Resumo CES 2017: os PCs estão cada vez mais interessantes, diferentemente dos smartphones

asus-vivopc-x

Ao longo da semana, fomos postando alguns aparelhos que chamaram a nossa atenção na CES 2017, mas foram tantos dispositivos que levaríamos o mês de janeiro inteiro para comentar os detalhes de cada um. Contudo, vamos destacar algumas máquinas que também chamaram a atenção e a “filosofia” do evento.

É um ótimo momento para comprar um PC. Enquanto a Apple conseguiu enfurecer muita gente com o novo MacBook, por melhorar muito pouco o seu desempenho e remover algumas entradas, o ecossistema de hardware do Windows tem marchado para a frente nos últimos anos. Agora temos o Windows 10, o sistema operacional mais robusto da Microsoft em quase uma década. Também estamos experimentando um aumento na variedade de desktops e laptops, além da realidade virtual e aumentada.

Enquanto os PCs deram um show em novidades, os smartphones sofrem pela falta de grandes inovações no mercado, e muitos culpam isso a saturação que os celulares se encontram.

Os PCs modernos da CES 2017

Agora temos dois mundos paralelos. De um lado, temos o PC “verdadeiro“, um dispositivo refinado que você provavelmente vai comprar pelas mãos da HP, Dell ou Lenovo. Eles têm especificações consistentes e executam as funções necessárias que esperamos para dispositivos que usam mouse e teclado, e não dependem apenas do toque. Por outro lado, temos os gadgets mais avançados: os desktops virtuais, os laptops de jogos absurdamente enfeitados, os 2-em-1 e a reinvenção do “all-in-one”.

A CES é o melhor lugar para ver tudo isso, o encontro do passado com o presente. O evento anual em Las Vegas é onde quase todos os principais fabricantes de gadgets mostram seus últimos avanços. Essa semana, vimos muitos.

[youtube]8javvfHSppI[/youtube]

O novo Dell XPS 13 não é necessariamente um laptop novo. Mas a Dell anunciou este ano criou uma nova variação 2-em-1. Vimos um XPS com tela sensível ao toque no passado, mas esse novo modelo permite ser conversível e se transformar em um tablet. Isso possibilita aos usuários a liberdade total para usar os gestos e oferece maior versatilidade a um dos notebooks mais populares no ecossistema Windows.

“O mundo dos celulares e dos computadores parece estar se misturando em alguns pontos, ou seja, o consumidor deseja um produto mais fino, elegante e com maior autonomia energética“, diz Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy. “Os 2-em-1 foram bem sucedidos, em parte, porque tiraram algumas características importantes dos celulares“. Notavelmente, o novo XPS 13 tem até 15 horas de autonomia, mais do que qualquer outro tablet disponível.

[youtube]dLOLrg5wqqI[/youtube]

Depois, há o novo LG Gram 14. A gigante coreana vem tentando dominar o mercado de notebooks ultrafinos há alguns anos. Este ano, entretanto, a companhia reivindica ter chegado onde ninguém nunca foi. O novo Gram de 14 polegadas, revelado na CES, chega com 21 horas de autonomia, afirma a LG. Claro que certamente terá que ser testado.

[youtube]OM8HTXAHgeU[/youtube]

No lado dos desktops, empresas como a HP estão lançando aparelhos “tudo-em-um“, e olha que há alguns anos atrás eles pareciam desnecessários e extravagantes. Agora, esses mesmos produtos estão mais maduros. A versão mais recente do Sprout Pro, o PC all-in-one da empresa, está pronto para o mundo da realidade virtual, aumentada e mista. Ele incorpora um scanner 3D e uma tela de 21 polegadas para que você possa capturar e editar objetos físicos em um espaço virtual. Originalmente projetado para impressoras 3D, agora parece ainda mais capaz como uma ferramenta para trazer o mundo real em ambientes VR e AR.

[youtube]6Y2zHzMKlFk[/youtube]

Para os fãs de videogame, o novo VivoPC X da Asusfoto principal da matéria – vem com os componentes necessários para jogar com Oculus Rift e HTC Vive, e olha que ele não é muito maior do que um Xbox One. Em vez de pedir aos consumidores que simplesmente desembolsem milhares de dólares por um PC mais robusto para games, a Asus deu aos consumidores uma opção de baixo custo que atinge os requisitos mínimos de especificação. Com o processador Intel Core i5 Kaby Lake mais recente e uma placa gráfica Nvidia GTX 1060, o VivoPC X é agora uma das formas mais baratas para ter VR de forma competente – preço é de US$ 799 – R$ 2.500.

Tem dedo da Microsoft nisso

BEIJING, CHINA - SEPTEMBER 25: (CHINA OUT) CEO of Microsoft Satya Nadella gives a lecture about dream, struggle and creation at Tsinghua University on September 25, 2014 in Beijing, China. CEO of Microsoft Satya Nadella visited China for the first time on Thursday. (Photo by ChinaFotoPress/ChinaFotoPress via Getty Images)

A Microsoft merece algum crédito aqui para ajudar a remodelar o mercado. Desde o advento do primeiro Surface 2-em-1 em 2012, a empresa tem sido implacável em seu empurrão para colocar o PC nos trilhos. .

Enquanto a Microsoft teve um começo com o Surface muito instável, eu os vejo como um dos principais pioneiros dos novos PCs e até mesmo pela melhora design de produto“, diz Moorhead. Agora temos o laptop Surface Book, sem dúvida o melhor 2-em-1 do mecado. E no ano passado, a Microsoft entrou no território do iMac da Apple com o Surface Studio. “Qualquer outra empresa teria se retirado, mas para seu crédito, eles continuaram seguindo em frente.”

Esta constante evolução do PC é muito relevante. Considerou-se de forma precipitada que o smartphone se tornaria o computador pessoal de fato, e que o tablet aceleraria essa mudança. A realidade é que os fabricantes de PCs se ajustaram para se tornarem mais móveis e as tarefas que reservamos para as máquinas mais robustas e mais poderosas se expandiram.

Na CES 2017, vimos muitos dispositivos de realidade virtual para o Windows 10 Creators, vários PCs portáteis de vários tipos, Lapdock para Continuum, notebook com três telas dobráveis, várias máquinas para jogadores, vários clones da linha Surface para todos os bolsos e gostos, novidades em processadores e placas gráficas, inteligência artificial, novidades para automóveis e muito mais. Pode até faltar dinheiro para comprar tudo isso, mas vontade de ter tais produtos todos tivemos.

O melhor momento para comprar uma máquina com Windows é agora.

6 comments on “Resumo CES 2017: os PCs estão cada vez mais interessantes, diferentemente dos smartphones

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *