Project XCloud: é assim que você poderá rodar jogos do Xbox em seu smartphone

Project XCloud. Imagem GDC 19.

Vamos ser sinceros, muitos daqui fogem de jogar em smartphones por conta do temido “gamepad na tela”, sendo uma experiência terrível para todos. Mas não tem que ser assim, como comprovado pela Microsoft na Game Developers Conference (GDC), ao mostrar seus planos do Project xCloud. Para os desenvolvedores, um componente-chave da experiência do xCloud é o que a Microsoft apelidou de “Kit de Adaptação ao Toque” e como isso tornará qualquer jogo do Xbox mais natural para os smartphones.

É um grande negócio e algo que só a Microsoft definiu em termos tão claros e compreensíveis. Veja como isso funciona e por que isso é importante. Entenda que, nenhum controle físico é necessário para o Project xCloud.

Quando a maioria pensa em jogar um jogo do Xbox One no seu celular, há uma tendência geral em usar um gamepad físico. Mas ter que andar com seu controle o tempo todo é um absurdo, e não aborda a geração de jogadores que crescem com uma tela de vidro como seu primeiro método de entrada. Em vez de se afastar disso, a equipe do xCloud adotou completamente o conceito e criou uma solução incrivelmente elegante.

Não é uma ótima aparência, se estamos sendo honestos. Muita coisa está acontece na tela, e para muitos jogos do Xbox você acaba precisando usar um monte desses botões ao mesmo tempo, o que você não pode fazer apenas com os polegares. Por isso, os desenvolvedores podem ajustar esse layout para atender às necessidades imediatas do player no momento. Em alguns casos, como o Cuphead, isso é super fácil. Você não precisa de uma tonelada de botões para o Cuphead.

E para jogos mais complicados como o Forza Horizon 4, você não precisa usar os layouts tradicionais de controle. Em vez de um joystick, você recebe um ícone de volante com as curvas esquerda e direita. No vidro, faz muito mais sentido e torna ainda mais gerenciável este layout de controle.

Então vale entender que o controle pode mudar não apenas a cada jogo, mas também a cada situação dentro do jogo, seja numa parte para direção, ou tiroteio ou busca de objetos. Além disso, o próprio jogador pode escolher os esquemas de controles, não é algo que será imposto apenas pelos desenvolvedores.

O que vocês acharam?

30 comments on “Project XCloud: é assim que você poderá rodar jogos do Xbox em seu smartphone

    1. Se o stadia ja detonou esse lixo do xbox ai imagina oque vai acontecer COM o PlayStation e demais consoles e tadinha da sony esse ano nao tem nem conteúdo pra mostrar na E3 FICOU de fora muita coisa parece que vai ter que muda na área dos consoles pra sobreviver e não ha exclusivo algum que faça diferença ou muda pra melhor os consoles ou provavelmente esta fora do mercado em anos

      1. Ele acha que o stadia tá aí pra matar só xbox, sendo que a proposta é destruir a cultura de consoles, e se xbox acabar, nem vai fazer cócegas na microsoft, mas se playstation acabar…

        1. É isso ai todos que estao no ramo de console vao ter que evoluir se nao evoluir fica pra tras o bicho vai pegar daqui pra frente vamos ver como isso vai ficar AGORA SIM VAI COMEÇAR UMA GUERRA PRA OFERECER O MELHOR PRA NOIS GAMES E SE É REALMENTE PRA MELHOR QUE SEJA

    1. É tipo esquerdista, qualquer coisa que seja anti americano tá valendo, mesmo que seja uma horda de estupradores do ISIS. Esse povo é doente.

    2. Como poderia ter fonte de nenhum dos dois foram lançados? O argumento é que historicamente a microsoft sempre perdeu quando concorre com a google, ex: windows phone vs android. Onedrive, onenote etc vs Google drive etc

  1. É muita coisa para colocar em uma tela de celular, podem até adaptar mas não será muito agradável de se jogar principalmente um forza, esperava que tivessem mais novidade da Xcloud mas não revelaram nada de novo ou interessante pelo que tenho visto por ai.

  2. É interessante para jogos mais simples. É uma opção bem legal, mas caso o usuario queira se dedicar ao serviço, melhor ter um controle a disposição mesmo.

    1. Rapaz eu tenho o mame instalado no telefone e 3 roms. Sf2′ , capitão comando e cadillac and dinossauros. No direcional e meio complicado dar os roriukens

  3. O futuro já foi indicado e as iniciativas de streaming já são realidade. As 3 empresas mais poderosas já anunciaram – Microsoft, Google e Amazon – por terem um grande diferencial: redes poderosas ao redor do mundo, algo que outras não têm.

    No caso da MS há ainda um diferencial tecnológico, que diminui a banda de rede necessária e deduz pela metade a latência comparada aos concorrentes.

    Para um mundo interconectado, com um mercado potencial de 2 bilhões de jogadores, as estratégias que visam apenas consoles e suas poucas dezenas de milhões de usuários podem sofrer muito em breve.

    Iniciativas como Game Pass, ou mesmo a possibilidade de jogar em qualquer terminal, fazem o jogador refletir: por que pagar mais para um aparelho limitado se por um preço menor consigo ter muito mais?

    Vamos aguardar a E3. Rumores recentes indicam ainda mais coisas sensacionais a caminho…

      1. A Amazon está investindo em streaming de games e se prepara para o anúncio até 2020. O potencial é tão grande, que até o Walmart entrou na briga.

        São 2 bilhões de consumidores potenciais. Basta pensar nas pessoas que jogam no celular games tradicionais, mas que seriam apresentados a jogos de última geração que rodam no seu aparelho, sem precisar de qualquer outra caixa de plástico e bastando uma assinatura, como o Netflix.

        É quase irresistível para muitos.

  4. Não é meu perfil jogar games via streaming, eu ainda prefiro ter o poder sobre minha estante, mas estou louco para experimentar essa tecnologia.

    Ps.: Parabéns aos administradores do site, pela limpeza nos comentários ??

  5. Não sou avesso a tecnologia, mas, são duas coisas que atrapalham o plano do Cloud “jogue em todo lugar”: esta questao deste artigo, da dificuldade dos controles e o sinal 3G/4G (nem estou falando da internet em casa). Vamos ver no que vai dar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *