Enquanto fabricantes como a Sony, Nintendo e Apple investem em diversas alternativas na área de games portáteis com seus PSPs, Nintendo DS’s e dispositivos... O sonho de um portátil para jogos do Xbox ficou mais perto da realidade

xbox-portatil

Enquanto fabricantes como a Sony, Nintendo e Apple investem em diversas alternativas na área de games portáteis com seus PSPs, Nintendo DS’s e dispositivos iOS, a Microsoft fica para trás, fornecendo somente consoles que passam longe de serem portáteis. Segundo Shane Kim, vice-presidente corporativo da empresa, isso poderá mudar no futuro.

Há 8 anos atrás, em uma entrevista ao site de jogos Kikizo, ele disse que a Microsoft está focando atualmente no ‘entretenimento na sala de estar’ adicionando novas funções no ambiente Live, como a integração com o Twitter e Facebook, e inovando com novos métodos de controle. Mas levar a marca Xbox para o mercado portátil seria apenas uma questão de ‘quando’ focar seus esforços na área.

Passado tantos anos, será que a Microsoft desistiu? O que aconteceu que freou o portátil do Xbox? Phil Spencer, líder da marca Xbox, neste ano de 2017, explicou:

Spencer respondeu que a empresa acreditava que “os smartphones tomariam quase todo o mercado de jogos móveis”. Basicamente, a Microsoft entendia que lançar console portátil não fazia  sucesso já que os smartphones dominaram.

Robbie Bach, ex-membro do panteão da divisão Xbox, atuou ao lado de Phil Spencer. Bach revelou no ano passado, ao IGN, que as considerações da Microsoft sobre um dispositivo portátil, internamente codinomeado de ”Xboy”, foram barradas por questões de limitação da internet. De acordo com o executivo, “não havia banda suficiente” para os audaciosos planos da empresa.

Bach se diz “arrependido” de não ter desenvolvido um “Xphone”, isto é, um smartphone da marca focado em jogos, e assim uniria o avanço dos smartphones aliado a um console portátil.

O mundo mudou

phil-spencer-2

Nós sabemos hoje que os smartphones não dominaram o mercado de jogos, e não impediram o sucesso do Nintendo Switch. Atualmente, a conectividade com internet melhorou bastante, inclusive proporcionou serviços de sucesso como o Netflix.

Mas vamos mais além, atualmente a marca Xbox foi ampliada e ultrapassou a barreia dos consoles, e o Xbox Play AnyWhere faz parte disso, ou seja um único jogo que roda no Xbox e no PC. Desse modo, tu poderá adquirir um jogo no seu Xbox e jogá-lo no PC, sem pagar mais por isso, com seus amigos online e com direito a conquistas.

Atualmente, algumas fabricantes de menor relevância apostaram com êxito em consoles portáteis com Windows 10 para rodar jogos da GoG, UPlay, Microsoft Store e clara da Steam:

Mas o Windows em dispositivos compactos nunca foram vistos tão bem, o GPD Win no vídeo acima é praticamente um milagre. Contudo, a Microsoft e a Qualcomm anunciaram ontem (05) o Windows 10 completo para processadores ARM, tipicamente encontrados em dispositivos móveis como smartphones e Nintendo Switch.

Se o sonho antigo da Microsoft era um “XboxPhone” ou um console portátil para bater de frente com seus principais concorrente mas que até então era inviável, agora ficou muito mais perto. Seja pelas mãos da própria Microsoft ou por parceiros, o desejo de levar o Xbox no bolso fica mais perto da realidade.

Vocês gostariam disso?

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!