A linha de jogos first-party da Microsoft tem estado sob um microscópio ultimamente. O Xbox teve uma tonelada de sucesso em grande parte devido... O que podemos esperar do novo estúdio em Santa Mônica do Xbox?

xbox-logo

A linha de jogos first-party da Microsoft tem estado sob um microscópio ultimamente. O Xbox teve uma tonelada de sucesso em grande parte devido a desenvolvedores de terceiros e seu legado da Xbox Live, que permanece, sem dúvida, a plataforma de jogos mais estável do mundo. Mas existe muito barulho sobre uma suposta falta de grandes jogos para um único jogador na atualidade.

O Xbox enfrentou problemas quando fazia parte da extinta divisão de Dispositivos do Windows na Microsoft. Agora, o chefe do Xbox, Phil Spencer, é totalmente responsável pela divisão, e é capaz de gastar muito mais dinheiro para investir em novos conteúdos. Os primeiros sinais disso chegaram com a promoção de Matt Booty para os principais jogos, e com a contratação do ex-chefe do estúdio Tomb Raider, Darrell Gallagher, que é “coincidentemente” está na região Sul da Califórnia, onde a Microsoft planeja criar um novo estúdio.

O Sul da Califórnia tem uma comunidade de desenvolvedores vibrante e é um ponto chave para o talento da indústria. God of War, o recente sucesso da Sony, também foi desenvolvido na região, onde a Microsoft está procurando construir este novo estúdio.

Que tipos de jogos podemos esperar?

ryse-1

RYSE, 2013

A Microsoft tem sido criticada por seu foco em experiências multiplayer no tipo “jogos como um serviço”. De fato, os jogos de tipo de serviço são os verdadeiros fabricantes de dinheiro atualmente, e aí reside a maior força da Microsoft. Para entregar esses jogos, ele não precisa pagar a um provedor de nuvem terceirizado para gerenciá-los e, portanto, eles geralmente têm margens melhores para a Microsoft do que para outra empresa, que não tem sua própria infraestrutura de nuvem. Os sistemas online da Ubisoft e PUBG são ambos baseados no Microsoft Azure, assim como em todos os jogos multiplayer da Microsoft, como Halo, Forza, Gears of War e Sea of Thieves.

Então, isso significa que só podemos esperar realisticamente mais jogos multiplayer? Não necessariamente. O chefe de jogos do Xbox, Phil Spencer, é um fã de jogos single, e esteve em entrevistas anteriores para dizer que vê o Xbox Game Pass como uma maneira de entregar histórias para um único jogador. Um jogador que não esteja necessariamente interessado em jogos multiplayer pode não se inscrever no Xbox Live para jogar on-line, mas pode se inscrever no Xbox Game Pass, se estiver oferecendo experiências off-line de qualidade.

Diversificar o portfólio de jogos disponíveis no Game Pass, da mesma forma que a Netflix tem com anime, programas de culinária, dramas, cobrindo todos os gêneros, será crucial para realmente escalar o serviço além do seu típico jogador on-line.

De qualquer maneira, eu acho que a Microsoft está realmente procurando construir títulos de qualidade com este estúdio, tivemos gastos de “AA” como Sea of Thieves e ReCore. A lista de empregos solicitou especificamente a experiência de fazer jogos “AAAA“, com um “A” adicional sobre o “AAA” (Triple-A) o que indica que a Microsoft está pensando alto.

Novas experiências, reboots ou sequências?

battletoads

Battletoads, RARE

A Microsoft tem uma enorme riqueza de propriedade intelectual que poderia ser transferida para este estúdio. As maiores franquias da Microsoft incluem Minecraft, Halo, Forza e Gears of War. Acredita-se que a Redmond esteja construindo Fable novamente, junto com a Playground Games (conhecida por Forza Horizon), e também está construindo o Age of Empires IV com a Relic Entertainment e a Sega.

A Microsoft adquiriu uma quantidade enorme de IP quando comprou a Rare, incluindo Battletoads, Banjo Kazooie, Viva Piñata e Killer Instinct. A Redmond também tem algumas franquias antigas esperando nos bastidores, como MechAssault e Phantom Dust. Há também propriedades modernas como o ReCore a considerar.

recore

ReCore, 2016

Ter este estúdio para construir uma sequências de um jogo como o ReCore para remover as críticas pode parecer uma jogada inteligente. O marketing de um novo IP é sempre difícil e as franquias sequenciais estabeleceram bases de fãs e efetivamente se comercializam, até certo ponto. No entanto, há também um argumento a ser feito de que começar de novo pode ser a melhor opção para um novo estúdio, especialmente se eles estão contratando novos talentos externos. Pode ser benéfico para a cultura do estúdio trabalhar em um jogo que seja “deles“, em vez de trabalhar em um IP existente que pertencia a outra equipe anteriormente. Pessoalmente, espero que este estúdio trabalhe em algo novo, nessa base, mas é difícil dizer com certeza.

Não espere nada em breve

O ponto final (algo óbvio) a se fazer é construir jogos “AAAA” (como a lista de empregos os descreve) leva muito tempo. Red Dead Redemption 2 levou oito anos, God of War no mínimo quatro anos. Se a Microsoft está construindo um estúdio a partir do zero agora, então é lógico que não haverá nada sério emergindo dele por enquanto. Não sabemos se este estúdio já esta criando algo há algum tempo.

Teoricamente, isso pode indicar que este novo estúdio de Santa Monica está se preparando para publicar para a próxima geração, que deve começar com o PlayStation 5 em qualquer lugar entre 2019 e 2021. Isso não significa que os jogos não serão compatíveis com Xbox One S e X, no entanto, como a Microsoft colocou ênfase na resiliência de mudança em suas ferramentas de desenvolvimento, o que significa que os jogos criados para Xbox devem ser capazes de escalar dinamicamente entre gerações de hardware, como no PC.

De qualquer forma, esses desenvolvimentos recentes mostram que a Microsoft está empenhada em melhorar sua oferta de jogos, uma vez que tenta atrair mais pessoas para serviços de assinatura, como Xbox Live e Game Pass.

Que jogos você gostaria de ver? O que você espera desse estúdio?

VIA

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!