Windows 10 tem enfrentado um número crescente de preocupações acerca da privacidade nos últimos meses. Enquanto a Microsoft nega problemas quanto a isso, a... Microsoft resolve preocupações com a privacidade no Windows 10 Creators

windows-10-desenho-logo

Windows 10 tem enfrentado um número crescente de preocupações acerca da privacidade nos últimos meses. Enquanto a Microsoft nega problemas quanto a isso, a crítica mais recente veio da Electronic Frontier Foundation, que acusou a Gigante de Software de enviar “uma quantidade sem precedentes de dados dos usuários” no Windows 10.

A Microsoft que acaba de vez com estes medos e vai liberar várias mudanças no controle de privacidade do Windows 10 Creators.

A Microsoft planeja simplificar os níveis de coleta de dados, para que fique claro que tais dados estão sendo enviados para os servidores da empresa. Atualmente, existem três níveis, mas na atualização Creators, haverá uma opção para alternar entre os níveis de coleta de dados básicos e completo.

Nós reduzimos ainda mais os dados coletados no nível básico“, explica Terry Myerson, chefe do Windows em um post de blog hoje. “Isso inclui dados que são vitais para o funcionamento do Windows“. A Microsoft vai introduzir uma nova opção de privacidade mais clara e que torna possível desabilitar a localização, reconhecimento de fala, diagnósticos, recomendações e anúncios relevantes. As novas opções, certamente, parecem muito mais claras, e parece que a coleta de dados básica incluirá apenas o relatório de erros necessário.

A Microsoft também está introduzindo um novo painel de privacidade na web (acesse aqui). Ele foi projetado para mostrar aos usuários da Microsoft quaisquer dados da sua conta incluindo localização, busca, navegação e dados da Cortana e mais. Você pode limpar tais dados que já estão disponíveis. A Microsoft diz que pretende “adiciona mais funcionalidades e categorias de dados ao longo do tempo.”

A atualização Creators estará disponível até abril de 2017, e os Insiders já podem testar estas opções no sistema em versões de testes prévias.

Será o fim das polêmicas?

Fonte: The Verge

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!