O Xbox completa 17 anos hoje!

É difícil acreditar, mas o console Xbox Original celebra seu 17º aniversário hoje (15). Lançado por volta de novembro de 2001, o Xbox foi uma grande mudança do foco exclusivo da Microsoft que até então estava focada apenas no PC. Com a intenção de desafiar o domínio da Sony sobre a sala de estar, o hardware do Xbox foi construído para chamar atenção.

Alimentado por um impressionante, para um console, processador Pentium III de 733 MHz, GPU Nvidia personalizada, 64 MB de RAM DDR e, pela primeira vez como padrão de console, um HDD de 8-10 GB. Este foi realmente o console mais poderoso até então! A equipe por trás do Xbox aceitou a aposta de incluir apenas uma porta Ethernet em uma época em que a grande maioria dos jogadores ainda usava o internet discado para acessar as funções on-line.

Em seu lançamento, tivemos jogos fortes como Halo: Combat Evolved, Oddworld: Munch’s Odyssey, Dead or Alive 3, Project Gotham Racing e Tony Hawk’s Pro Skater 2x. Em um ano, o Xbox recebeu seu recurso mais notável, a Xbox Live, a primeira experiência on-line para consoles que realmente conectavam os jogadores. O serviço foi tão bem-sucedido que a Sony chegou a implementar muitos de seus recursos só na próxima geração, em seu PS3.

Durante todo o resto de sua vida, o Xbox seria o lar de muitos títulos como Halo 2, Splinter Cell, Fable, Star Wars Knights of the Old Republic, Ninja Gaiden, bem como outros portados do PC como Half-Life 2 e Doom 3.  Para finalizar, devido às suas inovações e jogos de sucesso, o Xbox conseguiu se estabelecer como uma marca reconhecível que persiste até hoje.

Feliz aniversário Xbox! Muitos anos de vida!

36 comments on “O Xbox completa 17 anos hoje!

    1. Não mesmo, a Microsoft não só quebrou o monopólio da Sony, como fez ela sofrer como uma condenada na geração passada.

      Uma nova geração está chegando e vamos acompanhar a próxima batalha 😀

      1. Vendendo 5 jogo a 10 conto em camelô, óbvio que 360 foi preferência.
        Sim, porque nessa já atingiram o fundo do poço. Vai ser difícil alcançar o PS5, ainda mais que o ONE não vendeu nem metade do total de vendas do ps4.
        Continue se iludindo caixinha.

        1. É pq foram vendidos somente x360 no Brasil né sólystinha lunatica? Como poney é retardado, sempre com vendas, jogar que é bom…ja passa sua id ai p eu ver o quanto vc joga mesmo ou so “termina” pelo youtube.

          1. Retardado, tinha CDs pirata de PS3 no camelô iguais do XBOX360? Aprende a ler primeiro depois vem falar bosta aqui mané

          2. Retardado, acha que a pirataria do Brasil corresponde ao numero de vendas do x360 no mundo? Poney burro!!! O raça ignorante, ps3 era muito mais facil, nem jogo pirata precisa comprar, era so baixar no pc e passar para o hd, pirataria mais acessivel que essa impossivel sua anta.

  1. O Xbox original nunca me atraiu, na verdade eu não tive nenhum console daquela geração. Fui nintendista até a geração N64 e também curtia o Saturn porque era um console bom pra jogos de luta 2D.
    Como era caro, difícil encontrar e com poucos jogos interessantes eu acabei ignorando o Game Cube e o Xbox, o PS2 era um console bacana mas eu tenho o costume de comprar somente jogos originais e naquela época era tudo pirata e eu não tinha muitas condições. Meu X360 era bloqueado e tenho muitos jogos trazidos dele, comprei porque minha irmã disse que tinha um acessório legal chamado Kinect e eu nunca mais ia querer jogar meu Wii que foi um dos piores consoles que tive, depois que comecei a acostumar com o console, jogar Gears of War, ver a qualidade da Live vendi meu PC Gamer com um Core 2 Duo E8400 + ATI HD4850 e virei fã do console. Em 2014 comprei o One pra jogar Gears 4 e Quantum Break, de surpresa ainda anunciaram a retrô e tenho jogos que podem chegar de graça pra mim até hoje se entrar no catalogo.

  2. Na epoca eu tinha 16 anos e frustrado por não conseguir ter um. 17 anos depois e dono de Xbox 360 e Xbox One, finalmente comprei meu Xbox original. Só digo, maravilhoso!

    1. Na minha opinião ganhou a geração passada. Oficialmente foi um empate, mas durante toda a geração a Microsoft vendeu mais jogos, teve o melhor desempenho nos jogos, lucro com Live e a Sony levou uns 7 anos para empatar.

      Além disso, Sony tinha monopólio no PS2, e a Microsoft colocou um fim nisso até hoje.

      1. Lembrando que o hardware do X360 era inferior ao PS3, porém os multiplataformas sempre rodaram melhor no 360 que no PS3, que coisa não?!?!?!

    1. Ou meio q eu não ligo pro goty,pq é a opinião dos outros. Vc é daqueles q nem jogaram nenhum dos indicados ao goty. Só zerou pelo YouTube msm.

  3. O tempo passa rápido… eu lembro da época do lançamento do Xbox Clássico, eu estava jogando no Dreamcast, mas observava de longe o tal console da M$. O Xbox Clássico, assim como o Pc Engine e Neo Geo, eram videogames que eu gostaria de ter mas não tive.

    1. Só não tive o PC Engine.

      Mas é aquilo, hoje a gente acha que poderia ter sido legal ter, mas na verdade a gente queria o que todos os amigos estão jogando.

  4. Ainda bem q lançaram o Xbox, sem ele era capaz de até hoje o console de mesa não ter uma rede online e a Sony iria seguir um caminho parecido com o da Nintendo os jogos estaria custando R$350.
    Parabéns xbox.

    1. ConcorreConcsempre e bom. O desinteresse da Sony no Brasil foi por conta da hegemonia que ela tinha na época, não quis ter o gasto de se adaptar as leis brasileiras, PS2 só fez sucesso aqui pelo contrabando e pela pirataria, se nanfosse por isso o Brasil abraçaria o GameCube.

  5. Realmente a marca Xbox mudou o conceito de consoles, como uma central de entretenimento com foco em jogos e multiplayer online…parabéns e muitos anos de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *