Próximo Xbox e PS5 não suportarão apenas formato digital e poderão usar cartuchos, diz dev do Hellpoint

A ideia de que consoles poderiam não usar mais discos tem sido lançada por algum tempo, na verdade, temos até rumores de um Xbox sem entrada para discos para o próximo ano. Mas essas questões sempre esquecem o fator mais importante que é a largura de banda – dado o tamanho dos jogos atuais e como a infraestrutura de internet ainda precária em boa parte do mundo, como exatamente se propõe que um console só utilize mídia digital?

Marc-André Jutras, diretor técnico da Cradle Games, os criadores do promissor RPG de ficção científica Hellpoint, acredita que os consoles apenas para mídia digitais são inviáveis ​​para a próxima geração exatamente por esse motivo. Ele acha que versões em mídia digital pode ser uma boa, mas também haverá versões que aceitem mídia física.

“Acho que eles terão uma versão apenas para mídia digital, mas acho que para a próxima geração ainda haverá uma versão com discos”, disse ele enquanto falava ao site GamingBolt. “Existem algumas razões: nem todo mundo tem internet, e se você tem internet, muitas pessoas não têm largura de banda suficiente para baixar 80GB por jogo. A atual geração de jogos é enorme. Nem todo mundo pode pagar para baixar um jogo e seus patches, ainda existem provedores de internet que têm limites de largura de banda. E se tivermos problemas de largura de banda aqui, você pode imaginar que pode ser pior em outros países.

“A segunda questão que vejo é que se você for com uma versão de um console sem disco, por que a GameStop [varejista popular nos Estados Unidos] venderia esses consoles? Todo o mercado é sobre vender os jogos para obter o lucro. Então você praticamente diz, “ei, venda nosso console que não te dá lucro, e não venda nenhum jogo”. Então eu não acho que você verá discos morrerem nesta geração. Mas uma coisa que eu gostaria de ver é, porque agora eu tenho problemas com Blu Rays, eles são lentos para carregar. É por isso que, na última geração de consoles, você tem jogos com longos tempos de carregamento e os jogos precisam ser instalados”.

Então, se não for discos, então o que será? Jurtras se sente que a volta dos cartuchos ou pendrives USB seriam uma alternativa muito melhor para os discos.

“Uma coisa que eu gostaria de ver, é que alguns jogos devem ser oferecidos em cartuchos ou pendrive USB”, disse ele. “Para os desenvolvedores, quando acabamos tentando enviar jogos em um disco, é praticamente sempre o mesmo problema, você não tem seu jogo pronto antes do tempo por dois meses, para que eles possam ser pressionados no disco. Eu acho que a questão de ter um disco ou uma pendrive USB ou um cartucho é praticamente a mesmo. Eu podia ver que a impressão Blu Rays leva tempo, apenas para fazê-la corretamente. Por outro lado, um pendrive USB com uma imagem existente é muito mais rápido.

Quando a questão do custo dos cartuchos foi levantada, ele disse que, embora houvesse problemas bem conhecidos comcartuchos de maior capacidade sendo caros no Switch, o tempo e a tecnologia deveriam ter resolvido o problema para a próxima geração.

“O Switch saiu há quase dois anos”, disse ele. “O tempo voa rápido! Mas se você olhar para isso, é insano como a capacidade de armazenamento explodiu nos últimos dois anos”.

Embora eu adorasse sistemas baseados em cartuchos – os cartuchos têm tempo de carregamento insignificante, são compactos, não são suscetíveis a ruídos em discos, não precisam de instalação e muito mais – não sei se a Microsoft e a Sony usarão algo assim. Por outro lado, a Nintendo, por agora, vejo ficar com cartuchos para o futuro previsível.

O que vocês acham? Ele têm razão?

134 comments on “Próximo Xbox e PS5 não suportarão apenas formato digital e poderão usar cartuchos, diz dev do Hellpoint

  1. Um cartucho de baixo custo seria o ideal muito mais durável que um bluray, mas o custo parece ser o pior, armazenamento de alta capacidade ainda custa caro, 100 gb de armazenamento portátil já deveria estar num custo mais baixo.

    1. Um pen drive de 128gb acha no ML na faixa de R$80,00.
      Acredito que com o jogo possa chegar na casa dos R$200,00. Oque nao r diferente dos jogos que compramos hoje.
      O maior problema que vejo porém é quanto a pirataria.

      1. Na amazon pra ter uma referencia global o mais barato que achei foi de 10 dólares, metade desse valor, mas mesmo assim é um valor alto para se aplicar a um jogo, que vai ser cobrado 60 dólares, e isso considerando apenas a opção mais barata a média ali estava em uns 30 dólares, acho que deveria estar muito mais barato, o custo de um bluray para a empresa ainda é muito menor.

  2. Pouco provável.
    Primeiro pelos patches de Day One. Segundo pelos patches que saem constantemente.
    Terceiro porque o que muita gente não conta (sei lá, parece que são crianças ou burras mesmo) é que a progressão de gente adquirindo Internet cada vez mais rápida e as empresas investindo para oferecer essa Internet não vai parar.
    Vejam, a Internet hoje é onipresente. Está em todos os cantos e as empresas precisam delas para vender seus produtos e imagem online.
    Quanto mais pessoas estiverem conectadas é melhor para elas.
    É ingenuidade achar que os consoles vão cada vez mais exigir mais GB e a Internet vai ficar parada no tempo.
    E antes que falem “ah, mas aqui no Brasil….”
    Senhores, Brasil não é parâmetro para nada. Até lá fora não é todo mundo que tem uma puta conexão e não é todos os países que a banda larga chega em todas as cidades mais distantes dentro daquele país.
    Então isso ainda vai melhorar muito no mundo todo (a velocidade de conexão, de download, os preços para assinantes vão ser mais baratos e etc).
    Parem de querer uma volta de cartuchos.
    Coisas do passado têm que ficar no passado.

    1. Só a praticidade que um jogo por download dá ao consumidor por não ter que colocar e tirar uma mídia do console já vale pela demora do download, mesmo em conexões ruins.

      1. E a praticidade de não ter que ir numa loja para comprar um jogo, levar para casa, instalar e depois de alguns meses a mídia riscar?
        Não. Tô fora.
        Essa parada de cartucho, disco já deu.
        Quem quiser sentir cheiro de disco compra um perfume.
        Quem quiser guardar caixa na estante pra mostrar pros outros compra o Nintendo Labs (é assim que fala?) ou vai no supermercado e pega as caixas de papelão do sabão em pó Omo e pendura na parede.

          1. Tem gente que gosta de pagar mais caro nos jogos e chamar um ótimo serviço de mendigopass…

          2. Tem gente que além de chamar de mendigopass não compra os jogos da própria empresa que idolatra e – como não tem jogos – vem pro Windows Club achar que tá zoando a gente enquanto na verdade eles são a nossa piada.

        1. Pra mim também. Só tenho uma ppreocupaçao. Ate quando estarao disponíveis para download os jogos que comprei digitalmente? Imagine você ai com seu PS3 cheio de jogos. Da pau no HD no ano de 2022 troca o HD mas a Sony já não dá suporte e tirou os jogos dos servidores. E aí?
          Outra, a loja online acaba, a única forma de conseguir jogos seria usado, mas não tem.

          1. Cara, vou te falar a real.
            Sei que você deu o exemplo da Sony mas poderia ser qualquer uma.
            Eu acredito mais que a Microsoft não vai foder com a gente do que a Sony.
            Meus jogos de PS3 digitais eu já dei como perdidos hahaha
            De PS4 vou dar como perdidos dentro de alguns anos.
            Mas falando sério, acho a sua preocupação válida mas ao mesmo tempo acredito que essas empresas – ao adotarem esse modelo de negócios – terão para sempre seus jogos online para baixar facilmente.
            Até porque o custo de mantê-los na nuvem não é alto em comparação ao custo da logística de mandar consoles ou jogos para as lojas.

          2. Sim, também tenho mais preocupação com a Sony, já vou até comprar um hd reserva e fazer backups, vai que…
            O maior problema não é o custo de manter a biblioteca, mas que isso é mais uma ferramenta para forçar a obsolescência do aparelho.

          3. Por isso que eu acho interessante os serviços de aluguel como o Gamepass, pode jogar muito gastando relativamente pouco, sem precisar tem apego ao jogo físico/avulso. Assina no mês que for jogar e pronto.

    2. Realmente, aliás, a Microsoft não tem uma tal tecnologia de baixar o jogo e já começar a joga-lo? Outro ponto, a Microsoft está disponibilizando o download antes do lançamento.

  3. Se for, deve ser algo bem básico só pra servir como licença pro jogo, como cara falou, um pendrive printado. O grosso do jogo vai ser baixado mesmo.

    1. Qual a capacidade de dados deles?

      P.S.: Acho que “charmoso” não é o principal. Uma coisa pode ser bonita e charmosa e não ser prática.

      1. ”alem de muito charmosos” os cartuchos, pode ter capacidade mais de 256GB! fora q a leituras deles e muito mais rapida, por ter dados próprios… o irreal e apenas o preco, oq pode talvez pode ser um pouco abatido por causa da demanda..uma coisa e cartucho pra um console portatil, outra e um 4k, entao colocar um jogo inteiro desses num cartucho ainda acho irreal, quanto mais memoria mais caro.

        1. 256GB?
          Porra. Ai sim.
          Seria até uma boa opção… há uns 10 anos atrás com a Internet de 500kbps de todo mundo..
          Hoje em dia não sei.

          1. concordo, hoje eu acho complicado..pra vc ter uma ideia, a nintendo ta esperando em 2019 pra lancar seus cartuchos de 64 gb… vou deixar um trecho de uma noticia aqui..

            ”Há de se levar em conta, todavia, a relação custo-benefício de todo este assunto. Afinal, games armazenados em cartuchos maiores (como o de 32 GB), saem mais caros quando vendidos ao público – Dragon Quest Heroes 1 e 2 para Switch, por exemplo, custa 1.000 ienes a mais no Japão do que a sua versão para PlayStation 4. A grande maioria dos títulos do Nintendo Switch vem em cartuchos de 8 GB ou 16 GB. Isso porquê a Nintendo cobra mais caro às distribuidoras por cartuchos maiores”

            fica realmente mais caro…isso vai passar pro consumidor.

          2. Exato.
            Melhor coisa é continuar do jeito que está e lentamente irmos migrando para a mídia digital mesmo (eu não compro uma mídia física há mais de 6 anos e tô feliz assim).

        2. Acho que se enganou no tamanho, a capacidade dos cartuchos do switch atuais não passam de 32 gb, estão previstos cartuchos de 64 em 2019 mas ainda sem data, mas isso vai acrescentar um bom custo aos jogos, normalmente o valor dos multiplataformas já são mais caros no switch devido ao custo do cartucho.
          Vc pode ter confundido com a capacidade do cartão micro sd que vc pode comprar para expandir a memoria, mas esses não são os cartuchos vendidos com jogos.

          1. vc confundiu, eu digo q e totalmente possivel colocar capacidades altas nos cartuchos ”PODE” …o problema apenas e preco, e nao q existe hoje…afinal ninguem usa pra existir cartucho do tipo…sobre o nintendo, eu entrei no assunto respodnendo o Ragnar ali embaixo, antes de vc.

        1. Sim. Eu também acho.
          Espero que a gente não volte pra essa época só por saudosismo de alguns jogadores que não querem viver no presente.

  4. Esse cara tá viajando na maionese. A conexão de consoles na internet é algo essencial dada a quantidade de atualizações que os jogos recebem após lançamento. Ainda, o espaço dos AAA hoje chega a 100 GB pra alguns jogos e na próxima geração isso será ainda pior. O mais cômodo é baixar e armazenar em HD externo. Jogo de caixinha já é coisa da idade da pedra. Pra finalizar, serviços de assinatura como o Xbox Game Pass vieram pra ser o prego no caixão da mídia fisica, que só sobrevive hoje em parte graças aos ixscrusivus do PS4 em que vc zera em 10 horas e depois poe pra vender no Mercado Livre.

    1. Não é assim, tem gente que tem grana mas mora em cidade onde só tem planos ruins e caros de internet disponíveis, aqui no brasil, graças ao mal trabalho da Anatel, é bem comum isso, cidades onde só tem uma empresa que faz serviços ruins

      1. A questão é disponibilidade de boa internet mesmo, ainda mais para jogos cada vez mais exigentes como os de console. Não é algo uniforme, ainda. Por esse fator que acredito que a mídia física ainda será relevante por um bom tempo, embora continue perdendo espaço pro digital.

        1. Eu acho ela bem dispensável pq dps q põe o CD tem q baixar mais 1863917882GB. Então só tenha console da geração quem tiver pelo menos 10MB de internet ou sofrerá bastante

          1. Mas veja bem, uma coisa é instalar o que já vem no disco, a outra é fazer o download do jogo inteiro na loja digital.

            Mas claro, sabemos que os Blockbusters realmente mesmo oferecendo mídia física, impõe ao jogador baixar numerosos patchs pós lançamento, mas diversos outros jogos não impõe isso ao jogador.

            O Phil Spencer certo dia disse trabalhar em soluções para tornar o console Xbox o mais ‘on the go’ possível, pra reduzir o tempo de espera do jogador. Uma área que o próximo Xbox pode evoluir muito é na velocidade de leitura do Hd interno, talvez um SSD híbrido.

  5. Todos vocês discutindo um assunto que na minha opinião não tem muito sentido. Não se esqueçam que a internet fixa ilimitada no Brasil está com os dias contados.

    1. esse filme eu já vi poneyzinho rosa coisas que a sony lançou e flopou o publico reprovou FITAS E VIDEO CASSETE BETAMAX ,,,,,,MINI DISC,,,,,CUIDADO SONY PQ SE VIER COM A SUA MENTALIDADE DE INDIVIDUALISMO COM CERTEZA SERÁ MAIS UM ERRO

      1. assim como a microsoft se fudeu com o hddvd e o blu-ray da sony reinou, inclusive o xbox vem com leitor de blu-ray tecnologia da sony

          1. o que eu vou falar pq vcs usam o bluray como se a sony fosse a dona da patente e td grana fossem pra ela e não é simples assim

          2. tanto que um novo formato pra derrubar o bluray a sony trás junto Panasonic mais se engana quem pensa que isto irá chegar nos ps5 6 7 da vida pq não é esta a proposta e a Panasonic já deixou bem claro vender pra uma empresa nãoé o mesmo de se vender pra milhares

          3. sony amigo tem a ideia japonesa de se fechar pra o mercado em td infelizmente quando a phillips percebeu isso patenteou a patente do blu ray

          4. Sony, Pionner, LG, Dell, Philips, Samsung e 20th Century Fox, todas essas participaram, estuda um pouco mais vc minha cara ovelha

          5. hummm ate que fim entendeu tecnologia de varias empresas capazes e não da sony conforme vc falou

          6. Aspectos Legais
            Apesar da multinacional japonesa Sony ter sido uma das principais investidoras no desenvolvimento da tecnologia Blu-ray, não se trata da única detentora das patentes deste formato de discos ópticos. Todos os membros do conselho de administração da Blu-ray Disc Association (BDA) possuem uma determinada percentagem das patentes desta tecnologia.

            Para facilitar os processos de licenciamento das patentes deste formato, os diversos membros da BDA formaram uma empresa dedicada especialmente a este propósito, a One-Blue. Esta empresa encontra-se em actividade desde Setembro de 2011 e visa gerir todas as patentes dos produtos Blu-ray Disc através de um programa de licenciamento. A One-Blue é uma entidade de licenciamento independente que tem como investidores diversas companhias internacionais tais como a Cyberlink, Hitachi, Panasonic, Philips, Samsung e a Sony. Esta empresa de licenciamento de patentes tem ainda o direito de definir as respectivas taxas de Royalties que as empresas envolvidas estão aptas a receber. Estas taxas são ajustadas conforme o tipo de aplicação do produto Blu-ray Disc associado. A título de exemplo, um filme em Blu-ray Disc envolve uma taxa de 0,0975$ enquanto um leitor de Blu-ray Disc embutido num determinado veículos tem um custo de 9$ por unidade. A descrição para cada tipo de produto associado a esta tecnologia e o seu respectivo custo encontram-se descriminados no website da One-Blue.

          7. mas isso tudo não importa eu só estava querendo refutar o seu comentário falando das mídias que não vingaram ai eu me recordei desta historia do hd dvd, e blu-ray, mas cara seja feliz com o seu console, eu também gosto muito do xbox, só não gosto dos fanboys que só enxergam as coisas boas e fazem vista grossa pras ruins, por isso tenho todos os consoles
            GT : dougweasell
            ID : dougweasel

          8. sim um fiasco mais ele falou no coments que eu falei isto que o novo produto viria pra acabar com o bluray e a sony estaria lucrando sozinha e não pq a panasonic já deixou claro visão global e não japonesa fechada isso que falei criaram o betamax com um poder dez vezes melhor que o vhs mais se fechou criou um padrão unico se ferrou da mesma forma o md mini disc

          1. que lixo de artigo, mas vc viu que a sony era integrante do projeto e a mesma lançou o primeiro gravador no mercado, eu leio antes e não bostejo, apenos trago fatos doa a quem doer

          2. HUMMMMMMMMMMMM AGORA SIM PONEYZINHO INTEGRANTE, DIFERENTE DO QUE VC FALOU (TECNOLOGIA DA SONY) PARABÉNS VC AINDA TEM SALVAÇÃO

          1. justamente o que eu te falei poneyzinho rosa a tecnologia não tem nada de sony e sim um grupo de industrias vc tem demencia só pode kkkk

          2. A escolha do mercado pelo Blu-ray como sucessor do DVD não ocorreu de uma hora para a outra. O padrão, na verdade, disputou a preferência da indústria com outros formatos, especialmente o HD-DVD, sigla para High-Definition DVD (também chamado de High Density DVD). A “briga” entre essas duas tecnologias durou cerca de 4 anos. De um lado, a Sony defendia o Blu-ray junto de um consórcio formato por dezenas de empresas, entre elas, Apple, LG, Philips, Dell e Panasonic. Do outro, a Toshiba defendia o HD-DVD, também com o apoio de várias companhias, como Intel, NEC e Universal Pictures.

            COPIEI O TEXTO PRA O PONEY NÃO REPETIR A MERDA QUE POSTOU SE LIGA

        1. 2000-2002
          A densidade de informação do DVD foi limitada pelo comprimento de onda dos diodos laser usados. Após o desenvolvimento prolongado, os diodos de laser azuis que operam a 405 nanômetros foram disponíveis em uma base de produção. A Sony iniciou dois projetos em colaboração com a Philips,[6] aplicando os novos diodos: UDO (Ultra Density Optical),[7] e DVR Blue (juntamente com a Pioneer), um formato de discos regraváveis ​​que acabaria por ser o Blu-ray Disc (mais especificamente, BD-RE). As principais tecnologias dos formatos são semelhantes. Os primeiros protótipos DVR Blue foram revelados na exposição CEATEC em outubro de 2000 pela Sony.[8] Uma marca registrada para o logotipo “Blue Disc” foi arquivada em 9 de fevereiro de 2001.[9] Em 19 de fevereiro de 2002, o projeto foi oficialmente anunciado como Blu-ray Disc,[10][11] e a associação Blu-ray Disc foi fundada por nove membros iniciais.

          E OUTRA PONEY A SONY TENTOU IMPEDIR QUE A TECNOLOGIA CHEGASSEM A OUTRAS PLATAFORMA MAIS COMO FALEI SOZINHA NÃO CRIOU BOSTA NENHUMA A PHILLIPS QUE TEM O MAIOR DIREITO DA PATENTE EU AMO OS PONEYS QUE TENTAM DEFENDER QUE O BLURAY É TECNOLOGIA DA SONY SELIGA

          1. mano vc precisou de 3 horas pra ler esse artigo kkkkkkkkkkkkkkkkkk, exato não tem a patente da tecnologia sozinha ela compartilha com outras empresas, mas não deixa de ser uma coisa que ela participou do desenvolvimento, assim como a microsoft participou da criação do hd dvd, o maior flop de todas as mídias de todos os tempos.

          2. é vc ta meio perdido sony não tem a patente anta se não eles falaram que engrossariam pra microsoft

          3. enfim, o que importa e que eu provei é que a tecnologia é de várias empresas inclusive da SONY que foi pioneira nessa mercado, e que todo mundo sabe do flop gigantesco do hd dvd produzido pela toshiba com ajudqa de quem?????? da microsoft, então encerro meu caso aqui

          4. entendi agora se explicou pq aquele otario do sonysta lá sempre vinha com bluray da sony caixistas etc e tals por isso lembrei ele que não é da sony nada

        2. e a associação Blu-ray Disc foi fundada por nove membros iniciais.

          OLHA ESSA PARTE DO TEXTÃO QUE EU TE ENVIEI BEM NO FINALZINHO KKKKKK NOVE MEMBROS ATÉ APPLE PARTICIPOU

  6. Hoje em dia você compra já o jogo e vem o day one patch de 10gb, não acredito também em volta de cartuchos, o custo é muito maior que o de um disco blu ray.

  7. Apesar de competirem no mercado de games, Sony e Microsoft são empresas bem distintas.

    Enquanto a Sony é tradicional fabricante de hardware, que eu gosto bastante de seus produtos, apesar de achar que sempre fez o PlayStation muito frágil, parece não ter muita habilidade com software, o que para mim explica a péssima interface de usuário de seu console.

    E a Microsoft como empresa de tecnologia, tem a obrigação de puxar a inovação no mercado de games, desde a Xbox Live até o Xcloud.

    Então eu apostaria que talvez a Sony poderia usar cartuchos, pois já li em alguns rumores que o PS5 pode ter o mesmo conceito do Switch.

  8. Eu ia achar legal, nem que fosse edições físicas especiais. O único problema é o custo para oferecer cartuchos superiores a 32gb. Seja como for, se viabilizassem isso, talvez eu até voltasse a ter gosto por colecionar jogos como eu tinha na era 16 bits, mesmo considerando que hoje minha biblioteca é praticamente toda digital.

    Sobre os próximo Xbox, gostaria que oferecessem avanços tangíveis na taxa de leitura de disco, pois em certos jogos me sinto nos tempos do ps1/saturn, ou até o neo geo cd, com tempos de carregamento inicial tão longos.

  9. Tenho um xbox one X, Um Ps4 Fat brazuca, um Xbox 360 RGH JTAG, um psvita fat, um 3ds slim e um Psp 3000. comprados com muito esforço e se eu jogar muito hoje, depois de família, filhos e trabalho é praticamente um tempo totalmente irrelevante. Consoles custam caro, sempre custaram e sempre irão custar. Estou ficando velho…. Hora de puxar o freio de mão. Próxima geração pra mim não vai rolar não.

    1. Te entendo…também tô nessa ,mas na próxima geração acho que vou só de ps5 ,mas pretendo manter minha coleção e jogar nas horas vagas… sempre tem tempo p jogar um pouquinho …kkkk ! Abs

      1. Boa sorte meu velho. Adquirir os futuros consoles significa adquirir nova tvs, como Oleds e Qleds e etc… Comprei uma 4k há cerca de 2 anos e não pretendo migrar pra essas tecnologias agora. Agora vem a Lg que na CES 2019 vai massificar as vendas das tvs 8k!!! Isso é um indicativo de que no final da próxima geração, já estaremos com os pés no 8k e aí… Lá vou eu pegar uma tv nova kkkkk

        1. Entendo bem esse sentimento, nunca pensei dessa forma em relação às próximas gerações de consoles pois nao penso em compra-los prefiro ver primeiro se der vontade eu penso no assunto e amadureco a ideia. E mesmo que venha TVs de 8k não penso em trocar a minha tão cedo…kkkk

    2. Parabéns pelas as suas aquisições, tente administrar melhor seu tempo, e encontre um tempinho para jogar, com tanto console bom, tbm tenho vida agitada tbm, mas sempre encontro um tempo, para uma partida de PUBG, Duty e agora Red Dead 2, bom no PUBG e Duty, só morro, mais tento kkkkkk bora jogar, Paz e boa Jogatina, e de novo parabéns, pelos seus Consoles.

        1. KKK é a gente tem roubar um tempinho pra nós, trabalho de Domingo à Domingo, mesma situação, mulher, filhos pequenos, mas temos que dá um jeitinho, já vô me planejar para o novo X e o novo ps, kkkkkk boa Jogatina, e que coleção a sua, de novo PARABÉNS, nóis Tmj.

  10. Vídeo game sempre… sempre terá mídia física . Não só nos adultos que jogamos vídeo game … crianças também jogam e lá fora a internet não e ilimitada ! Então vamos ter os Blu Ray de 300 GB da Sony ,ou cartucho como no Nintendo switch ou PS Vita !

    1. Mídia física do vai deixar de existir, quando a infra do mundo garantir que o mercado não vai perder vendas. Acho que pode mudar o formato cartucho, cd, pendrive, blu-ray.
      Sempre utilizarão a que apresentar maior capacidade e segurança pelo menor custo visando o mercado global.

      1. Um bom exemplo e o rdr2 que usa 2 mídias físicas …mas os futuros consoles vão usar leitores compatível com Blu Ray de 100 GB como e o caso do Xbox one x e s !

        1. Nao eh todo pais q tem internet ilimitada. Midias fisicas ainda serão usadas por varias geracoes. Os consoles nao sao apenas para jogos. Mas sao tmb tocadores de filmes. Muitas casas usam ps3/ps4/x360/one no lugar do dvd ou blue ray player.

          Enquanto existir home video, vai existir midia fisica em consoles de jogos

        2. O custo para este disco e muito maior do que um cartucho de capacidade de armazenamento, onproble a do cartucho é que ele e propenso a falhas de segurança, podendo haver a clonagem, já o disco e mais seguro, porém custo superior, isso dismotiva a pirataria com certeza. Imagina vc pagar 70% por uma mídia e 30 pelo jogo ? Por isso que não vingou essa midia. Mas quem sabe né ?

  11. Recordo que na ultima vez que fiz um comentário sobre retirar Drives de CD / DVD dos notebook´s não era justo para o consumidor, veio um Nutella doente criticar que já passou da hora desse tipo de mídia morrer que deveria me atualizar, o nível de ignorância da grande massa é assustador as mídias ainda são usadas em larga escala o tempo as novas tecnologias e a infraestrutura vão ditar as regras, não um débil mental sem informação.

  12. Particularmente eu prefiro mídia física.
    Como é gostoso olhar para a estante e ver aquela coleção de jogos, e bater aquela nostalgia de lembrar momentos únicos que passamos. (Dá um certo trabalho sim, pra limpar e cuidar)
    Além de que eu gosto de comprar um jogo e ter a sensação de que eu realmente comprei alguma coisa (arcaico esse modo de pensar, mas é questão de gosto mesmo)
    Mas também reconheço as vantagens de optar por mídia digital (instantâneo, não ocupa espaço, não suja, não estraga, você pode dividir o preço com algum amigo)
    Enfim, acho que sempre haverá espaço para ambas opções e mesmo se eu tivesse uma internet de 1giga de velocidade com largura de banda infinita, ainda optaria por mídia física.

    OBS: A qualidade da mídia física caiu muito, na época do x360 as caixinhas eram bem melhores, vinham livros e guias, tinha qualidade do plástico bem maior e tbm eram mais bonitos os encartes.

    1. Ter os jogos em cartuchos como os do Switch seria bom, o problema é custo. Alguns blockbusters exigem cada vez mais patchs e expansões pra baixar por fora também, jogos muito pesados…

      1. Oi Jairo, quanto tempo
        Concordo contigo, o ideal seria se pudéssemos ter todas as opções, agora imagina um aparelho que pudesse reconhecer todos os formatos? Ficaria uma gambiarra total kkkkk
        Jogos em 4k são hiper-pesados (para carregamento) e gigantes no tamanho que ocupam.
        Acho que o pessoal deve estar quebrando a cabeça, em qual formato optar.

        1. Kkkkkkkk se no seu baixa rápido aki baixa na velocidade da Luz já vi mts reclamações de YouTube e jogadores nos fóruns com internet de 30 mega ou mais reclamando sobre a lentidão e estabilidade dá psn

          1. Eu tenho 200mb fibra optica e meu Xbox baixa rapidão: Baixei um jogo da retrocompatibilidade de 6,9 Gb em 4 minutos
            no Seu Ps4 Pro você baixa jogos da retrocompatibilidade em quanto tempo?
            heuheuheuhuehuehuehuehheuheuheheheuheuheuhehehue
            Portanto, seu flame foi invalidado

          2. Não compro videogame pra jogar jogos de geração passada, compro vídeo game para jogar Exclusivos de qualidade kkkkkkk

          3. Com esse seu comentário deu pra ver o nível de pônei burro que tu é, fica na sony fera, você merece tomar no cú mesmo!! Bons jogos de 12 horas pra você, forte abraço!

    1. Xbosta é console de pobre, pobre pass. O barato sai caro. quem compra essa bosta tem que aguentar a demora pra instalar os jogos.

  13. Achei ate convincente os argumentos dele e não acho que talvez fosse ruim a ideia de “voltar pros cartuchos”. Se observarmos o preço de pen drives por exemplo diminuiu muito o valor, a produção provavelmente se tornou mais barato devido ao avanço tecnológico. Então próxima geração com jogos talvez em micro SD, pen drive ou sei lá o que acho que seria sim algo bom, desde que não influenciasse muito no custo dos jogos.

    1. Pendrives e SSDs ficaram mais baratos, sim… Mas qual é a capacidade dos pendrives mais baratos? 8, 16 e 32GB. E os SSDs mais baratos? 120GB e que custam a partir dos 29 dólares.

      Memórias acima dessas capacidades ainda custam caro, Flash Drives e SD Cards acima de 64GB são caros mesmo para produção em massa, e hoje os jogos mais simples AAA possuem tamanhos a partir de 60GB. Os mais atuais, como Gears of War, Halo, GTA, Battlefield, entre outros; passam dos 100GB. E isso porque são jogos feitos para resolução 1080p nativos! Para rodar em 4K tem que baixar dados adicionais e os jogos chegam quase nos 200GB.

      Agora pense na próxima geração onde os jogos serão nativos em 4K. Provavelmente terão o tamanho inicial de 100 a 200GB e até o fim da geração estarão entre 300 e 400GB fácil fácil.

      Não tem nem como cogitar mídia em cartucho. O Switch usa cartucho porque o foco do console da Nintendo não são jogos AAA com produção Hollywoodiana e nem gráficos em 4K, e mesmo assim a velocidade de leitura de cartucho de Nintendo Switch não é mais rápida do que um cartão microSD XC. A solução tanto mais barata, quanto mais viável vai acabar sendo a continuidade de distribuição através do download da mídia digital e distribuição da mídia física em blurays.

      A próxima geração vai acabar sendo igual na época dos PCs com CD ROMs, onde jogos vinham divididos em até 4 CDs para instalação, e na geração seguinte vinham em múltiplos DVDs.

      Acho que a distribuição dos jogos sempre vai ser um problema sem solução. A qualidade e tamanho dos jogos aumentam numa velocidade muito maior do que a evolução da mídia física. Vai acabar chegando um dia em que a única solução sera a mídia digital e o streaming de jogos, como no PSNow.

  14. Realmente ssds e midia fisica vide cartão de memória tendem a ganhar força nas proximas gerações de consoles.
    Na proxima ainda duvido. Mas creio q da seguinte já teremos os consoles utilizando essas mídias como padrão.

  15. A questão levantada sobre os cartuchos é interessante, e ele tem uma boa reflexão sobre a mídia digital também.

    O meu problema com a mídia digital é o custo. Por um lado você pensa “Poxa, a mídia digital é maravilhosa porque corta custos”, mas na prática não é bem assim! O custo de um lançamento de jogo em mídia física e mídia digital são quase os mesmos, a longo prazo o custo do jogo digital cai drasticamente, mas você também consegue a mídia física por um preço justo tanto no mercado formal (lojas) quanto informal (de usados) e acaba valendo muito mais apena ter a mídia física, pois você nunca vai ter o receio de um dia os servidores serem desligados e você perder suas cópias pagas dos jogos.

    Ainda tem muito preconceito sobre a mídia digital, eu sou usuário do Steam a 5 anos, tenho mais de 250 jogos na minha conta (maioria comprado mesmo, sem muito giveaway) e digo que o Steam só vale apena pelo custo benefício, para jogos com mais de 1 ou 2 anos. Jogos lançamentos são caros igual aos jogos de console, o que eu acho um absurdo já que a maior vantagem da mídia digital seria menos burocracia com a distribuição para um preço mais acessível.

    Já sobre a distribuição fos jogos em cartuchos… Não vai rolar. Apesar do tempo voar, o chip de memória para esse tipo de mídia ainda é muito caro! Vejam só, hoje os jogos AAA mais vendidos tem tamanho a partir de 60GB, os mais recentes passam dos 100GB e muitos deles sequer são jogos compatíveis nativamente 4K, tendo que baixar dados adicionais para jogar nessas resoluções… Imaginem agora como vai ser a próxima geração? Muito provavelmente os jogos chegaram aos 200GB ou mais. Mídia em cartucho não vai baratear tão rapidamente assim, lembrando que os cartuchos do Switch podem ser fabricados em 8, 16 e até 32GB, se não estou enganado… E não custam barato! Isso sem contar que, pra baratear os cartuchos, a Nintendo usou memórias com menor velocidade de leitura do que um cartão Micro SD, então o cartucho do Switch comparado aos jogos instalados em HD acaba ficando no zero a zero.

    A única solução a longo prazo vai ser o Bluray ou seus substitutos, não tem jeito.

    É muito bom sonhar, mas acho que o tamanho dos jogos (que sempre dobra a cada geração) e a distribuição sempre vai ser um problema sem solução simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *