Carregando...

Playstation admite que os jogos na nuvem são uma ameaça

Playstation 4 tem sido o líder indiscutível desta geração de consoles. A empresa japonesa fez bem com suas estratégias iniciais e conseguiu obter o sucesso de forma incontestável. No entanto, o mundo não para e a industria como um todo possui seus altos e baixos. Agora, temos uma nova corrida e a Microsoft vem armando novas estratégia para o futuro dos videogames, algo em que vários analistas de mídia concordam. O streaming parece ser uma nova batalha que promete incendiar os próximos anos.

E isso precisamente tem preocupado a Sony. Os planos para acelerar a liberação do PSNow em diferentes regiões do planeta não são por acaso, isso foi feito porque a empresa está preocupada com a expansão dos jogos em nuvem. No entanto, eles não acham que isso vai explodir no curto prazo, embora eles assegurem que as empresas de hardware verão suas receitas reduzidas. Estas são as palavras de Hiroki Totoki em uma palestra estruturada na apresentação dos resultados financeiros.

O hardware se tornará desnecessário, alguns dirão. Mas neste momento, acho que levaria muito mais tempo do que pensávamos para os jogos irem para a nuvem, levar um longo tempo, um monte de horas extras e plataformas que reduziram sua porcentagem de compartilhamento de receita.

É fato que a tecnologia ainda precisa de progressos, mas ainda não existe provas de que irá destronar os consoles tradicionais no curto prazo, na verdade, a própria Microsoft, gigante no mercado de nuvem, vem trabalhando em Xbox Scarlet e pretende continuar também focando em consoles. Contudo, novos gigantes estão prestes a entregar nessa guerra, o Google já anunciou seu serviço e a Amazon, já dona do Twitch, deverá ter o seu. Até mesmo a Apple já roubou a cena rumores que também quer participar disso. Ocorre que, muitas pessoas estão jogando nos celulares atualmente, e fazer com que um serviço com jogos poderosos cheguem aos smartphones poderá fazer um novo “Netflix” surja.

O que quer que seja esperado, o Crackdown 3 é uma declaração de intenção de novas formas de explorar essa tecnologia. Há algum tempo atrás existiam locadoras de filmes, depois disso muitos começaram a baixar filmes pela internet e agora o streaming tem dominado esse cenário – o mesmo ocorreu com a música! É esperado que em algum momento no futuro isso possa acontecer com os games.

Entretanto, será que o Playstation da Sony poderá competir com tantas empresas poderosas e cheias de potencial? Teremos que aguardar parar ver.

 

VIA

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!