Paul Norris: “o anúncio para emprestar jogos no PS4 na E3 2013 foi infame”

ps4one

Hoje chegaram mais declarações de Paul Norris, criador do jogo Aaero para consoles e PCs e membro do estudo Mad Fellow Games. Norris não economizou palavras, e afirmou que muitas pessoas criticaram a Microsoft em excesso, especialmente o Xbox One X, uma máquina que ainda não foi lançada e já tem uma legião de inimigos dispostos a fazer qualquer para envenená-la.

O fato foi relatado no site Gamingbolt que aprofundou mais essa questão. Norris afirmou que havia algumas ideias da Microsoft que foram ofuscadas pelo DRM controverso e todo o ruído extra que foi gerado a partir de alguns setores da indústria. Abaixo, suas declarações:

O lançamento do Xbox One na E3 parecia bastante desastroso do ponto de vista de um espectador. Eu acho que antes do lançamento, a Microsoft teve algumas grandes ideias que foram ofuscados pelo DRM, focando no conteúdo para TV e problemas para ficar online. Todas essas grandes empresas estão tão acostumadas a olhar para a frente ao longo do ciclo de vida de um produto, eu acho que a Microsoft calculou mal. Eu não acho que é tão controverso sugerir que um novo console precise ficar on-line em 2017, mas em 2013 talvez fosse prematuro demais.

Mas Paulo continua a explicar o que realmente o incomodava na apresentação da E3 2013:

O que foi frustrante para mim, pessoalmente, eu aceitei o “sempre on-line” e estava ansioso para usar a função onde você poderia compartilhar jogos com amigos e familiares. Em seguida, após a Sony na E3 fez um anúncio infame ao sugerir “apenas com o PS4 se empresta jogos” e na arena da E3 cantando aos gritos Sony! Sony! Pareceu que a Microsoft foi a mãe de todas as merdas.

Quem dera a Microsoft tivesse liberado o compartilhamento de jogos com amigos e familiares, foi uma pena de certo modo.

Você também achou infame o anúncio da Sony? O faz parte da concorrência usar todas as suas armas? Jogou sujo ou limpo? Manipulou?

91 comments on “Paul Norris: “o anúncio para emprestar jogos no PS4 na E3 2013 foi infame”

  1. A MS agora tem que usar sua força e esmagar geral, começando pelas mídia vendidas vagabundas… concorrência boa é concorrência destruída…esse CEO da MS é um imigrante indiano?

    1. Hehehehehehe (risada maldosa) a Sony já foi destruída a muito tempo, metaforicamente falando. Senão eu teria comprado um playsterco fedido, o lance agora é um XONEX e uma TV. Foda-se Sony Um Centavo…

  2. Eu sou fan do xbox, mas este cara falou muita besteira, as críticas à microsoft foram totalmente cabíveis e sem elas hoje em dia teríamos um console horrendo. Toda essa infâmia do xbox nesta geração em especial, mais do que nas outras é parte desse plano de marketing e negócios para o xbox muito mal feito e mal posto e também da expertise que a Sony teve em se aproveitar imediatamente disso para se sobressair, isso é mercado, e mesmo hoje em 2017 não consigo conceber a ideia de nada “sempre online” é totalmente desnecessários, é uma limitação que não faz sentido algum! Adoro o xbox, mas que bom que existe concorrência no mercado.

    1. Ufa. É bom ver que há fãs dispostos a ajudar a plataforma com críticas construtivas. Desde que comprei xbox, fiquei assustado ao perceber que os ditos “fãs” eram, na verdade, pessoas ressentidas, incapzes de aceitar as críticas ou os problemas do console. Os problemas, para eles, eram: a mídia, os haters e os -istas.
      Mas como vc bem observou, muito foi melhorado na plataforma graças às críticas que foram feitas.

  3. Uma coisa que a MS não previu na época é que as lojas de jogos que ficam revendendo jogos (que é onde tem mais lucros) tem um grande peso no mercado.. anunciar um videogame que não pode revender os jogos usados é pedir pra arrumar encrenca com elas..

    E qnt a ideia original, eu particularmente tinha curtido, jogar meus jogos sem precisar trocar a mídia, o Xbox sendo o “Hub” de entretenimento na TV (apesar que agora com as TVs smarts perdeu o sentido) e o Kinect controlando tudo.

    1. A M$ nunca falou que não poderia compartilhar jogos, quem inventou isso foi a midia.

      Desde 2013 eu comprava jogos compartilhados com meu amigo que também pegou o Xbox One. Sempre dividimos os games, enquanto a midia que nunca comprou um Xbox falava bobagens

  4. As criticas na época foram necessárias para tomar um rumo bemmmmm melhor, em 2013 eu não pensava em tee um xbox one jamais e fui pro ps4, mas depois que Phil Spencer assumiu a liderança me animei e esse ano vendi meu ps4 e peguei o one s e digo uma coisa, nada há reclamar.

    1. Pois você foi enganado e caiu na falacia da midia.

      Xbox One durante 2 anos sempre teve mais exclusivos de peso que o Ps4, mas a midia só ligava para resoluções….

      1. lembro desse periodo…

        durante dois anos somente o PS4 tinha exclusivo 90+, e o xone sem nenhum.

        realmente, o xone tinha mais exclusivos de peso menos 90

    1. Pois é, pq msm em capitais e regiões metropolitanas, onde a redes das teles costumam ser melhor estruturadas, é difícil ficar online 100% do tempo.

  5. Várias ideias boas se perderam, ao passo que outras realmente deveriam mudar.
    Não é por 2 ou 3 ideias serem inapropriadas, que vá se demonizar tudo.
    O problema mesmo foi o timing de comunicação, que foi ruim.

    Quanto ao sempre on line, estruturalmente falando, estando off line se perde 50% da experiência do console(o que dirá até mais), mas entendo que na época pudesse ser visto como algo restritivo, como de fato era. Hoje os jogadores assimilaram que ligar o console off line é como ligar pela metade.

    De forma geral, o Xbox One é um console de jogos melhor, pois durante esses anos surgiu a retro com o X360, agora retro com o Xbox Classic, fortalecimento da Gold, serviços como o Game Pass, foco maior no gaming, etc.

  6. o xbox não tem como compartilhar? na steam tem. graças a isso amigos e parentes e eu, trocamos jogos e gostando dos títulos, compramos. ou então damos de presente… também funciona para poder jogar juntos.

    1. Tem a função para 1 amigo somente, na época a Microsoft queria poder compartilhar com até 10 amigos, mas a midia fez a cabeça do povo para não comprar.

      1. fez a cabeça? que tosco. por isso sou master pc race. podemos escolher entre varias lojas e o meu “console” roda office e pacote adobe…

        1. Que opinião bem idiota ein, não chega nem a ser um argumento de tão imbecil que é.

          Não é PC Master Racer e sim Windows Master Race, por acaso você esta rodando um Linux nesse seu PC ? Eu acho que NÃO !.

          A Microsoft já dominou os games no PC e agora esta dominando os games nos Consoles.

          Ela fez perfeitamente o Cross-Buy e o Cross-Play, fazendo os desenvolvedores criarem 1 jogo para 2 plataformas ao mesmo tempo Windows e Xbox.

          Nego tem que ser imbecil mesmo né, não enxerga a realidade

          1. Eu tenho um dual boot. windows é bom, mas linux também tem muitas vantagens. tenho steam em ambos os sistemas e posso dizer que os novos grandes jogos, só tem em windows. que depois sofrem um processo de cross-buy. Os jogos funcionam nos sistemas sem nenhuma diferença real.
            Tendo oportunidade de colocar uma distribuição linux em um sistema, acho que será uma chance válida de conhecimento.

          2. Só por usar dual boot já vejo que é um ignorante, ninguem usa dual boot hoje em dia oohh burrinho, quem tem conhecimento de verdade usa Linux em VM!!.

            Filinho eu mexo com servidores Linux e eles só servem para servidores mesmo, isso quando a empresa quer algo gratuito, se ela quer um sistema decente eu faço ela comprar Windows Server !.

          3. muito bom
            como a minha casa não é empresa, eu gosto de manter o conhecimento afiado em linux também. que bom que conhece tão bem. continue assim.

          4. Dual Boot KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

            aposto que o animal nem usa UEFI no Windows dele, por tamanha ignorancia KKKKKKKKKKKKKKK

            >>>> Dual Boot
            >>>> 2017

            rala peito daqui, seus argumentos são tão idiotas que esta me dando vontade de vomitar

          5. não estou sendo hater, não estou falando palavras de baixo calão,

            só comentando em um site sobre jogos que são compartilhados entre pessoas.

          6. serio que vc quer discutir com esses lunáticos delirantes fanboys da MS?

            uhaauhuhauha

            cara, os animais vivem de delírios de “midia sonysta”

        2. PC Master race de cu é rola, entra aqui http://www.bf1stats.com, da nojo de ver a quantidade de animal jogando BF1 no pc…. e olha que online é de graça e o preço do game é menor…. pc master solitary né? Alias, Steam roda onde??? WINDOWS que é de quem?????? Microsoft.

  7. A E3 – 2013 da Microsoft foi de longe muito, mas MUITO Superior a E3 da Sony !!.
    O que aconteceu é que a midia sonysta QUIS interpretar TUDO ERRADO para acabar com a imagem do Xbox.

    1 – Xbox One mostrou mais jogos exclusivos durante 2 anos que o Ps4. Mas a midia falava que jogar a 900p é melhor que jogar a 820p do Xbox One.
    2 – Xbox One ganhou vários premios de jogos exclusivos naquele ano, mas a midia abafou o caso.
    3 – O Kinect tinha função em 100% dos games, mas a midia crucificou o Kinect sem ter JOGADO ele. Todas as criticas eram de pessoas que sequer tinha ENCOSTADO em um Xbox One com Kinect.

    4 – A Função 24 horas Online só era necessário para quem compartilhasse seus jogos com outros amigos. Ou seja se você NÃO COMPARTILHASSE, vc nao tinha a necessidade de ficar Online. E a sony acabou copiando esse recurso e lançou ele depois de 1 ano e a midia ficou totalmente CALADA quando a sony lançou esse mesmo recurso que tanto criticou no Xbox One.

    1. Memoria de sonysta porco é curta, mas ja perderam a guerra dos consoles a longo prazo e se limitam a nao ver, questao de tempo…

      1. o maior sucesso da MS foi o Xbox 360, que vendeu menos que o maior fracasso da Sony

        e no delirico da xoxoneta lunática, é questão de tempo para a maicoxofiti do Zune, Windows Phone, Bing e aQuantive derrubar a sony…

        xoxota ta tomando tora até da Nintendo e delira que vai ganhar do playstation.

          1. VISHE, PREISTERCO 4 PRO E SWITCH? COMBINACAO PERFEITA PRA OTARIO, UM NAO FAZ 4K E O OUTRO NAO É VIDEO GAME KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  8. A Sony foi mais esperta e baseou o marketing nas falhas de marketing do Xbox e isso garantiu a arrancada no começo mas se hoje o Xbox e um produto maduro e com muitas vantagens deve se ao fato da Microsoft ta atrás não vendas e correndo atrás do prejuiso

    1. Que prejuizo? pelo fato de vender menos nao quer dizer que tem prejuizo, muito pelo contrario, fatura o msm ou mais que a divisao de jogos da sony….

        1. PREISTERCO FOI O PRIMEIRO VIDEO GAME A FAZER 4K NO LANÇAMENTO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          1. GENTEEEEEEEEEEE PREISTERCO FAZ 4K SIM, FEZ ISSO LOGO QUE SAIU KKKKKKKKKKKKKKKKK MAS O MELHORRRRRRRRRRRRRRR, TINHA TROUXA QUE ACREDITOU NO 4K ANTES E ACREDITA HOJE KKKKKKKKKKKKKKKKKK

      1. Quando eu disse correr atrás do prejuiso não quis dizer prejuízo financeiro mano ,e um termo da minha cidade que significa” tempo perdido ” tipo se nem o wiiu que vendeu menos que o Xbox onde deu prejuízo não e o onde que ia dar.

      1. Os games do Ps4 são muito mais caros que os de Xbox One. E todos meus amigos que possuem Ps4 compartilham jogos virtuais e eles precisam ficar Online para que o compartilhamento funcione.

        Eles tem amnésia e não se lembram que em 2013 o Xbox One já fazia isso.

        1. Traduzindo…

          “Deixa eu fazer umas montagens aqui pra quem sabe conseguir enganar alguém, vou torcer pra ninguém lembrar do jogo cancelado pela Sony :(”

          -Sonete desesperada-

          Abre os olhos, mimosa. Veja a tora da Sony te fudendo.

          1. Conclusão…

            “A Sony fode gostoso o cú das sonetes” – Realidade nua e direta –

            Deixa de mimo, mimosa! Kkkkk

  9. Foi o que eu disse na época. A DRM trazia consigo a possibilidade de compartilhar os jogos e isso pra mim era perfeito até porque aqui em casa e amigos nós costumamos dividir as despesas. Sairia muito mais barato… mas é claro que a MS achou uma outra maneira chamada de Xbox Game Pass.

    1. A DRM só é aplicada a jogos comprado pela loja Virtual.
      Se você compra um jogo fisico, ele rodará em qualquer Xbox e poderá ser emprestado…

      A Sony acabou copiando o compartilhamento de jogos do Xbox e conseguiu implementar no Ps4 em 2014.

      Todas as pessoas que conheço que possuem o Ps4 compartilham jogos e esses jogos só podem ser jogados se o Ps4 estiver Online.

    2. Não existe NENHUM tipo de DRM que beneficia o consumidor e se ninguém tivesse reclamado no inicio TODAS as empresas utilizariam esse método ate a Sony

    1. 1 – Sempre foi possivel emprestar jogo FISICO e também foi implementado o empréstimo de jogos comprados pela Loja Virtual do console.

      Conheço varias pessoas com o Ps4 e 80% dos jogos delas foram comprados pela Loja Virtual e esses games são compartilhados entre amigos e SÓ podem ser jogados se estiverem conectados pela Internet.

      A Sony criticou tanto isso que implementou no Ps4 e 90% dos usuários compartilham jogos ficando 24horas Online.

      1. Mano, como posso emprestar um game meu da live pra um amigo sem q eu conecte minha conta no xbox dele? Sempre tive essa duvida kkk (preguiça de pesquisar)

  10. Eu lembro que todo mundo esperava um Xbox 720, mano era pior que o iPhone 8. Depois do a anúncio do One, só ouvia criticas pesadissimas em cima dele. Designe retrô, ficar online 24 horas, resolução em comparação ao PS4 e outros.

    Agora vejo o medo das outras empresas em relação a Microsoft e sei o pq da Sony ter feito isso.

  11. Meu Xbox ta sempre online, minha preocupação agora é conseguir Vivo Fibra pra meu futuro XONEX, alguem sabe se tem Vivo Fibra pra São Paulo SP sem aqueles planos de combo? Nao quero TV nem telefone, so internet… A minha é de 4 MB só.

      1. A NET não tem ate hoje no meu CEP, inclusive uma vez uma dessas adolescentes de telemarketing da NET quis me vender falando que tinha, desconfiei e vi que não tinha mesmo, agora Timlive é internet a cabo? Bem, vou pesquisar, valeu!

    1. Nossa Internet de 4 mega. Deve ser um parto pra baixar e atualizar jogos. Aqui em casa e Vivo Fibra 100 MB. Eu baixo jogos gigantescos de mais de 50 GB em menos de 3 horas.

  12. Pode parecer ironia, mas eu defendia a ideia. Tudo é conectado, tudo fica conectado. Em 2013 ja existia a conexão a cabo, não era o problema. E o que acontece hoje? Os consoles ficam 100% conectados, como o meu celular, minha pulseira, minha tv e etc. E ao meu ver a Sony não foi malandra e sim esperta… Vamos dizer, “jogou sujo” e com certeza ofuscou possibilidades interessantes por parte da Microsoft, como por exemplo compartilhar seus jogos com até 10 amigos. Pode ser que isso mude hoje ou amanhã, mas o fato é que hoje eu só consigo compartilhar com 1 pessoa.

  13. No inicio da geração, quando a divisão Xbox estava sob o comando do arrogante e estupido Dom Mattrick, o Xbox fez por merecer o péssimo inicio, apesar de ser um console melhor e ter um lineup de jogos mais interessante que o Poneystation 4 naquela época. DRM, console obrigatóriamente conectado e a venda casada do Kinect foram fatos inaceitaveis e a Microsoft pagou caro merecidamente. Felizmente, Dom Mattrick tomou um pé na bunda e Phil Spencer trabalhou dando ouvidos ao consumidor e hoje o Xbox One destroi o Poneystation 4 em quase todos os aspectos.

  14. O hate e o medo contra o Xbox One e tão grande que tem até site gamer sonysta (Tecsujismundo) ameaçando de processo canal de Youtube porque fala a verdade. Esse e o naipe dos Poneys, seja um fanboy tiipo o ovelhinha queima rosca ou um jornalista de um grande veiculo de comunicação que nem UOL jogos, IGN ou Eurogamer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *