Porque é hora de voltar ao Firefox, após maior renovação em sua história

mozilla-firefox

Uma das grandes injustiças da Internet tem sido o tratamento dado à Mozilla e seu navegador Firefox; Durante anos, foi a principal alternativa para o Internet Explorer, que optou por uma visão mais aberta e gratuita da Internet.

No entanto, isso não se traduziu em sucesso; quando a queda do IE parecia possível, o Google veio com seu navegador, o Chrome. Desde então, a Mozilla pagou caro por algumas de suas decisões. Isso mudou. A atual Mozilla parece mais concentrada em fazer o que sabe, como demonstrado pelo Firefox Quantum; um projeto para modernizar e substituir as partes mais oxidadas do navegador.

Por que é hora de voltar a usar o Firefox?

O Firefox 57, que já está disponível para download (link no final deste artigo), é a primeira versão que adota o código e a filosofia Quantum. Agora é rápido, muito rápido. E leve, muito leve.

O Quantum permite que o Firefox aproveite o hardware atual, já que o Chrome não o faz; Uso de múltiplos processos? Claro, mas isso não é novo neste momento; o interessante é como esta multitarefa é usada, como ela divide as diferentes tarefas nos núcleos e threads disponíveis.

O Firefox Quantum divide o trabalho de uma guia em vários segmentos; por exemplo, para processar os diferentes elementos de uma página. Se você tem um computador moderno com um processador multi-core, o Firefox pode aproveitá-los, como “roubar” tarefas entre threads se um dos núcleos estiver livre.

Isso pode parecer estranho para você, então vamos dizer isso com palavras que todos entenderão: o Firefox é mais rápido e consome menos RAM que o Chrome. Claro, não podemos dizer isso de forma mais simples.

Adeus para algumas das suas extensões favoritas

Alguns sacrifícios tiveram que ser feitos ao longo do caminho. O principal, agora existe um novo sistema para criar extensões, chamadas WebExtensions; é um pouco mais limitado do que o anterior, e alguns programadores estão tendo problemas para se adaptarem.

Extensões que não foram atualizadas deixarão de funcionar quando você instalar o Firefox 57; É algo para ter em mente, uma vez que afeta algumas das extensões mais populares como DownThemAll.

Um olhar moderno para um navegador moderno

[youtube]sHxsVx1RVDY[/youtube]

O novo design, chamado Photon, é moderno, sem copiar diretamente o Chrome, como outros navegadores fizeram. Não é minimalismo apenas por ser minimalista, embora seja difícil você se acostumar um pouco.

Chegou a hora de retornar ao Firefox; mesmo que apenas para testá-lo por alguns minutos, para apreciar a magnitude da mudança e o trabalho por trás do projeto.

A data de lançamento oficial do lançamento do Firefox 57 é 14 de novembro e agora pode ser baixada de seus repositórios oficiais para Windows, Mac e Linux. Nas próximas horas, também aparecerá na página inicial do site oficial.

Vai testar? Está feliz com o Chrome, Opera ou Edge? O que acha?

53 comments on “Porque é hora de voltar ao Firefox, após maior renovação em sua história

    1. depois que mudaram o esquema de gerenciamento de tarefas, saporra tá muito pesada

      to usando o Vivaldi, tá muito melhor, pena que ainda não sincroniza e não tem para iOS e Android

  1. Ele está mais rápido isso sem dúvidas, porém o consumo de memória RAM não teve nenhuma melhora, parece pelo contrário que piorou, principalmente se tem apenas uma aba aberta, conforme se usa mais abas, o consumo tende a ficar mais próximo do Chrome, pode ser que com mais de 10, ele consiga realmente consumir menos, porém ainda prefiro o Yandex, que tem melhor desempenho e consumo.

    1. Consumir memoria RAM não significa ser ruim, por exemplo o meu Edge consome bastante memoria, mais é o navegador mais rápido na minha maquina… Trocas de abas já são instantâneas no Edge, carregamento rápido, e tudo mais pra q preciso de pouco uso de RAM, Para me limitar?

      1. Não disse exatamente que é ruim, porém uma das promessas do navegador era usar menos memória que o Chrome, por mais que o navegador está mais fluido e está mesmo, eles não fizeram o prometido que é diminuir o consumo de RAM. RAM foi feita para ser usada a questão foi a promessa da Mozilla.

      1. 12 janelas? Negativo, apenas uma em todos os navegadores.

        Esses são os processos do próprio navegador, tal como o Background Tab Pool, Chakra JIT Compiler, User Interface Service, Runtime Broker, e a lista vai até 12.

  2. Eu queria mesmo é deixar a navegação anônima como padrão para tentar evitar que uns larápios dos infernos roubassem certas informações. Outro dia eu apenas acessei uma página sem preencher absolutamente nada, só acessei alguns poucos menus e mais nada, no dia seguinte vem um email mais ou menos assim “Olá, Marcio Rodrigues. Percebi que você deu uma passada em nosso site. Ficou com alguma dúvida?”. O pior é que foi justo meu e-mail principal, nem para ter pego um de meus aliases.
    Outra coisa que enche o saco é essa mendigagem pra saber nossa localização e enviar notificações no desktop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *