra receber depois esse “potencial de vendas de jogos e serviços”. Mas apesar disso, vender consoles não traz recursos a eles. E é nisso que coloco meu ponto de vista e quero que você entenda, mesmo que discorde.

            E quanto ao marketing, nisso eu realmente acho que a MS precisa melhorar, e muito. A Sony realmente sabe fazer “marketing”, e dos bons, e isso ajuda muito na venda de jogos e consoles depois.

          7. De onde você tirou que “vendas” define uma geração? Se você, mesmo sendo um consumidor, quiser olhar pelo ponto de vista da fabricante, tudo bem, é seu critério e eu respeito; mas do ponto de vista mais importante, que é o consumidor, a plataforma XBOX é superior praticamente em tudo. E esse negócio de “jogos exclusivos” é só o fator utilizado pra influenciar e alienar a maioria. Jogos exclusivos representam muito pouco na biblioteca de jogos de uma plataforma; e é algo cíclico, um ano bom, outro ruim, outro médio. E quanto a isso, o XBOX não vendeu mais porque “dominou” em jogos exclusivos até 2016, depois caiu um pouco sim em 2017 e 2018, e vai voltar forte agora a partir de 2019, 2020… E mesmo assim não vendeu mais até 2016, pq? Pelos erros estratégicos da Microsoft no início da geração, não pq o PS era melhor, ou pq lançou mais e melhores exclusivos. Agora, jogos exclusivos são importantes sim, claro, não quero desmerecê-los, e concordo que o XBOX precisa de novas IPs, principalmente que seja um sucesso como Gears, Halo e Forza foram na geração anterior. Mas o que eu quero dizer, é que independente disso, a plataforma é a que mais te dá acesso a jogos, e às melhores versões, além de serviços de jogos que dão opções a mais ao consumidor.

    2. Eu só não concordo com dois fatores ai.

      1. HDR não está disponível no Xbox One Fat, ou seja, quem quiser usufruir do mesmo terá que pegar um Xbox One S ou X. Já no Preistexo 4 o HDR está disponível em todas as sua versões. Seja no fat, slim ou Pro.

      2. “Diferente de quem opta pela plataforma concorrente, que geralmente é por “cultura”, por influência da mídia, de youtubers ou de um amigo.”

      Soa como se todos que optassem por ele fossem ignorantes e sem entendimento algum. Muitos já sabem dos benefícios do Xbox One e nem por isso tiveram interesse em adquirir um. Muitos compram um Preistexo 4 ou Nintendo Switch por N motivos.

      1. Eu nem acredito que você citou o ponto 2 e nem justificou. Você como PC gamer sabe que o fato da Sony te obrigar a comprar um console pra jogar tudo capado é uma merda. O XBOX é o único sistema de jogos presentes em duas modalidades de hardware: PC e Console. Os N motivos de comprar um PS4 é justamente o que ele falou, é uma de cultura, por influência da mídia, Youtubers e/ou de um amigo, em alguns casos por conta de exclusivos onde poucos tiveram sequências, esses são os N motivos.

      2. Sobre a primeira parte, o Fat não é mais vendido, saiu de linha; mas concordo pelo fato de que ainda existem milhões no mercado. E quanto a segunda parte, eu editei e retirei, pois o objetivo não é falar de PS. Obrigado pelas dicas.

      3. Você fala que o one fat não tem HDR, mas o One S e o X tem. Mas você sabia que apenas o PS4 Pro tem YouTube e Netflix em 4k, e o PS4 fat e o slim ficaram de fora? E que o One S mesmo sendo mais lento tem essa função. Ninguém fala que a Sony capou eles de propósito. Pois senão o Pro seria ainda mais inútil.

        1. Primeiro que eu deixei bem CLARO que o S e X tem. Se soubesse ler direito veria bem o que eu quis dizer.

          Segundo: O PS4 fat tem suporte a HDR, ainda sim só seria válido se a pessoa tivesse uma TV 4K para tal assim como usar netflix e YouTube em 4K.

          1. Primeiro, eu nenhum momento eu li pela metade o que você falou, apenas enfatizei o que já tinha sido dito, pra você não vir com “não entendi a linha de raciocínio” e mudar o foco da pergunta.

            Segundo, se você assim com eu não acha válido a existência do HDR sem o 4k em conjunto, então pq diabos tocou no assunto?

          2. Porque o indivíduo acima tocou no assunto primeiro e achei válido citar esse detalhe?

            Tem certeza de que leu a discussão inteira ao invés de ler apenas meu comentário? Hahahaha

          3. Eu sempre leio a maior parte dos comentários, e do mesmo jeito eu também achei válido relembrar alguns detalhes.

  7. Minha experiência com a MS é uma das melhores que já tive pois o xbox me levou a um patamar de diversão diferenciado, conheci bastante gente legal nesses 5 anos da plataforma, conheci jogos que eu nem imaginava que poderiam existir, meu filho tá começando a ingressar tbm, poxa só tenho de agradecer, espero que melhore ainda mais, valeu MS!!!!

  8. Eu sou fã dos serviços da Microsoft. Uso Windows desde sempre, tenho um Xbox One S e assino o Office 365.
    Mas, infelizmente, não é possível centralizar todas as nossas necessidades de consumidores na Microsoft.
    Está melhorando muito, principalmente para Android, mas segue uma lista resumida de pontos básicos que a Microsoft deveria melhorar/implantar, na minha opinião:
    01 – Aprimorar constantemente o Microsoft Launcher (nem rotação de tela suporta ainda)
    02 – Lançar o Rewards no Brasil de maneira ativa (não somente os pontos do Xbox e vez ou outra pela conta da Microsoft. Tem que lançar do mesmo nível que do EUA)
    03 – Melhorar o Bing (no nível atual, não tem como competir com o Google)
    04 – Lançar um navegador independente do Windows (O Edge mudando para o Chromium é um avanço enorme, mas tem que manter os recursos do Edge atual, como Modo Leitura)
    05 – Lançar aplicativo dedicado para Fotos e Videos para Android e iOS (O backup e organização do OneDrive nem se compara com a qualidade do Google Fotos)
    06 – Lançar a linha Surface mundialmente (A Apple, mesmo com os produtos mais caros, tem lançamento de todos os produtos mundialmente, até onde eu sei)
    07 – Lançar o aguardado “Surface Phone” (aliado com o item 06), com todos os principais aplicativos que já existem no Android e iOS, como aplicativos de Banco, Google Maps, Waze entre outros.
    08 – Criar uma identidade visual semelhante ao Material Design em todos os aplicativos e serviços, nos dispositivos atuais e futuros, independente da plataforma e também na versão Web
    09 – Lançar a compra de eBooks mundialmente (O Google Play Livros é muito bom)
    10 – Melhorar o acervo e o preço dos produtos no Filmes e TV, aliado com o lançamento em diferentes dispositivos e com versão Web (O serviço atual nem se compara com o Google Play Filmes)
    11 – Lançar a versão completa do Office pela Web (Por exemplo, quem paga o Office 365 teria acesso ao “aplicativo” completo na Web e quanto quem não é assinante, teria acesso à uma versão Lite (igual a atual)
    12 – Melhorar o trabalho de compartilhamento de arquivos e edição simultânea no Office (A suite office do Google funciona melhor e é mais rápido)
    13 – Melhorar MUITO o Bing Maps, caso queira competir com o Google Maps (isto se não houver o Google Maps no futuro dispositivo mobile da Microsoft)
    14 – Adicionar a possibilidade de Login com a Conta MS em mais serviços

    1. Concordo que tem algumas coisas relacionadas a parte de office que podem melhorar, incluindo uma versão online (quem sabe vem algo assim graças ao Azure).
      Em outras como bing e Edge é complicado por conta de concorrentes, no caso Google, ser uma competição meio absurda, já que a Google foca exatamente e praticamente somente nisso, navegador e serviço web. Google hoje já tomou proporção de ser a referência e não concorrente. É como se referir a Gillete, ao invés de falar lâmina de barbear, ou Bombril no lugar de palha de aço.
      Eu lembro bem que na época do Internet Explorer a piadinha era que o navegador só servia pra baixar Firefox/Chrome/Opera.
      A grande vantagem do windows é levar ele somente como sistema operacional e vc escolher qual programa é seu navegador, seu player de vídeo, seu music player e até mesmo a parte de office e edição de imagens.

      1. Por isso que o objetivo da concorrência é eliminar a Microsoft eliminando a plataforma onde ela é superior (Windows PC).

        Pra Google e Apple a situação no mobile é muito confortável, uma como generalista e outra como a “Ferrari” do mobile, pois uma não interfere no mercado da outra.

    2. O Edge já é independente do Windows, pois pode ser usado no Android, inclusive com suporte a adblock nesse SO (coisa que o Chrome por exemplo não tem) e integração com o app de desktop. A mudança da base pro Chromium já está em andamento…

      Os produtos da Google são em boa parte superiores, mas eu sou bem cético quanto à disposição do Google em preservar a privacidade dos seus usuários. Na minha visão a Google é mais dinheirista que a Microsoft, o que é pior, pois não gosto de empresas que se fazem de amigas do consumidor.

      1. Não creio que o Edge é independente do Windows. Ainda não é possível logar com sua conta da MS em outro Edge de outro PC, a não ser que conecte sua conta ao Windows. Isto não funciona em PCs corporativos. No Google Chrome, tudo funciona perfeitamente. A sincronização ainda não funciona 100% e nem é tão rápida.

        Sobre controle de privacidade, é você quem libera o que o Google pode ou não acessar e compartilhar suas informações. De maneira geral, as informação são utilizadas para para personalizar a experiência do usuário na Web e nos serviços relacionados. (Ads, sites e informações relacionadas ao que você viu, links úteis etc).

        Nenhuma empresa é amiga do consumidor. O que faz elas fornecerem os serviços é o quanto você pode pagar. Com o Google, nos serviços “gratuitos”, a moeda é a informação, e não o dinheiro. Você escolhe o quanto paga. Ganha a empresa que fornecer o melhor produto. Hoje o Google é monopólio na internet. Amanhã pode ser outra.

        A Microsoft também possui coleta de informações, tanto no Windows, como em serviços da Web em locais que sua conta MS estiver conectada. Isto funciona no celular e no computador.

        Eu uso serviços do Google desde sempre e nunca tive problemas com privacidade ou ataque hacker. Para manter sua conta segura, é só ativar verificação em duas etapas e periodicamente revisar suas informações e acesso, além de não acessar sites com conteúdo duvidoso e clicar em qualquer link disponível em propagandas.

        1. “É você quem libera as informações”

          Só que temos um problema aí.

          Pra usar os apps eu preciso liberar as permissões. Além disso, como a Google hoje é tipo a Coca-Cola, virou o padrão, os caras hoje te dominam pela conveniência. GPS, agenda, até YouTube. Tecnicamente, vive-se sem a Google, mas pro mundo de hoje não é rápido o suficiente. O domínio dos caras está ligado à imposição de um modo de vida e não apenas à oferta de produtos. É quase como o monopólio do Windows no PC, a diferença é que a Microsoft sempre foi vista como vilã e não soube usar seu domínio.

          E isso é muito ruim, porque o YouTube por exemplo está uma bosta, devido à falta de concorrência. O YouTube em 2018 matou o pequeno empresário, concentrando a audiência nas mãos de influencers locais e forçando muita gente a vender até a alma pra manter o canal no ar, além de abusar do caça-clique.

      2. Não, amigo. Está confundindo. Edge Android é baseado no Chromium que é diferente do Edge PC que está junto com o SO. Aliás, dê uma pesquisada neste assunto. A MS disse que vai retirar o Edge do SO PC e também basear no Chromium. Aí sim será independente. Mas, neste momento ainda não é.

        OBS: quais produtos da Google são superiores? Nem venha dizer que o navegador é superior pois não é. Ele é o mais popular, mas Firefox ainda é muito mais seguro, etc. E tirando o navegador, o que sobra? Nuvem? Piada… Jogos? Ferramentas? Office? SO? Não sobra nada. Infelizmente, mesmo eu usando o Google, está longe de ser algo superior em alguma coisa.

  9. Excelente ano pra divisão xbox, se a Sony não abrir o olho o jogo vai virar na próxima geração. Não vão ganhar baseando-se apenas nos exclusivos, se não houver retrocompatibilidade, cross-play e talvez algum serviço de assinatura os consumidores não vão hesitar em deixar pra pegar o PS5 no final do ciclo do console.

  10. Estou esperando uma GRANDIOSA próxima geração do Xbox, e algo que sem divida, fará a Microsoft voltar ao Topo.

    No mais, os demais serviços me parecem decepcionantes. Eu entendo perfeitamente a relevância deles, mas não consigo ficar animado com o Surface já que nem vende por aqui e se vendesse, custaria um Rim. Não sou usuário corporativo da MS, sendo assim, a estrutura do Azure não é interessante pra mim e eu estou satisfeito com meu OneDrive de 30Gb. A Windows Store, o UWP e a Cortana só faziam sentido no Windows 10 Mobile, agora não são relevantes, e sendo assim, não ligo.

    Fico feliz pela MS, mas o meu foco enquanto cliente, nos dias de hoje, está no Xbox

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *