Oficial: Windows 10 vai suportar processadores ARM com emulação x86 em 2017

Qualcomm-Snapdragon

A Qualcomm acaba de anunciar que, por meio de uma colaboração com a Microsoft, a próxima geração de chips baseados em ARM será capaz de executar programas herdados do Win32. Se o esforço for bem sucedido, a Qualcomm e outros fabricantes de chips ARM se tornariam uma ameaça muito maior ao monopólio de chips de PCs da Intel.

Até agora, a Microsoft tentou obter desenvolvedores para escrever novos aplicativos que eram compatíveis com as arquiteturas ARM e x86 através de sua Plataforma Universal do Windows – UWP. No entanto, esta é uma revira volta para o Windows Phone e o até então finado Windows RT.

Os dois sistemas operacionais, e especialmente Windows RT, tiveram problemas com aplicativos. A fama de “não ter aplicativos” afugentou a muitos, e sem um grande público, muitos desenvolvedores não decidiram apoiar.

Com a AMD em forte declínio nos últimos anos, a Intel precisava de mais concorrência. Parece que a ARM será capaz de fornecer essa concorrência, pelo menos em processadores de baixa potência. É possível até que surjam notebooks com processadores em ARM, algo inimaginável até então.

A partir do próximo ano, e repito, é oficial que a Microsoft irá estrear a emulação x86 em processadores ARM.

Qualcomm, será o primeiro a emular Win32

jogos-steam

A Qualcomm disse que os dispositivos baseados em seus processadores da próxima geração que darão  “a experiência completa do Windows“. Contudo, a Qualcomm não especificou ao certo quais processadores serão compatíveis.

A Qualcomm disse que os primeiros dispositivos a usarem seus chips ARM e emular programas legados do Windows estarão disponíveis no segundo semestre de 2017.

Acabamos de confirmar o rumor de Mary Jo Foley, e possivelmente, é “quase” a confirmação do Surface Phone.

Fonte: Tomshardwared

155 comments on “Oficial: Windows 10 vai suportar processadores ARM com emulação x86 em 2017

        1. Um Surface Phone rodando o Windows Surface Edition com os Surface Bing, Surface Money e a Surface Stylus… ligando na Surface dock com o Surface Keyboard e Surface Mouse

          tudo projetando numa Surface TV

          1. hahahahaha me fez lembrar quando a Microsoft mudou tudo para Windows Live (messenger, email, etc) kkkkkkk

    1. Bem provável que será sera Surface Mobile ou algo com mobile por que sera um 3 em 1. e não só um smartphone. Ai sera somente Windows 10

  1. Não vejo problema nisso, isso é até bom, isso não decreta a morte do sistema UWP e sim irá atrair mais desenvolvedores, e irá fortalecer o sistema operacional mobile, pois se emular direitinho, o povo começará a investir em Smartphone com Windows 10 Mobile, e aumentando o share, aumenta o interesse, simples assim.

          1. Sim, empacota pro app poder ser distribuído pela Loja. Creio que pra utilizar essa emulação e manter a segurança, os apps x86 terão que sofrer esse empacotamento.

        1. Também acredito nisso, mas acho que deixariam uma brecha através do modo desenvolvedor para que qualquer programa fosse instalado.

          1. Sim, isso continuará existindo. Creio que a necessidade de empacotamento vai ser só pro Continnum, pra manter a segurança dos aparelhos.

          2. Sim, também acho que vá a existir essa possibilidade, ai nesse caso é usar só aquilo que você sabe que é seguro, e caso seja infectado por algo o culpado vai ser você mesmo por ter abrido a brecha. E se isso der certo pode ser que isso va servir para o PC também, assim aumentando a segurança do PC.

      1. e o .exe continua sendo bem diferente do .appx, ambos UWP

        a diferença é que o .exe não se adapta as telas, como acontece com o appx

    1. E por que os devs irão fazer em UWP se poderão fazer pra win32, que já estão acostumados?

      ou seja, agora terá 2 aplicativos no smartphone: 1 office uwp e 1 office win32

          1. Ué mas aí é opção do dev. Ele pode manter apenas no win32 emulado ou jogar pra loja que o Continuum roda do mesmo jeito. Eu duvido que alguém que já possua um app UWP o abandone pra voltar ao win32.

          2. Sim, mas você falou do centennial. O centennial no mobile só presta se for usar com o continuum, pois usa mouse+teclado.

            Agora me diga, porque um dev vai desenvolver dois apps (appx e win32)?

            Veja o exemplo do próprio Office. O appx serve tanto para smartphone quanto desktop (continuum).

            pq alguém vai usar o appx no desktop se pode usar o win32?

            pior: terá que ter os dois instalados, um pra usar no smartphone (appx) e outro pra usar como desktop (win32) se quiser ter os melhores recursos dos respectivos apps

            pq um deve vai investir tempo em fazer um appx decente pra continuum se pode usar o que já tem?

            e digo mais: se o windows 10 vai rodar bem em ARM e rodará os appx, porque manter a longo prazo o windows 10 mobile?

          3. Creio que até essa coisa virar realidade os appx estarão bem mais desenvolvidos. Duvido que a Microsoft va dar preferência pro win32 nos seus próprios aplicativos. Entendo teu questionamento, é válido, mas existem tantas tecnologias conflitantes atualmente e mesmo assim a galera adquire.

            Sobre tua última pergunta, tenta adaptar o Windows pra PC numa tela de 5 polegadas.

          4. A MS eu acho que não… mas se até hoje os devs não investiram no appx, imagina agora

            sobre o windows PC numa tela de 5, lembre-se que tem o modo tablet… em 5″ pode não ficar bom, mas em 6″ não fica tão ruim

            e lembre-se também que a a MS tem mudando todos os apps nativos do PC

          5. Ele vai investir se quiser que seu app rode fora do Continuum. Nem sempre a pessoa vai ter uma segunda tela disponível. Mas aí o problema é o mesmo que já temos no W10M: interesse dos devs.

          6. MS deixou claro que o foco não é o consumidor, e sim o corporativo, que irá fazer uso disso.

            Enfim, não dou 5 anos pra MS substituir o 10 mobile pelo 10 pc

          7. Eu vejo possíveis utilidades pro público em geral. Talvez depois de lançado o tal Surface Phone/Mobile os olhos do mercado se voltem a essa feature. O mobile tá engessado atualmente, é tudo igual.

          8. atualmente não terá utilidade pro público em geral
            talvez daqui uns 5 anos quando baratear

            muita gente já tem um notebook/PC, não faz sentido pagar uma fortuna pra ter um celular que vira PC

          9. Realmente não faz sentido algum comprar qualquer smartphone que custe um fortuna, vide qualquer flagship! Principalmente Iphone….

          10. Vide a queda brusca na venda e a busca de novas terceirizadas na china pra baratear o custo de fabricação. Isso vindo de uma Apple que se orgulhava em dizer que n precisava baratear o iPhone…

          11. Isso é o natural. A Microsoft decidiu começar do zero, por isso ela n tem pressa e com o tempo e a queda do preço a idéia vai se popularizar sozinha, mesmo que num futuro o Windows Mobile se torne o desktop. Até porque a proposta é unificação mesmo.

          12. MS sempre decide começar do zero, é por isso que caiu de 10% para menos que 0,3% de share.

            Ninguém quer ficar toda hora começando do zero.

          13. Ela já fez isso, o Windows PC e Mobile são os mesmos, é só pensar que o WM seria o Android puro e o WPC o Android modificado, bom eles já são os mesmos, porem o que mantem o WM é a possibilidade de trabalhar com processadores ARM, diferente do WPC. Ou seja, mesmo que eles fiquem idênticos o Windows Mobile sempre vai existir.

          14. Agora que vão fazer isso, se todo os bilhões de programas Win32 ir pra loja os números dela aumenta, com isso vem mais, e o WM(sem estar no continuun), Xbox, Hololens, Band, etc não pode ficar de fora, os desenvolvedores terão que fazer appx para atingi-los, e é ai que o UWP entra.

          15. Você está esquecendo do todo resto, o UWP funciona em toda plataforma Microsoft, o Win32 só no PC e agora no Mobile, ai entra a questão se o desenvolvedor vai querer atingir só esses dois ou a coisa toda

      1. Não tem lógica alguém desenvolver um app novo pra Windows, agora, se não for em UWP (o UWP oferece MUITO mais que o win32). Tanto é que o Adobe XD ta sendo desenvolvido em UWP, porém os outros programas já existentes (PS, Illustrator, etc) continuam em win32.

        Apps já existentes, possivelmente serão empacotados com o Project Centennial.
        Apps novos serão desenvolvidos já na plataforma UWP.

  2. O Problema é a democratização disso. Todos os processadores da Qualcomm, não somente os do Windows 10 Mobile, serão capazes de realizar isso, ou seja, teremos Androids que poderão realizar tal façanha de forma natural, pois o chip que equipa o hardware permite. O que tornará impossível mesmo, é somente a ‘exclusividade’ do programa para Windows

    1. Mas creio que os programas rodarão melhor “em casa” fo que no sistema do vizinho, e provavelmente a MS vem preparando isso há anos, enquanto a Google…

      1. Não tenha a menor dúvida disso, os desenvolvedores da M$ devem estar dando o sangue pra fazer essa emulação ser tão funcional quanto se tivesse rodando num x86 nativo.

    2. Mas como o Android vai lidar com um x86? Terá que ter dois aplicativos pra mesma tarefa, um no Mobile e a outro na versão PC? Terá que ser dual-boot? Já que o Android não tem adaptabilidade para telas maiores, muito menos seus aplicativos padrão(Apk). E como ele poderá ser multiplataforma? 1×0 para o W10.

        1. Criatura, eu disse tipo wine , não necessariamente o Wine. A matéria fala que a Qualcomm irá lançar de chips que rodarão x86, não prestou atenção ?

          1. o que temos aqui criatura hahah é algo diferente, microsoft criou um emulador q transforma x86 em arm, o wine para android tenta emular as apis do windows no robozinho mas precisa de processador na mesma arquitetura (no caso somente alguns com intel)

          2. Mas a proposta da Qualcomm não é suprir o que a intel deixou de lado? se o chip for capaz de rodar win32 não faltarão apps emuladores na play store com certeza. 2017 nós vemos

          3. não não haverá, o q foi criado ai foi um windows 10 q roda em cima de um emulador q a microsoft desenvolveu e q a qualcomm ajudou a otimizar.

          4. Só espero q a MS não durma mais no ponto e faça um lançamento ” Fodástico ” como A apple faz, chamando muita a atenção

          5. Isso ai é para acaber de vez com tablet android e chromebooks, a respeito do mobile ainda acho q terá suporte somente ao uwp.

    3. isso está sendo possível graças à uma parceria Microsoft-Qualcomm, portanto é bem provável que se alguém tentar fazer isso sem a bênção de uma delas (principalmente a dona do software!) vai encontrar um belo senhor processinho pela frente.
      ou como muita tecnologia do Android, paga royalties para a Microsoft.

  3. Muitas pessoas não tem noção de como isso é bom. Faz mais de sei lá quantos anos que eu imagino notebooks ultrafinos ou PCs com SoC ARM tops de linha, rodando Windows ou qualquer outro SO competente, consumindo 7W e sem necessidade de refrigeração ativa, com a mesma bateria de um notebook capaz de segurar um dia inteiro de uso continuo e que custaria provavelmente muito menos.

    A partir do momento que isso ocorrer, aplicativos Win32 rodando em Snapdragons e até mesmo em MediaTeks (Ela não vai ficar pra trás), o destino da Intel vai começar a ser cada vez mais como o da IBM. Lembrem-se que a anos atrás a Apple sob a direção de Steve Jobs previu e já tinha citado que pretendia usar SoC ARM em seus futuros Macbooks. A Intel debochou, agora se a noticia se tornar realidade com essa parceria entre MS e Qualcoom, eles vão ter que engolir o sapo!!!

    O Nintendo Switch é outro grande passo para essa transformação, se o console da Big N de fato for capaz de aceitar portes de jogos x86 de PS4 e Xone para ARM, vai ser uma revolução histórica, uma grande virada.

    O ano de 2017 promete.

      1. Primeiro você precisa entender a diferença entre processadores x86 e ARM, se possível de uma pesquisada ai no Google/Bing por “diferenças entre processadores ARM e x86”.

        O Win32 são os aplicativos tradicionais do Windows (aqueles famosos exe) desde os primórdios do sistema. Como esses aplicativos são programados usando muitas linguagens linguagens diferentes e para uma única arquitetura distinta (x86 da Intel/AMD), eles ficam limitados apenas ao sistema Windows do desktop. Para resolver esse problema a Microsoft criou os aplicativos UWP (Universal Windows Platform), que nada mais é do que um novo kit de desenvolvimento que torna os aplicativos desenvolvidos compatíveis com qualquer plataforma, independente da sua arquitetura (ARM ou x86).

        O problema é que apesar do UWP estar ai e ser compatível com tudo e com todos, você ainda precisa ter o trabalho de readaptar os programas escritos em Win32 para UWP (através do projeto Centenial), o que consome muito tempo, dinheiro e da muito trabalho, principalmente se estivermos falando de programas profissionais como Photoshop e AutoCad.

        Com esse anuncio da Qualcomm de que seus processadores serão capazes de emular o funcionamento de aplicativos Win32, programas complexos desenvolvidos para o Windows desktop e que provavelmente nunca ganhariam suas versões UWP, podem rodar por meio de emulação em qualquer plataforma, o que é uma grande vantagem tanto para a Microsoft quanto para os programadores.

        Ainda resta saber como isso vai funcionar exatamente, mas é uma noticia promissora e beneficiaria muito o Continuum dos smartphones Windows Mobile.

        1. Eu fiz umas pesquisas e obtido informações que coincidem com o que você falou. Interessante saber que a UWP funciona nas duas arquiteturas lógicas de processadores, o ARM e x86. Mas além dessa arquitetura tem também o tamanho do trabalho que pode ser realizado, se é 32bits ou 64bits. O Win 32 vem desde os primórdios mas e o Win64? (ou simplesmente 64bits). Esse novo snapdragon 835 ainda teria a limitação de não rodar apps e jogos em 64bits? Esse novo processador snapdragon será de 64bits? O que entendi anteriormente é que programas em 32bits funcionam em hardware de 64 bits, mas o inverso não é verdadeiro, isso é verdade? Todos os apps atuais são escritos em 32bits? e os jogos? Jogos de Xbox 360 por exemplo? Se puder me ajudar com mais informações…

          1. todos os processadores tops de linha da qualcomm, a partir do 808, como 810, 820, 821 e o futuro 835 são 64 bits, o problema é que o windows 10 mobile é apenas 32 bits, microsoft ainda não adaptou como a apple e a google fizeram, alguns aparelhos com wm10 subutilizam o hardware de certa forma por causa disso.

          2. Vou responder aqui de acordo com suas perguntas.

            # “Esse novo snapdragon 835 ainda teria a limitação de não rodar apps e jogos em 64bits?”

            – Essa questão de aplicativos 64 Bits do Windows é algo que eu também tenho dúvidas, mas isso só a Qualcomm vai poder responder em 2017 depois do lançamento do novo Snapdragon e do Windows 10 compatível.

            # “Esse novo processador snapdragon será de 64bits?”

            – Sim

            # “O que entendi anteriormente é que programas em 32bits funcionam em hardware de 64 bits, mas o inverso não é verdadeiro, isso é verdade?”

            – Sim, é verdade. Isso ocorre porque os aplicativos 64 Bits utilizam bibliotecas e variáveis completamente diferentes dos 32 Bits. Já no caso contrário, os aplicativos 32 Bits só funcionam em processadores 64 Bits porque há uma função no Windows desde o Vista, que converte todos os aplicativos 32 Bits para uma linguagem 64 Bits compreensível para o Kernell do Windows, que no caso é 64 Bits. Esse é um assunto delicado que eu não tenho muito conhecimento, se quiser mesmo saber como funciona os aplicativos 32 Bits em sistemas 64 Bits, eu recomendo este artigo aqui (Em inglês): http://www.techsupportalert.com/content/how-windows7-vista64-support-32bit-applications.htm

            # “Todos os apps atuais são escritos em 32bits? e os jogos? Jogos de Xbox 360 por exemplo?”

            – Nem todos os programas são desenvolvidos em 32 Bits, muitos ainda são desenvolvidos em ambas arquiteturas e alguns outros apenas para 64 Bits (isso é muito raro). Já no caso do Xbox é difícil responder porque o console usa um kit de desenvolvimento proprietário. Eu não sei se desenvolver um jogo no Xbox é como desenvolver um jogo para o PC, mas com certeza tudo deve ser feito em 64 Bits, porque a extensão e acesso ao hardware, assim como a quantia de memória RAM, é muito maior e se faz necessário, devido a complexidade que alguns jogos exigem.

            Se tiver alguma dúvida, pode perguntar, ficarei feliz em responder até onde o meu conhecimento permitir. Rsrs

        2. Sem duvidas é um grande avanço emular win32 no ARM, mas será que isso não vai acabar com o projeto UWP? Tudo bem, tudo feito baseado na arquitetura x86 irá funcionar no ARM, vamos supor que sem problema algum, mas isso parece anular a necessidade de usar o UWP. Em outras palavras será melhor desenvolver tudo em x86 mesmo. Se desenvolver usando a UWP é complicado e mais demorado (mais caro), esta plataforma perde utilidade aparentemente.

          Um jogo feito baseando se 100% no UWP rodaria no Xbox One, Windows 10 PC e Mobile sem a necessidade de otimização ou mudança no código, isso não é verdade? mas eu me pergunto porque há essa necessidade de ajustes quando esses jogos ou apps são feitos usando a arquitetura x86 se os processadores usados no Xone e PC também usam essa arquitetura, por que isso acontece? Pelo que você diz a UWP é como uma plataforma que visa todas as lacunas, assim funciona em qualquer hardware, mas pra isso deve dar o triplo do trabalho porque é como desenvolver um programa pra todas as arquiteturas.

          1. longe de ser o triplo, nem mesmo o dobro, apenas pequenos ajustes se for feito em uwp, o problema do x86 é que a tela dos smarts são muito pequenas para a interface de um programa de pc, e ninguem vai comprar um celular que so funicona se tiver junto de um monitor par continuun, ai entra o uwp, adaptaçao à diferentes tamanhos de tela

          2. Então, vamos lá, são muitas dúvidas e pouco tempo pra eu responder. Rsrs

            Sobre o Win32 rodando na arquitetura ARM, como esta escrito na matéria e você citou também, os aplicativos desktop vão funcionar através de um “emulação”, isso significa que o Snapdragon provavelmente vai ter uma camada extra de instruções para simular um processador x86.

            Assim como toda emulação, a desvantagem do Win32 sobre o UWP em arquitetura ARM vai ser a performance, então programas mais complexos de ser adaptados (Como o Photoshop em questão) devem continuar com suas versões Win32 comuns, enquanto outras aplicações mais simples podem facilmente ser convertidas através do Centenial.

            Eu acho que a emulação do Win32 não anula o UWP, pelo contrario, ele complementa, principalmente para os smartphones com suporte ao Continuum. Basta imaginar quanto anos a Adobe deve levar para adaptar o Photoshop do jeito que ele é para UWP, deve ser extramente complicado, isso se realmente for possível.

            ####

            “Pelo que você diz a UWP é como uma plataforma que visa todas as lacunas, assim funciona em qualquer hardware, mas pra isso deve dar o triplo do trabalho porque o desenvolvedor estará desenvolvendo pra todas as plataformas mesmo…”

            Agora respondendo essa sua dúvida acima, existe um equivoco. Na verdade se o programador desenvolver um aplicativo direto em UWP ele não precisa se preocupar com a compatibilidade entre plataformas, sendo elas x86 ou ARM. O trabalho ao qual eu me referi vem no caso de um desenvolvedor que quer adaptar um aplicativo x86 para o UWP, com o projeto Centenial… Mas com relação a isso, eu não posso falar muito porque eu não sei bem como funciona essa conversão do Win32 para o UWP.

    1. O Win32 exige muito do processador na maioria das vezes, provavelmente o Smartphone tera que está conectado a dock ou terá só alguns minutinhos de bateria.
      Esse porte é “fácil”, a Microsoft não só demostrou isso como já está em platica e dando muito certo.
      E a Microsoft não inicio só parceria com a Qualcomm, ela também fez uma parceria com a Intel, se o Smartphone vai virar um verdadeiro PC de bolso eu não quero imagina o que vem para os PCs(na verdade eu não quero só imagina, eu também quero ver e experimentar).

  4. Quê?

    Mas o objetivo não é o tal UWP? Agora vão voltar pro passado, é isso? Com isso os desenvolvedores não irão abandonar a proposta do UWP? Não entendi… Bem, a preferência deveria ser pelo UWP.

          1. óbvio, não faz sentido usar win32 em tela pequena

            rodar win32 tem como foco o continuum, ou seja, usar o celular como desktop

        1. Com certeza. O A10 do iPhone 7 e o Snapdragon 820 são mais potentes que alguns Core i5! Olha só a pontuação:

          • Core i7–6500U: 3.174 single-core e 6.679 multi-core;
          • A10 Fusion: 3.506 single-core e 6.073 multi-core;
          • Core i5–6200U: 2.829 single-core e 5.905 multi-core;
          • A9X: 3.179 single-core e 5.367 multi-core;
          • Snapdragon 820: 2.312 single-core e 5.269 multi-core;
          • Core i5-5200U: 2.457 single-core e 4.795 multi-core;
          • Snapdragon 810: 1.347 single-core e 4.576 multi-core;
          • A9: 2.537 single-core e 4.410 multi-core

          São dados dessa matéria do Tecnoblog: https://tecnoblog.net/201016/apple-a10-fusion-iphone-7-benchmarks/

    1. Um dispositivo com uma tela com boa visualização pode ser notebook, tablet (se for touchscreen) e telefone ao mesmo tempo. Francamente a coisa mais impressionante que eu já vi nesse ano (ou em toda minha vida!)

    1. Cara, isso pra mim é praticamente um sonho virando realidade.

      Processadores ARM são muito mais eficientes do que os da Intel, se vacilar um Qualcomm Snapdragon 820/821 deve ter quase o desempenho de um Core i3 da série “U” (para notebooks), custa muito pouco (lembro de ter lido a muito tempo atrás no Tom’s Hardware que um Snapdragon topo de linha sai por 37 dólares em lotes de 1.000) e consome cerca de 7W. Uma bateria comum de notebook usando um ARM desses deve durar o dia todo tranquilamente.

      Vamos torcer para que isso realmente vire realidade, vai ser muito bom pra todo mundo! =]

  5. Esse Surface Phone sera revolucionário mesmo great job Microsoft :D, uma questão, isso vai deixar mais caro os smartphones? Será uma função exclusiva do Windows 10? veremos. Esse sempre foi o sonho de todo mundo.

    1. Bom, nada deve impedir q criem mecanismos e ferramentas que façam isso em outras plataformas, a princípio. Da mesma maneira que vc roda programas Win32 no Linux e Mac via emuladores. A menos q criem algum tipo de “bloqueio”. Mas o X dessa questão acredito eu q será pq esses programas deverão rodar via Continuum. Coisa que ainda não existe parecido para Android e iOS.

        1. Ah, sim. Se ele conseguir emular o programa “direto” no Android sem usar uma técnica semelhante ao Continuum poderá funcionar apenas espelhando a tela em um monitor

      1. Os apps serão lançados na loja da Microsoft, apesar de poderem rodar .EXE mas o android ou apple conseguiriam emular? A Apple deve ser mais difícil, mas veremos grandes fabricantes rodando o Windows 10 Mobile finalmente em todo globo.

  6. O W10M precisar dar é suporte para os MidiaTeck, tem muitos processadores bons deles e empresas que usam eles por serem mais baratos. Ajudaria a crescer a plataforma móvel.

    1. o foco dos mediatek sao o aparelhos de baixo e medio desempenho, essa tambem e a faixa que o windows phone mais vendia, devia ser compativel há anos

  7. Galera comprei um L930 e ele veio com o Windows 8.1, testei o whatsApp com o Viva-Voz e funcionou..

    Ai instalei o Windows 10 14393.448 e o Viva-Voz PAROU de funcionar, aquele velho problema com os microfones do L930.

    Já tentei Soft-Reset
    Já Tentei Hard-Reset
    Todos os Apps estão atualizados
    Todos os Apps de drivers estão atualizados, inclusive o Audio/Equalizador

    Se no Windows 8.1 estava funcionando creio que esse problema nunca foi hardware, mas sim o driver especifico para o Windows 10 que NUNCA FOI CRIADO…

    1. Pois é…. eu tava quase comprando um 930 esses dias, mas recuei com medo de dar esse problema. Apesar de alguns vendedores dizerem q no dele não estava com problema atualmente, mas já ocorreu e nada impede de voltar. Visto q parece ser algo intermitente.

  8. olá Surface Phone! espero que chegue e estimule alguma OEM que consiga operar no Brasil, senão a gente apela pra importação mesmo, fazer o quê, né?

  9. O formato .UWP é muito superior ao .EXE e a emulação do mesmo, espero que a microsoft não faça emulação, se não os Devs vão ficar com preguiça de migrar para o .UWP…

          1. Exatamente!
            Pela minha intepretação os PCs passam a suportar ARM, basicamente. Mas o foco consequentemente irão para os Super phones

  10. Pros ?diadores haters, ARM significa ” A Raiva Mata ” ou ” Adeus Repetidos Mimimis “, ou ainda ” Ando Rindo Muito ” CHUUUUPEM ?diadores da M.S ?? ?

  11. Essa notícia sim é relevante. E abre um leque de opções bem grande. Pode ser realmente o grande diferencial da MS na briga do mobile.

  12. um dispositivo com essa capacidade poderá emular qualquer programa UWP (x32/intel) existente ou terão que modificar os programas existentes pra essa função?

      1. isso é demais, principalmente pra jogos. Tem muitos de alguns anos atras que nunca foram (nem serão) portados pra arm e rodarão sem problema (se não exigir que estejam em UWP)

  13. podem colocar o w10 dentro de um smartwatch, o desgraçado do Satya Nadela vai continuar usando iPhone e dando mal exemplo.
    e quando a apple copiar essa mesma função em seus iDevices será chamada de inovadora e criadora de tendência.

  14. Isso é bom, porque ainda vai demorar muito para o UWP conseguir fazer tudo que os exe fazem. É só você entrar no projeto .net Core no GitHub e verá a quantidade de coisas que ainda precisam ser implementadas.

  15. É um grande avanço poder executar apps Win32 em celulares. Essa será sim a nova revolução da informática. Os PCS hoje em dia só são interessantes para usos específicos. Com o Windows suportando emulação para win32 não teremos mais barreiras de software, apenas hard que creio não será um grande problema.

    Entretanto ainda acho esse avanço algo muito de nicho. Essa galera da geração X e Y querem só celular para rodar face, insta e apps bobinhos. Não estão interessados em rodar aplicativos win32. Nem sabem o que é isso. O Windows 10 mobile vai continuar sofrendo com a falta de apps, pois os desenvolvedores de apps bobinhos que a galerinha X e Y curtem vão continuar desenvolvendo só pra android.

    Eu curto a idéia de rodar Win32 no celular, mas não me iludo com o isso. Será muito voltado pra uso específico.

  16. Não adianta colocar algo novo se manter as mesmas deficiências de sempre.
    O público que quer um smartphone, quer um sistema bom e aplicativos de qualidade, e não poder usar teclado, mouse, monitor e usar um Photoshop de desktop.

  17. E já prevejo um novo recomeço para o Mobile. Tudo o que foi feito até então vai ser descartado, hardware antigo não vai receber essa novidade e quem tem versão anterior do Windows mais uma vez vai ficar de fora.
    Por esses tropeços que a Microsoft nunca deu certo no Mobile. Cada novidade é um recomeço, e foda-se o usuário.
    Espero que dê certo, mas não adianta ter o melhor recurso que ninguém quer usar.
    Essas mudanças e promessas é a mesma do Windows Phone 7 pro 8 e do 8.1 pro Windows 10 Mobile.
    Pela milésima vez, a Microsoft vai falar: Breve™.

    1. Acho difícil, se a Microsoft é uma empresa prioritariamente de software ela vai querem contemplar a todos com novos recursos e possibilidades, sempre foi assim.

    2. Vamos tirar isso da mente só porque queremos descontar em haters que não valem a pena.
      Se a MS está de braços abertos, vamos seguir os passos delas e parar de dar ouvidos a hater mano. Já deu.
      A coisa vai chegar numa boa. Vai dominar e tudo seguirá seu curso.

  18. Se esses programas forem postados na loja, em pouco tempo, a plataforma terá de longe a maior loja de aplicações.
    E isso sem contar o histórico de programas ja lançados para windows que não entrarão na loja.
    E olha o numero de jogos que ja foram lançados pra PC.
    E estão falando que o Surface Phone seria um 3 em 1. Errado, ele poderia sem um 4 em 1. PC, tablet, smartphone e console.

  19. Eis a carta na manga.
    Agora o WP/WM como o conhecemos pode até desaparecer do universo.
    Eu disse. Será uma transformação e não uma morte. Mas, ninguém me escuta.
    Pula muralha concorrência.

  20. Dúvida!

    Este Windows 10 que está rodando no ARM ele é emulado ou é nativo?

    Se ele é emulado, dentro dele possui outra ferramenta que emula o x86, exemplo Photoshop?

  21. Ficou claro que os processadores ARM da Qualcomm são poderosos o suficiente para aplicações tradicionais Win32.

    Minha dúvida é qual a capacidade real das GPUs da arquitetura ARM para executar jogos Win32. Isso é o que mais me interessa, mas confesso que não tenho esperanças. Quando vejo uma GTX 1080 rodando 4k em 60 fps e olho pra uma minuscula GPU de chipset de celular caio na real, rsrsrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *