Phil Spencer: “queremos alcançar um fluxo contínuo de jogos first party no Xbox”

Phil Spencer, líder do Xbox.

Phil disse no novo podcast de Larry Hryb, mais conhecido como Major Nelson, que ele quer alcançar um fluxo regular e contínuo de conteúdo criado pelos próprios estúdios das Microsoft (first party). Assim, pode-se supor que, após um certo tempo de desenvolvimento com os novos estúdios, o portfólio será alinhado para que, a cada trimestre, um jogo exclusivo ou uma grande extensão exclusiva de conteúdo para o Xbox One seja lançada.

No primeiro trimestre, a nova expansão do Sea of ​​Thieves e o Crackdown 3 farão parte dos dois novos conteúdos first party. O Project xCloud deverá entrar na fase beta pública no “outono” de 2019. Forza Horizon 4 também terá uma grande expansão neste ano, e Ori andt The Will of the Wisps será lançado. Espera-se que o Gears 5 esteja no calendário para o terceiro trimestre, e ainda é emocionante ver o que Phil Spencer ainda quer que isso fique cada vez melhor.

Como conteúdo um tanto misterioso, temos Halo: Infinite Beta para o Natal e RARE parece ter outro jogo sem aviso prévio ao lado de Battletoads. Enquanto isso a Playground Games, que segundo os rumores poderia trabalhar em um novo Fable 4. Realmente, queremos ver a Microsoft assim, cada vez mais apostando em conteúdo first party.

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177 comments on “Phil Spencer: “queremos alcançar um fluxo contínuo de jogos first party no Xbox”

  1. Jogos exclusivos é “cíclico”. De 2013 a 2015/2016 o XONE teve mais exclusivos relevantes; já de 2016/2018 o PS recuperou e lançou jogos de maior expressão. Esse ciclo vai mudar novamente agora a partir de 2019, a favor do XONE. Mas o grande diferencial aqui é que a Microsoft não quer deixar mais esse ciclo “cair”, e vai lançar jogos fortes todos os anos com mais frequência. Essa é a tendência a partir já desse ano.

    1. Pra vc ver como jogos exclusivos não tem ou pelo menos não tinha. No início da geração o Xbox já estava numa marcha mais lenta por causa da mídia sonysta e marketing desastroso sobre a DRM em 2013 mesmo lançando mais exclusivos. Outro ponto extremamente importante para o público é a questão de gráficos, esse foi outro erro forte da Microsoft que na minha opinião pelo que tenho observado desde que comecei a jogar no SNES é o ponto mais importante na escolha de uma plataforma.

      1. Eu tenho dúvidas se os gráficos em si são um ponto mais importante na escolha de uma plataforma, embora ainda seja um ponto importante. Acredito que é a sensação de evolução geracional é que tem um peso maior, quer dizer, você sair de um console para outro e ter uma evolução palpável na experiência de jogo. Nesse pacote tem a parte gráfica, sonora e interação in game.

        Na época dos 16 bits, o Gênesis usou e abusou de campanhas de marketing mostrando o poder da CPU Motorola 68000, que basicamente era a mesma usada nos Arcades mas com menor clock, aliado a um salto gráfico tangível em relação ao Master System/NES. Na prática ele fazia muita diferença em jogos frenéticos e com alta contagem de quadros. Aí depois veio o Snes e trabalharam bem em jogos como Super Metroid, que permitiam um mundo sand box completamente explorável de uma ponta a outra, e jogos com chips especiais no cartucho, pra dar vida a games como Donkey Kong Country e Star Fox.

        No entanto, acho que o salto gráfico por si só está encurtando. Se faz necessário evoluir em diversos outros campos, para oferecer um salto técnico robusto pro jogador e que impacte a experiência geral de jogo.

        1. Também penso que somente a parte gráfica já não é o suficiente mas de cara é o mais perceptível. Não é o caso do Xbox one x ps4 onde não há uma diferença tão facil de ser percebida. Mas a escolha pelo mais poderos teve justamente o dedo da mídia em pregar importância sobre resolução.

          Eu duvido muito por conta dos custos, mas pensando nesse efetividade prática de evolução gráfica eu espero que a MSFT traga mesmo esses 12 Teraflops e zen 2 8/16 núcleos/threads. Com essas configurações teremos esse salto perceptível.
          Esse exemplo que vc deu eu percebo quanto a Nintendo é capaz de fisgar com seus exclusivos a ponto de sobreviver até hoje. Mas nem por isso era um sucesso absoluto. Nas métricas que usamos hoje a Nintendo era fracs demais antigamente em vendas e vem até hoje com duas exceções que é o Switch e o Wii. O Genesis foi um grande sucesso no início e acho que pelo motivo desse poder com ajuda do Sonic. A comunidade gamer na época era completamente novata e pode não ter gostado das varias versões do genesis, coisa que a Nintendo fez com o 3DS.

          1. A Nintendo com o Snes era mais vanguardista em termos de tecnologia aplicada aos jogos, por isso que usei o exemplo do Super Metroid, cujo conceito de jogo não existia igual na época. O jogo foi tão marcante que seu conceito batizaram até de ‘Metroidvania’. Mas hoje a empresa vive num outro momento, não participando mais da disputa de poder gráfico, mas trabalhando com a memória afetiva que seus personagens geram nas pessoas..

            Eu poderia ter usado o exemplo do Sonic também, que talvez até fosse o mais apropriado, pois foi o chamariz para o que o Motorola 6800 era capaz na época, cujo conceito de plataforma side scrolling também não existia igual na época, não com a mesma velocidade e design de níveis.

            A SEGA só não vendeu mais mega drive´s porque não quis, preferiu descontinua-lo e dar prioridade total ao Saturn em 1994 quando poderia dar maior longevidade ao Genesis em mercados como europa e america do Sul, como a Nintendo fez. O tempo mostrou que não foi uma boa decisão.

          2. A Sega quis dar uma sobrevida ao Mega Drive com o acessório 32X, que teria jogos exclusivos, aí meses depois lançaram o Saturn e mataram os dois…

            Aliás, esse adiantamento do lançamento do Saturn foi uma das coisas que mataram a Sega e criaram a Sony.

          3. Os consoles antigos tinham o seu sucesso setorizado. O Mega Drive chegava a apanhar do PC Engine da NEC no Japão, enquanto a Nintendo nadava de braçada. Já no Ocidente, embora o Super Nintendo fosse uma potência, o Mega Drive teve números bastante expressivos de vendas e se não me engano chegou a vencer a geração.

            Na geração seguinte, o Nintendo 64 teve presença quase zero no Japão, mas foi um console muito relevante nos EUA. Era disparado o melhor console pra FPS e multiplayer local. A Nintendo capitalizou em cima dessa proposta com Mario Party e Smash. Super Mario 64 foi tão bom que a Nintendo nem sequer precisou fazer um sucessor. O Saturn por sua vez foi o contrário: fraco no Ocidente e muito forte no Japão, onde disputava pau a pau com o PS1. Vários dos multis japoneses que a Nintendo não recebeu por ter apostado nos cartuchos saíram pro Saturn.

            Em matéria de portátil o Game Boy chegou a ter 90% do mercado, o que sustenta a Nintendo até hoje, com o Switch.

      2. Cara, o peso no inicio da geração foi o poder do PS4 maior do que o One e 100 doletas a menos, deu no que deu, PS4 disparou em vendas. Todos os testes de desempenho apontando que o Ps4 rodava melhores os multi, além da cagada de jogos que não poderia ser trocados ou a conexão constante com a internet.

        1. E sonysta não quer acreditar nisso. Eles realmente acreditam que meia duzia de jogos que só saíram agora nos dois últimos anos é motivo pra boas vendas.

          1. O maior problema foi o início em 2013. A MS deve ter cometido uma das maiores cagadas do mundo dos negócios. Mas, eu acho que mais a frente, a falta de exclusivos ajudou sim. Minha opinião obviamente

          2. Eu também acho que isso foi bom pra marcar pois provocou algumas demissões para que a atual equipe comandar da forma correta.

      1. “esse aqui” xD

        esse aí continua com os mesmos tipos de comentarios, a notícia pode não ter nada a ver com Xbox, o cara sempre escreve a mesma coisa…

        “enquanto isso, no Xbox, o console sem exclusivos…”

    2. Sim, houve um vazio nos exclusivos da MS em 2016 e 2017. Em 2018 voltou, mas, foram poucos e alguns foram questionados. A MS tem que lançar pelo menos 4 AAA por ano, de qualidade inquestionável. Só assim um sucesso tecnológico pode ser também um sucesso comercial. Vi um comentário mostrando que o xone vendeu em uma semana algo perto do 3ds. Isto não pode ocorrer. O xone é um bom console

  2. Bom, investindo eles estão para alcançar esse objetivo. À medida que jogos novos vão chegando, considero uma boa jogada trabalhar em novas expansões dos jogos já lançados, como Sea of Thieves e Forza Horizon 4. O fato de estarem no Gamepass lhes confere uma vitrine permanente.

    1. Sea of Thieves tem um potencial enorme. Joguei ele duas horas ontem, até então eu só tinha testado – e mal testado, lá no começo, quando fiquei navegando “sem propósito”. Mas ontem vi um pouco como o jogo mudou, evoluiu muito em menos de um ano. O mar está mais “sombrio”, o clima dinâmico está excelente, está muito mais difícil jogar sozinho. Aquelas ilhas com “base” de esqueletos está soltando balas de canhão pra todo lado. O jogo tem um grande potencial. Algo que eu acho que faria dele um sucesso absoluto seria incluir um modo campanha de “Histórias de Piratas” ou “Histórias dos Mares”, algo parecido como é em “Histórias de Guerra” no Battlefield. E nessas histórias – pequenas campanhas de 30 minutos a uma hora no máximo, fazer referências a piratas famosos, curiosidades sobre a aquela época, variando com histórias cômicas, de suspense, e tb de perfil de piratas famosos. E em paralelo, incluir no modo online essas referências. Algo muito interessante seria fazer uma história dessas de um pirata famoso, e no online inserir ele num navio lendário, raro de encontrar. Não tiraria o foco do multiplayer, mas chamaria a atenção também daqueles que gostam mais de campanhas e histórias em jogos. Essas coisas fariam de Sea of Thieves um grade sucesso.

      1. Eu joguei o Sea no começo mas acabei largando. Eu o achei um multiplayer cooperativo singular e único no mercado, visualmente muito agradável, onde cada seção é uma história diferente e pessoal, mas eu acabei largando por achar o conteúdo raso para me prender por um período de tempo maior.

        Mas o potencial está todo lá, e se a Rare trabalhar bem, terão ali o maior e melhor multiplayer cooperativo do mercado. Em breve pretendo voltar a jogar, ouvi dizer que o jogo já está muito melhor do que no lançamento.

  3. Aleluia aleluia. Até que enfim a MS percebeu o seu segundo maior erro: não ter exclusivos de qualidade em quantidade. O maior erro todo mundo sabe e ocorreu em 2013.

        1. Ori foi lançado em 2016 e Cuphead em 2017; ambos são obras primas. Não subestime um “indie”. E SoT, o jogo com foco em multiplayer, muito criticado no início, está se mostrando um grande valor. É um jogo que eu aposto que vai surpreender muita gente. O PS tem nenhum jogo nesse sentido. Obs.: Eu mesmo não dava nada pra ele quando foi lançado; mas desde as últimas atualizações, principalmente esta última, melhorou bastante o jogo. Ele tem SIM propósito, e a Rare tem um “ouro” nas mãos.

        2. E o que a Sony apresentou no começo da geração? Só foi apresentar um jogo bom em 2015, depois apresentou outro meia boca em 2017 e em 2018 mostrou Gow, todo cagado, e Spider Man que vende bem pelo nome. Agora, gosto é gosto amigo, se tu acha que só Forza é bom, ai vai de você, eu particularmente achei Gow uma bosta, comparado com os anteriores. Eu mesmo estou curtindo muito Sea of Thieves, State of Decay 2 terminei a campanha, apesar de ter gostado mais do primeiro, Cuphead sensacional.

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          1. O que a apresentou na nova geração ? Nada, absolutamente nada. Uma das minhas franquias favoritas (killzone) teve uma campanha deprimente. Knack nem meus filhos gostaram. A sony deu sorte demais naquela cagada da ms. Depois teve vários jogos bons, pra mim pelo menos: Infamous, bloodborne, hzd, gostei muito de Detroid, spider, gow, o remake de shadow of colossos foi bom porque não joguei antes, uncharted 4, uncharted the lost legacy era uma dlc, mas, virou um jogo e foi Bom. Gran turismo é inferior ao forza mas tem seu valor. Drive club teve um lançamento problemático e é inferior ao forza, mas, curti um pouco. Tem ainda mais 4 exclusivos pra lançar. Tirando o do kojima que tem que esperar os outros 3 acho que vão ser bom, e creio que saem este ano. Parece que a ms tem certo em 2019 o gears, que é bom, mas, se for só ele vai ser pouco.

    1. Eu não tinha gostado de SoT quando testei lá no início. Mas vou te falar, o jogo mudou bastante, e acho que o jogo tem um grande potencial. Fico imaginando que a Rare tem um “ouro” nas mãos se souber trabalhar. E está trabalhando bem… Prevejo mais mudanças muito positivas para o jogo em 2019. Lá no início, quando eu testei, eu não gostei e tb eu não tinha entendido o propósito dele. Só ontem eu voltei a jogá-lo novamente. As mudanças, principalmente os duas últimas atualizações, evoluíram muito o jogo. Ele chegou a bater Fortnite no Twitch, pra ver como o jogo está sendo “visto”. O jogo mudou e acho que a Rare pode fazer ele um excelente multiplayer. Eu gostei de jogá-lo ontem, diferente de quando testei no início.

      Algo que eu acho que faria dele um sucesso absoluto seria incluir um modo campanha de “Histórias de Piratas” ou “Histórias dos Mares”, algo parecido como é em “Histórias de Guerra” no Battlefield. E nessas histórias – pequenas campanhas de 30 minutos a uma hora no máximo, fazer referências a piratas famosos, curiosidades sobre a aquela época, variando com histórias cômicas, de suspense, e tb de perfil de piratas famosos. E em paralelo, incluir no modo online essas referências. Algo muito interessante seria fazer uma história dessas de um pirata famoso, e no online inserir ele num navio lendário, raro de encontrar. Não tiraria o foco do multiplayer, mas chamaria a atenção também daqueles que gostam mais de campanhas e histórias em jogos.

      1. Se o objetivo do SoT for acumular loot como nas famosas casas dos premium do Tibia, nem precisa de sistema de XP.

        O problema é essa noção torta de que eu tenho que ser ativo em todos os exclusivos da minha plataforma. Eu me dedico ao Forza, aí fica complicado acumular mais um jogo, sendo que tem uma porrada ainda na fila pra mim.

  4. Isto vai ajudar bem o console. Não que o xone não tenha exclusivos bons, mas, eles são em menor número quando comparado aos concorrentes.

  5. A única narrativa que sobrou sobre os aclamados exclusivos (na realidade jogos mediocres) do PS4 vai ser enterrada de vez este ano. E ai vai sobrar o que pro sonysta falar ? Não vai sobrar nada, pois quase tudo no PS4 é muito pior que no Xbox One. Acabou pra vcs, poneyzada. A E3 2019 vai ser um belo tapa na fuça de vcs.

    1. Sim, o Phil fala muito sobre isso. Guardadas as devidas proporções e características que cada mercado tem, ele quer que o Gamepass seja autosuficiente em conteúdo próprio, tal como o Netflix é atualmente.

      Mas pra isso, eles devem ampliar a disponibilidade do serviço, estando em mais dispositivos e lares. E é nesse ponto que o streaming pode fazer toda a diferença, rompendo a barreira tecnológica de distribuição de conteúdo.

      1. O que acho mais bacana é a parte do hardware. Teremos acesso ao conteúdo de qualquer aparelho que rode o sistema, e/ou, disponibilidade compatível.

          1. Kkkkkk só podia ser mais uma ovelhinha da seita do chief … parabéns troxa ! enquanto isso ele joga todos os jogos de Playstation deste o ps1

          2. E Você e o oque ?
            da seita do che guevara ? poney sincero ? lider sonysta que não joga nada ?
            EIN ?

          3. Claro que joga assim como a maioria aqui, e nós que somos ovelha kkkkkk agutmbeto fraco poney . Manda outra, vai vim com oque ? Já sei excrusivos ne kkkkkkk

          4. – julix … pode, pode sim. Se você assina o Dolby Atmos; você pode instalar em 10 xbox, e no pc também
            – este é o último… o prêmiozinho dos “jornalistizinhas”…
            – acho que é

        1. Jogo Gears of war 4 até hoje no modo multiplayer, um jogo mais antigo que god of war, porém com vida útil , já este game offline que vc citou, ninguém nem joga mais amigo…

          1. Cara esse drd2 e muito top …só a versão do Xbox one que ficou devendo muito em grafico ,como a minha tv e de 50 p da pra notar diferença . Já o sunset foi um dos primeiros que zerei …nota 10 o jogo!

          2. se o seu xbox é o fat, realmente a imagem tá embassada, eu vejo aqui, infelizmente colocaram o processamento todo pra fisica em detrimento do visual do fat nesse jogo, pois jogos como Shadow Tomb Raider já fica bem nítida e bonita a imagem

          3. O meu e o Xbox s mas acho que daria p melhorar ,pelo menos uns 900 p dinâmico ,porque comparado ao PS4 slim tá muito abaixo as texturas !

        2. Bom, eu estou jogando o lixo de jogo um ano depois de seu lançamento, enquanto isso, Goty do ano passado não durou uma noite nas mãos dos Sonystas.

        3. Bom, eu estou jogando o lixo de jogo um ano depois de seu lançamento, enquanto isso, Goty do ano passado não durou uma noite nas mãos dos Sonystas.

          1. Veja como sonysta vive só de nostalgia, eles ressaltam TLOU até hoje, um jogo da geração passada, sei lá quantos anos tem isso, seis, sete anos? É muito fracasso!!!

        1. Pois é, aquele jogo Journey, não se faz nada, e os cara aclamam aquela porcaria até hoje. Segundo os analistas, SoT falta conteúdo, já aquele jogo bosta deve ter muita coisa a se fazer.

    1. Foda-se o Goty, se é divertido, vamos jogar, um prêmio de bosta não vai melhorar ou piorar nenhum jogo. RDR2 perdeu o goty, mesmo assim, será um dos jogos mais vendidos dessa geração, e o mais divertido.

      1. Concordo que o que vale é sua experiência, mas, o goty ajuda no MKT do console. E todos concordam que o MKT da divisão Xbox é bem ruim. Era pro Xbox estar vendendo mais

          1. O único motivo que eu vejo para ficar de fora de uma feira de games aclamada, é não ter nada para apresentar, ou não ter grana para bancar o evento, vamos supor que a Sony vá anunciar o Ps5, a melhor forma de se fazer, seria na E3, mas por falta de verba, talvez seria melhor ficar de fora mesmo, já que anunciar apenas o PS5 sem jogos, sem nada, o melhor a se fazer seria anunciar fora da E3.

          2. Para apresentar sabemos que é a que mais tem, mas acredito que não fará pois segurara para o ps5 isto é fato, mas como vcs são burrinhas e sem cerebro vao na ondinha dos lideres zorito e tifi.

            vamos ao que sabemos:

            gow 2
            nova ip sata monica
            horizon zero dawn 2
            killzone novo
            ND IP nova
            spiderman sequencia
            BB2

          3. A principio não. Sao 2 motivos pra nao ir na e3: nao ter nada pra mostrar (deve ser isto) ou uma jogada de mestre, muito bem bolada, tipo esperar e dar o bote, fazer um evento sozinho (eu estou “viajando”), Mas, não tenho a minima se isto daria certo e nem a sony saberia. Mas, com certeza não é grana como uns bobões falam. A e3 custa 15m de us$, e o lucro da sony previsto é 1/3 do da ms, mas, será de 7.7bi us$ Neste ano fiscal.

          4. Não, mas, o MKT da Sony, no geral é bem melhor que o Xbox. Era pro Xbox vender mais. Varias pessoas neste site mesmo falam que o PS vende muito pelo MKT.

      2. Desculpe, eu joguei mais de 60 horas de RDR 2 e acho que diversão é algo que passa longe deste jogo. Foi um dos jogos mais chatos que joguei no One e seguramente foi a maior decepção que tive nesta geração.

        1. kkkkkkkkkk cara, você me lembrou o @iMrCalazans:disqus dizendo que Fortnite é repetitivo e com análises ruins no metacritic, ai você pega alguns desses, o cara jogou 500 horas, 100 horas, se tu jogou 60 horas e achou o jogo ruim, imagina se fosse bom. kkkkkkkkk

          1. O primeiro RDR pra mim foi o melhor jogo do Xbox 360, logo as minhas expectativas estavam no topo pra RDR2. Por isso insisti nele muito a contragosto, jogando como ele deveria ser jogado e não me limitando apenas as missoes principais. Cheguei no fim, mas não achei a experiência memoravel.

      3. Antes do último goty

        “RDR 2 é o GOTY sem concorrentes”

        Depois do anúncio do ganhador.

        “Foda-se o Goty, se é divertido, vamos jogar, um prêmio de bosta não vai melhorar ou piorar nenhum jogo.”

        E de boa, pra mim o RE 2 ja é o GOTY. Mesmo estando no início do ano kkkkkkk

        Vamos ver se terá algum jogo capaz de mudar minha visão esse ano.

          1. É que eu concordo com meu amigo Sonysta, só queria trazer para o debate, interessante né? 2016 não valia nada, 2018 passa a valer. Assim como nosso amigo Sonysta, eu perdi a fé nesse prêmio, depois de RDR2, perder para GOW, só me resta acreditar que esses caras não tem credibilidade nenhuma.

          2. Assim como para vcs só é válido se for multiplataforma, pois jogos de xbox a MS é incompetente demais para ter algum disputando o goty.

          3. Doom não merecia o GOTY. A campanha é foda mas o multiplayer nasceu morto.

            Inclusive eu sou da opinião que a campanha do Halo 5 supera a do Doom. Halo é um jogo mais estratégico e muito melhor de jogar em co-op. E história ruim é melhor do que nem ter.

            Eu pessoalmente acho o Doom de 2016 superestimado pra cacete, porque é um jogo que, embora resgate o espírito run ‘n’ gun dos antigos, tem muito de arena shooter, como em diversos jogos menos aclamados como Shadow Warrior, etc. Acaba parecendo meio genérico. O Wolfenstein quando eu joguei me impressionou bem mais.

            Todos esses jogos “retrô” de matar monstro bebem da fonte do Serious Sam: você vai numa sala, mata os inimigos, depois rela numa alavanca ali, desbloqueia outra sala, mata mais inimigos… Enfim, o maior mérito do Doom é a ambientação muito foda e o sistema de melhorias, porque de resto não é nada que já não vimos, e também muito distante do que eram os clássicos.

            É o tipo de jogo que, se não fosse da Bethesda e não carregasse um nome de peso, passaria despercebido.

    2. Metro: Exodus, Sekiro: Shadows Die Twice, Devil May Cry 5, Gear 5, Mortal Kombat 11, Shenmue III etc…

      É muito cedo pra afirma que é o Goty no ano.

      1. Muito cedo. Mas sonystas gostam de declarar GOTYs com muita antecedência. Pra eles TLOU2 já ganhou vários prémios, inclusive o GOTY no ano em que for lançado ainda rsrsrs

    3. Eu ainda tenho desconfianças sobre um “Remake” levar o GOTY. Pode até soar preconceito, mas sei lá… Esse ano tem muitos títulos bons pra concorrer. Acho que RE2 pode até concorrer, mas levar o GOTY acho muito difícil.

    1. Cara, esque a sony e vai se preocupar com o nintendo 3ds. Você não deve ler vgchartz porque são noticias que não lhe interessam. Vai la e veja os números da última semana. O phill estava certo, a sony não é concorrente da ms. A ms concorre com a nintendo. CERTÍSSIMO.

  6. O que complicou o Xbox One no começo da geração foi que a Microsoft, embora tenha vencido a geração passada (sim, venceu, chupa pônei), saiu meio baleada em termos de estúdios. Se não me engano eu acho que eles só tinham a Turn 10, a 343 e a Rare de in-house, pois o Gears era da Epic, e a Rare estava gastando vela com o defunto ruim que foi o Kinect. Foi necessário fazer um estúdio só pro Gears (The Coalition).

    Dessa forma, o Xbox One em matéria de exclusivos se sustentou na base de acordos de exclusividade com estúdios de fora como Playground, Crytek, Insomniac, Remedy, etc., enquanto a Sony, embora tenha feito o mesmo com a Capcom, FromSoftware e Platinum, também tinha à sua disposição a Santa Monica, a Naughty Dog, a Guerrilla Games e a Polyphony Digital, todos first-party.

    Esse tipo de acordo na minha opinião prejudicou o Xbox One, devido à falta de controle sobre o conteúdo produzido. Basta ver o que aconteceu com a versão UWP do Quantum Break. Além disso, o mau lançamento do One permitiu à Sony amenizar a longa espera pelos seus títulos exclusivos, uma vez que a narrativa da Microsoft como vilã e do Xbox One como máquina mais fraca já estavam construídas e erodindo a imagem do console desde o começo.

    O Xbox One X efetivamente salvou a geração da Microsoft e conseguiu preparar a fase dois do projeto, que é a vinda dos exclusivos quando as próximas máquinas vierem. Imagino que o desenvolvimento do Halo 6 foi atrasado pra coincidir com o lançamento da nova máquina. Se a 343 acertar a mão, e eu acho que vai acertar não importa o que os haters e lambedores da Bungie falem, o Scarlett terá um início matador.

          1. Na geração passada o console mais relevante ao longo da maior parte dela foi o 360. O Wii vendeu mais, mas no mundo gamer só se falava em 360 x PS3, com o Wii de escanteio. O hardware era fraco (era basicamente um upgrade do GameCube, por isso o Dolphin roda jogos dos dois) e os controles, pouco convencionais.

            O PS3 passou no final, quando as pessoas já estavam aguardando os novos consoles.

    1. Eu concordo integralmente com o que falaste.

      O que favoreceu a Sony na transição do ps3 para o ps4 foi o investimento em estúdios próprios feito de 2008 pra cá, pois permitiu ao ps3 um encerramento digno de ciclo com jogos first party chamativos com sucesso de crítica. A estratégia da MS em oferecer uma partida forte de jogos exclusivos para o XO foi até boa, mas obliterada pelo lançamento ruim do CONSOLE. Num cenário desses, poderia ter o melhor Halo e o melhor Forza Horizon, que não iria mudar muito o cenário em que ficou marcada como vilã.

      Agora não, o cenário que se desenha é de uma MS que além de estar num ótimo momento de relações públicas, tem a disposição um número enorme de estúdios, as vistas de adquirir mais outros, onde terá maior controle sobre as IPs. Por exemplo, caso ela concretize a compra da BluePoint (há rumores apontando pra isso), ela terá a disposição um estúdio de ponta só para trabalhar em remakes de alto nível, satisfazendo uma parcela do público que gostaria de rever os clássicos da MS com gráficos de nova geração.

      A perspectiva é a MS com um leque forte e abrangente de jogos exclusivos, somado a acordos terceiros igualmente interessantes, pois está montando uma plataforma não só pró-jogador, mas pró-desenvolvedor também.

    2. Na época do lançamento do xbox one a MS tava sendo vista com maus olhos por conta da mudança abrupta do win7 pro win8, e com a antecipação do que hoje é realidade, de se estar conectado na internet pra tudo. A imprensa deu muita ênfase nos pontos negativos e “esqueceram” de ter o mesmo empenho em criticar, quando os mesmos pontos foram removidos/resolvidos.
      Departamentos de desenvolvimento de hardware e software da MS mandaram muito bem, mas pecaram no marketing. Faltou esclarecer melhor como o console realmente seria lançado, das restrições que anunciaram, e retiraram antes mesmo do lançamento por conta das reações negativas.
      O carisma do Phil ajudou muito a reerguer a imagem da MS no setor xbox e com isso o “fim de geração” pra frente, ta seguindo melhor do que nunca.

    3. Eu concordo integralmente com o que falaste.

      O que favoreceu a Sony na transição do ps3 para o ps4 foi o investimento em estúdios próprios feito de 2008 pra cá, pois permitiu ao ps3 um encerramento digno de ciclo com jogos first party chamativos com sucesso de crítica. A estratégia da MS em oferecer uma partida forte de jogos exclusivos para o XO foi até boa, mas obliterada pelo lançamento ruim do CONSOLE. Num cenário desses, poderia ter o melhor Halo e o melhor Forza Horizon, que não iria mudar muito o cenário em que ficou marcada como vilã.

      Agora não, o cenário que se desenha é de uma MS que além de estar num ótimo momento de relações públicas, tem a disposição um número enorme de estúdios, as vistas de adquirir mais outros, onde terá maior controle sobre as IPs. Por exemplo, caso ela concretize a compra da BluePoint (há rumores apontando pra isso), ela terá a disposição um estúdio de ponta só para trabalhar em remakes de alto nível, satisfazendo uma parcela do público que gostaria de rever os clássicos da MS com gráficos de nova geração.

      A perspectiva é a MS com um leque forte e abrangente de jogos exclusivos, somado a acordos terceiros igualmente interessantes, pois está montando uma plataforma não só pró-jogador, mas pró-desenvolvedor também.

    4. Na verdade ela iniciou com os mesmos estudios, e ainda surgiu a the coalition, o problema foram os estudios fechando e se desvinculando durante o periodo de transição de CEO do Xbox, mas o problema ta resolvido e pelo andar da carruagem logo logo a concorrência vai se preocupar com o tal ” fluxo de lançamentos first party”.

  7. Quantidade nao eh qualidade.
    Vamos ser sinceros , o ultimo Halo e Gear estao longe , a anos luz dos Halo e Gears da geracao passada( Halo 3 e Gears 2, pra mim, os melhores de toda a geracao). Sao bons mas nao excelentes ou obras primas.

    Falta um Fable novo, Scalebound foi uma ideia otima que um dia talvez sairá do papel e sera tarde demais.( the last guardian era pra ter aproveitado q SotC ainda tava fresco, ai surgiu essa nhaca sem sentido do gato alado todo lagado)

    MS ta com a faca e o queijo na mão, mas infelizmente, se criarem uma merda, a comunidade vai aplaudir e tentar achar algo de bom pra elogiar e esquecer o resto( como a agua do SoT ou a “narrativa inteligente” do Last Guardian, que por sinal, eh uma merda e todos esqueceram).

    Precisamos de boas historias, novas historias, historias que te prenda como Gears prendeu a 10 anos atras. MS precisa criar um novo Classico.

    1. Halo 3 é superestimado pra cacete. O melhor da franquia é o 2, e a diferença pros outros não é pouca.

      É curioso você falar de histórias quando a do Halo 3 é fraca perto da dos antecessores e ficou ainda mais fraca depois que lançaram as edições de aniversário do 1 e do 2 com os terminais e as novas cenas. Não fossem algumas revelações nos terminais finais, a história do Halo 3 seria dispensável.

      Quanto ao enredo do Gears, muita coisa de lá foi sugada de Halo. A Emulsão por exemplo é só os Flood em forma de sopa. Gears se distingue por causa dos NPCs e do tom diferente, mas não chega a ser original. Gears 5, pelo cliffhanger do 4, tem muito potencial, mas já começaram fazendo merda botando a Lacrait de principal…

  8. Os estúdios da MS até agora tem bom potencial para fazer jogos AAA para o Xbox, Windows 10 e xCloud

    -343 industries – Continua com o foco na franquia Halo
    -Turn 10 – Continua com o foco na franquia Forza Motorsport (E bem que podiam fazer um novo jogo, um Burnout feito por eles cairia bem, não?)
    -The Coalition – Continua com o foco na franquia Gears of War mas é bem provável que futuramente tragam uma nova IP
    -Rare – No momento trabalha em DLCs para Sea of Thieves e supervisiona a produção de Battletoads, mas trarão mais jogos no futuro
    -Mojang – Ovo
    -The Initiative – Tem capacidade parar ser o melhor estúdio da MS, com muitos funcionários e muito investimento, farão jogos AAAA sem problemas
    -Playground Games – Continua seu trabalho em Forza Horizon e agora está criando um novo RPG AAA de mundo aberto
    -Ninja Theory – Com apenas 28 pessoas eles fizeram Hellblade, agora são mais de 100! Imagina o que pode vir
    -Undead Labs – Nesse momento está trabalhando em State of Decay 3, e que dessa vez com o grande investimento da MS, deve ser um AAA de peso
    -Obisidian – No momento trabalha em The Outer Worlds, mas no futuro pode muito bem trazer um novo Fable ou recussitar Scalebound. O estúdio não apenas está ficando maior mas também podem fazer grandes AAA com o investimento da MS
    -inXile – Fará RPGs AA
    -Compulsion Games – Continuará a fazer jogos AA com seu estilo artístico único

    1. A Mojang não deve ser jamais subestimada. O anuncio de um eventual Minecraft 2 exclusivo no início da próxima geração iria destruir a Sony e a Nintendo.

      1. Eu acho que eles não iam lançar exclusivo porque é um jogo presente em vários dispositivos, e a ms ganha $ com isto. Por outro lado, até contrariando o que disse, eu acho que a moda passou. Tenho 2 filhos e eles eram “tarados” com este jogo, e agora estão em outra “doença”: fortnite. Agora outra coisa: a falta de um jogo deste, mais pro lado infantil, não destruiria toda uma plataforma. Você exagerou…

        1. Se desse a louca na Epic e o Fortnite saísse do PS4, você não acha que teria impacto nas vendas do console?

          Fortnite é fofinho igual Minecraft.

          1. Sim, vou concordar em partes. Fortnite é uma “doença”. Minecraft foi isto. Tenho filhos e eles migraram do minecraft para o fortnite. Aqui, vou ser justo: minecraft é um jogo muito educativo. A ms não daria sete bilhoes na empresa a toa.

        2. A comunidade que joga e acompanha Minecraft no Youtube é gigantesca. Minecraft é muito mais jogado no PS4 que qualquer exclusivo da Sony.

        3. Um joguinho infantil de 60 dólares que está entre os mais jogados na Poneyland, ficando na frente de medalhões da Sony. Só isso. Já não bastou vocês queimarem a língua com Minecraft, veio o PUBG e calou a boca dos poneys novamente.

          1. Você não entendeu nada. Primeiro que falei em reais. 60 us$ é um AAA. Não estou desmerendo o jogo. Tenho filhos e eles adoravam. A pouco tempo que pararam de jogar. O que falei que um jogo deste, se ficar exclusivo, não fecha duas grandes empresas. Entendeu ???

      2. Não acho que minecraft da próxima geração seja exclusivo, mas acredito que a MS exija conexão na Live do mesmo jeito que fizeram no switch.
        E deve ser o mesmo minecraft, não tem muito sentido criar um minecraft novo pq quem investe no jogo nao vai quere recomprar tudo denovo e a empresa teria que dar suporte em dois jogos

    2. Mojang hauhauhauha Mas o impressionante, deve ser o estúdio que da mais lucros para a Microsoft, o segundo jogo mais vendido da história dos games, é Minecraft.

  9. Meu Deus, esses haters do Xbox não cansam, esses são resistência mesmo hahahaha maior sacanagem com o site meu PS4, os caras jogam pelo PS4 e vivem no Windows Club, fanbase porca mesmo, tmb com uma rede igual a PSN e a falta de jogos o melhor é ficar por aqui mesmo hahahahaha

  10. Pra mim isso já estava claro a partir do momento que fizeram diversas aquisições de estúdios first party e que o game pass recebe os jogos exclusivos no dia do lançamento. Muito mais fácil engajar e manter os assinantes no serviço se você tem uma frequência de lançamentos maior e sempre vem recebendo conteúdo pra esses jogos. Algo que poderia ainda somar a isso seria adicionar aos próximos jogos DLCs gratuitas assim como acontece com Sea of Thieves, assim os assinantes sempre revisitariam os jogos ou até mesmo optariam pela compra do jogo. Claro que além de quantidade também deve se ter qualidade, por isso é importante a MS continuar investindo em mais estúdios first party e nos que já possuí para que, dessa forma, além de frequência de lançamento de jogos exclusivos também saiam ótimos jogos.

  11. Mesmas franquias fracas de sempre, xbox só tem gears, halo e forza… agora um novo padrão horrivel de minecraft, crack e sea… Sdds novidades em jogos exclusivos de peso e bons

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